XBUS Camper, a minicaravana elétrica super eficiente para 2 pessoas
Os veículos elétricos estão a tomar conta das estradas e num futuro próximo qualquer classe de viatura terá a opção elétrica disponível. Dos ligeiros aos pesados, passando pelo transporte de pessoas, até às mercadorias, as marcas estão a preparar fortemente a transição. Dizemos fortemente porque até nas ofertas mais peculiares já se pensa em eficiência elétrica. Um caso pródigo é o da autocaravana XBUS Camper.
Esta é uma proposta de uma a minicaravana elétrica super eficiente para 2 pessoas. Envolver-se na natureza com o maior conforto.
XBUS: Minicaravana que não fere o ambiente nem o seu conforto
A proposta tem como base alguns critérios de sustentabilidade. Um veículo pequeno, com recursos solares e que possa acomodar duas pessoas. Assim, a versão campista do XBUS terá 3,95 m de comprimento, a minicarrinha oferece espaço para o conforto dos ocupantes.
Uma cabina retrátil na retaguarda cria uma área de sono de 130 × 210 cm. Há também um bloco de cozinha móvel a bordo que pode ser utilizado fora do veículo, se necessário, bem como uma televisão, frigorífico, tanque de água doce e lava-loiça.
Na versão totalmente equipada, o preço do XBUS Camper com teto dobrável deverá rondar os 30.170 euros. Atualmente, o protótipo do veículo ainda se encontra no início de fabrico na empresa alemã, situada em Rosbach. Espera-se que os primeiros modelos cheguem aos clientes em 2024.
A versão autocaravana apresenta quatro motores de cubo de roda controlados eletricamente, que juntos fornecem até 56 kW (76 cv) em tração total, permitindo uma velocidade máxima de 100 km/h.
Transformação da energia solar em energia elétrica
A bateria armazena 15 kWh na versão básica e pode ser aumentada para 45 kWh com conjuntos de baterias adicionais. Dependendo da configuração da bateria, o alcance deve situar-se entre 200 e 600 km. O carregamento leva três a cinco horas numa tomada padrão de 220 V ou correspondentemente mais rápido num carregador de 11 kW.
Tal como as outras variantes do XBUS, o XBUS Camper está disponível tanto nas versões de chassis Standard como Offroad com maior distância ao solo. Existe um painel fotovoltaico de 5 m² no telhado. Em condições ótimas, o veículo deve ser capaz de gerar um alcance adicional de 30 a 50 km diários a partir da energia solar numa média anual.
Esta tecnologia vale especialmente a pena para férias de campismo em regiões ensolaradas. Graças à tecnologia de carregamento do veículo, os campistas podem também utilizar a sua própria energia solar a partir da tomada de 220 volts do próprio veículo.
Com um peso sem carga entre 500 e 800 kg, dependendo do equipamento, o XBUS insere-se na categoria de veículos elétricos ligeiros. Os clientes do XBUS poderão escolher entre um total de nove variantes no futuro. Quer seja pick-up, carrinha, autocarro ou caravana, todos eles partilham uma abordagem modular.
Face ao crescente congestionamento das estradas, precisamos de conceitos inteligentes, versáteis e sustentáveis que ofereçam mobilidade individual e se adaptem aos estilos de vida pessoais: sustentáveis, modulares e acessíveis. É aí que entramos com o XBUS.
Disse Ralf Haller, fundador da empresa.
Modular para se ajustar a todo o tipo de oferta
O princípio modular pode ser o grande trunfo desta proposta. Com apenas dois módulos, por exemplo, a carrinha pode ser temporariamente convertida numa caravana para as próximas férias.
Cerca de 270 concessionários na Alemanha e mais de 800 na Europa irão realizar esta conversão rápida e fácil. Estão também previstos módulos de aluguer.
A política da empresa por trás do XBUS, a ElectrisBrands, este conceito e produto tem como base os métodos de produção amigos do ambiente e rotas de entrega curtas, bem como a utilização de baterias sem cobalto.
O nosso objetivo é ser capaz de reutilizar o maior número possível de peças individuais. Conseguimo-lo utilizando materiais e componentes não misturados que são geralmente totalmente recicláveis. Verde do princípio ao fim, é para isso que o conceito global está concebido.
Concluiu Ralf Haller.
Portugal já está na lista dos países que estarão disponíveis para receber este veículo.
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que estes veículos ferem as carteiras/ finanças dos utilizadores, porque não são gratuitas.
Por tanto não é só vantagens.
Quais são gratuitas ? Encomendo já 5 para começar.
Gratuitas são aquelas que alguém pagar por si e lhe oferecer.
E quais são ?
Vamos deixar de procurar sombras nos parques de campismo.
A partir do XBUS, os lugares ao sol vão ter muito mais procura. Acredito até que num futuro próximo cortem todas as arvores dos parques para dar lugar aos XBUS’s para que estes possam carregar com eficácia máxima com recurso os seus painéis solares.
Até lá o ser humano adapta-se a fazer a vida em interiores com temperaturas a rondar os 70º.
Afinal o ser humano é o único animal que se adapta a qualquer situação.
Disponibilizam ar condicionado, opcional, porque a vida ao Sol sem ar condicionado parece possível. São “só” mais € 516,81. Não parece é ter como seleccioná-lo no configurador online.
Pelo menos é uma opção, quando na maioria dos veículos é de série.
Nem por isso, tanto que os petrolheads têm dificuldade em aceitar que as outras pessoas possam ter outras opções que não as suas.