Análise: Samsung Galaxy Camera
Será uma máquina? Será um smartphone? É a Samsung Galaxy Camera!
Após termos apresentado o Unboxing, passamos algum tempo a testar as potencialidades, características e funcionalidades destas que pensamos ser uma das máquinas fotográficas do futuro, no sentido em que traz um conceito bastante inteligente: O Sistema Operativo Android.
A Samsung Galaxy Camera mostrou que, para além de todo o potencial já conhecido do Android, é essencialmente uma máquina fotográfica com excelente qualidade, capaz de apresentar fotografias com uma boa resolução e imagem.
Pessoalmente gosto muito de fotografia, e penso que todos gostamos de ver boas imagens captadas por boas máquinas.
A Samsung Galaxy Camera ‘respira’ potencialidade, pois para além de ser um equipamento bastante completo a nível de fotografia, com variadas funcionalidades, opções e definições, ainda tem o Sistema Operativo Android que nos oferece um mundo de possibilidades.
Aqui nesta análise poderá ver, de forma detalhada, as principais características deste equipamento que promete revolucionar a forma como encaramos as máquinas fotográficas, pois promete evidenciar a faceta mais social do sujeito que se interessa por este mundo.
1ª Parte - Introdução
- Principais Especificações
- Na Caixa
- Primeiras Impressões
- Caracterização
- Menu
- Android
2ª Parte - Imagem e Vídeo
- Fotografia: Categorias
- Fotografia: Zoom
- Gravação de Vídeo
3ª Parte - Android
- Integração do Sistema Operativo
- Aplicações
- Internet e Faceta Social
4ª Parte - Conclusão
- Bateria e Armazenamento
- Considerações Finais
- Pontos Fortes
- Pontos Fracos
1ª Parte – Introdução
PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES
- Sistema Operativo: Android 4.1 Jelly Bean
- Zoom: 21x
- Sensor: BSI CMOS com 16 MP
- Ecrã: HD Super Clear LCD com 4,8″
- Conetividade: versão com 3G e Wi-Fi e versão com 4G e Wi-Fi
Outras Especificações
- Dimensões: 128,7 x 70,8 x 19,1 mm
- Peso: 305 g
- Ecrã: Super Clear LCD touchscreen capacitivo, 16M cores
- Tamanho: 720 x 1280 pixels, 4.8 polegadas
- Multitouch
- Gorila Glass
- TouchWiz UI
- Sensor Gyro
- Memória: Slot para cartão microSD até 32GB; 8GB de memória interna; 1GB de RAM
- Processador: Quad Exynos 4412 quad-core de 1,4 GHz GPU Mali-400MP
- Android: Android OS, v4.1 Jelly Bean
- Mensagens: SMS, MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
- HTML5
- Câmera: 16 MP, foco automático, zoom óptico de 21x, flash Xenon pop-up, AF luz, lente 23mm, foco de toque, detecção de face e sorriso, estabilizador de imagem óptico
- EXTRAS: GPS com A-GPS, GLONASS- Bússola digital- 3G HSDPA 21Mbps / HSUPA 5,76- 4G LTE- Wi-Fi 802.11 a / b / g / n, DLNA- Bluetooth v4.0 A2DP, EDR- MicroUSB 2,0- Integração com redes sociais- NFC
- TV-out via MHL
- Cancelamento de ruído ativo com mic dedicado
- Vídeo jogador MP4/DivX/XviD/WMV/H.264/H.263
- Audio Player MP3/WAV/eAAC + / AC3/FLAC
- Organizador
- Editor de imagem / vídeo
- Editor de documentos (Word, Excel, PowerPoint, PDF)
- Integração com o Google Search, Maps, Gmail, YouTube, Calendar, Google Talk, Picasa
- Marcação Memo comando / / voz
- Mãos-livres integrado
- Entrada de texto preditiva
- Bateria: Standard, Li-Ion 1650 mAh; 280h em standby.
