PplWare Mobile

XPM – Corra o XP no Windows 7

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. skipjack says:

    como diz o nosso primeiro: Porreiro pahh

  2. Dega_cwb says:

    Quais idioma esta disponível o wxp-mode

    • aver says:

      Várias, mas não em português PT ou BR. Seguindo o último link do post encontras. Instalei os dois, em inglês, no Windows 7 RC PT-PT e funcionam sem problemas.

  3. Jorge Rodrigues says:

    assim sim.. até porque a minha mãe stressa bué com o Vista… estou deveras ansioso para que saia o Windows 7.. pra poder usar o XP no Asus dela.

  4. sem duvida, a melhor ferramenta do windows 7!

    http://www.tagravado.com

  5. Gota says:

    Eu já li muito sobre este assunto mas ainda existem algumas dúvidas que não consigo esclarecer…

    Então quer dizer que o Windows Xp tornou-se um SO gratuito?

    Como sabemos que programas são necessários executar no windows XP?

    Como sabemos que programas estão a ser executados no windows XP?

    Ah… e computadores com alguns anitos já não conseguem executar os dois SO ao mesmo tempo.

    Mas eu posso e admito que foi uma grande ideia da Microsoft…

    • Nuno says:

      “Ah… e computadores com alguns anitos já não conseguem executar os dois SO ao mesmo tempo.”

      A ideia e poder usar aplicacoes “velhas” em XP dentro do 7 em hardware recente. Nao e do interesse da MS (ou outro fabricante de software) promover a estagnação do hardware/software.

      Quem optar por manter servidores velhos que o assuma e os mantenha pelos seus próprios meios ao bom estilo de coleccionador de VW carochas 😀 . Quem precisar de manter aplicações velhas tem aqui mais uma ferramenta para o fazer enquanto não arranja uma solução moderna.

    • José Romão says:

      “Então quer dizer que o Windows Xp tornou-se um SO gratuito? ”

      nao, claro que nao.. o preço certamente esta incluido no do windows7 😛 queres uses quer nao ^^,

      “Como sabemos que programas são necessários executar no windows XP?”

      aqueles que crasharem qd executares no w7, 😛

      “Como sabemos que programas estão a ser executados no windows XP?”
      aqueles que abriste para a “virtual machine”

  6. Kayn says:

    ok, a ideia é muito boa (embora nada de realmente novo, lembro me de fazer algo semelhante com o vmware, que criava ligações interessantes entre o SO host e guest, inclusive drag and drop)

    Que ninguém me interprete incorrectamente, eu estou a gostar muito do win7, mas… o que é que realmente me faz querer mudar do xp para o 7? Afinal vou chegar la e trabalhar na mesma com o xp… por melhor que seja a performance do 7, quase de certeza que se só tivesse o xp instalado de base a coisa mesmo assim ia ser mais rapida…

    Vou experimentar, de qualquer maneira.
    Pelo menos esta solução bate aos pontos o modo de compatibilidade de vista que nunca funcionou direito.
    No entanto, o facto de terem que fazer esta jogada, não deixa de ser a M$ a admitir uma pseudo-derrota sobre varios aspectos.

    1- Vista é fiasco, irrelevantemente de toda a cobertura de açucar que a M$ lhe tenha posto. Não estão aqui a criar um modo de compatibilidade com o Vista, mas com o XP. Esta manobra traduz-se como postura oficial da M$ em relação ao assunto

    2- Dizer que “foi mais facil” fazer assim do que tornar o 7 compatível de raiz com o XP é só um ponto de vista. Não deixa de ser admitir um fail por uma coisa que eles não conseguiram fazer/implementar com sucesso lol. Eles aqui tiveram que desenvolver tecnologia nova para colmatar esse facto, enquanto que a tech do xp já está desenvolvida, mas mesmo assim não a conseguiram utilizar. Devia ser boa demais 😛
    De certa forma, as probabilidades de algo funcionar no xp directo do que num possivel win7 compatível são maiores.
    Vamos ver como corre.

    Ter esta alternativa é sempre bom.
    Já agora, por curiosidade, esta máquina virtual reconhece o hardware da maquina host e usa-o directo ou trabalha sobre hardware emulado?

