Análise Sony α7: A Full-Frame que vai querer ter!
É fácil apaixonar-se por esta câmara fotográfica!
Após algum tempo de testes, apresentamos hoje a análise a à câmara fotográfica Full Frame Sony α7.
Já aqui havíamos demonstrado o Unboxing deste equipamento, salientando os aspectos mais importantes do mesmo e ficamos agora com uma descrição mais pormenorizada, onde as funcionalidades e características essenciais da Sony α7 foram postos à prova!
Venha conhecer esta Full-Frame que cabe na sua mão!
1º Parte – A Máquina
Principais Características
- Sensor CMOS Exmor full-frame de 35 mm (35,8 x 23,9 mm)
- Aprox. 24,3 megapíxeis (efectivos) e Aprox. 24,7 megapíxeis (total)
- Novo motor de processamento de imagem BIONZ X™
- Revestimento de proteção antiestática no filtro ótico e mecanismo de vibração ultrassónica
- Visor tipo XGA OLED, 1,3 cm (tipo 0.5) (cores) com 2 359 296 pontos
- Ecrã LCD tipo TFT de 7,5 cm (tipo 3.0) com 921 600 pontos
- Zoom inteligente /(fotografias) M: aprox. 1,5x, S: aprox. 2,0x
- Zoom digital (fotografias e filmes): aprox. 4x
- Captação contínua: máx. 2,5 fps; captação contínua com prioridade de velocidade: 5,0 fps
- Wi-FI, NFC
- Multi e Micro USB, HDMI, Bravia Sync, PhotoTV HD, reprodução de fotografias em 4K
- Compatível com Windows Vista*4 SP2, Windows 7 SP1, Windows 8, Mac OS X (v. 10.6-10.8)
Vejam todas as especificações aqui.
Na caixa
Na caixa vêm os sequintes equipamentos:
- Câmara Fotográfica Sony α7
- Objectiva de Zoom FE 28-70
- Tampa da Câmara e tampas (frontal e traseira) da objectiva
- Transformador CA-AC-UB10C/UB10D
- Cabo de alimentação
- Pack de bateria recarregável NP-FW50
- Cabo micro USB
- Correia de ombro
- Manual de Instruções e outras informações adicionais
Primeiras Impressões
Num primeiro olhar, a Sony α7, ou ILCE-7, apresenta-se com um formato semelhante a outros equipamentos do género desta marca. Tem uma cor preta e um peso aceitável que, como é natural, aumenta com a bateria e objectiva.
Ao começar a explorar as funcionalidades, apercebe-se que é uma cãmara que joga notro campeonato, onde já é exigido que o utilizador tenha alguns conhecimentos técnicos mais aprofundados sobre fotografia, comparativamente a alguém que opte, por exemplo, por uma bridge como a gama Lumix da Panasonic.
Contudo, com a utilização, vamo-nos habituando às características de hardware e software que esta Full-Frame tem para oferecer.
Bastou captar algumas fotografias para perceber que estava diante de um equipamento poderoso, simples... e viciante!
E, para quem quiser dar uns toques na edição, com facilidade consegue uma bonita imagem, a roçar o perfeito!
Caracterização
A Sony α7 caracteriza-se por ser uma Full-Frame que cabe na palma da nossa mão, ou seja, tem dimensões agradáveis para quem quer ter uma câmara fotográfica potente, mas sem se sentir cansado de a transportar, fazendo-o com comodidade através da sua estrutura leve e compacta.
No que respeita às dimensões, tem, aproximadamente, 126,9 mm de largura, 94,4 mm de altura e 48,2mm de profundidade. Quanto ao peso, é um equipamento cuja estrutura tem, aproximadamente 416 gramas, e com bateria + Cartão de Memória, pesa cerca de 474 gramas.