NA CAIXA
A máquina fotográfica vem acompanhada dos seguintes acessórios:
- Bateria e Carregador de bateria;
- Cabo USB;
- Mais informações adicionais.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
A primeira vez que experimentei esta fabulosa máquina, foi no IFA Berlin de 2012. Na altura fiquei fascinada já apenas pelo conceito da máquina com Android embutido, e não era a única. Era quase uma centena de pessoas a testar a Galaxy Camera e todas elas se mostravam bastante satisfeitas com o equipamento que tinham em mãos. Assim que me orientei com todos os botões e funcionalidades, apercebi-me que, para além do Android, estava, acima de tudo, perante uma fantástica máquina fotográfica. Todas as fotos tiradas, eram depois apresentadas como se tivessem sido captadas por um profissional, como se de uma máquina inteligente se tratasse, e acredito que tenha algum programa, uma vez que é toda ela digital, para que a imagem captada saia muito mais perfeita que a das máquinas, digamos, analógicas ou com menos software.
Passados quase quatro meses, recebo a Samsung Galaxy Camera para análise, e pude por um lado ter mais tempo para explorar todas as capacidades, e por outro lado confirmar que este é um equipamento com bastante potencial.
CARACTERIZAÇÃO
Esta máquina Samsung Galaxy Camera apresenta-se numa côr azul escura um pouco metalizada. Existe ainda em Branco, Vermelho e Laranja.
A nível de peso é bastante leve, pensando apenas 300 gramas, e com umas medidas de 128.7 x 70.8 x 19.1 mm, praticamente o tamanho normal das máquinas compactas.
O material de construção oferece um toque bastante agradável, macio e sedoso, sendo que a extremidade esquerda é composta por borracha para que a mão segure melhor, de forma a evitar acidentes. A máquina adapta-se bem à nossa mão, e tem várias funcionalidades e características que, conforme vamos explorando, nos apercebemos que são bastante intuitivas e fáceis de definir.
FRENTE
A máquina vem equipada com lentes da Samsung, com um zoom de 21x (entra já no campo das máquinas superzoom), e uma abertura máxima que pode ir de 2.8 (W) ~ 5.9 (T). O zoom é gerido pelos botões físicos que se encontram na zona superior da máquina, assim como pelo ecrã touch.
A própria câmara traseira tem uns generosos 16.3 megapixeis, iluminados com sensor CMOS e está desenhada para gastar menos energia.
TRASEIRA
Relativamente à energia, a máquina vem com uma bateria 1650mAh que pode ser carregada via USB ou corrente, e está preparada para 280 horas (com 3G) em standby, isto é, cerca de 12 dias.
Vamos agora saber quais são os componentes do Menú da Samsung Galaxy Camera!
MENU
Sem falarmos ainda na parte do Android em si, o Menú desta Camera oferece um vasto leque de categorias e definições que respondem às necessidades do utilizador mais amador, ao profissional exigente.
Assim que activar a câmara, pode optar por três opções de foto:
-
Automático
- Modo Inteligente
São apresentados ao utilizador 15 diferentes modos de fotografia com predefinições dirigidas a situações e momentos específicas, como o rosto belo especialmente para retrato, a paisagem para fotografar a natureza e grandes planos, o panorâmica para fotos até 360º de visão, ou modo noite para cenários de nocturnos ou até mesmo pouco iluminados.
- Modo Especialista
Este modo, mais direccionado para quem está mais à vontade no mundo da fotografia, apresenta uma lenta digital onde vários aspectos podem ser definidos pelo utilizador.
ANDROID
A Samsung Galaxy Camera vem com o Sistema Operativo Android integrado, o que oferece um mundo de possibilidades. A versão que traz de origem é o Android 4.1 Jelly Bean, e posso garantir que é absolutamente fantástica a navegação, fluidez e rapidez deste SO.
A integração está muito bem conseguida, e, para além da captação de fotografia, o utilizador poderá ainda aceder à internet, enviar/receber emails, partilhar as imagens no Facebook, e outras redes sociais, aceder ao Google Play, aceder à dropbox.. enfim. No ponto 3 iremos abordar mais pormenorizadamente esta integração.
- Modo Vídeo
A máquina ainda lhe permite fazer gravações de vídeo, tirando o máximo de partido do zoom de 21x.