    • Tiago Araújo says:

      Penso que estás a interpretar mal, a ideia não é chegares ao 7 e trabalhares com o XP, é caso tenhas alguma aplicação que não corra no vista/7, teres uma solução que te permita correr essa aplicação sem teres de pedir a devolução do dinheiro que gastaste no SO recente, isto até porque se trata de um opcional, caso funcione tudo no 7 (como é o meu caso), nem precisas de instalar esta ferramente.

      Eu vejo isto como uma ajuda, julgo que muito bem pensada! Quem sabe até em linux não se veja no futuro uma ferramenta semelhante. Sim, eu sei que há o Wine, mas esta forma de integração, como já foi dito, é muito mais transparente.

    • Nuno says:

      É pena a Microsoft ainda não te ter encontrado e contratado para chefiar o desenvolvimento do próximo SO.

  7. FB says:

    Não estará a microsoft a assumir com esta funcionalidade que o 7 pode ainda nao satisfazer completamente os “agarrados” ao XP???

    Não será um assumir que ainda não foi desta que superaram o velhinho XP???

    • Carlos Oliveira says:

      Só terás que recorrer ao virtual para as aplicações que ainda não são compativeis com o Se7en, ou para os equipamentos, para os quais os OEM’s ainda não desenvolveram drivers compativeis.

  8. vipan says:

    Para todos os que já trabalham à uns bons anos com computadores e para aqueles que não querem evoluir do xp é de realçar que o Windows XP já é um SO com 8 ANOS de constante evolução e que o mesmo foi desenvolvido a partir dos seus congénitos anteriores Windows 2000 e Windows Me (que para a altura foram mal recebidos como o Vista actualmente, pois o que dominava era o Windows 98) e lembro-me perfeitamente que quando fiz a emigração do 98 para o Windows XP tive inúmeros problemas (dês de drives como até bugs naturais numa nova versão do Software Microsoft) saindo da nostalgia voltando ao presente é de relembrar que o Windows 7 numa máquina com hardware actual obtêm melhores resultados que o velho XP isto já foi visto e revisto, acho muito boa a ideia da integração do Windows XP em modo virtual muito útil para evitar problemas que já tive no passado.

  9. José Romão says:

    Existe algo que nao entendo… Expliquem-me aqueles que pensam que “ah e tal vou manter o xp”, Porque de tanta resistencia a tecnologia nova?!

    Ah e tal tem bugs.. pois tem .. mas tambem o xp tinha antes dos 3 SP’s bugs tais que ate ficavamos sem net 2 min dps de nos ligarmos se bem se lembram.

    Porque mudar da roda de maneira para a de borracha se ambas sao redondas e giram!? Felizmente que nem todos sao tao conservadores dessa forma o mundo ando pra frente.. pois se nos conformasse-mos com o que tempo andavamos todos apaticos.

    Viva a tecnologia, viva aos bugs que delas resultam pois fazemnos aprender com isso e evoluir para um caminho melhor.

    Para os septicos que nem desta mudam do xp para o windows7 por é “novo demais, tem incomptibilidades (que ainda nao encontrei excepto do demon tools mas ja tem soluçao)” apenas tenho a dizer.. voltem pro windows 98! esse ja tem mais anos nas pernas que o xp e deve (segundo o vosso ponto de vista) ser mais estavel.. ah ups nao é… ja nao há desenvolvimento pra isso..

    apenas a minha opiniao.

    • El Kabong says:

      Falo no meu caso, que ainda resisto no xp e não migrei para vista, pela seguinte razão:

      Quando o vista saíu (antes de haver SP’s), era um SO que comia recursos até dizer chega.

      Ora eu como gamer ocasional, que até empato ocasionalmente algum dinheiro em hardware para conseguir correr os jogos decentemente, acabo de gastar X€ em hardware, para ganhar algums frames-per-second, para vir um SO comer recursos e voltar a ficar com os jogos na mesma?

      Mal por mal, mantenho o XP (que até foi tendo actualizações) e jogo decentemente. (dado que até apareceu um patch para resolver o problema do DX10).