Traz consigo um Sensor CMOS Exmor™ full-frame de 35 mm com 24,3 megapíxeis, a principal característica para obter excelentes resultados nas suas fotografias. O sensor permite-lhe obter bonitas imagens e os impressionantes 24.3 mpx garantem uma fantástica resolução. Este sensor permite ainda captar imagens com baixo ruído. A Sony destaca-se por ser a mais importante fabricante mundial de sensores de imagem para câmaras digitais e de filmar, segundo estudos feitos pela mesma.
Quanto ao motor de processamento, esta Sony α7 vem com o novo BIONZ X de alta velocidade e que consegue reproduzir na perfeição detalhes e texturas em tempo real uma vez que traz recursos de processamento de alta velocidade. E, associado à LSI (integração em larga escala) que acelera o tratamento nas fases iniciais, permite detalhes mais naturais, imagens mais realistas, gradações de tom mais ricas e menor ruído, quer a tirar fotografias quer a gravar filmes.
Vamos agora explorar um pouco o hardware deste Sony α7.
- Vista frontal
1 - Iluminador AF/Luz do temporizador automático
2 - Seleccionador automático
3 - Sensor Remoto
4 - Botão para soltar a objectiva
5 - Microfone incorporado (2)
6 - Índice de Montagem
7 - Sensor de Imagem
8 - Montagem
9 - Contactos
- Vista traseira
10 - Proteção ocular
11 - Visor
12 - MENU
13 - Sensores da Ocular
14 - Ecrã LCD
15 - Ajuste de dioptria
16 - Botão C2
17 - Alavanca de Comutação AF/MF/AEL
18 - Seleccionador traseiro
19 - Botão AF/MF
20 - Botão Fn
21 - Seleccionador de Controlo
22 - Botão C3 e Eliminar
23 - Botão de Reprodução
24 - Luz de acesso
- Vista Superior/Lateral
25 - Altifalante
26 - Marca de posição do sensor na imagem
27 - Tomada (Microfone)
28 - Tomada (Auscultadores)
29 - Luz de carregamento
30 - Terminal Múltiplo (Micro USB)
31 - Micro tomada HDMI
32 - Sapata Multi-interface
33 - Seleccionador de Modo
34 - Interruptor de Alimentação /Botão do Obturador
35 - Botão C1
36 - Selccionador de Compensação da Exposição
37 - Gravação Vídeo
38 - Ganchos para a correia de ombro
39 - Slot para o cartão de memória
40 - Marca N para NFC
- Vista de baixo
41 - Compartimento da Bateria
42 - Encaixe para Tripé
Menu
É aqui, no Menu, que todas as definições são ajustadas e onde o utilizador poderá definir todos os parâmetros adequados ao resultado que pretende.
Existem 6 separadores diferentes onde pode encontrar as definições de fotografia, as definições gerais da câmara, as definições de rede, definições de aplicações, definições de reprodução e definições mais técnicas como volume, HDMI, etc.
Dentro de cada um dos separadores existem sub-categorias onde são demonstradas as opções possíveis.
É um menu bastante completo contudo a exploração é feita através de botões físicos e penso que não perdia nada se fosse touch, uma vez que estamos já habituados a essa tecnologia e já são diversos os equipamentos que a adoptaram. Volta e meia, quando não me recordava, tinha a tendência de tentar activar uam definição directamente do LCD.
Objectiva FE 28-70 mm F3.5-5.6 OSS
Esta Sony α7 traz consigo a objectiva FE 28-70 mm F3.5-5.6 OSS e são muitas as suas capacidades. Segundo indica o site da Sony, esta objectiva é composta por 3 elementos esféricos num zoom de fotograma de vidro ED que contribuem para uma bonita prestação com uma aberração mínima. A estabilização de imagem SteadyShot ótico incorporada torna as fotografias tiradas sem apoio mais nítidas e claras e o seu design é resistente ao pó e à humidade, o que maximiza a fiabilidade em condições adversas.
