BQ Aquaris X: A câmara que surpreende
A BQ desafiou-nos a ir para a rua, ligar a câmara do seu BQ Aquaris X e explorar as suas várias funcionalidades. Depois de várias fotografias e vídeos captados, hoje mostramos-lhe o mundo através do Aquaris X bem como a aplicação câmara em pormenor.
Foi há cerca de 2 meses que a BQ nos enviou para análise os BQ Aquaris X e BQ Aquaris X Pro, dois smartphones que receberam nota 8.4 por se apresentarem ao mercado nacional como duas verdadeiras opções equilibradas e que mostram que a BQ quer voltar a ter uma posição forte no mercado dos smartphones.
O design surpreendeu pela positiva, o desempenho não deixou nada a desejar, com uma experiência de utilização de um Android quase puro, e a nível fotográfico apresenta não só bons resultados como ainda apresenta uma aplicação bastante completa.
Hoje esmiuçamos a aplicação e as suas funcionalidades e ainda apresentamos resultados reais.
Análise: BQ Aquaris X e BQ Aquaris X Pro
Características da câmara
O smartphone utilizado para os testes foi o BQ Aquaris X que tem uma câmara traseira Sony iMX298 de 16 MP, com abertura de ƒ/2.0, 1.12 µm/pixel e 6 lentes Largan. Como auxílio, conta com um flash LED de dois tons e em vídeo conta com estabilizador Vidhance. Uma das particularidades desta câmara é o facto de contar com HDR e HDR+ e de ainda gravar as imagens em formato RAW.
A câmara frontal, que também conta com um pequeno LED para flash, é uma Samsung S5K4H8YX e 8 MP, com abertura de ƒ/2.0 e 3 lentes.
A Aplicação Câmara
Esta aplicação, como já referi, é bastante completa e intuitiva. Do lado esquerdo conta com 4 opções de captação: foto panorâmica; câmara; vídeo; e movimentos. Do lado direito as várias opções de captura associadas a cada opção e ainda o acesso às definições gerais, onde pode selecionar o formato de fotos e vídeos, resoluções, tipo de armazenamento entre muitos outros ajustes possíveis.
Panorâmica
Para a captação de fotografias panorâmicas, o smartphone pode estar tanto na posição horizontal, quanto vertical, podendo depois ser movido para a esquerda ou para a direita. Estas fotografias são captadas mais ou menos a 180º.
Câmara
Em modo câmara são capturadas as fotografias, onde é possível utilizar o modo Automático; Manual; e Cenas.
No modo automático o utilizador pode ajustar o nível de luminosidade, selecionar o ponto de focagem manualmente, através de um toque no ecrã. Pode ainda definir se quer ou não utilizar o flash, ligar o disparo automático para 3 ou 10 segundos, ativar a grelha de orientação, e definir o modo de HDR pretendido.
No que respeita ao modo HDR testámos os modos HDR e HDR+. Nas imagens abaixo pode ver fotos captadas sem HDR, com HDR e com HDR+.
Em modo Manual é possível ajustar a distância de foco, o equilíbrio de brancos, o ISO, a abertura e a luminosidade.
No que respeita ao modo Cenas, poderá escolher entre:
- Entardecer: indicado para fotos com luz quente;
- Neve: para ambientes de grande luminosidade;
- Paisagem: para os objetos distantes;
- Noite: para fotos com pouca luz;
- Ação: para quando há elementos em movimento;
- Fogo de artifício: quando há objetos luminosos em movimento no escuro;
- Teatro: indicado para espetáculos
- Retrato Noturno: para fotografar pessoas com pouca luz
- Luz das velas: para luz quente em ambientes escuros
Para as fotos seguintes fui fotografar ao final da tarde, para testar a cena "Entardecer". Na minha opinião, as fotos em modo automático, com HDR automático, são de grande qualidade, e o modo Entardecer, com o qual foram captadas as imagens da esquerda, torna as cores demasiado quentes.
Já no espírito natalício foram tirados dois retratos, um em modo Retrato Noturno (foto da esquerda) e outro em modo automático com reconhecimento facial (direita). Aqui os resultados não deixam dúvidas. Em modo Retrato Noturno o ISO é maior sendo captada mais luz pelo sensor, resultando num retrato melhor que em modo automático.
No frio gélido da noite ainda me aventurei a ir fazer umas fotografias com tripé para comparar o modo noturno. Sinceramente, a diferença entre este modo (esquerda) e o automático (direita) é quase imperceptível, acabando por ser talvez mais prático captar em modo automático.
Outras fotografias captadas à noite e em ambientes escuros apresentam algum ruído na foto, mas sinceramente fiquei bastante satisfeita com o resultado final. De notar, que nos exemplos seguintes nenhuma das fotos foi captada com tripé, havendo menos estabilidade no momento de disparar.