      Com o 7 já parece ser ligeiramente diferente. E nesta altura parece-me mesmo que vou trocar o XP pelo 7. A menos que as coisas mudem radicalmente.

      Relativamente ao tópico:

      Parece-me muito bem esta ideia da retro-compatibilidade, só acho que as pessoas estão ali a ver um XP e começam a ficar assustadas e a tirar conclusões precipitadas.
      Se formos a ver bem, todos os windows tiveram a opção para retro-compatibilidade. Só que esta nunca abriu uma janela com o próprio SO lá a correr nem precisou de grandes mecanismos de virtualização.

      • José Romão says:

        “Se formos a ver bem, todos os windows tiveram a opção para retro-compatibilidade. Só que esta nunca abriu uma janela com o próprio SO lá a correr nem precisou de grandes mecanismos de virtualização.”

        e se formos a ver melhor ainda nem sequer funcionavam correctamente 😛 davam sempre erros. Esta versao nao sei pk ainda nao tive oportunidade de testar.

        Quanto ao mudar de XP pra vista concordo plenamente ctg e axo que é a unica razao plausivel para nao ter mudado era nao ter maquina para isso. Porque tendo maquina para isso……

        mas com o seven é diferente e nao sei o porque de tanta resistencia.

  10. PeTiNgA says:

    Para mim trás uma grande vantagem, que é a possibilidade de correr aplicações de 32-bits dentro do XPM, tendo o Win7 a 64-bits (tenho aqui uma que simplesmente se recusa a instalar em 64-bits), e tudo isto de maneira totalmente transparente.

  11. Leamsi says:

    “Naturalmente que tudo tem um custo e esta nova possibilidade requer que o CPU da máquina tenha capacidades de virtualização. Conhecido como suporte para virtualização de hardware.”

    Caso o PC não tenha esta funcionalidade ele não conseguirá usar o modo XP?

    • Marcelo Ribeiro says:

      Caso não tenha, não.

      E como foi referido acima e muito bem, Este XP Mode para além de resolver os problemas de compatibilidade com o WIndows 7, também resolve os problemas de compatibilidades existentes em utilizar hardware e/ou software que só funcionam em 32bits, quando o Windows 7 está em 64bits, ou seja, a versão do XP que consta é a de 32bits (x86) com SP3.

      Cumprimentos

  12. Kayn says:

    @Tiago Araújo: Nao, tu é que me interpretaste mal. 🙂 Não estou a dizer que a ideia é la chegar e trabalhar exclusivamente com o xp. Isso era uma estupidez do utilizador/desperdicio de dinheiro, para isso não fazia upgrade nenhum 🙂

    O meu comentario foi o de um utilizador que pensa neste ponto de vista (não necessariamente o meu caso): Eu sou um utilizador diario de um programa qualquer que so trabalha no xp (um prog. de facturação, p. ex.). O que é que me leva a comprar o 7? Nada, vou acabar por trabalhar na mesma no xp virtualizado (porque so trabalho aí). Certo, vou trabalhar na mesma porque há a opcao que me deixa trabalhar, e isso é bom, mas é um bocado pointless fazer um upgrade para trabalhar no mesmo. Derrota o significado de upgrade lol.

    No entanto, eu não estou contra. Mil vezes esta solução do que nenhuma (supondo que funciona bem).

    Quanto à “resistencia” às novas tecnologias, não há resistencia nenhuma da minha parte.
    No entanto, há aqui um ponto de vista a esclarecer. Vou falar um bocado pelos “resistentes” porque eu já fui um.
    “ah e tal, vou manter o xp” não vem por acaso. Já passamos pela fase dos bugs e problemas. Gato escaldado… ninguem quer passar por ai de novo, se não tiver que passar.
    E dizer que “ah e tal, o xp tambem comecou com bugs” não é razão. Não vou contradizer o facto de que o xp ja teve problemas, mas repara, se tenho um sistema que já passou por essa fase e já tive problemas com ele mas agora não tenho e ta tudo bem, porque é que haveria eu de querer voltar ao tormento que já passei, se nem tenho necessidade disso e ainda por cima tenho custos acrescidos? Não faz sentido, pois não?