Tem um zoom médio, adequadas para câmaras de formato fotograma total de 35 mm que combina com um elevado desempenho óptico. É leve e compacta, sendo ideal para estruturas de montagem tipo E, alterando minimamente o seu comprimento físico durante o zoom.
A sua abertura circular facilita o bonito efeito de desfocagem, tornando-se na objectiva ideal para uma ampla gama de objectos e cenários.
Esta objectiva é compatível com Montagem tipo E, fotograma total de 35 mm e Montagem tipo E, APS-C
- Especificações
Configuração da lente (grupo/elemento): 8/9
Distância focal equivalente a 35 mm (APS-C) mm: 42 - 105
Ângulo de visão APS-C: 54º - 23º
Ângulo de visão (fotograma total de 35 mm): 75º - 34º
Nr. de lâminas de abertura: 7
Abertura mín. F: 22 - 36
Relação de ampliação máx: 0,19
Focagem mín. (m): 0,3 - 0,45
Diâmetro do filtro (mm): 55
Forma de protecção/suporte: pétala/baioneta
Dimensões Diâmetro x largura (m): 72,5 x 83
Peso aprox (gramas): 295
Acessórios fornecidos: ALC-SF132
Este artigo tem mais de um ano
Qual a melhor? Esta ou a Fuji FXT-1 ?
http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/x/fujifilm_x_t1/
Tenho 2 Fuji FXT-1 e estou super satisfeito…
Essa nunca testei, deixa me ver e já te dou a minha opinião.
Boas
São máquinas diferentes. Não conheço a gama de preços, mas a Fuji que referes é cropada e esta Sony é Full Frame. Full Frame costuma estar à frente de qualquer cropada (ISO, ruído, formato suportado, luz, etc.), cropada tem a grande vantagem do zoom.
Sem armazenamento interno não pode ser considerado ponto negativo já que hoje em dia acho que é raro existirem câmaras com isso.
Obrigado pela review, parece-me uma excelente câmara.
Olá, pois a maioria ja não traz mas eu considero que deveria trazer por muito pouco que seja, nem que desse para apenas 10 fotografias. Era uma reserva.
Obrigada :))
Nesta gama armazenamento interno não faz sentido. O que faz sentido e é básico para quem tem este tipo de produtos é ter vários cartões. Sempre!
Sim claro que devemos ter vários cartões, contudo acho que qualquer câmara deveria ter essa reserva.
Excelente artigo Marisa, parece um equipamento muito fixe, pena ser um bocado caro 🙂
Apaixonei me por ela.. Mas também não tenho € para o casamento. Em 2015 parece que vai sair a sony alpha 9… Vamos ver
Bom artigo, uma pergunta, para que serve a
“Marca N para NFC” ?
Olá Obrigada!
NFC é ume rede sem fios e ao colocares perto do ‘N’ será feita a ligação para um outro equipamento como smartphone. 🙂
Boa review!
Excelente câmera. Creio que câmeras mirrorless sejam um futuro na industria fotográfica. Trey Ratcliff é um fotógrafo ao qual aprecio muito o portefólio dele. Este utiliza o Sony a7r mas com lentes Leica
Ainda para mais a guerra de qual consegue mais fotos por segundo está no auge – mirrorless permitem maior rapidez.
Mas só se o buffer consegue acompanhar 😉 Em RAW é complicado
Adorei mesmo a experiência 🙂 Que venha a alpha 9!
Vou pesquisar esse sr 😉
Portfólio: http://stuckincustoms.smugmug.com/
Obrigada!
Vi agora… brutal! 🙂
Foi agora anunciada a 7 II com 5 eixos de estabilização!
http://www.dpreview.com/articles/5893009647/sony-announces-alpha-7-ii-full-frame-mirrorless-camera-with-5-axis-is
uiii 😀 A sony está poderosíssima!