Em seguida apresento algumas fotografias aleatórias, em diferentes ambientes e com diferentes exposições de luz.
Vídeo
Para vídeo, o BQ Aquaris X permite fazer gravações a 4K a 30 fps; 1080p a 30/60fps; e 720p a 30/60fps. Os vídeos podem ser gravados com ou sem som e com ou sem flash. O interessante é que todas estas opções estão à distancia de um simples toque no ecrã de gravação, algo que é raro encontrar num smartphone e que é realmente útil.
Disponibiliza ainda estabilização de imagem por software que tem como objetivo corrigir alguns problemas de estabilização durante a gravação.
Durante a gravação, a câmara adapta-se bem às diferentes condições de luminosidade e a estabilização por software resulta, mas este não é o ponto forte desta câmara do BQ Aquaris X.
Movimentos
Em movimentos o utilizador pode encontrar Time Laps; Câmara Lenta; e Câmara Rápida. Em todos eles terá parâmetros que pode adaptar. Em Time Laps poderá gravar em 4K, 1080p ou em 720p com intervalos de captação de imagem de meio segundo até 10 minutos. Na Câmara Lenta tem disponíveis as resoluções de 1080p a 60fps e 720p a 60/120fps. Já na Câmara rápida poderá acelerar o vídeo duas ou 4 vezes, a 720p ou 1080p.
Câmara frontal
A câmara frontal permite capturar através de Câmara, Vídeo e Movimentos, sendo que a única restrição é não gravar a 4K. Em câmara, para capturar selfies, o utilizador pode optar por ter o modo de beleza ou não ativo. Os resultados das selfies são bastante satisfatórios e até com incidência de luz atrás do rosto os resultados são bons, bem como em ambientes mais escuros.
Em resumo
Depois de analisados todos os modos de captação de imagem e apresentados vários exemplos reais, é evidente que a BQ conseguiu criar condições para a captação de imagens de boa qualidade, enquadrado na gama média onde o Aquaris X se insere.
O modo automático para os fotógrafos de smartphone é bastante bom e consegue resultados tão bons ou melhores que os pré-definidos nas cenas. O vídeo não apresentado maus resultados, não é o elemento forte desta câmara. Ganha pontos por gravar a 4K e a 1080p a 60fps, e por permitir captação de Time Laps, Câmara Lenta e Câmara Rápida sem ser necessário recorrer a software de terceiros. A qualidade das selfies é garantida e o flash LED frontal pode ser útil para equilibrar a luz em ambientes mais escuros.
Gostaria de ver outras câmaras analisadas desta forma no Pplware? Deixe-nos as suas sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
Desconhecia que a Maria Inês Coelho, para além de todas as qualidades que aqui vem demonstrando, ainda se dedica à música sob o nome artístico de Nana Mouskouri.
Ora confira a capa do seu disco em :
http://images.45cat.com/nana-mouskouri-die-liebe-lasst-uns-nie-allein-fontana.jpg
O dentinho saliente do maxilar superior esquerdo não engana. É ela !!!
FELIZ NATAL e próspero ANO NOVO para todos os que colaboram na feitura do melhor Blog em língua portuguesa.
Ainda que na altura da foto a sra seja uma jovem, hoje em dia já deve contar com mais de 80 anos 😀 Ainda não estou tão acabada eheh
Viva Soure. Muito bom artigo.
Parabéns pela análise.
MIC, poderia indicar onde se encontram algumas das paisagens que estão nas fotos do artigo? (a do rio, da azenha e da ponte)
Obrigada, as fotografias foram tiradas na vila de Soure.
Obrigado! 😉
Bom dia Maria,
É impressão minha ou as fotos ‘Macro’ estão desfocadas? É que o meu X Pro só consegue focar perfeitamente a 10cm do objecto. Pelo contrário o meu outro X5 Plus, com um sensor mais pequeno, consegue focar a 5cm.
Se ainda tiveres o aparelho contigo, consegues confirmar se acontece o mesmo com o vosso X Pro?
A partir dos 8/9 centímetros o Aquaris X já consegue focar bem, mas sim, tem esse problema. Já não tenho o Aquaris X Pro comigo mas recordando a experiência do período em que o tive em análise o comportamento era semelhante.
Muito obrigado pela resposta… é o que desconfiei. Com este novo modulo (Sensor) perde-se em macro mas ganha-se bem no resto das distâncias focais e também na qualidade.
Peço desculpa de não ter referido antes mas também gostei do artigo. Só quis mesmo confirmar se era só com o meu aparelho… afinal é feitio mesmo. 😉
Boas festas!
Por acaso a BQ em termos de multimédia é uma boa escolha para quem procura um budget!
Comprei um M5 em 2015 e passei os ultimos dois anos satisfeito em termos de display, câmera e coluna! Perde é no performance mas por 250€ não se podia ter tudo!