    Dizer que vamos voltar pro 98 tambem não é muito… inteligente e até ligeiramente insultuoso. Os velhos do restelo que ficam com sistemas operativos mais antigos, fazem-no com sistemas operativos decentemente desenvolvidos como o xp, não vale a pena insultar a inteligencia deles dizendo que quanto mais pra tras melhor. Não está em causa a idade do sistema, está a estabilidade dele, e, embora o 98 tivesse sido um grande SO, foi suplantado terminantemente pelo xp logo no inicio pela aproximacao ao kernell que teve a nivel de programacao. Isto, em termos praticos, traduz-se na experiencia que o user tinha quando algo crashava. No 98 reiniciava-se o pc todo, no xp, terminava-se a aplicacao e o SO continua a rolar.

    Para finalizar, epá o gajo que disse “Vivam os bugs” que não me leve a mal, eu ate percebi a ideia de aprender com os erros que foi transmitida, mas… não digas asneiras pá! ahah 😛
    Nunca perdeste o trabalho duma vida por causa de um bug, senão não dizias isso 🙂

    Nao me interpretem mal, eu fiquei bastante viciado na beta do 7. Adorei o trabalho deles e, como o resto do mundo, estou so a espera que seja lançado para usar. E estou longe de dizer que o XPM é má ideia, não é. Mas há que tentar perceber porque é que as vezes há resistencia. Não descartem as pessoas que não estao tao entusiasmadas com coisas novas como mentecaptos retrogrados, porque a grande maioria deles até tem razoes validas para o fazer que não estão dispostas a ver abandonadas até prova em contrario. 🙂

    E ninguem me respondeu lol
    Este virtual pc trabalha directo com o hardware da maquina ou hardware emulado? Pode fazer toda a diferença…

    • José Romão says:

      o trabalho de uma vida nao digo mas mtas horas na vida a perdi. sou programador informático de profissão e bugs é uma constante no meu dia a dia (nao somente do meu codigo mas tambem) e com eles aprndemos mto… mto mesmo

    • José Romão says:

      “E dizer que “ah e tal, o xp tambem comecou com bugs” não é razão. Não vou contradizer o facto de que o xp ja teve problemas, mas repara, se tenho um sistema que já passou por essa fase e já tive problemas com ele mas agora não tenho e ta tudo bem, porque é que haveria eu de querer voltar ao tormento que já passei, se nem tenho necessidade disso e ainda por cima tenho custos acrescidos? Não faz sentido, pois não?”

      terei de concordar contigo na parte em que dizes que nao queres passar por tormentos outra vez mas é um preço a pagar pela nova tecnologia.. um preço baixo imo , ficar parado no tempo nao me parece uma opção.

      quanto ao custo acrescido.. aqui entre nos … sabes bem que nao terás nenhum 😉 o que nao falta prai é maneiras de arranjar windows sem custos acrescidos.

      • Kayn says:

        ahah, nao, não tens quando estamos a falar de trabalho e tens que o ter legal, ou corres o risco de pagar muitos windows de uma vez se tiveres um frente-a-frente com a fiscalização.

        Ninguem diz que não é para actualizar. Eventualmente. Os outros que passem pelos tormentos primeiro, que eu fico parado no tempo mais um bocado com esta coisa que funciona lol. Este é o ponto de vista do gajo que fica pra traz mais uns tempos ate ver a coisa provada como funcional.

  13. UKN says:

    Ora bem, segundo li no download squad as prestações deste modo virtual ficavam aquem do mesmo XP quando lançado no Virtual PC em separado, ou seja sem estar integrado no XPM do sistema operativo.
    E isto com hardware bem mais potente com o meu …
    O que a confirmar … já se sabe que na prática não vai dar em nada.

    Alguem confirma isto !?

    • Marcelo Ribeiro says:

      Boas,
      É bem possível que seja. Já utilizei o XPM e realmente reparei que o sistema não tem tanta performance como o XP “clean”, mesmo em Virtual.