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer dia para desfazer a barba preciso primeiro de actualizar o android na máquina e aceder ao facebook senão sujeito-me a ficar com ela por fazer.
e se não tiver facebook vou ter que ficar tipo o pai natal? 😀
epah espero que nunca cheguemos a esses estremos ”Qualquer dia para desfazer a barba preciso primeiro de actualizar o android na máquina e aceder ao facebook”, caso contrario se alguma vez acontecer vao começar a ver frequentemente o Huguinho em modo ”talibam”
Muito boa review, realmente peca pelo preço.
Máquina fantástica….Review fabulosa!
A esta máquina só falta mesmo uma coisa…. Dar para fazer chamadas… Seria perfeita. Tive esta ideia num sonho, integrar numa máquina fotográfica um telefone…. Falta pouco para concretizar este meu sonho… Poderia chamar-se, deixem-me ver… Huuuuummmm, Ahh, que tal, FotoFone? Fotografia + Telefone
eheh
desde que não atrapalhasse a captação de imagem! Também podia ser Shoot&Call 😀
E era ver o pessoal, a gritar feitos malucos, gesticulando de uma forma estranha, mas agora com um novo brilho… O do Flash….
Segundo percebi a máquina já tem 3G… Deve ser apenas uma questão de um developer perder algum tempo e implementar a funcionalidade (imagino eu…).
Opa, vcs não viram o vídeo da apresentação? Ela faz sim chamadas, inclusive de video…
Acabei por não entender o tempo de utilização da bateria, dura 1 dia de utilização intensa?
E de que serve ter 10 gigas se depois só podemos utilizar 3.87 como armazenamento de fotos e vídeos?
Parece me que por 500 euros é possível comprar uma maquina com mais qualidade a nível de fotografia e com mais armazenamento..
Dura mais que um dia de duração intensa. (não são certamente 24h de utilização consecutivas)
Em média 10/15 dias de duração.
Relativamente ao armazenamento, sim o disponibilizado não é do melhor, mas compensa com cartão + dropbox.
com 500 compras uma maquina melhor, mas n tem android, e aqui o que está em analise é isso. 😉
“sim o disponibilizado não é do melhor”
Mas por 500 euros penso que deveria. Mas quem sabe se não vem concorrência e os preços ficam mais atractivos.
btw boa review 😉
ainda bem que a minha não tem android! nem net
Primeiro inventam as máquinas fotográficas, depois os telemóveis, dps integram a máquina fotográfica no telemóvel, agr o telemóvel na máquina. Não tem sentido. Para isso evoluam de uma vez as câmaras dos telemóveis para megapixéis mais elevados e pronto. 500€ por isto. Já há ai ppl babado só por ter visto isto. Se ninguém comprar ai é que eles evoluíam bem rápido nas câmaras dos teles.
de que servem mais megapixeis se a qualidade de sensores não acompanha a subida? Embora não acche muita piada a camera, sei que o sensor dela é muitissimo melhor que o de qualquer telemovel
A densidade de pixel é pessima, o sensor é demasiado pequeno para 16MP.
O sensor cmos tem somente 0,29 cm², sendo o mesmo que equipa as camaras compactas de entrada de gama. A galaxy câmara tem uma péssima relação preço qualidade.
No máximo dos máximos deveria custar 299€, dos quais 199€ seriam justificados pela tecnologia e conceito novos e 100€ para a câmara fotográfica em si.
Por 500€ deveria vir equipada com um sensor APS-C de 3.29 cm²
A questão que coloco é simples, e fácil de investigar: quantas fotos, com flash, é possível tirar antes da bateria terminar?
Tenho uma Casio que me dá para – aproximadamente – 800 disparos, o que me permite ir passar um fim de semana “fora” sem necessitar de levar o carregador, e gostava de saber se esta câmara seria uma substituta à altura.
Penso que consegues esse numero na boa, mas com micro sd card 🙂
Obrigado, Marisa.
Se puderem efectuar o teste, era giro saber exactamente o número, mas contento-me em saber que deverá dar, se não tiverem já hipótese.
Sim, convem ser com um mSD… A minha Casio vem com ainda menos espaço de memória “interna”, tenho dois mSD de 8GB cada – para poder andar a fazer de conta que sou japonês e fotografar tudo e mais qualquer coisa…
Infelizmente já não temos a máquina em nossa posse para rever mais detalhes.
