Tardes de Cinema…
Nesta semana cinematográfica temos uma vez mais estreias em qualidade e em quantidade. Desde logo destaque para um dos nomeados a Melhor Filme na próxima edição dos Oscars: “Uma Outra Educação”. O filme passa-se nos anos 60 e explora a afirmação pessoal de uma jovem num mundo ainda predominantemente masculino, na descoberta de temas tabus como o desejo e sexualidade e ainda o clássico sistema educativo britânico.
Temos ainda dois filmes muito bem cotados pela crítica: “Um Homem Sério”, realizado pelos irmãos Coen (vencedores de um Oscar da Academia em 2007 com o filme “Este País Não é Para Velhos”) e “Um Homem Singular”, do realizador Tom Ford, que nos traz a história de um professor britânico que tem a vida virada de cabeça para baixo depois da morte do seu antigo sócio Jim.
Por fim temos ainda o filme de terror “O Lobisomem” e o documentário do realizador português Bruno de Almeida, “Bobby Cassidy”, que fala sobre a vida de Bobby Cassidy, um ex-boxeur profissional.
UMA OUTRA EDUCAÇÃO M12|DRAMA|REINO UNIDO|95m
Realização: Lone Scherfig Argumento: Lynn Barber, Nick Hornby Intérpretes: Peter Sarsgaard, Rosumund Pike, Emma Thompson, Olivia Williams, Carey Mulligan, Dominic Cooper, Alfred Molina, Sally Hawkins, Matthew Beard IMDB: 7,7/10 (7 527 votos)
“Uma Outra Educação” é um filme que se passa nos anos 60, onde a vida de uma rapariga de 17 anos muda completamente depois de ela conhecer um homem de 35 anos, que começa a cortejá-la com jantares elegantes, clubes e viagens. O comportamento do rapaz conquista também o pai da jovem, mas coloca em risco o futuro dela na Universidade de Oxford.
“Uma Outra Educação” segue a vida de uma jovem adolescente na Inglaterra dos anos 60 e a sua relação com um playboy a entrar na casa dos 40 e com sede de viver. Numa Londres em plena pré-revolução sexual e no germinar da beatlemania, o filme explora a afirmação pessoal de uma jovem num mundo ainda predominantemente masculino, na descoberta de temas tabus como o desejo e sexualidade e ainda o clássico sistema educativo britânico.
O filme conta no elenco com a excelente Carey Mulligan, Dominic Cooper, Rosamund Pike e ainda os veteranos Peter Saasgard, Alfred Molina, Emma Thompson. A realização está nas mãos da promissora Lone Schefrig. O filme está entre os nomeados para os Oscars em três categorias, incluindo a de Melhor Filme.
O LOBISOMEM M16|ACÇÃO, TERROR, THRILLER|REINO UNIDO
Realização: Joe Johnston Argumento: Andrew Kevin Walker, David Self Intérpretes: Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt, Hugo Weaving, Art Malik, Simon Merrells, Gemma Whelan, David Sterne IMDB: 6,8/10 (4 377 votos)
Realizado por Joe Johnston e com actores como Emily Blunt, Hugo Weaving, Benicio del Toro e Anthony Hopkins nos principais papéis, “O Lobisomem” (“The wolfman”) é um filme que volta a pegar na figura de um homem amaldiçoado (Benicio del Toro), que se transforma em lobo nas noites de lua cheia. “O Lobisomem” foi filmado em Inglaterra e tem estreia prevista para esta semana em Portugal.
A infância de Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) terminou na noite da morte da sua mãe. Após deixar o adormecido vilarejo Vitoriano de Blackmoor, passou décadas a tentar recuperar e esquecer o sucedido.
Mas quando a noiva do seu irmão, Gwen Conliffe (Emily Blunt), o procura para a ajudar a encontrar o seu amor desaparecido, Talbot regressa a casa para ajudar nas buscas. Descobre, então, que algo de força bruta e sedento de sangue tem vindo a matar os aldeãos e que um desconfiado inspector da Scotland Yard chamado Aberline (Hugo Weaving) foi chamado para investigar o caso.
Quando as peças começam a formar o terrível puzzle, Talbot ouve falar de uma maldição antiga que transforma os desesperados em Lobisomens aquando da Lua Cheia. Agora, de modo a parar a chacina e proteger a mulher que ele aprendeu a amar, Talbot tem de matar a maligna criatura que se esconde nos bosques que circundam Blackmoor.
Mas enquanto procura o terrível monstro, um simples homem com um passado atormentado irá revelar um lado primitivo… que nem imaginava existir.
UM HOMEM SÉRIO M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|105m
Realização: Ethan Coen, Joel Coen Argumento: Ethan Coen, Joel Coen Intérpretes: Michael Stuhlbarg, Fred Melamed, Richard Kind, Aaron Wolf, Sari Wagner, Jessica McManus, Adam Arkin IMDB: 7,5/10 (15 770 votos)
Os irmãos Coen, vencedores do Óscar de 2007 da Academia norte-americana para o filme “Este País Não é Para Velhos”, são os autores de, “Um Homem Sério”. Esta comédia negra contará a história de um professor, Larry Gopnick, que vê a sua vida a desmoronar-se, depois de a sua mulher sair de casa, devido ao seu irmão inadaptado, que resolveu assentar arraias na residência.