      Mas também o objectivo do XPM não é esse. O objectivo é poderes trabalhar com software/hardware que ou por ser já antigo ou porque tem características XPTO não trabalha correctamente no Windows 7.

      Resumindo: O XPM, como já li algures, é o último recurso antes de largar os cordões à bolsa e comprar novo hardware/software. Não foi pensado para performance, infelizmente 😉

      Abraço

  14. Samuel Gomes says:

    Isto vai-me dar muito jeito =D
    Eu ainda uso XP, nunca ganhei grande motivação pelo vista, logo tenho montes de software que é indispensável para mim tudo compatível com XP, logo não vou ter que andar à procura de outros, os que tenho vao ser os mesmos 🙂

    A MS* andasse a portar bem e é assim que eu gosto eheh 🙂

  15. Malamen says:

    Irá fazer muito jeito a pessoas que trabalham com software específico de determinadas áreas que não teve evolução para correr no 7.

    No meu caso, não me aquece nem arrefece. Não uso nada que não funcione no 7.

  16. Hugo Pereira says:

    Isto tb funciona no Vista, ou é exclusivo para o Windows 7?

    Abraço.

  17. aver says:

    Não li todos os comentários, não sei se já alguém falou do seguinte … Pode instalar-se uma aplicação no Virtual XP que ela fica disponível também no Windows 7 – é preciso é antes fechar o Virtual XP e ir a Programas do Windows 7. Evita grande parte da duplicação na instalação de aplicações numa máqina virtual clássica guest/host.

    Por enquanto o Virtual XP SP3(tem 445 MB) não pede qualquer chave de activação. Penso que na versão final a Microsoft irá cobrar uma licença, pode é não ser muito alta.

    • R. Campachi says:

      Ou usar uma licença original do XP antiga.

      Comprar uma licença adicional de XP já tendo uma em mãos, não vai agradar muita gente.

    • aver says:

      Só um pormenor, que diz tudo sobre a filosofia (pronto, para evitar uma palavra “cara”, sobre o interesse da Micrososoft) no XPM.

      É mesmo para convencer as empresas a comprar o Windows 7 sem receio de problemas de incompatibilidades – de outro modo não se exlica que o Virtual XP SP3 traga …o IE 6! É que o browser mais utilizado nas empresas é o IE6, apesar de a própria Microsoft, por razões de segurança, recomendar a actualização para o IE 7.
      (Escrito em XPM nesse bicho pré-histórico 😀 )

  18. R. Campachi says:

    A ideia é boa, já pensou se a M$ fizesse igual a Apple quando lançou o Mac OS X e os aplicativos para Mac OS anteriores eram incompatíveis com o novo Mac OS X (ou algo parecido).

    Na minha opinião o Seven deveria ser somente 64 bits, e emular o XP em 32 bits, ai vale mais a pena usar o XPM por causa da compatibilidade.

  19. Gota says:

    Tentei instalar isto mas diz-me que não suporto virtualização de hardware… não sei…

    Uma cena: por acaso não existe o filezilla 64bits compatível com o W7?

  20. Paulo Pereira says:

    Recordando um verificador de funcionalidades que já aqui foi divulgado antes:
    SecurAble
    http://www.grc.com/securable.htm

    SecurAble probes the system’s processor to determine the presence, absence and operational status of three modern processor features:

    * 64-bit instruction extensions,
    * Hardware support for detecting and preventing
    the execution of code in program data areas, … and
    * Hardware support for system resource “virtualization.”

  21. Funciona o gunbound? xD Minha namorada vai me matar quando descobrir que eu formatei o pc e jogo dela não presta no seven… rsrsrs

  22. Olá. Estou tendo um problema, baixei o programa da intel, ele diz que meu processador tem a função de virtualização [T7200] mas quando eu fui executar… mandava eu utilizar a BIOS para tal fim… só que…

    Não tem tal opção na minha BIOS…

    Notebook: HEL80
    Versão da BIOS: 112B

    Alguém poderia me dar uma ajuda?

