Apesar do sucesso no mundo tecnológico, o caminho da Xiaomi na indústria automóvel está apenas a começar. No entanto, com um modelo no mercado há cerca de um ano e outros a serem planeados, a marca conseguiu ultrapassar a Tesla, no mês de dezembro, na China.
Em dezembro do ano passado, a Xiaomi vendeu mais unidades do seu SU7 do que a Tesla do seu Model 3, no mercado chinês. Este é um sinal claro da positiva aceitação que o novo modelo está a reunir entre o público.
A gigante tecnológica iniciou as entregas do seu primeiro carro elétrico, o SU7, em abril do ano passado, e o sucesso foi imediato. Ao longo de 2024, o SU7 atraiu muitos clientes, na China, tendo a Xiaomi ultrapassado o valor de entrega de 130 mil unidades, em novembro.
Após alguns meses à venda, o modelo recém-chegado conseguiu bater o muito popular Tesla Model 3 quatro vezes, a última das quais em dezembro.
O fundador, presidente e diretor-executivo da Xiaomi, Lei Jun, não deixou o momento passar em branco. Na rede social Weibo, partilhou um ranking de carros elétricos, excluindo os SUV, no qual se pode ver que:
- O Model 3 ficou em quinto lugar, com um total de 21.046 unidades entregues;
- E o SU7 ficou na quarta posição, com 25.815 unidades.
Acima dele ficou o BYD Seagull (48.754 unidades), o Hongguang Mini EV (37.747 unidades) e o Wuling Binguo (30.757 unidades).
Considerando que os três modelos são pequenos hatchbacks, o elétrico da Xiaomi foi o sedã elétrico mais popular no mercado chinês, no final do ano passado.
Com um catálogo ainda muito curto, a linha da (agora, também) fabricante será expandida com a chegada do YU7, um SUV intimamente relacionado com o SU7.
Leia também: