Tardes de Cinema…
Por Ricardo Vieira para o Pplware.
J.J.Abrams, um dos criadores de Lost, tenta fazer renascer uma das mais famosas sagas de Ficção-Científica do séc. XX. A todos os Trekkies e não só, resta a certeza que chegou uma nova era de aventuras espaciais a bordo da USS Enterprise. Descubram Star Trek, a estreia da semana.
CIDADE DOS HOMENS
M12|Drama|Brasil|106 min Realização: Paulo Morelli Argumento: Paulo Morelli, Elena Soarez Intérpretes: Darlan Cunha, Douglas Silva, Rodrigo dos Santos IMDB: 7,3/10 (3 615 votos) RT: 76% (75 críticas)
Laranjinha e Acerola são dois amigos que cresceram juntos na favela do Morro da Sinuca, no Rio de Janeiro. Acerola só pensa em conhecer outras mulheres. Quer de volta a liberdade precocemente perdida ao assumir, ainda adolescente, esposa e filho.
Laranjinha, namorador inveterado que sempre teve as mulheres que quis, sonha com aquilo que nunca teve: um pai.
Este filme, apesar de ter os mesmos produtores, é diferente do conhecidíssimo Cidade de Deus. É baseado numa série com o mesmo nome que teve exibição no canal Globo no Brasil, entre 2002 e 2005. “Cidade de Deus é um filme sobre traficantes”, afirmou Paulo Morelli, que recebeu do amigo e sócio Fernando Meirelles a “responsabilidade” de encerrar a saga de Acerola e Laranjinha. “Cidade dos Homens é sobre a comunidade.” Essa diferença é fundamental.
A câmara solta, a fotografia lavada e o óleo no corpo dos meninos (para acentuar a sensação de calor) foram apontadas pelos detractores como técnicas publicitárias.
Facto, é que essa estética foi aprimorada em Cidade de Deus e adaptada para a televisão quando Cidade dos Homens e seus dois jovens protagonistas foram convertidos numa série. E funcionou muito bem em ambos os casos, diga-se.
No cinema, Cidade dos Homens tem como temas: a maturidade, a paternidade e o trabalho. Apesar de não ter a força de Cidade de Deus, esta fita é bastante tocante e aprazível de se ver. Não deixem de dar uma olhadela.
STAR TREK
M12|Acção,Aventura|EUA|122 min Realização: J.J.Abrams Argumento: Alex Kurtzman, Roberto Orci Intérpretes: Chris Pine, Simon Pegg, Winona Ryder, Zachary Quinto, Eric Bana IMDB: 8,2/10 (1 982 votos) RT: 100% (24 críticas)
Um olhar sobre a fundação de uma das tripulações espaciais mais emblemáticas da Sétima Arte. Teremos a oportunidade de ver como o Capitão Kirk entrou na Academia Starfleet, o início da sua amizade com Spock e as primeiras batalhas contra os Romulanos.
Uma visão inovadora da maior aventura espacial de todos os tempos, “Star Trek”, com uma tripulação jovem e totalmente nova aventurando-se ousadamente onde nenhum Homem jamais chegou...
Star Trek é um franchise americano de ficção científica criado pelo argumentista e produtor Gene Roddenberry na década de 1960 e, posteriormente desenvolvida por ele e por outros produtores.
O universo ficcional de Star Trek é o cenário de seis séries televisivas, dez filmes para o cinema, centenas de livros - romances, banda desenhada, desenhos animados, enciclopédias, dicionários, "manuais técnicos" e mesmo textos científicos e filosóficos -, dúzias de jogos para computador e consolas e um parque temático em Las Vegas.
Isto tudo, para quem desconhecia, ter uma pequena noção do que realmente é Star Trek e o que significou para muitos milhares de pessoas. Com o avançar da indústria cinematográfica, e com os constantes remakes de filmes antigos e sagas marcantes da sétima arte, não tardaria um novo filme baseado nesta saga mítica.