  23. R. Campachi says:

    > Experimentamos o modo XP do Windows 7
    http://info.abril.com.br/blog/estacaowindows/20090430_listar.shtml?164299

    “O programa até roda no Windows Vista, mas não no de 64 bits. No modo XP, funcionou sem problemas. Depois da instalação, o atalho para acioná-lo apareceu no menu Iniciar como esperado. Com o programa em execução, não se vê o Windows XP. Só o aspecto da janela denuncia que se trata de um aplicativo antigo, com jeito de Windows 95.”

    “A má notícia é que ele só poderá ser usado nas edições Ultimate e Professional (equivalente ao Windows Vista Business) do Windows 7. Há também requisitos de hardware, como ter pelo menos 2 GB de memória.”

    “O usuário individual, que geralmente possui uma das edições Home do Windows, não terá nenhuma dessas opções para rodar programas incompatíveis.”

  24. R. Campachi says:

    > 24 novidades do Windows 7
    http://info.abril.com.br/blog/estacaowindows/20090505_listar.shtml?165007

    “2 – Barra de Tarefas
    A Barra de Tarefas fundiu-se com a Barra de Início Rápido e ficou mais parecida com o Dock do Mac OS.”

    “5 – Gadgets
    A Barra Lateral morreu. Agora, os gadgets ficam em qualquer lugar da tela. Também ganharam ajustes de tamanho e opacidade.”

    “6 – Paint e WordPad
    A nova interface usa uma faixa de controle parecida com a do Office 2007. Além disso, o WordPad agora trabalha com arquivos docx, o padrão do Word 2007.”

    “17 – Impressoras
    O usuário de notebook pode ter mais de uma impressora padrão, uma para cada rede à qual costuma se conectar.”

    “21 – Remoção de componentes
    Diferentemente do que acontece no Windows XP e no Vista, muitos dos componentes do Windows 7 podem ser removidos pelo usuário se ele desejar. Isso inclui o Internet Explorer que, no passado, a Microsoft insistia ser parte inseparável do sistema.”

    “24 – BitLocker to Go
    As edições Enterprise e Ultimate terão esse recurso para criptografar unidades de armazenamento removíveis.”

  25. intense says:

    E tenho uma duvida, bem aqui estamos a correr o windows Xp, e se por exemplo conseguir mos por a correr mac ou linux conseguismos correr os programas destes sistemas operativos?

  26. Tipo… só não estou conseguindo executar o programa… =/ e agora gente?

  27. Bom… depois de muito pesquisar… e de hackear minha CMOS para habilitar o recurso de hardware virtualization que não estava presente na BIOS porém havia presente no meu processador T7200… um novo problema surge na hora de instalar o XPM… =/ heis aqui ele:

    http://img395.imageshack.us/img395/8506/novoerro.jpg

    Ps: como não sei incorporar imagens vou deixar o link do imageshack mesmo

    • ok… xD consegui resolver graças a esse artigo:

      http://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/w7itprovirt/thread/02c9e716-9f46-4535-ad8c-68abba255c2d

      mas aconteceu um novo problema…

      o Direct3D não está funcionando…

      o que eu poderia fazer para ele ficar on?

      Assim poderia jogar meus jogos sem problemas… eu conto com vocês!!!

      • aver says:

        Tenho acompanhado os teus esforços para ultrapassares os problemas. Espero que possas ultrapassar esta, mas penso que não tenho boas notícias para te dar.

        Quando falaste do Direct3D lembrei-me que estamos a falar de virtualização e que as máquinas virtuais não usam a placa gráfica física instalada (no meu caso uma FX 8800) mas criam uma placa gráfica virtual (chamada VMware… se estiver a usar o VMware, etc).

        Fui ver no meu XP Mode, indo por My Computer > Properties > Hardware > Device Manager (Gestor de Dispositivos) e encontro em Display Adapters: Virtual PC Integration Components.

        Penso que o Windows Virtual PC/XP Mode, como modo de virtualização que é, também não recorre à placa gráfica física e cria uma virtual. Se a virtual não suportar Direct 3D, os jogos que precisam dele não correrão em XP mode.
        Cumps. Gostaria que encontrasses uma solução. Se não encontrares, a procura já valeu a pena.