Mas se souber, coloco aqui 😉
Máquina boa mas fico-me pela mala da Chanel
Boas!
A mim também não me convenceu.
Acho que a qualidade das imagens me vai dececionar dado ter um sensor tão pequeno para tantos Pixeis… Depois, a bateria pode até ser suficiente para bastantes fotografias, mas com o android a correr, com ligação de dados e GPS, edição de fotos e uso de outras aplicações deve-se dar pela falta dela frequentemente…
Já agora, Marisa Pinto, és mesmo de Castro Daire ou estavas só de passagem?
Cumps.
Aquando da análise, tive essas aplicações e funcionalidades sempre on, wifi,-email, app do pplware, facebook…
A meu ver a bateria tem bastante autonomia, e é, por isso, um dos pontos fortes.
Sou de Cdaire sim 😉
somos vizinhas então Marisa eu sou de SPS 😀
Só gente boa 🙂
Na minha opinião, por 500€ já se compra uma reflex que tem, sem duvida, muito melhor qualidade fotográfica que esta câmara! Se formos pelo facto de ser compacta, existem muito melhores câmaras compactas ao nível fotográfico do que esta! O preço é demasiado alto para a qualidade fotográfica e é isso que interessa! O que interessa o Android, quando o objectivo é tirar fotos com boa qualidade?
Mas aqui a preocupação, não é somente fotos de qualidade (apesar de ser esta a prioridade), mas também poder fazer tudo aquilo que o SO Android permite, como partilhar, ver mail, aceder a sites, trocar sms, armazenar, editar, jogar.. tudo directamente da camara.
Não vejo qual o interesse de poder fazer isso numa câmara fotográfica, quando podes fazer isso no telemóvel, de forma tão ou mais portátil do que esta máquina fotográfica (se é que assim se pode chamar)
Pronto, é um ponto de vista completamente aceitável.
Mas outras pessoas podem achar graça a este conceito. Eu pessoalmente acho o conceito interessante, e que pode ser util.
Penso que poderia ser um conceito interessante, mas com um preço mais acessível! Estou de acordo com o que uma pessoa já disse aqui! 300€ será com certeza um preço mais apelativo e competitivo para o conceito ser mais apelativo! Penso que o maior pecado é mesmo a qualidade/preço!
Sim, o preço foi referido como um dos pontos menos fortes por isso mesmo.
Analisei também a Lumix FZ 150 com qualidade mt superior, e com o mesmo preço.
Pois aí é que está…! Ao nível da qualidade fotográfica esta máquina é uma excelente aposta. É tão boa como as melhores. Comprei uma, tenho andado a experimentá-la e o resultado é surpreendente, comparado com outras máquinas que tenho e até com uma reflex, com a qual já tirei boas fotografias.
ola, o meu namorado teve o telemovel S4 mas nunca se adaptou ao sistema android, tendo udado novamente para o iphone. Eu tambem tenho iphone mas estou muito interessada nesta maquina mas gostava de saber se neste caso o sistema é de mais facil adaptaçao do que no telemovel ou se nem por isso?!obrigada
Eu de todas as reviews que tenho visto e lido, de facto este é um mau produto. A câmara é uma point and shoot normalíssima não é nada de extra-ordinário como maquina. Ok tem um óptimo ecrã um bom CPU e 4.1 JB mas não é esse o intuito.
Pelos samples que vi, qualidade de video e comparações é muito comparável a uma Sony ou mesmo samsung de 120€ 130€. tem um enorme preço porque leva um ecra brutal, um CPU brutal. Ou seja retiraram a qualidade da maquina para dar no resto. Não me parece um bom produto sinceramente.
A maquina é demasiado cara para a sua qualidade, esta review é muito boa sim, mas o resultado encontra-se positivo não sei porque.. talvez porque a pessoa que andou a usufruir deste equipamento não pagou 500 euros do seu bolso porque se não o resultado seria outro.
Maquina com android? optima ideia concordo, é preciso evoluir e criar novos produtos.
Maquina com qualidade? para o preço que é acho um abuso, e como outras reviews aqui feitas, que apontaram noutros gadgets o preço pode ser o maior ponto negativo de um produto, como neste caso o é.
