As Canon EOS 90D e EOS M6 Mark II já são oficiais!
É uma autêntica autoridade no mundo da fotografia e acaba de nos apresentar dois produtos que farão as delícias dos consumidores. Em primeiro lugar temos a Canon EOS 90D, bem como a compacta EOS M6 Mark II que vêm coroar a posição da empresa nipónica no topo do mercada da imagem e fotografia.
Em seguida ficará a conhecer os detalhes técnicos, contornos e preços de ambas as câmaras fotográficas.
Apontadas aos entusiastas da fotografia, a Canon tem duas novas câmaras para quem está disposto a pagar cerca de 1000 euros por um novo produto. Com efeito, temos nova Canon EOS 90D, uma DSLR de gama média, bem como a EOS M6 Mark II, uma câmara mirrorless, mais compacta e económica.
A nova Canon 90D
Ambas as câmaras possuem o mesmo sensor APS-C (crop) de 32,5 megapíxeis. De igual modo, ambas partilham o processador de imagem DIGIC 8 de última geração. Temos ainda um obturador eletrónico capaz de atingir os 1/6000, bem como a gravação de vídeo em 4K (Ultra-HD) a 30 fps, já sem recorte.
De igual modo, temos a tecnologia dual-pixel autofocus que já popularizou a empresa. Aliás, esta mesma tecnologia pode ser aplicada com o Live View, particularmente útil na gravação de vídeo. Veja-se ainda que a nova Canon EOS 90D é capaz de captar até 10 imagens por segundo, face aos 7fps da 80D.
Entre si, as câmaras partilham também a conexão Bluetooth, bem como o USB do Tipo C. No entanto, há desta vez uma forte tónica na utilização de uma app para dispositivos móveis com o intuito de mediar e simplificar a partilha de ficheiros. Por outras palavras, algo que o permitirá passar imagens de forma simples.
Em síntese, a nova Canon EOS 90D vem fortalecer o segmento de gama média da empresa. Fá-lo com recurso a uma solução equilibrada, partindo de uma linha já famosa. Não obstante, temos aqui fortes melhorias, quer ao nível da captação de vídeo, bem como ao nível da captação de imagem.
Entre ambas as novas câmaras, a Canon EOS 90D é a mais cara, custando 1199 dólares apenas o corpo. No entanto, poderá também encontrar esta mesma câmara com uma lente kit, além de ter também o seu grip de bateria. Algo que, naturalmente, aumentará o preço de venda ao público.
A nova Canon EOS M6 MKII
Já se preferir uma câmara compacta e mirrorless, a Canon EOS M6 Mark II é a solução indicada. Utilizando o mesmo sensor de 32,5 MP, bem como o mesmo processador de imagem, o nível de qualidade a esperar é o mesmo entre ambos. No entanto, esta última é capaz e captar até 14 imagens por segundo.
Veja-se ainda que o seu preço é bastante competitivo. Com efeito, nos EUA, a câmara custará 849,99 dólares, ao passo que na Europa deveremos ter uma conversão direta do valor. Note-se ainda que ambas as câmaras podem ser compradas juntamente com várias opções de lentes kit, ou outros acessórios.
De qualquer modo, se já é utilizador desta marca, então provavelmente tem lentes Canon. Algo que sem dúvida será o fator decisivo para a adoção dos novos modelos. Assim, temos uma nova DSLR com um leque cativante de especificações. Além disso, temos também uma nova mirrorless já com tradição no setor.
Ambas as câmaras chegarão ao mercado em meados de setembro. Até lá, contamos também com a disponibilização dos seus preços para a Europa.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Canon
Para quem Gosta de canons e para quem não conhece aqui está um bom site
https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-90d-initial-review-what-s-new-and-how-it-compares
Com a evolução da fotografia nos smartphones, não vejo mais espaço para as câmaras, exceto para um nicho cada vez mai pequeno.
Como é normal. Afinal ninguém compra uma DSLR ou mirrorless para tirar selfies ou fotografar os pés na praia, assim como ninguém compra um smartphone para fotografar um evento.