        • aver says:

          Se não encontrares … há sempre a instalação, fácil, em “dual boot” do XP e do Windows 7, em partições diferentes.

          • pois é… já desisti do virtual pc… agora me interessei pelo vmware workstation 6.5.2 enfim… parece que este atravez do vmware tools da suporte a até 64mb de video e aceleração… vou testar… apenas estou baixando uma imagem limpa do xp sp3 do msdn e logo vou testar… vou deixar o dual boot como ultima cartada, mas fica aqui um pedido:

            eu sei que quando eu instalar o xp em outra partição vai bagunçar o boot…

            qual seria o processo para habilitar normalmente os dois?

            assim já vou adiantando um possível futuro passo =]

            desde já muito obrigado pelas informações fornecidas… foram-me úteis por demais!

    • aver says:

      O dual-boot, do Windows, apareceu com Vista e continuou com o Windows 7. Instalando o Windows 7 por último ele cria o dual-boot, ou seja, um ecrã onde se escolhe qual o sistema operativo que se quer que arranque. A forma mais simples:

      Se já criaste uma partição para instalar o Windows 7 (é simples, mas como tudo é preciso saber, se precisares de alguma indicação diz.

      Se já tens o XP (ou o Vista) instalado “monta” o ficheiro .iso do W7 RC com o MagicDisc, DaemonTools ou qualquer programa que crie drives (discos) virtuais e monte .isos. Vais ao disco virtual assim montado, encontras o ficheiro SetUp do W7 dás-lhe dois cliques, escolhes a partição livre para o instalar (cuidado aqui) e esperas que o computador se reinicie, várias vezes, instale o W7, até que finalmente apareça o dual-boot (Nos reinícios aparecem écrans desses, de opções de boot, com o Windows Installer, mas são temporários, não é preciso mexer em nada). Se não quiseres “montar” o ficheiro iso “queima-o” para um DVD, porque o resto é igual.
      Com o dual-boot tem-se acesso a todas as pastas, qualquer que seja o sistema operativo que arrancou e usam-se todos os recursos físicos, como a placa gráfica. Para uso prolongado XP – Windows 7, a forma melhor é o dual-boot.
      Cumps.

  28. Então… se não der certo no VMWARE… e parece que dará… farei o processo descrito aqui:

    http://apcmag.com/how_to_dual_boot_vista_and_xp_with_vista_installed_first__the_stepbystep_guide.htm?page=1

    Então… vamos que vamos né?

    • aver says:

      Parece-me um excelente tutorial. Se dá no Vista vai dar no Windows 7. Só costumo usar o Easeus para redimensionar e criar partições mas já tenho lido boas recomendações do GParted. Com o Easeus costumo deixar a redimensionar e criar partições durante a noite. Num disco de 500 GB (bastante cheio) demora para aí uma 4 horas.

  29. Guardião says:

    Não gosto, não dá para colocar mais que 16bit de cores além de parecer ter problemas com o ClearType.

  30. cadillac says:

    Acabei de testar e apresenta um problema, se terminar sessão depois não consigo entrar por nao saber a password do user, a solução passa por terminar o processo e voltar a entrar.

  31. ze says:

    Instalei o Win7 hoje. Até agora alguns problemas com drivers mas consegui resolver tudo.
    Apenas queria poder usar o Web Phone Messenger uma vez que estou de erasmus e uso-o bastante, mas parece que não é compatível, já procurei em todo lado e ainda não encontrei uma maneira de o por a funcionar.
    A minha intel nao deixa funcionar ester Win Virtual PC..N queria fazer dual boot, o qué q me aconselham? já tive uma experiência a algum tempo com o VMware, mas ficava tudo um bocado lento..E só preciso de executar um programa, o q é mais adequado?
    Obrigado

  32. JD says:

    Mas afinal o XP Mode é apenas um programa de virtualização (MS Virtual PC) como o vmware, virtualbox, etc?

    Sendo assim fica mais lento e não tem suporte Directx?
    Não se podem jogar jogos no XP Mode como se fosse num XP a sério?

    Obrigado.

  33. Angelo Matos says:

    os links estão off

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.