A análise não tem um ‘resultado positivo’. Tem sim as considerações, e os pontos fortes e fracos, e se reparares a questão do preço foi criticada e colocada nos pontos fracos.
Quando à “pessoa que andou a usufruir deste equipamento”, tem nome, e sou eu. 🙂
Cmps
Malta recebi hoje 3 convites cloudPT, quem precisar é só enviar o mail.
Cumprimentos
esqueceu se da velocidade de disparo (quanto tempo leva a tirar a foto desde que a pessoa toca no botão)
Essa questão depende dos modos em que tiras a fotografia.
Em modo automático é instantâneo, mal clicas a foto é captada. Mas em determinados modos como Rosto Belo, clicas, a lente foca, e depois edita automaticamente. Tudo insto numa questão de 3/4 segundos, até teres a fotografia.
Adquiri recentemente uma maquina fotografica digital da categoria Bridge a Panasonic Lumix FZ48 com lente leica de 24x zoom optico video em full HD Sistema Venus Engine FHD…etc etc etc
E quanto paguei??? 235€! a minha pergunta é, onde é q estes 500 euros são melhores para tirar fotografias (principal objectivo de uma maquina fotográfica)?
Relativamente á review mt boa como sempre.
Abraços
Exacto… isto é uma máquina fotográfica, o android é um extra que cá meteram não devemos de pagar 3x o que o produto vale só porque tem um software acopolado, no final de contas estamos a falar de uma máquina fotográfica.
Se fosse um telemóvel com esta lente ai a questão era diferente. Mas isto não é um telemóvel…
Boa máquina, fantástica análise.
Boas.
Videos lentos e sem som…. O review está bem feito, mas os videos que filmaste estão em modo camara lenta, daí estarem sem som e como é obvio lentos 😀
Em relação ao resto, posso dizer que estou contente com a minha camera, e custou-me 400€ na tmn, no fim de semana de lançamento em que a samsung fez 20% de desconto.
Pois isso é que não percebo, a não ser que a câmara estivesse pré-programada para filmar nesse modo, o que acho parvo.
Apenas cliquei no botão de filmar (que inicia a filmar logo) e vi, e na máquina não estava lento.
Infelizmente já não temos a máquina para averiguar esta situação :/
De facto o pormenor de verificar de está em slow motion tem muita importância e fica activo sem que nos apercebamos, pois quando filmamos a velocidade aparece normal e só notamos quando visionamos. o modo activado fica seleccionado sempre o ultimo a ser usado.
Quanto aos vídeos que foram colocados são de facto em slow motion , o que também justifica a baixa definição, pois a resolução máxima para Slow é de
Vídeo em câmara lenta WVGA: 768 x 512 (120 fps).
Quanto a video HD é outra coisa, pois fica muito à frente do que o Galaxy S3 que também uso.
Na minha opinião e porque a comprei mais barata (400) na TMN justifica bem o preço e a qualidade das fotos podia ser melhor, mas não me parece que seja tão má como alguns apregoam. O facto de ter um zoom óptico 21X é de facto um bom trunfo, e para o qual dei importância, visto ter como objectivo também os filmes HD, e o uso de tripé. Como a adquiri para filmaer provas desportivas o slow motion fica muito engraçado pois é perfeito.
Em relação aos comentários anteriores de que nem é uma boa câmara nem bom telemóvel, não se aplica, pois a câmara não é telemóvel, apenas envia e recebe dado 3G ou SMS, e claro tem Wi-fi, bem como 50GB numa conta Dropbox que oferece o referido espaço por 2 anos.
Por ultimo e em resposta a um comentário que refere que o instantâneo é impossível nesta câmara também é falso. se a desligarmos por completo demora, mas ela é feita para estar em stand-by, ou seja como acontece com os telemóveis, desligando só o display, e assim está pronta para disparar em 3 segundos, sem que drene por completo a bateria.
Ah e outra coisa…. como não quero pagar tráfego 3G não uso o cartão SIM, aumentando assim a bateria que embora tenha boa autonomia tem a vantagem de ser a mesma que equipa o Galaxy S2, ou seja já comprei uma de reserva para os filmes maiores.
