Tardes de Cinema…
Nesta semana cinematográfica, temos nada mais nada menos que 8 estreias nas salas portuguesas, com particular destaque para “Resident Evil: Ressurreição”, o quarto filme da saga, e também para a estreia de três filmes falados em português: o documentário “Lisboa Domiciliária”; o drama “Marginais”; e ainda o filme “O Último Voo do Flamingo”, baseado na obra homónima do escritor moçambicano Mia Couto.
Estreiam ainda os filme "A Papisa Joana", baseado no “bestseller” mundial escrito pela americana Donna Woolfolk Cross; a comédia “A Troca” com Jennifer Aniston; o filme “O Eterno Solteirão”, com Michael Douglas como protagonista; e por fim “Todos os Outros”, um filme Alemão. Esperemos que gostem...
RESIDENT EVIL: RESSUREIÇÃO M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, THRILLER|EUA
Realização: Paul W.S. Anderson Argumento: Paul W.S. Anderson Intérpretes: Milla Jovovich, Ali Larter, Kim Coates, Shawn Roberts, Sergio Peris-Mencheta, Spencer Locke, Boris Kodjoe, Wentworth Miller, Sienna Guillory, Kacey Barnfield, Norman Yeung, Fulvio Cecere IMDB: 7,2 /10 (5 030 votos)
O filme “Resident Evil: Ressurreição” estrear-se-á nos cinemas Lusomundo, em Portugal, no dia 16 de Setembro de 2010. “Resident Evil: Ressurreição”, um filme de acção e terror, protagonizado por Milla Jovovich, que retrata a história da jovem Alice que luta um vírus que transforma as pessoas em mortos vivos.
A acção de “Resident Evil: Ressurreição” arranca logo após o término do terceiro filme da saga, “Resident Evil: Extinção”, com Alice (Milla Jovovich) a vaguear pelo planeta em busca de sobreviventes. Quando chega a Los Angeles, vê-se numa prisão rodeada de zombies e alia-se a um grupo de sobreviventes que ali se escondem desde a eclosão do vírus, para tentar auxiliar a libertar alguns prisioneiros humanos, incluindo o irmão de Claire.
“Resident Evil: Ressurreição” é o quarto filme da série “Resident Evil”, baseado no popular jogo de vídeo do mesmo nome, e devolve Paul W.S.Anderson à cadeira de realizador, após ter arrancado a série em 2002 e passado as rédeas da mesma para Alexander Witt (“Resident Evil: Apocalipse”, em 2004) e Russell Mulcahy (“Resident Evil: Extinção”, em 2007).
Milla Jovovich mantém o papel protagonista nesta quarta película, em parceria com Ali Larter, Wentworth Miller (o protagonista da série “Prison Break”) e Shawn Roberts.
A PAPISA JOANA M12|DRAMA, HISTÓRIA, ROMANCE|ALEMANHA|149m
Realização: Soenke Wortmann Argumento: Donna Woolfolk Cross, Heinrich Hadding, Soenke Wortmann Intérpretes: David Wenham, Iain Glen, Johanna Wokalek, John Goodman, Edward Petherbridge, Anatole Taubman, Lotte Flack, Richard van Weyden IMDB: 6,5 /10 (987 votos)
O aclamado realizador Sönke Wortmann transporta-nos numa misteriosa viagem de fé, amor e poder que desafia todas as convenções suportadas durante 1200 anos. Esta é a história que dá a conhecer uma das mais interessantes mulheres da História -- a mulher conhecida como “A Papisa Joana”.
Johanna von Ingelheim (Johanna Wokalek), nascida na pobreza numa época de trevas, onde ser mulher era quase uma maldição, usou de todos os esquemas para poder dar azo à sua sede de conhecimento: ensinada pelo irmão Matthew a ler com apenas seis anos, cedo acaba por ser escolhida pela escola religiosa na Catedral de Dorstadt, onde se torna a única rapariga estudante.