J.J. Abrams, criador de (e pessoalmente acho uma das melhores séries em televisão de sempre) Lost e Fringe e produtor de Cloverfield, é o responsável por esta nova incursão da nave USS Enterprise pelo espaço infindável.
Não percam a oportunidade de ver o filme no cinema, porque só na grande tela, é que poderão verdadeiramente apreciar o festim visual e sonoro.
A estreia foi estrondosa: o público deu nota positiva e a crítica também. Aliás, no RT em 24 críticas, 24 foram positivas, tendo StarTrek um excelente 100%. Parece-me ser um “Reborn” daqueles. E esperemos que seja o início de mais algumas sequelas. Recomendo vivamente, não só aos Trekkies, como aos cinéfilos, dos mais comuns aos mais aficionados!
RESTANTES ESTREIAS
As Operações SAAL, A Zona
SUGESTÃO DA SEMANA
Perigo Iminente (blade runner) de 1982 Realizador: Ridley Scott
Num futuro longínquo, a integridade humana estará ameaçada pelos chamados «replicants», andróides que desejam acima de tudo ser humanos.
Para combater e proteger a autenticidade humana foi criada a Blade Runner, uma associação que promove, persegue e abate estes mesmos andróides. Entre os Blades Runners encontra-se Rick Deckard (Harrison Ford) que tem como missão abater quatro replicants foragidos.
Este artigo tem mais de um ano
Não sou fan de star trek mas este devo ver!
cidade dos homens tb é engraçado.
http://www.tagravado.com
Definitivamente Star Trek de J.J. Abrams… a não perder!!! Trekkie here!
Eu ainda sou do tempo em que se dizia “Caminho das estrelas”, “Guerra das estrelas”, “Homem-Aranha”, “Super-Homem”, “Pernalonga”…
Agora, é obrigatório dizer “Star Trek”, “Star Wars”, “Spiderman”, “Superman”, “Bugs Bunny”…
Eu cá, acho estúpido!
Outro ponto: não começam a ficar fartos desta coisa dos brasileiros só exportarem filmes passados em favelas? Já cansa! De um lado são as telenovelas com o seu mundo cor-de-rosa, do outro são os cineastas com uma realidade sempre negra. Não há meio termo? Depois, quando alguém fala do crime no Brasil, vêm para aqui falar da Maddie…
http://aospapeis.blogspot.com
Também já me apercebi disso. Aliás, aconteceu comigo e talvez não tanto para estes exemplos mas para outros. É que há traduções à portuguesa que são muito fracas e a malta usa antes o título original. Alguém sabe qual é o título em português para Eagle Eye? Knowing? New in Town? Hmmmm…
Olhos de Lince? Realmente está bem traduzido… não sabia que os linces tinham asas 🙂
@Tenente, as traduções nunca devem ser à letra. A expressão “eagle eye” corresponde à nossa “olhos de lince” e ambas querem dizer “algo que vê muito bem”
http://aospapeis.blogspot.com
É claro que há traduções fracas mas, nestes casos, mais do que traduções, são verdadeiros nomes que nós demos às coisas. Não me parece nada mal “Caminho das estrelas” ou “Pernalonga”.
Deixar de traduzir “Homem-Aranha” para passar a dizer “Spiderman”, então, é de bradar aos céus!
http://aospapeis.blogspot.com
Também sou do tempo do Caminho das Estrelas e Guerra das Estrelas… e não é por causa do nome à inglesa ou à portuguesa que vou julgar o filme… Só espero que este novo filme faça justiça aos velhos episódios da série televisiva e cinéfila! Pelo que se viu no trailer parece estar no bom caminho, assim o argumento seja forte! Espero que não seja apenas mais um, mas “o filme” Star Trek (ou Caminho das Estrelas) da nova geração!
Ninguém julgou filmes por causa do título. Referi a questão dos nomes porque acho estúpido o imparável abastardamento da nossa língua.