Exatamente isto, ainda há pouco tempo comparei fotos tiradas num casamento por hobby (não era eu o fotografo do casamento) com a minha Canon 200D e um Xiaomi Mix 2s que já tem uma câmara aceitável, e a DSLR dá 20 a 0 ao smartphone, então em ambientes de pouca luz…
É verdade que as câmaras embutidas nos telemóveis evoluíram muito, com a ajuda das marcas das câmaras tradicionais. E estas vendem como nunca, porque para além de venderem as suas próprias câmaras, também vendem aos milhões para as marcas de telemóveis.
Voltando à sua afirmação, quem gosta da fotografia e tem uma câmara a sério, acha o telemóvel muito pouco. É como pedir a um piloto de fórmula 1 que se contente com um papa-reformas!!!! Também anda, mas não é a mesma coisa!!!!!!
Antes pelo contrário, vejo cada vez mais entusiastas e autodidactas que querem mais do que aquilo que dá um mero telemóvel.
E se acha que na fotografia o telemóvel é rei, veja lá com que equipamentos é que filmam e fotografam e até vai ficar admirado que existam muitos fotógrafos que ainda recorrem ao velho rolo ou a uma máquina a preto e branco (foto a preto e branco de uma comum DSLR não tem nada a ver!!!)
Para acabar, veja lá bem como as marcas têem cada vez um maior leque de oferta de DSLR, que começa numa máquina de 250€ e termina numa de 10.000€ ou até mais, se estiver a falar num sensor maior que o Full Frame!
Experimente por exemplo, tirar uma foto com uma Hasselblad e depois compare com a melhor foto do melhor telemóvel do mundo e….. vai ver que o telemóvel está a anos luz!!!!!!!
A comparação ” É como pedir a um piloto de fórmula 1 que se contente com um papa-reformas” é um autentico exagero, pois as diferenças não são assim tão grandes!!!
Tire uma foto com uma Hasselblad e imprima um cartaz, depois fotografe com um telemóvel e imprima um cartaz igual.
Coloque um ao lado do outro e garanto-lhe de que nem precisa de lupa!
Eu não disse que não havia, apenas que a sua comparação era exagerada!!!
É uma excelente comparação porque é exatamente isso. Não tem comparação possível. E se queres fazer revelação digital, experimenta fazer com a foto do smartphone e depois conta…
Apesar de todas as palavras gastas aqui a grande diferença são as lentes, de resto as diferenças são cada vez menores.
Penso que se esqueceu de referir também o tamanho do sensor.
Esquece isso. Sem sensor, nem a melhor objectiva do mundo.
Um nicho pequeno?
Qual o YouTuber de jeito que não usa uma máquina a sério em vez de um telemóvel?
Qual é o fotógrafo profissional que dispensa uma DSLR?
Qual as maiores diferenças práticas entre as duas para justificar o maior preço e o maior tamanho? Porque não escolher logo a M6?
Curiosidade, qual será a denominação da sucessora da 90D?
São máquinas para os iniciados da fotografia e que querem mais do que um telefone pode dar. As mirrorless são mais transportáveis embora sofram de pior autonomia da bateria.
A maior diferença é então a autonomia?
A 90D será talvez a última desta gama de máquinas da Canon. ( Salvo erro a 80D já tem 4 anos e continua a ser excelente no mundo das dslr com crop)
O presente já é as mirrorless à algum tempo e portanto não vejo a Canon ou a Nikon a apostarem mais em dslrs nos seguintes 4 anos, senão ficam cada vez mais atrás das Sony/Panasonic/Fuji (o caso das Panasonic mais para filmar.. como fotografia deixam muito a desejar)
Eu acho que tanto a Nikon como a Canon demoraram muito tempo a apresentar os seus primeiros modelos mirrorless.. quase a mesma história que os carros europeus com os modelos eléctricos…
E ficará então a (sucessora da) M6 no lugar dela?
Tendo em conta que a M6 é a melhor câmera mirrorless da Canon do segmento com sensores crop.. eu diria que sim… Muito provavelmente deverá ser essa a escolha de eleição da Canon para entusiastas que não precisam de investir em equipamento muito mais caros (full frame, etc).. e depois tem tudo a ver com o dinheiro que cada um já investiu em lentes etc.
E a M6 tem um preço muito apelativo e no papel tem grandes specs. Se eu tivesse que escolher uma destas 2 canons e não tivesse nada investido em lentes ia sem dúvida para a M6.