Mais tarde conhece o afecto em Gerold (David Wenham), que a acolheu como filha em sua casa mas cuja relação, com os anos, se transforma em amor. Depois de ser obrigada a casar, acaba por fugir e, disfarçada de homem, entra para o mosteiro de Fulda onde, durante vários anos, esconde a sua verdadeira identidade, tornando-se John Anglicus.
Através dos seus grandes conhecimentos de medicina tradicional, conquista o respeito e confiança de todos e, assim, seguindo caminho para Roma acaba por salvar a vida do papa (John Goodman), de quem se torna íntima e confidente. Guardando o terrível segredo sobre a sua verdadeira identidade, acaba por ascender a pontífice máximo da Igreja Católica mas o reencontro com Gerold ditará o seu trágico destino…
"A Papisa Joana" é baseado no “bestseller” mundial escrito pela americana Donna Woolfolk Cross, sobre a lendária história da única mulher que terá sido Papisa, entre os anos 855 e 858 DC.
A TROCA M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|EUA
Realizador: Josh Gordon, Will Speck Argumento: Allan Loeb, Jeffrey Eugenides Intérpretes: Jason Bateman, Victor Pagan, Jennifer Aniston, Jeff Goldblum, Juliette Lewis, Patrick Wilson, Todd Louiso, Scott Elrod, Kelli Barrett, Rebecca Naomi Jones IMDB: 5,9 /10 (1 974 votos)
A comédia “A Troca”, filme realizado por Josh Gordon e Will Speck conta com algumas estrelas no seu elenco, tais como Jennifer Aniston e Jason Bateman. “A Troca” é um filme que quer divertir, mas que não deixa de abordar temas sensíveis à sociedade como o caso das mães solteiras.
Kessie (Jennifer Aniston) é uma mulher divertida, inteligente… e solteira. Um dia, apesar das objecções do seu melhor amigo e um pouco neurótico Wally (Jason Bateman), decide que é tempo de ter um filho. Mesmo que para tal o tenha de fazer sozinha… bom, pelo menos com a ajuda de um encantador doador de esperma (Patrick Wilson).
Mas, sem que ela pudesse saber, os seus planos dão para o torto quando uma troca de última hora apenas é descoberta sete anos mais tarde -- quando Wally conhece finalmente o filho precoce, mas um pouco neurótico, de Kassie…
LISBOA DOMICILIÁRIA M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL
Realizador: Marta Pessoa Argumento: Marta Pessoa Intérpretes: (nada a assinalar) IMDB: (nada a assinalar)
“Lisboa Domiciliária” é um documentário de Marta Pessoa sobre um outro lado da cidade de Lisboa. As casas antigas e gastas pelo tempo que nos parecem vazias e, muitas vezes, ao abandono estão, na verdade, fechadas por dentro, por idosos que se isolaram na sua solidão e que vivem as suas amarguras e as suas dificuldades esperando pelo fim, que tarda em chegar. A realizadora mostra o que significa, para cada uma destas pessoas, a ajuda que voluntários prestam ao domicílio e de que maneira a sua assistência atenua o sofrimento e a dor de quem já pouco, ou nada, tem para oferecer…
Lisboa. As casas que olhamos ao passar na rua parecem vazias, mas não estão. Povoados por idosos que vão perdendo o contacto com a rua, estes interiores formam um lado avesso da cidade. Lisboa deixa de ser um mapa feito de edifícios e arruamentos para passar a ser uma cidade cartografada com base em dificuldades, hábitos e memórias.
“Lisboa Domiciliária” é o retrato interior de uma cidade, feito a sete vozes, onde as fachadas dão lugar aos rostos e as distâncias se medem em passos. Onde a vida insiste na sua riqueza e reclama um lugar para lá de estatísticas e vontades pias. Olha-se o futuro e ele devolve o tempo que irá passar.
