Volkswagen quer criar powerbank que carrega carros elétricos em apenas 17 minutos
Os carros elétricos são já uma certeza no mercado e cada vez mais uma escolha nos dias de hoje. Mas, com todas as suas vantagens, acabam por ter algumas limitações.
Uma das maiores delas é mesmo a necessidade de carregamentos de energia, que ainda não têm a cobertura desejada. Para tentar resolver este problema, a Volkswagen está a planear criar um powerbank que conseguirá carregar um carro elétrico em apenas 17 minutos.
Para além da questão da autonomia, os condutores dos carros elétricos têm também de se preocupar com os carregamentos que são necessários para garantir que estes carros não ficam sem energia.
Como se sabe, os postos de carregamento ainda são escassos e vão demorar alguns anos até que se consiga a mesma cobertura que hoje temos nos postos de abastecimento tradicionais.
Para contornar este problema, a Volkswagen criou um conceito que poderá ser uma realidade em breve e que irá garantir os abastecimentos em qualquer lugar.
A ideia da marca alemã é criar um modelo de powerbank, que debitará 360 kWh e que conseguirá carregar os carros elétricos em apenas 17 minutos.
Este posto de carregamento móvel conseguirá debitar 100 kW em DC, com 2 portas de carregamento, e terá também mais 2 portas AC.
Em teoria, terá a capacidade de carregar até 15 carros antes de necessitar de ser novamente carregado ou simplesmente substituída.
Os planos da Volkswagen são já bastante precisos, mesmo que seja apenas ainda uma ideia. A marca quer começar os testes com este powerbank já em 2019, com as primeiras unidades a estarem disponíveis na sua cidade natal. Posteriormente será alargada a sua presença a outras cidades alemãs e ao resto da Europa.
Estes conceitos, que em breve vão ser uma realidade, vão conseguir reforçar os postos atuais, em momentos de maior necessidade, graças à sua mobilidade e facilidade de instalação.
Vão ser também a forma simples de garantir energia aos carros elétricos em locais sem cobertura das redes de abastecimento.
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez mais a tendência é os eléctricos n poluentes. Será que são assim tao amigos do ambiente? E as baterias feitas de chumbo? E como diz na notícia um powerbank não é nada mais nada menos que uma bateria logo mais poluição .
Sinceramente não sei o que será melhor.
Só são amigos do ambiente onde circulam.
Depende se puseres todas as centrais nucleares e a carvao e todas as vacas em africa e asia a Europa fica com ar limpo 100% sem Co2
Amigos do ambiente ou não, pelo menos não queria depender do proxeneta do Trampa. Portugal pode ser um país energeticamente autosuficiente.
Jamais será, porque sempre vais precisar importar baterias.
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/preco-alto-do-litio-pode-tornar-portugal-uma-potencia-dos-carros-eletricos-9242414.html
Enquanto a tecnologia for através do lítio, continuamos a ter para nós por muito tempo. Seremos autosuficientes!!!
Continua a sonhar com isso. Isto em teoria é mas na prática vem cá empresas multinacionais e ficam com tudo. Tens dúvidas?
mais poluição comparado com o quê? tem noção que a gasolina ou o gasoleo não nascem na bomba, se à poluição contabilizada pela combustão acrescentarmos a dos derrames de petróleo e lavagens de tanques no mar, a poluição da refinaria, e tudo mais. Isto sem falar das guerras que têm como origem o petróleo. Vamos “sempre” usar petróleo mas quando menos dependermos dele melhor será para todos, e não é apenas uma questão ambiental.
Chumbo?
baterias de Litio e não chumbo
O futuro está aí , sim MT bom para todos nós e o ambiente agradece venham os eléctricos , aos críticos das baterias , pensem quantas baterias existem e circulam até nas bermas das estradas a deriva, baterias deixadas nos rios…….. Aos críticos um santo e feliz Natal e MT bom ano
Gadgets para gente rica financiados pelos pobres…
Financiados pelos pobres? Os meus gadgets são financiados pelos meus rendimentos. E desconto bem para os pobres enquanto que o pobres não fazem nada por mim
VR, isso é conversa de populismo por estar ressabiado por não auferir para comprar (de momento) um. Se saísse um amanhã para o seu bolso os logo comprar um.
Quando um destes couber no meu bolso talvez aí penso comprar um elétrico haha. As atuais baterias tem sérias limitações não percebo para que gastam dinheiro para estas me###s sem sentido.
Tena razão. Mas olha que se ninguém gastar dinheiro agora, mais tarde não há elétricos nem pra 500km nem pra mil km… Porque as empresas não vão gastar dinheiro com essa pesquisa se não virem adesão das pessoas…