Tardes de Cinema…
Nesta semana cinematográfica, temos uma grande estreia em destaque: é claro que nos referimos à nova adaptação de “Robin Hood”. Realizado por Ridley Scott, o filme conta a história de como um arqueiro ao serviço do Rei Ricardo Coração de Leão, que se tornou conhecido como Robin Hood, o famoso arqueiro. Da Coreia do Sul chega-nos “Mother - Uma Força Única” com uma história forte sobre o amor de uma mãe pelo seu filho, e até onde ela está disposta a ir para o defender.
Temos ainda o documentário português “A Ilha da Cova da Moura”; a comédia “City Island - Segredos à Medida”, com os caricatos segredos de uma família; o filme brasileiro “Estômago - Uma História Nada Infantil Sobre Poder, Sexo e Gastronomia” e por fim da Roménia o filme “Histórias da Idade de Ouro”, que nos traz o retrato de uma nação que tenta sobreviver ao dia-a-dia face à implacável lógica da ditadura.
ROBIN HOOD M12|ACÇÃO, AVENTURA|EUA|141m
Realização: Ridley Scott Argumento: Brian Helgeland Intérpretes: Russell Crowe, Mark Strong, Cate Blanchett, William Hurt, Max von Sydow, Eileen Atkins, Oscar Isaac, Danny Huston, Mark Addy, Matthew Macfadyen, Kevin Durand, Scott Grimes IMDB: (ainda sem votação)
Nesta nova adaptação de “Robin Hood”, realizada por Ridley Scott, é mostrada a história de como um arqueiro ao serviço do Rei Ricardo Coração de Leão, se tornou conhecido como Robin Hood, o famoso arqueiro fora-da-lei do folclore da Inglaterra. Começando após a morte do Rei Ricardo, o filme acompanha Robin na sua jornada infame diante dos barões ingleses e o recém coroado Rei João. Este é um Robin Hood nunca visto antes, com uma maior dose de realidade.
A história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu espírito de aventura e justiça.
Na Inglaterra do século XIII, Robin e o seu grupo de saqueadores combatem a corrupção numa pequena cidade desafiando a Coroa a rectificar o balanço de poder entre o Rei e os seus subordinados.
Tendo como aliada uma mulher determinada, Lady Marian, um homem de origens humildes, seja ele um herói ou um fora-da-lei, irá torna-se num símbolo eterno de liberdade para o seu povo.
Bem ao estilo de "Gladiador", este é um filme a não perder por todos os amantes da sétima arte...
MOTHER - UMA FORÇA ÚNICA M12|DRAMA, MISTÉRIO, THRILLER|COREIA DO SUL|128m
Realização: Joon-ho Bong Argumento: Eun-kyo Park, Joon-ho Bong Intérpretes: Hye-ja Kim, Bin Won, Ku Jin, Yoon Jae-Moon, Mi-sun Jun, Young-Suck Lee, Sae-Beauk Song, Mun-hee Na, Woo-hee Chun, Byoung-Soon Kim IMDB: 8,1 /10 (2 271 votos)
“Mother - Uma Força Única” é um filme que nos chega da Coreia do Sul, realizado por Joon-ho Bong. No filme, Hye-ja é mãe solteira. Do-joon, o seu filho de 27 anos, é a sua razão de ser. Apesar da idade adulta, Do-joon é ingénuo em relação a tudo na vida e completamente dependente da mãe. Por vezes, tem um comportamento estúpido, ou simplesmente perigoso. Até que, um dia, Do-joon é acusado de matar uma jovem… Será ele culpado ou inocente?
Hye-ja é mãe solteira. Do-joon, o seu filho de 27 anos, é a sua razão de ser. Apesar da idade adulta, Do-joon é ingénuo em relação a tudo na vida e completamente dependente da mãe. Por vezes, tem um comportamento estúpido, ou simplesmente perigoso. É uma constante fonte de ansiedade para toda a gente.
Um dia, uma jovem é encontrada morta num edifício abandonado e Do-joon é acusado da sua morte. Um advogado pouco eficaz e uma força policial apática que encerra o caso de Do-joon demasiado depressa inspira a sua mãe a agir por conta própria -- a agir como Mãe, na verdadeira acepção da palavra.