MARGINAIS M12|DRAMA|PORTUGAL
Realizador: Hugo Diogo Argumento: Hugo Diogo Intérpretes: José Fidalgo, Patrícia André, Inês Guimarães, Sandro Bala, João Brás, Hugo Carosa, Ana Cunha, Maria João Falcão, Almeno Gonçalves, Fernando Martins, Elmano Sancho, Ricardo Santos IMDB: (ainda sem votação)
é um filme sobre vidas cruzadas nos subúrbios de Lisboa em busca de remição: Constantino é pai de Maria com quem tem uma relação dúbia e atribulada. Ela, por sua vez, tem a seu cargo Ana, a filha de 11 anos, que tenta educar da melhor maneira que lhe é possível, ao mesmo tempo que vive uma paixão difícil com Carlos. Já este vive em perpétuo conflito com o irmão Lucas: o primeiro é equilibrado e com objectivos muito definidos, o outro desregrado e sempre metido em sarilhos.
Incesto, lutas de rua ilegais, Jiu-jitsu, redenção, amor, paixão e vingança, são alguns dos temas abordados em “Marginais”.
Maria é filha de Constantino, vive uma relação conflituosa com o seu pai, que vê nela uma substituta para a sua falecida mulher. Maria tem um temperamento bastante forte, educa a sua filha Ana debaixo do fogo cruzado, com o seu pai.
Ana é uma menina de 11 anos, que passa a maior parte do seu tempo no seu quarto, ensaiando uma música para o sarau da escola. Um certo dia, encontra o seu vizinho mais recente, Marco. Em Marco encontra o apoio que nunca teve em casa. Marco é um músico amargurado com a vida.
Carlos e Lucas são dois irmãos afastados pelo destino. Lucas é socialmente activo, trabalha em um clube de vídeo, namora com a Maria, com quem sonha casar e seguir uma vida. Carlos instavel e perigoso, vive em rota de colisão com o sua vida, têm um ginásio clandestino onde dá aulas de Jiu jitsu de dia, e à noite participa em lutas de rua ilegais para ganhar mais algum dinheiro.
Em um passado recente, Lucas causou involuntariamente a morte da mãe num acidente de carro. Carlos nunca o perdoou e desde então afastou-se de Lucas com a ideia de uma vingança.
O ÚLTIMO VÔO DO FLAMINGO M12|THRILLER|PORTUGAL, MOÇAMBIQUE
Realizador: João Ribeiro Argumento: Gonçalo Galvão Teles, João Ribeiro Intérpretes: Carlo D'Ursi, Eliote Alex, Alberto Magassela, Adriana Alves, Cândida Bila, Mário Mabjaia, Gilberto Mendes, Cláudia Semedo IMDB: (ainda sem votação)
O filme “O Último Voo do Flamingo” é baseado na obra homónima do escritor moçambicano Mia Couto, realizado por João Ribeiro e co-produzido por Espanha, Brasil, Moçambique, Itália e França, é uma crónica dos anos conturbados do pós-guerra, documentando a adaptação do país a uma nova realidade social e política.
Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis.
É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi (Carlo D’Ursi).
O ETERNO SOLTEIRÃO M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|90m
Realizador: Brian Koppelman, David Levien Argumento: Brian Koppelman Intérpretes: Michael Douglas, Susan Sarandon, Mary-Louise Parker, Jenna Fischer, Jesse Eisenberg, Danny DeVito, Olivia Thirlby, Anastasia Griffith, Richard Schiff, Ben Shenkman, Simone Levin, Anna Kuchma, Arthur J. Nascarella IMDB: 6,7 /10 (1 813 votos)
O filme “O Eterno Solteirão”, com Michael Douglas como protagonista, conta-nos a história de um magnata dos automóveis que vê a sua vida profissional ser colocada em risco por causa da sua falta de descrição com a sua vida pessoal que é pautada por inúmeros envolvimentos românticos com adolescentes. Esta agradável comédia ainda não tem data de estreia prevista nas salas de cinema portuguesas…
A história de Ben Kalmen (Michael Douglas), um cinquentão nova-iorquino, ex-vendedor de sucesso, que, através das suas más decisões, deitou abaixo o negócio em que trabalhava.