Cumps
Uma boa análise embora discorde de um ponto em particular.
A qualidade de imagem!
Se o intuito desta análise foi verificar a conjugação da máquina fotográfica juntamente com o sistema android…sim, é interessante, não pioneiro mas interessante e tem algumas qualidades (ecrã por exemplo) que deixa muita gente com smartphones “topo de gama a chorar” 🙂
Se analisarmos a parte da fotografia…está a anos luz de ser minimamente aceitável para o preço. Se for para tirar uma fotografia e colocar logo de seguida no facebook, é excelente, mas como já foi dito um bom smartphone faz o mesmo e com uma qualidade muito semelhante (mais mpx não é equivalente a melhor fotografia e por vezes tem o efeito contrário, depende das condições em que é tirada a foto, tamanho do sensor etc…)
A falta de resolução é de bradar aos céus! Como máquina fotográfica deixa quase tudo a desejar, é mesmo muito má.
E não sei se é propositado ou não mas no final do artigo tirando o “rosto belo” não é feito qualquer menção à qualidade das fotografias, que(opinião pessoal claro está)para quem gosta de fotografia não pode ficar minimamente agradado.
Isto não invalida o que disse no início, uma boa análise até porque podemos sempre analisar o conceito e não a qualidade das fotos em si. 🙂
Experimentei esta máquina numa loja TMN, e fui logo surpreendido com um erro de HW, a máquina não funcionava. Depois experimentei desligar a máquina e voltar a ligar… desesperante, quase um minuto para que o sistema operativo Android arrancasse… se estiverem interessados em capturar aquele momento instantâneo, bem o podem esquecer.
A qualidade de construção e as proporções da máquina não me entusiasmaram, antes pelo contrário. Penso que não é nem uma boa máquina nem um bom telemóvel e foi de facto uma desilusão.
Já alguém reparou, que este artigo sobre a máquina fotográfica com Android, está publicado na secção Windows?
Arquivado na categoria: Análises, Android, Multimédia & Imagem
Deve ser a parte da multimédia e imagem que era subcategoria de WS. Já foi rectificado para a fotografia.
@Nuno
@ Paulo Duarte
De facto o pormenor de verificar de está em slow motion tem muita importância e fica activo sem que nos apercebamos, pois quando filmamos a velocidade aparece normal e só notamos quando visionamos. o modo activado fica seleccionado sempre o ultimo a ser usado.
Quanto aos vídeos que foram colocados são de facto em slow motion , o que também justifica a baixa definição, pois a resolução máxima para Slow é de
Vídeo em câmara lenta WVGA: 768 x 512 (120 fps).
Quanto a video HD é outra coisa, pois fica muito à frente do que o Galaxy S3 que também uso.
Na minha opinião e porque a comprei mais barata (400) na TMN justifica bem o preço e a qualidade das fotos podia ser melhor, mas não me parece que seja tão má como alguns apregoam. O facto de ter um zoom óptico 21X é de facto um bom trunfo, e para o qual dei importância, visto ter como objectivo também os filmes HD, e o uso de tripé. Como a adquiri para filmaer provas desportivas o slow motion fica muito engraçado pois é perfeito.
Em relação aos comentários anteriores de que nem é uma boa câmara nem bom telemóvel, não se aplica, pois a câmara não é telemóvel, apenas envia e recebe dado 3G ou SMS, e claro tem Wi-fi, bem como 50GB numa conta Dropbox que oferece o referido espaço por 2 anos.
Por ultimo e em resposta a um comentário que refere que o instantâneo é impossível nesta câmara também é falso. se a desligarmos por completo demora, mas ela é feita para estar em stand-by, ou seja como acontece com os telemóveis, desligando só o display, e assim está pronta para disparar em 3 segundos, sem que drene por completo a bateria.
Ah e outra coisa…. como não quero pagar tráfego 3G não uso o cartão SIM, aumentando assim a bateria que embora tenha boa autonomia tem a vantagem de ser a mesma que equipa o Galaxy S2, ou seja já comprei uma de reserva para os filmes maiores.
Cumps
Olá tenho uma camera desse. Muito bom por sinal.
Eu gostaria de saber onde tem assistência técnica aqui no Centro de São Paulo