Apelando a todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, parte à procura do assassino e da prova da inocência do seu adorado filho.
ILHA DA COVA DA MOURA M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|81m
Realização: Rui Simões Argumento: Rui Simões Intérpretes: nada a assinalar IMDB: (nada a assinalar)
“A Ilha da Cova da Moura” é uma produção da Real Ficção e esteve seleccionado para o IndieLisboa 2010.
Na área da Grande Lisboa, o nome de Cova da Moura nunca foi sinónimo de bem estar, educação ou prosperidade.
Pelo contrário, esteve sempre associado à ideia de violência, insegurança, perigo, ou, na melhor das hipóteses, de falta de instrução ou simplesmente pobreza.
Este filme segue o quotidiano deste bairro, descobrindo nele reflexos de Cabo Verde e procurando os modos como a exclusão social se combate ou perpétua nas vidas dos seus moradores.
CITY ISLAND - SEGREDOS À MEDIDA M12|COMÉDIA|EUA|100m
Realização: Raymond De Felitta Argumento: Raymond De Felitta Intérpretes: George Aloi, Sharon Angela, Alan Arkin, Vernon Campbell, Lora Chio, Joseph Cintron, Curtiss Cook, Yevgeniy Dekhtyar, Paul Diomede, Marshall Efron, John Farrer, Andy Garcia, Dominik García-Lorido, Hope Glendon-Ross, Kelvin Hale, Jee Young Han, Steven J. Klaszky IMDB: 7,6 /10 (2 214 votos)
No filme “City Island - Segredos à Medida”, Andy Garcia é o chefe de uma família com muitos segredos. Vince é um guarda de uma prisão que sonha em ser actor. A sua filha vai à faculdade de dia e à noite trabalha como stripper. O filho, que não gosta defazer nada, esconde vários fetiches. Mas, tudo começa a revelar-se quando Vince leva para casa um prisioneiro, que afinal é seu filho e não sabe…
Todas as famílias têm os seus segredos e a família Rizzo não fica atrás. O pai, Vince (Andy Garcia) tem um filho fora do casamento e depois de 20 anos terá que trazê-lo para morar com ele.
A filha, uma suposta aluna aplicada na Universidade mas, nas horas vagas, trabalha como stripper num bar nocturno. Até o preguiçoso Vinnie Jr. que aparenta ser o único “normal” da família esconde um grande fetiche…
No fundo a família Rizzo é como qualquer outra – que atire a primeira pedra quem não tem segredos de família!
ESTÔMAGO M16|DRAMA|BRASIL|113m
Realização: Marcos Jorge Argumento: Fabrizio Donvito, Marcos Jorge Intérpretes: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Andrea Fumagalli IMDB: 7,7 /10 (969 votos)
Realizado por Marcos Jorge, o multi-premiado filme “Estômago - Uma História Nada Infantil Sobre Poder, Sexo e Gastronomia” teve 15 nomeações para o Grande Prémio Vivo do Cinema Brasileiro de 2009, conquistando os prémios de melhor filme, realizador, argumento original e actor secundário e ainda o Prémio da Audiência de melhor filme.
Na vida, há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato está numa posição especial: ele cozinha.
E é nas cozinhas de uma pequena tasca, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive a sua intrigante história e aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados.
Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer a sua parte - e eles sabem melhor que ninguém qual é a parte melhor.
HISTÓRIAS DA IDADE DE OURO M12|COMÉDIA, HISTÓRIA|ROMÉNIA|155m
Realização: Cristian Mungiu, Razvan Marculescu, Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Constantin Popescu Argumento: Cristian Mungiu Intérpretes: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov, Tania Popa, Liliana Mocanu, Alexandru Potocean, Teodor Corban, Emanuel Parvu, Calin Chirila, Romeo Tudor IMDB: 8,0 /10 (1 054 votos)
“Histórias da Idade de Ouro” traz-nos o retrato de uma nação, a Roménia, que tenta sobreviver ao dia-a-dia face à implacável lógica da ditadura, revelando na passagem aspectos cómicos de um sistema político que se leva demasiado a sério. O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito.
Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro…
Mitos surpreendentes, cómicos, bizarros abundavam, mitos que derivavam de acontecimentos por vezes surreais do quotidiano sob o regime comunista.
O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito.
O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.
Este artigo tem mais de um ano
Português preto existe sim… quando vai candidatar-se ao rendimento social de inserção.
Não há por que discriminar ciganos, negros, seja quem for. Eles já fazem isso muito bem. (isto a propósito do trailer do ilha da cova da moura)
Mother promete. Histórias da idade de ouro com legendas também deve ser interessante. Robin Hood é sempre bom entretenimento.
“isto a cova da moura é como vocês vêm, só não entra quem não quer, e só não convive quem não quer.”
Só rir, aparece lá um “estrangeiro” ao ambiente e vão ver o convívio.
MOTHER – UMA FORÇA ÚNICA
Tens um parágrafo referido neste filme 🙂
*parágrafo a mais
É impressão minha ou ultimamente não tem havido grandes filmes a estrear durante estas ultimas semanas?
Epah, respeito muito o cinema estrangeiro, mas não há titulos esta semana que me atraem, tirando o “Robin Hood” e o “Mother”
Just my opinion! :/
[]
Sabes, ultimamente, os filmes que têm saído são só remakes de filmes antigos.
As histórias acabam por nem ser grande coisa, só mesmo com os efeitos especiais é que a coisa vai ao sitio.
Clash of the titans, original, tem uma das melhores histórias, segundo os críticos, mas como sempre, os efeitos especiais estragaram o filme, como os críticos disseram.
Vi também 5 minutos do Fready Kruger, remake, e não gostei nadinha!! Além da cara do gajo não ser “feia”, como a do original, os actores são os piores! Terror? acaba por nem ser nenhum, porque aquilo está tão mal feito que mete nojo!
Saíram alguns filmes interessantes e bons, mas como sempre, são demasiado “puxados”, cerebralmente, para as pessoas comuns. Cracks, Broken, Triangle, The Box..
O resto é só para consumo.
Iron Man 2, pode ser mais um capítulo na saga, como o Homem-Aranha, mas acaba por ser do mesmo.
É por isso que eu, e outras pessoas quando vimos o avatar, achámos uma bosta total! Porque estamos habituados a tantos filmes sempre com a mesma história que aquela, ainda que os efeitos especiais fossem bons, acabava por perder credibilidade.
Se tivesse lançado o filme à uns 5 ou 10 anos, seria um dos maiores e melhores sucessos de todos os tempos!
Em relação às estreias de cinema, bem.. entre 100 uns 5 são capazes de ser interessantes para a mente, os outros são só comestíveis. Sem querer ser demasiado bruto. 🙂
Mother parece ser muito interessante, além disse a actriz principal é conhecida.
City Island é um dos filmes mais fixes que vi.
É diferente, quer na história, quer na emoção.
Não se arrependeram. 😉
Redundância de informação no Mother: “Hye-ja é mãe solteira. Do-joon, o seu filho de 27 anos, é a sua razão de ser. Apesar da idade adulta, Do-joon é ingénuo em relação a tudo na vida e completamente dependente da mãe. Por vezes, tem um comportamento estúpido, ou simplesmente perigoso.”
Ao que interessa, sendo um filme asiático este será o que mais me interessa ver:D
Fui ver ontem a ante-estreia de “Robin Hood” e devo dizer que gostei bastante.
Na minha opinião não se trata dum filme candidato ao Óscar de Melhor Filme, mas tem mais que créditos e valor para entreter quem o vê.
Queria apenas referir que o Robin Crowe faz lembrar um pouco o Gladiador à medida que vamos avançando na história.
A Cate Blanchett está muito bem … sóbria e bela como sempre …
A história, provavelmente o aspecto mais inovador do filme, acaba por ser bem contada e à Ridley Scott … com cenas de acção muito boas … muito boas mesmo.
Enfim … gostei bastante.
idem… 🙂
Robin Hood: Nao é um Gladiador, mas tá perto -> 8,5/10