O filme começa com Ben prestes a regressar mas algumas das motivações que o levaram a ceder no seu trabalho, ameaçam de novo arrasá-lo. Está divorciado de Nancy, sua namorada desde a faculdade e uma das pessoas que o conhece melhor que ninguém.
Apesar de ainda ter tempo para sair com a sua filha Susan e o seu adorado neto, ela corta o contacto quando descobre que o pai anda a encontrar-se com uma das suas amigas.
A namorada dele, Jordan, é a filha de um empresário muito influente, que lidera uma empresa de construção automóvel. Se Ben conseguir conter a sua arrogância por mais algum tempo, ele vai conseguir regressar em grande.
Mas as circunstâncias colocam-no muito próximo da rapariga em que ele não deve tocar, deixando tudo em perigo…
TODOS OS OUTROS M12|DRAMA, ROMANCE|ALEMANHA|119m
Realizador: Maren Ade Argumento: Maren Ade Intérpretes: Birgit Minichmayr, Lars Eidinger, Hans-Jochen Wagner, Nicole Marischka, Mira Partecke, Atef Vogel, Paula Hartmann, Carina N. Wiese IMDB: 6,7 /10 (724 votos)
“Todos os Outros” é um filme Alemão (“Alle Anderen”) que nos traz a história de Gitti e Chris, um jovem casal que se encontra de férias e que se vê obrigado a lidar com os problemas da sua relação. O filme é um retrato fiel da intimidade entre duas pessoas: os rituais secretos, os momentos aparvalhados e os sonhos que ficaram por realizar.
O relacionamento de um jovem casal é empurrado para a beira do precipício enquanto estavam de férias no Mediterrâneo, neste drama, esperto e sexy do aclamado cineasta Maren Ade.
Na filme, Chris e Gitti parecem felizes e apaixonados enquanto desfrutam do sol e da areia da Sardenha. Mas como eles passam mais tempo juntos, a sua provocação lúdica e os jogos “estúpidos” começam a desvendar os medos e os desejos ocultos.
Quando acidentalmente se apercebem de um outro, aparentemente mais feliz e bem sucedido casal, as tensões entre eles explodem.
Da premiada realizadora Maren Ade (“Ebene 9? e “The Forest for the Trees”), um filme sobre a vida em comum de duas pessoas e os seus desejos antagónicos.
O filme foi vencedor do Urso de Prata - Grande Prémio do Júri e Melhor Actriz (Birgit Minichmayr).
Este artigo tem mais de um ano
ADORO a Milla!!!
(Spam power lol)
Ela no primeiro mostra algumas partes.
Co Mamas… no final
O.o wtf!
Exactamente é mm isso q me fascina nela… dasss
Sorry o comentário histérico xD mas é q realmente é a minha actriz favorita ^^
N desprezando os RE’s mas “You Stupid Man” cont a ser a obra prima onde ela entra ;D (just my opinion)
~Prevertidos~
Não, ela não mostra partes do corpo nesse filme -_-‘
~Cinéfilos~
Congratulem-se com os “magníficos” 5.8/10 valores que esse filme tem no IMDB (como quem diz: para o comum dos mortais, o filme é fraquinho)
MARGINAIS, mais um pequeno grande barrete português. História nem vela, sexo sim temos, muito. Drama, não será mais um típico filme pornográfico português. Não vamos comparar os orçamentos de Portugal e de Hollywood, mas Portugal em geral não tem mesmo jeito para a coisa. Isto é só a minha opinião.
Este Resident Evil parece estar muito pouco original… todas as cenas que vi na apresentação parecem tiradas do filme “Matrix Reloaded” …
e é mau?? é um filme de accao, inda por cima baseado num jogo! cenas á Matrix é o que a malta quer!!!
