Que máquina tirou esta foto, Samsung? Parece que foi uma DSLR e não o Galaxy A8 Star
Não é a primeira vez que vemos uma marca de smartphones a promover a câmara fotográfica do seu smartphone com uma fotografia que não foi captada por ele.
Ainda há poucos meses, aquando do lançamento do Galaxy A8 (2018), a Samsung foi acusada de ter ido roubar uma foto ao catálogo do Getty Images, agora, com a promoção do Galaxy A8 Star a situação repete-se e foi a própria autora da foto que denunciou a situação.
No site oficial da Samsung, na página relativa ao novo Samsung Galaxy A8 Star, existe a lista de especificações acompanhada das já típicas imagens ilustrativas e de alguns exemplos de fotos, que tendemos a acreditar que são fotos realmente captadas pelos smartphones.
Neste caso, a situação não é bem assim.
Dunja Djudjic, uma fotografa com imagens à venda na plataforma Getty Images através do site EyeEm, recebeu uma mensagem a parabenizá-la pela venda de uma foto, captada com uma DSLR com abertura f/2.0. Com uma rápida pesquisa, percebeu que tinha sido a Samsung a fazê-lo para destacar o efeito de modo retrato do seu novo smartphone.
No site da Samsung pode ver-se a mesma imagem, completamente editada, revelando uma como "original" e outra com o "efeito desfocado", já conhecido como Live focus.
Além da fotografia ser da autoria de Dunja Djudjic, é também da sua cara que aparece, fazendo dela a "verdadeira" cara da campanha promocional da Samsung.
Numa publicação onde explica toda a história, Dunja Djudjic conclui:
Infelizmente, não é novidade que as empresas de smartphones usem fotos DSLR para falsificar os recursos da câmara. A Samsung fez isso antes, assim como a Huawei. E acredito que muitas outras marcas o fazem, ainda não descobrimos. Tenho certeza de que a Samsung, pelo menos, comprou minha foto legalmente, embora eu não tenha recebido a confirmação dela. Mas, independentemente disso, isto é publicidade enganosa.
As grandes marcas terão mesmo necessidade de usar estes truques para enganar o consumidor?
Este artigo tem mais de um ano
Isto só confirma mesmo que os telemóveis ainda estão longe de atingir a verdadeira qualidade fotográfica atingida pelas DSLR.
Mas alguém tem dúvida disso? Os terminais só substituem máquinas de gama baixa e média- baixa.
+1
Ninguém tem dúvidas disso… no entanto 99% dos utilizadores de câmaras fotográficas não necessitam de uma câmara DSLR e portanto o smartphone é a melhor alternativa.
Estou “farto” de escrever que se as marcas estão assim tão preocupadas com a parte fotográfica, peguem no corpo de uma máquina a sério e coloquem lá um smartphone. Isso já foi feito há muito tempo, logo é perfeitamente realizável, e aí já se podem gabar da superior qualidade em relação aos outros com as lentes Carl Zeiss ou coisa do género e que aproximam 15 vezes com zoom óptico ou mais ainda. Os clientes não querem coisas assim tão grandes? Não é preciso ser toda a gente a querer, basta alguns milhões e terem como chegar até eles.
PUMBA!
Ontem aqui em Bangkok no topo do King Power Hotel, estava a decorrer uma sessão fotográfica com um telefone da Oppo, não sei se era a apresentação de algum modelo novo.
Quando cheguei ao topo do edifício achei um pouco estranho aquele aparato todo para se estar a fotografar com um telefone, mas os Asiáticos conseguem surpreender até os mais experientes.
Claro que lá estavam montes de fotografo com DSLR, mas quase só para fotografar o Oppo, que por sinal é bem bonito.
Pplware sabem de algum lançamento da Oppo?
O futuro das DSLR’s é sombrio, isso não pode ser negado.
As câmeras dos smartphones estão cada dia mais competentes. Com a chegada de smartphones híbridos, onde haverão peças extras pra modificar o smartphone, tipo “lentes” de câmera, tipo uma DSLR.
É, o futuro é sombrio…
Não é nada William, estás muito distante da realidade, pelo contrário, destaque para as mirrorless que cada vez conquistam mais mercado. Eu pessoalmente não uso a câmera do smartphone e como eu existem milhões.
Para que servem estas corridas para ver quem e melhor.Existem aqueles que gostam de fotografar e os que tiram umas fotos de vez em quanto.Para os primeiros uma DSLR e duas lentes (28-70) +(70-300) e indispensavel.Para os segundos existem smartphones as carradas que vao satisfazer quem apenas quer registar a ocasiao com qualidade.Eu,como tenho um passado com experiencia em formatos 35mm,11omm,6×6 e revelacoes p/b na camera escura nunca irei pegar num telefone numa das minhas sessoes fotograficas.Fica no bolso guardado para as ocasioes onde nao tenho a minha DSLR.Grato por as marcas tentarem aproximar-se das DSLR mas existira sempre uma grande diferenca.
São diferentes sim, mas se quiser passe no meu Instagram e veja que há fotos de telemóvel que são muito boas mesmo. De excelente qualidade.
Abraço
Edgar.pinto93
o futuro é sombrio para os smartphones. é a banalizaçao. Até um smartphone posso colocar no tacao do sapato e chamo-lhe shoesphone.
ah espera isso havia no espiao há 50 anos atras nas era um radio.
Nerdices e excesso de dinheiro dispinivel psra tretas.
