Ainda se lembra do mítico Winamp? Está de regresso e quer a sua ajuda para ser testado
Dos clássicos que temos no universo da informática, há alguns que se destacam de forma muito grande. Temos aqui o Winamp, um leitor multimédia que muitos ainda se lembram de usar, para ouvir todos os MP3 que tinham nas suas coleções.
Este parece estar a regressar, desta vez com ainda mais ímpeto, com tudo o que o identificava. Ainda não tem data para chegar, mas promete muito e quer revolucionar este leitor multimédia.
Ainda está longe de ser uma realidade, mas há uma novidade que está a ganhar forma. O clássico leitor multimédia Winamp está prestes a ganhar uma atualização, trazendo-o de volta ao que era o seu espaço.
Este leitor multimédia foi um dos mais usados há alguns anos, onde (quase) todos os utilizadores o tinham presente nos seus PCs. Focado em ler os MP3 dos utilizadores, tinha ainda mais algumas capacidades extra disponíveis.
Depois de ter desaparecido do radar, fruto de algumas atualizações mal sucedidas, o Winamp foi agora apresentado como estando a regressar. A empresa que detém a marca prepara-se para ter uma nova versão no mercado e irá mudar muita coisa.
A nova versão está ainda envolta num grande segredo, não se sabendo o que trará, nem quando trará. Ainda assim, os criadores do projeto prometem novidades e um leitor multimédia completamente diferente do habitual e do que os utilizadores esperam.
Há referências à produção de conteúdos e à forma como os criadores vão poder ter aqui uma ferramenta para ajudar. Tudo aponta para que seja apoiado com uma plataforma que deverá ser similar a um serviço de streaming, como já conhecemos várias propostas.
Os novos criadores do Winamp têm já o registo para quem quiser testar a novidade, ainda que não exista uma solução para ser usada. Provavelmente será desta vez que o Winamp regressa, mas precisa de ser numa estrutura que lhe possa permitir crescer e ter outros serviços e outras funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Que faz isto que o Media Player Classic ou o VLC não façam?
para perguntares é porque és novo e nem sabes o que é o winamp.
+1
Olha este animal armado em esperto…nem todos sao velhos e nerds como tu. Alem do mais o Grunho so disse a verdade, isto n serve para nada porque o que n falta e software melhor e mais moderno.
Que é que se passa ou cheira a leite….
Ainda está a mudar os dentes de leite, é normal que nao saibas do que falas.
Este produto ainda nem saiu, como pode dizer que há melhor e mais moderno? A imagem do artigo é do Winamp antigo.
Resume-.te
Simples: Hi-Fi
whips the llama’s ass
It really does!
Por acaso era bem melhor que esses dois softwares juntos, só na parte da playlist conseguia ser melhor que outros softwares que já vi, em temos de poder controlar o som, era porreiro e por ai fora. Quem foi realmente do tempo deste software sabe bem como ele era bom…
Na altura (1999-2003) as grandes vantagens do Winamp eram os acessórios. Desde as playlists (que só 2 programas suportavam) até à utilização de som e imagem nas skins, que permitiam muito mais. Com o WMP recebeu o suporte playlist, voltou a passar para a frente.
O Sonique (da Lycos) era muito superior ao winamp com a grande vantagem de precisar de 5% da RAM e temporários, para playlists de mais de 1 hora em MP3. O que fazia muito jeito para trabalhar a ouvir música, sem usar RAM a mais que podia estar a ser precisa.
winamp.. TOP como sempre foi
Uso há anos.
Nunca deixei de utilizar o WinAmp.
Neste momento estou a utilizar a versão 5.8
O mesmo aqui! Para quê mudar algo que sempre me satisfez e satisfaz plenamente?
Só serve para reviver esses tempos do final dos anos 90, nada mais e sempre houve clones a funcionar
Tenho ideia de que o seu regresso já tinha sido anunciado há uns anos mas nunca aconteceu. Talvez seja desta… É um leitor giro, com várias configurações por módulos e era fácil aceder a uns canais de stream.
Usei o Amigamp….
http://www.amigaamp.de/
Sim, há anos que o regresso é anunciado, e nada…
Eu também nunca deixei de o usar. Estou com a versão 5.666, e a bombar música enquanto escrevo isto 🙂
Cheguei a fazer skins! Saudades!
Já uso o Foobar2000 faz bastantes anos, e tão cedo não me vejo a trocar. No entanto o Winamp também tem um lugar especial, e acredito que muita gente da minha idade pense o mesmo.
Que relíquia!
Lembro-me de ter usado durante uns anos, em termos de RAM era muito poupadinho e a gente sabe à época que cada MB livre contava e muito.
Hoje em dia toda a gente tem pelo menos 16gb de ram no pc logo essa da ram ja n e desculpa…o meu mac pro com m1 max tem 64gb de ram ddr5 e nem fecho um unico programa, tudo aberto. Aguenta tudo!
Porra, só ricos aqui! Eu delicio-me com o meu MacBook Air M1 com 16Gb de Ram…e faço streaming em 1080P com duas placas Elgato Camlink 4K no OBS que ainda não está optimizado para M1 mas funciona 5 estrelas!
Olha ó puto, quando é deixas de ser um ignorante e te resumes à tua insignificância…
Heim? ‘Tou entendendo não!
@LarilasOS: o Lopes está a falar com o Troll Infantil que agora dá pelo nome de Porto. Já teve outros, mas depois os pais não o deixam usar o computador deles, e desaparece. Quando volta, vem com outro nick, mas a parvoíce é constante, tipo imagem de marca.