Podes sempre ver Os Marginais! 😉
“cenas á Matrix é o que a malta quer!!!”
É por isso que só uma pequena percentagem dos portugueses, viu ou ouvio falar do Inception! É um filme demasiado evoluído para vocês. -.-
“vocês”, os “comuns”.
Felizmente o filme INCEPTION está de uma originaildade fantastica, e de Matrix não tem mesmo nada… a não ser o estilo de filmagens…
Ainda hoje se respira o final do filme…mas é fácil decifrar.. o verdadeiro “Inception” foi ao DiCaprio.. porque ele encontra sempre os filhos iguais…a fazer sempre o mesmo.. ou seja, se fosse real, seria uma belo “deja vu” lol 😀
Coisa mais comum o fim do inception. Mas quantas vezes a gente já viu um final (supostamente) resolvido, e depois no fim dá aquele “toque” só para nos deixar a pensar? 😐
O filme até nem está mal, mas já vi melhores.
Ah e o Matrix (fora os efeitos especiais, que estavam bons para a altura mas não são para aqui chamados) é muito mais profundo do que parece à primeira vista.
Matrix é muito mais que efeitos especiais (revolucionários)…
Toda a filosofia do filme é de extremo cuidado e não é toda a gente que o entende… software, firewalls.. virus…e a parte mais filosófia que relembra a “Alegoria da Caverna” .. o que é a “realidade”? … 😉
O filme que tem o mesmo conceito que o Matrix é o “Dark City”.
arre…deves ter um grupinho de amigos mesmo tacanho entao! Na altura em que saiu o filme ca em PT, nao havia quem nao falasse desses filme, e segundo sei foi um sucesso de bilheteira no nosso pais! E ja agora, que tem o facto de ter visto ou nao o Inception a ver com o facto de gostar do Matrix e filmes do genero?
Bolas, deviam probibir estes pseudo-cinefilos de vir para aqui escrever estas asneiras!!
“ja agora, que tem o facto de ter visto ou nao o Inception a ver com o facto de gostar do Matrix e filmes do genero?” demonstra a tua capacidade, e a de toda a gente, de ver coisas diferentes e fora do normal, que obrigam a puxar pela cabeça!!
Dark City, eXistenZ, The Box, todos falam mal, por isto e por aquilo, e não compreendem a história.
Pessoas que preferem remakes com tecnologia e efeitos de 2010, aos originais.
E eu não sou nenhum “pseudo-cinefilo”, ó porco albino! Quando vejo um filme, e quando digo que gosto, é porque o filme me ensina alguma coisa de útil, e me obriga a puxar pela cabeça, me faz sentir como se fosse uma personagem do mesmo. -.-
E não preciso desses filmes “à matrix”, para que o dia me corra melhor depois de o ver. Prefiro aprender alguma coisa com o que vejo, a desaprender ou não aprender nada!!!
lol, para alem de pseudo-cinefilo és pseudo-filosofo!
Queres aprender alguma coisa vai pra escola e nao pro cinema! Deixa o Matrix em paz! Ainda bem que nao somos todos tao “especiais” e selectos como tu, senao o filme nunca teria sido uma trilogia!!!
Deves ser daqueles cromos que depois de ver o senhor dos aneis foi pra net tentar aprender a falar Elfo!!! lol
Deves achar que eu não gostei do Matrix.
O que eu não gosto, é que comparem filmes que não têm nada haver!
Ongabak, foi comprado com o Matrix. Equilbrium foi comparado com Matrix.
-.- E tudo o que vier a seguir, só é bom se for parecido com matrix.
E tiver tiros e lutas e mais não sei quê.
Gostam de mastigar e pronto. E eu nem acusei o matrix! Mas sim a frase que usas-te!
Cenas à Matrix são sempre bem vindas..