Blade Runner. Grande Filme.
Daqueles que já não se fazem, neste momento é só blockbusters a anunciar o fim do mundo sendo nós somos os culpados por tudo e Herois revoltados, injustiçados e incompreendidos.
E filmes para rir a sério? Já não vejo há anos, acho que um dos ultimos foi o Doidos por Mary.
Uma sugestão: “Bienvenue chez les Ch’tis” em português “Bem vindo ao Norte”. Filme Francês com pequeno orçamento e que foi um êxito enorme de bilheteira. Muito engraçado.
“Sex Drive”, “Role Models”, “How to Lose Friends & Alienate People”, “Fired Up”, “Y.P.F.[Young.People.Fucking]”, … e mais alguns que agora não me lembro. Para além das séries, mas isso é outra batalha.
A malta concentra-se muito nas grandes estreias e filmes re-editados, etc. porque existe por aí muito bom filme de que nem ouvimos falar.
Sem dúvida. O cinema de “segunda linha” brinda-nos muitas vezes com verdadeiras pérolas.
Mas o “Bienvenue chez les Ch’tis” pareceu-me abaixo das expectativas, ainda assim.
Está aí um filme tremendamente simples e muito giro, o “Almoço de Agosto” (“Pranzo di ferragusto” – perdoem-me o mau italiano) 🙂
http://aospapeis.blogspot.com
Tenta o “Um belo par de patins”
http://sergiolc.blogs.sapo.pt/142624.html
Uma hilariante supresa! :)))
http://aospapeis.blogspot.com
Star Trek… sou fanático por estes novos mundos. Tudo começou quando seguia em miúdo a Battlestar Galactica…
Tenho de ver esta nova saga do Star Trek!
Oh pá, que belas tardes de Domingo! E que emoção quando eles chegaram, finalmente, à terra!
http://aospapeis.blogspot.com
É engraçado como nas series e filmes feitas nos anos 80 (star wars e afins) tentam meter um ar futurista nos actores mas ficaram sempre com um ar típico dos 80’s eheh
A Guerra das Estrelas tem um ar típico dos anos 60/70. Salta à vista!
http://aospapeis.blogspot.com
Tenho que admitir que não sou adepto do Blade Runner.
Sei que é um filme de culto mas não me caiu no goto.
Star Trek é coisa do qual nunca gostei e o Cidade de Deus gostei mas deixa-me um pouco triste.
Estes filmes mostram sempre um Brasil degradado e perigoso (que todos nós sabemos que existe) mas que eu gostaria muito que não fosse verdade.
Faz falta imaginar o Brasil do principio dos anos 80.
Aquele Brasil que nós, cá em Portugal, imaginávamos ainda que era um grande paraíso tropical…
__________________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Vê este Star Trek… Pode ser que mudes de opinião… 😉
Aqui está o Trailer em Português e em Alta Definição (HD) Enjoy
http://www.cliptuga.com/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=100031
Muito bom Modgik! Obrigado. Este trailer arrepia-me sempre que o vejo. Acho que até agora, foi um dos melhores. As cenas escolhidas e a música estão perfeitas.
Sempre gostei mais do Star Trek do que do Star Wars. Não me perguntem porquê mas talvez por achar os filmes do Lucas demasiado estereotipados. Ver se passo pelo cinema ver este novo Star Trek… é que já não ponho os coutos numa sala escura há tanto tempo…
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Duas boas estreias esta semana… Pessoalmente sou fã de filmes de ficção scientífica… já do star treck, apenas gosto de ver…
A cidade dos homens é um bom filme, mas deverá ter-se em conta a série com o mesmo nome de 2002-2005 num total de 19 episódios, que retrata o crescimento na favela das duas personagens (na altura com 13 anos), até atingirem a idade de 18 anos, período que é retratado no filme..
Bons filmes
Abraço
«http://torrentpremium.blogspot.com»