És milionário a pagar 9800 euros por um computador e 5000 euros por um Iphone para fazeres menos de 1% do que eu faço com um PC de 399 euros e um telemóvel de 100 euros.
A Apple agradece a tua pasmaceira.
ou então diz que tem, mas não.
É como tu, também “tudo aberto” e “Aguenta tudo!”.
Eu também usei Footbar2000 durante bastante tempo. Embora tenho começado com o Winamp, que toda a gente usava na altura, o Winamp era mais pesado e tinha demasiado “tuning”. O Foobar era mais simples e com melhor performance.
Hoje em dia este tipo de aplicações morreram para mim, uso apenas streaming via Spotify.
It Really Whips the Llama’s Ass
https://www.youtube.com/watch?v=HaF-nRS_CWM&ab_channel=DwightSchrute
Winamp pra que? o Aimp já o destronou há muito tempo. Deixem o defunto apodrecer.
Herege!
O Winamp teve o seu tempo áureo, mas dificilmente voltará a ser o que era, porque o que supostamente pretende ser, já outros o são há muito. Deixou-se ultrapassar ao não acompanhar o streaming e permitir a leitura de ficheiros vídeo. O aparecimento do VLC media player foi o seu legítimo sucessor, até um dia destes em que outro o irá destronar. Ficam as saudades das skins e dos addins e das muitas horas de música ripadas. 🙂
Uso o foobar2000 e o Songbird (projecto também descontinuado) e estou extremamente satisfeito. No entanto vejo-me facilmente a usar o Winamp de todos imemoriais 😀
Acredito mais que não se use o Winamp muito pelo facto das pessoas agora usarem mais os serviços…como Apple music, Spotify ou mesmo meter o YouTube a tocar playlists…seria interessante a integração desses serviços no Winamp…então e escutar músicas do YouTube sem publicidade? Isso era de valores…só que o YouTube não ia gostar muito
Muitas pessoas não sabem, mas o brave navegador permite vc bloquear as propagandas do yt. Tanto pra videos ou playlists sem qualquer tipo de interrupção.
Sim, okay, eu continuo a usar o Google Chrome com a extensão AdBlock+ que faz o mesmo! O que ainda não é possível é não ter publicidade do YouTube na MiBox (Android TV) ou iPhone (iOS)
Provavelmente, vc deve conseguir instalar na mibox o brave, como a função de bloquear é interna e não uma extensão, vc deverá lograr êxito. Falo isso sem experiência com a mibox, instalei este no celular no computador e nos meus tablets – todos com sucesso!
Com jaikbreak consegues por isso tudo no IOS e muito mais.
Mas la esta, nao consegues tee sempre o telefone com a ultima actualização.
Mas isso ja não é novo, tenho gente conhecida, que tem o iphone ainda com 16GB de memória interna, que nao actualizam por falta de espaço (5gb do sistema + 4gb para a actualização = 9/10gb de espaço livre mínimo para actualizar) resta 6gb.
Preferem nao ter, de apagar apps que actualizar.
+1
Winamp o melhor leitor de SEMPRE!! Existem pelo menos 10 mil skins para o velhinho!! Espero que o novo traga também a possibilidade de personalizar o leitor.
Ah, a nostalgia…
Nunca tive problemas o mesmo não posso dizer do VLC e do WMP (quando usava o Windows XP)
Usei por pouco tempo. Ao ter um disco de 10gb cheio de MP3 (96kbps), eram semanas de música. O Winamp usava muita memória. Estar a trabalhar/estudar com algo que chegava a usar 50% da RAM, era demasiado. Daí que acabei por ir buscar o Sonique, da Lycos, que fazia a mesma coisa (até era mais simples, pois era possível usar o bloco de notas, copiar a listagem de uma pasta de mp3, via linha de comandos, colar lá, gravar com extensão .pls e abrir no Sonique para correr essa lista.
Durante muitos anos usei, até que o win10 bloqueou um serviço que o Sonique precisava (que era o acesso ás radio streams).
Uns tempos que estive a gerir uma rádio pirata, usava-se o Winamp para fazer o streaming da rádio para a internet, nos primeiros tempos em que se tinha 1mbs de velocidade de acesso à net. Mesmo assim, a quantidade de ouvintes era muito mais baixa do que a versão FM. Até que uma rádio local fez queixa de a nossa rádio andar a usar uma frequência não autorizada… e a polícia andar à procura das nossas 2 antenas. Uma foi capturada. A outra, graças à ajuda da Sra. Sílvia Martins, jovem funcionária de um banco, que ficava ao lado do poste onde estava a antena, escapou. Bons tempos.
Grande história! E também gostava muito do Sonique!
Nostalgia… pode haver muitos agora, mas para mim esse vai ser sempre o rei!!
Perdi a conta de skins que havia para o programa…e era praticamente o primeiro programa a abrir qd ligava o computador…
Winamp! Que saudades! 🙂
Pois é.. Usei muito o winamp, o sonique, e o musicmatch jukebox ..
Ainda tenho instalado o winamp na sua versão 5.8 ,, gosto bastante.
Ena, já nem me recodava do musicmatch jukebox! Esse eu usava para midis ou karaoke (não me recordo), muito bom também! – E agora, também me recordei do AIMP, o winamp “vitaminado”… Resumindo… Estamos velhos… Eheheheheheh
nunca deixei de o usar, já me acompanha desde o windows 98 SE! =)
Quem gostava de winamp tem o qmmp (Opensource e suporta as skins do winamp e é, basicamente, uma cópia perfeita, mas actualizada)
https://qmmp.ylsoftware.com/
Nunca deixei de o usar desde o seu nascimento. Continua a ser o único leitor que uso para ouvir áudio.