Lol, sombrio é para as marcas com pouca inspiração. O smartphone irá eliminar em 5 anos a necessidade de tablet e PC muito pequenos, câmaras com sensores abaixo de 1″ e até alguns trabalhos desempenhados pelas secretarias
Elaaa temos aqui oportunidade de mercado, Vamos a isso
Há leis da física (luz, meios óticos, etc) que são difíceis melhorar, um sensor e lentes grandes sempre serão superiores a algo minúsculo. O que acontecerá (como atualmente) é que o software terá algoritmos para melhorar mais artificialmente a foto, mas a dslr capta o detalhe real. As únicas câmaras em perigo serão as com pouco zoom e sensores pequenos. A partir de sensores de 1″ não há hipótese.
Pouco zoom ?????? Entendes algo de fotografia ?
Ele percebe, tu é que estás a precisar de óculos…
Não acho, de todo, sombrio! Esse conceito já foi testado, falhou e estou pessimista em relação aos próximos. (Lembram-se do Motorola com o extra da Hasselblad? E já agora, o Smartphone da Red?) Os “apliques”, não funcionam. Tem que fazer parte do bloco rectangular que é o smartphone ou a maioria perde o interesse. Qualidade nativa a rivalizar com gama baixa dslr, não sei… Talvez nos próximos 10/20 anos… No entanto, as compactas mid-range, já eram! Agora, o actual smartphone é “suficiente” para o casual fotografo/videografo? Sim, sem dúvida!
“Outros” utilizam imagens trabalhadas no Photoshop para fazer o mesmo e até hoje não vi ninguem a comentar isso.
É normal que as grandes empresas gostem de “mostrar” a capacidade dos seus equipamentos, tal como as fotos dos anúncios de comida e para isso alterarem a forma como são apresentados. Chama-se a isso Marketing. E nisso ” outros” sao tão bons que conseguem meter telefones á venda por €1700 quando custam menos de €300.
Então vamos lá a ver… um profissional ter uma dslr justifica-se, um amador amante da fotografia já não sei se compensa. Uma dslr é um monstro comparado com um telemóvel, talvez tenha mais qualidade no que diz respeito ao zoo e vídeos, mas cada vez mais as máquinas fotográficas, incluindo as dslr irão ficar pra trás face aos telemóveis, é um facto.
Um telemóvel anda sempre num bolso, a qualidade fotográfica já não é tão grande assim sobretudo para a classe amadora.
Espera ai! Então a fotografa, primeiro diz que recebeu um email da Getty a confirmar a compra de uma foto, e depois diz que “pelo menos, comprou minha foto legalmente, embora eu não tenha recebido a confirmação dela”!? Então não recebeu a confirmação da Getty? Logicamente que comprou legalmente.
Alias elas nem devia andar a publicar/divulgar ser a autora da foto. Quando se compra uma foto na Getty, ganha-se o direito da usar para qualquer fim (menos ilegal), até de dizer que ela é “minha”… Ao comprar uma foto, não estou a espera que passado uns dias o autor dela, venha dizer que ela não é “minha”… Isto até pode descredibilizar a Getty.
Ela podia ter denunciado a situação de uma forma anónima, indicado a original na plataforma Getty. A não ser que a Samsung tenha pago pela exclusividade e então ai ela ganho uns bons milhares de euros e devia era estar calada, visto que violou o acordo de venda.
Agora, claro que é publicidade enganosa por parte da Samsung.
Mas para continuar-se a vender a ideia que as fotos tirada pelos telemóveis são melhores que as fotos tiradas por maquinas projectadas para esse efeito, leva as marcas no geral agirem desta forma. O que não é correcto.
Ler estes comentários sobre fotografia e smartphones é um divertimento de ir às lágrimas, a ignorância é mais que muita. Só falta aparecer aqui um a dizer por exemplo, que o Sebastião Salgado (google), escusava de andar com as Leicas na mão, ou que quem fotografa vida selvagem para o National Magazine dispensavam tanto material, bastava um smartcoiso e está a andar.
Agora a sério, para mim os smartphones são sempre muito bons para atrapalhar quem quer trabalhar no fotojornalismo, são uma praga invadindo o espaço possível e ainda ficam zangados quando lhes dizem alguma coisa.
Já agora aprendam umas coisas sobre “aberturas-velocidade e iso”, deixem lá os megapixels e zooms
Concordo, até compreendo que as pessoas queiram ter telemoveis com uma camera com qualidade aceitavel, mas fogo esta praga ou moda das marcas está a levar as pessoas a estragar a verdadeira essencia da fotografia. Não troco a minha full frame por nenhum telemovel de topo, é certo que as máquinas fotograficas a nivel de software e IA podiam estar mais avançadas, por exemplo o modo de pintura de luz da huawei da jeito para tirar longas exposições durante o dia com tripé, na minha máquina tenho que tirar várias fotos e depois fazer o efeito no photoshop, chegasse lá na mesma, mas pronto dá só mais trabalho 😀
Não diga isso muito alto, senão vem já aí um iluminado qualquer dizer que o iphone topo de gama dele, bate uma dslr topo de gama em fotografia. E os que as usam são otários porque um smartphone faz o mesmo.
Eu tenho um iPhone e um Huawei P10 e nenhum deles bate uma DSLR de topo, nem de baixa gama. Nem sequer se comparam os sensores e a versatilidade das lentes. Acho que tem que tirar esse pré-conceito de utilizadores de iPhone. Fanáticos há em todo os lados, assim como pessoas sensatas.
Ainda têm muito que aprender… Comparar a fotografia de um telemóvel com a fotografia de uma Dslr?! NUNCA!!! Também sou fotógrafo e de desporto.
Isto faz-me lembrar dos produtos de lavar roupa a ver qual é o que lava mais branco, quando toda a gente sabe que nos anúncios usam sempre um artigo novinho em folha e o comparam com um todo sujo, que foi “lavado” pelos produtos da concorrência!