Vou analisar melhor, obrigada 🙂
Poderosissima é esta (Sony a7s):
https://www.youtube.com/watch?v=a1W-bPyYR0k
ISO=40.000 em vídeo e com pouco ruído digital. Arruma com a concorência
🙂
Foi anunciada hoje a sony alpha 7 II
Esta máquina tem um sensor de topo, falta algumas melhorias noutros aspectos, mas já é uma excelente alternativa para a concorrência sem sombra de duvidas.
Chamo a atenção para a falta de falarem do electronic viewfinder desta full frame.
Para terminar, nestas máquinas (full-frame) convém fazer uns testes com pouca luz para testar a performance do iso alto pois é sobretudo para isso que são procuradas.
A qualidade de gravação de video desta máquina também é top.
Isto é maquina pro, portanto é usar full auto, prioridade abertura ou prioridade velocidade e brincar com isso, esses efeitos manhosos para mim são bons para aplicar em pós produção no LR como foi falado e muito bem pois é magnifico.
Falta mais lentes decentes e mais lentes acessíveis, melhorias na localização dos botões e mais uns pormenores e passamos a ter três frentes, o consumidor só tem a ganhar.
Olá, obrigada pelo teu comentário! 🙂
Na verdade tive imensa pena de o tempo não ter proporcionado condições para obter melhores registos. Esta câmara utilizada durante a primavera.. deverá conseguir imagens brutais!
Também gostei muito da qualidade de vídeo!
Cumps 🙂
Em relação ao ao portefólio aqui apresentado, o trabalho tem mais de Photoshop que de fotografia, apesar de serem excelentes registos 🙂
Parece-me que esta é uma excelente máquina, mas a questão é que objectivas estão disponíveis para esta máquina? Canon e Nikon, para além da enorme quantidade de objectivas que têem disponíveis, também contam com marcas da concorrência que fabricam objectivas para estas 2 marcas, como a Sigma, Tokina, Tamron, Samyang, etc…. a Sony não tem nem de longe nem de perto estaga gama disponível…..
Prefiro a Canon 6D a esta Sony 🙂
E se abrirmos mais os cordões à bolsa, prefiro a 5D. Porquê? Aqui já foi referido, experimentem tirar fotos com pouca luz e sem tripé 🙂
Experimenta a Sony a7s e depois vem cá falar de pouca luz 😉
Olá, obrigada pelo comentário.
Não percebi a menção ao ter mais de photoshop, ao que te referias exactamente?
Cumps 🙂
Estava a referir-me ao link do portefolio. Tem muito trabalho atrás de um pc, não são fotos comuns tiradas e disponibilizadas logo. Mas é assim que tem de ser, não estou a criticar 🙂
Por exemplo, nota-se que as fotos do portefolio do senhor, têem muito mais photoshop envolvido que as fotos da Marisa 🙂
ah 🙂 eheheh pos estava a confundir com as minhas pois estas nenhuma tem photoshop 😀
A Canon 6D é superior em quase tudo mas como máquina de filmar é para esquecer. Já a 5D claro, ainda hoje é provavelmente a melhor de todas…
Muito boa review, faltou apenas ser mais específica quanto à duração da bateria porque quem vai para estas coisas tem “gatilho leve” e facilmente dispara muito mais de 300 fotos numa única saída… mas uma ou duas baterias extra também não serão certamente incoveniente caso necessário.
As fotos diurnas são fantásticas, mas as nocturnas apresentam ruído anormal, em especial ao passeio com curva à esquerda e ao deck k7… Se foram tiradas em jpg já é normal porque é o ponto fraco das full frame, mas se foram tiradas em raw e convertidas, aí então já não parece ser assim tão fantástica à noite…
Obrigado pela review, pessoalmente gostaria de poder compará-la com a Lumix GH4, mas apenas o corpo desta Sony e outras lentes depois são certamente uma boa compra.
Foi essa a ideia que tb fiquei. Em comparação com a 5D, está muito atrás em luminosidade!