O cenário é um subúrbio indeterminado, algures em 1967, muito semelhante a St. Louis Park, onde Ethan e Joel cresceram, e marca o regresso da dupla ao humor negro, após terem lançado, recentemente, “Burn After Reading”, protagonizado por Brad Pitt e George Clooney.
“Um Homem Sério” É uma comédia negra centrada em 1967. Larry Gopnik, um judeu académico que vive num pacato subúrbio de Minneapolis está numa crise existencial.
A sua mulher Judith pensa abandoná-lo, o seu filho Danny assalta-lhe a carteira para arranjar dinheiro para comprar marijuana, e o inepto irmão Arthur que vive no seu sofá, Larry começa a questionar o verdadeiro valor da sua vida…
UM HOMEM SINGULAR M12|DRAMA|EUA|99m
Realização: Tom Ford Argumento: Tom Ford, David Scearce Intérpretes: Colin Firth, Julianne Moore, Matthew Goode, Ginnifer Goodwin, Nicholas Hoult, Paulette Lamori IMDB: 8,0/10 (2 734 votos)
“Um Homem Singular”, do realizador Tom Ford, é uma adaptação do livro com o mesmo nome do escritor Christopher Isherwod e mostra as 24 horas da vida de George, um professor britânico que tem a vida virada de cabeça para baixo depois da morte do seu antigo sócio Jim. O filme conta com Colin Firth, Julianne Moore e Matthew Goode nos principais papeis.
Los Angeles, 1962, no pico da Crise dos Mísseis de Cuba. George Falconer (Colin Firth) é um professor universitário de 52 anos, a tentar encontrar de novo um sentido para a vida, depois da morte do seu companheiro de sempre, Jim (Matthew Goode).
George mergulha no passado e não consegue imaginar o seu futuro, quando o acompanhamos durante um único dia, onde uma série de encontros e acontecimentos o levam a decidir se afinal haverá ou não sentido para a vida depois de perder o seu amigo Jim.
George é consolado pela sua amiga chegada Charley (Julianne Moore), uma beldade de 48 anos, também ela a lutar com as suas próprias questões acerca do futuro. E um jovem estudante de George, Kenny (Nicholas Hoult), que se está a aceitar como ele é, persegue George, vendo nele uma alma gémea…
BOBBY CASSIDY: COUNTERPUNCHER M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|72m
Realização: Bruno de Almeida Argumento: Bruno de Almeida Intérpretes: Bobby Cassidy, Bobby Cassidy Jr., Chris Cassidy, Nick Sandow IMDB: (ainda sem votação)
“Bobby Cassidy” é um documentário filmado em Nova Iorque e é uma obra documental de Bruno de Almeida, realizador português sediado nos EUA desde 1985 (que dirigiu a série da RTP “A Arte de Amália”), tem por base uma longa entrevista com Cassidy, um ex-boxeur profissional, integrando ainda imagens de arquivo de alguns combates filmados em Super-8 durante as décadas de 60 e 70.
Boxeur profissional durante 18 anos, Bobby Cassidy participou em mais de 80 combates contra grandes pugilistas como Luis Rodriguez, Sandro Mazzinghi, Rodrigo Valdez, Gypsy Joe Harris, Tom “The Bomb” Bethea e Jimmy Dupree.
Na sua longa carreira, conta 60 vitórias, 16 derrotas, 3 empates, 1 indecisão e 27 KO’s. Embora nunca tenha conquistado o título, Bobby Cassidy, um pugilista canhoto de pulso forte famoso pelo seu contra-ataque, foi considerado em 1976, pela World Boxing Comission como o n.º 1 da divisão de meio-pesados.
Ao reformar-se nos anos 80 foi ainda treinador de dois campeões do mundo, Donny Lalonde e Lonnie Bradley. Em 2002, foi admitido no New Jersey Boxing Hall of Fame.
Construído a partir de uma longa entrevista com o boxeur e de material de arquivo dos seus combates nos anos 60 e 70, este documentário dá-nos um olhar humanista sobre o universo do boxe, retratando a vida de um pugilista que desde criança aprendeu a odiar até se tornar num pai que aprendeu a amar.
Este artigo tem mais de um ano
Semana e boas estreias.
An Education é uma abordagem interessante do “desabrochar” de uma adolescente numa sociedade fechada à mulher.. Dentro do género gostei do filme.
The Wolfman, o mais esperado (pelo menos por mim), um tema que já foi várias vezes abordado ao longo da história do cinema, desta feita com um elenco credível, a ver vamos…
A Serious Man, mais uma incursão na comédia pelos irmãos coen, não desapontará….
Bons filmes….
Correção: “Semana de boas estreias”
Esta semana gostava de ter tempo para ir ver o UM HOMEM SÉRIO… alguém já o viu?
É muito, muito a temática dos Coen, que tem algo de negro mas pouco de comédia. Mas vá, sou suspeito na crítica porque não sou grande adepto desta dupla de irmãos.
serious man…quase que adormeci a ver este filme(penso que ainda passei pelas brasas uns 5 min!!!),acho que os filmes dos irmãos cohen estão muito sobrevalorizados, mas isto é apenas a minha opnião.