Mas REPLICAS das cenas é que não…até aquele saltar dela na janela (da capa) é igualzinho ao da Trinity no filme…
Há que saber distinguir.. “estilos ou conceitos” de cópias quase perfeitas…
Relembrem lá… e comparem…
https://www.youtube.com/watch?v=HVrGMnk5E_M
😉
Por mais que queira valorizar o filme face a participação da Milla no mesmo, há q ser realista e ver que o A saga Matrix esta num nível superior à do RE.
Infelizmente nem tem comparação… Matrix é Matrix 😉
Residente Evil, é como quase todos os filmes baseados em video-jogos.. vêem-se mas… não são filmes de topo… não são aquele tipo de filmes da categoria de um Matrix ou até mesmo Star Wars que se tornam “cultos” …
Aparte disso, a Milla tem grandes filmes.. e para mim um dos mais marcantes foi o “Quinto-Elemento” … achei piada a esse filme. E um filme recente também interessante é o “The Perfect Getaway” …
Para os que gostam de ver os verdadeiros atributos da actriz(modelo) basta Google .. Imagens .. Desactivar Filtros e voila.. as mulheres do leste sempre tiveram o sexappeal ao rubro.. 😀
lololol
mas alguem ja viu o filme para o criticar desta maneira…
pela vossa conversa parece que este é dos piores filmes do genero que já saiu, sem ninguem o ter visto.
Pelo menos é o que me parece…
vou velo esta noite, espero mesmo é que o 3D seja do melhor 😛
Eu por acaso já vi, e achei-o como o Iron Man 2. Mais um filme para a história. Como começou a ser o SAW. É mais pelo seguimento da história, do que mostrar algo novo.
Até tem umas ideias interessantes. Mas achei-o “mais um”.
E o freedy kruger? 6 filmes, e todos contam uma história diferente, capaz de seguir a mesma linha de pensamento dos anteriores.
Star Wars a mesma coisa. Será difícil hoje em dia criar uma coisa com pés e cabeça?
Quero ver o RE, espero que seja melhor que o anterior com ela, que mais parecia um Mad Max com zombies… Os outros nem quero pensar nisso. Portugueses nem pensar. Não vi, não vou ver, nem quero ver. Falta tudo nos filmes portugueses e este certamente não fará diferença: Realização, ambiente, efeitos, argumento, história, acção, iluminação, actores, etc. Nem pensar! Não perco tempo com filmes portugas até algum fazer a diferença. Será que não aprendem? Basta tirar ideias do melhor que se faz no mundo!
Gosto de filmes com acção, não precisa de ser tiros, mas com acção, personagens que se mexam, que façam algo, com argumento ou história que não me façam adormecer, com algo que me surpreenda, Detesto filmes banais! Boa sorte a quem gostar dos outros alem do RE.
Acrescento que os realizadores portugueses precisam é de mostrar o bom de Portugal! Criar heróis! Não usarem personagens decadentes com problemas existenciais! O conceito que falo é feito nos países evoluídos, mas aqui são sempre coitadinhos, com problemas morais com vidas banais. Precisamos de exemplos e não de banalidades! Aprendam a realizar e a escolher argumentos! Nem consegui ver os trailers daqui até ao fim, que horror! Falta muito para serem no cinema, não me interessam os prémios, interessa-me é a evolução! Infelizmente isso não existe, os filmes portugueses são sempre a mesma porra! Nem porno são, são eróticos, eu não gosto de erotismo, gosto de porno, ou se vê ou não se vê, que parvoíce usarem erotismo para atraírem espectadores, metam porno!
Epá, oh NazgulTuga… podes fazer os comentários que quiseres… mas sem faltares ao respeito a ninguém.
Estares para aí com bocas foleiras desse género, a não respeitar as opiniões… és um bocado fraquinho e parvo.
De certeza que também não gostas que te digam isto não é?
Há que saber respeitar os gostos e opiniões, por muito diferentes que sejam das nossas.