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Volkswagen poderá iniciar despedimentos em seis fábricas alemãs em 2025

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Theboice says:

    Em: “seis das duas fábricas…” ou em: duas das seis…?

  2. Realista says:

    Começou a rebentar por dentro a industria automóvel legacy…

    • Andre says:

      Estás todo contente? Não serás tu, mas se tiveres família (não acredito pela infantilidade demonstrada), serão esses a pagar.

      • Anung says:

        Ainda lhe pagam as contas e os caprichos. Não é para levar a sério, provavelmente um adolescente.

      • Realista says:

        O normal é quando não se tem argumentos para defender a narrativa, começar a se ofender o interlocutor…

        A verdade é que a VW deixou escapar a oportunidade de capitalizar da tendência automóvel que se adivinhava em prol de resultados financeiros atuais de forma a agradar aos seus acionistas, mas estas a espelhar em mim a culpa desse fracasso.

        Relembro que não fui eu que durante décadas andei a adulterar resultados de emissões e indicações de consumos dos veículos em vez de investir noutro tipo de alternativas;

        Relembro que não fui eu que durante vários anos andou a absorver incentivos para o desenvolvimento de veículos elétricos que serviam para ganhar escala e apenas construiu veículos para não ter que pagar taxas de carbono;

        Relembro que não fui que continuo a dizer que a VW investe e vai continuar a investir nos motores a combustão apesar de dos Chineses estarem a ganhar escala com um produto melhor, mais eficiente e mais prático. Assim da mesma forma que no século XVIII o automóvel a combustão não era só um “cavalo mais rápido” conforme lhe chamavam, um automóvel elétrico não é só um carro mais eficiente;

        Relembro que não fui eu que gastei 5 mil milhões na Rivian por não se ter modernizado a atempadamente e não não ter software em condições para os seus veículos…

        … Entre outros.

        E casos destes não são isolados, porque no passado grandes empresas como a Kodak ou Blockbuster (entre tantas outras) aconteceu precisamente o que se passa hoje em dia: Não quiseram investir num modelo alternativo porque tiveram medo de canibalizar o próprio negócio e o resultado foi o que foi.

        Agora se estou contente porque se adivinha uma derrocada económico-financeira na Europa? Claro que não.

        E até já referi várias vezes que defendi as tarifas sobre os veículos chineses de forma a proteger do choque sobre a economia europeia. Mas que era evitável se estas empresas tivessem feito a sua parte, sim era!

        Mas se por estar a referir um “eu bem te avisei” é sinal de estar contente é só uma constatação de que não tens maturidade suficiente para ver o panorama geral porque não foi por falta de aviso que isto aconteceu e a partir de agora vai ser sempre a descer…

        Agora que esbarram de frente com a realidade começam a acusar que os sempre avisou de estar contente com a situação…

        E o meu medo nem é na Europa, a maior preocupação é no Japão que pode levar os europeus por arrasto porque a economia japonesa é mais dependente do mercado automóvel do que a europeia e a Toyota vai com -1% de vendas globais apenas no primeiro semestre de 2024.

        …Enfim.

        • Veritas says:

          Concordo em geral consigo, excepto quanto ao século. No século XVIII (18) anos 1700 portanto, ainda não existiam veículos automóveis a combustão. Esses, só foram inventados no século XIX , 19) nos anos 1800 em 1885.

          No século XVIII só existiam a vapor, que por si não é combustível.

        • Mário says:

          Se tivesses familia na mesma situação ias gostar…
          Sim, a VW está a provar do seu veneno, mas também deram tudo de mão beijada aos chineses…
          Agora espanta-me como é que um europeu idolatra a industria chinesa em vez de idolatrar a do seu continente / país.
          Faz-vos falta saber a dor do desemprego e da idade… julgam que vão ser novos toda a vida.

          Eu prefiro comprar nacional mesmo que mais caro do que comprar lá fora… mas o Realista e que sabe.
          GenZinho que acha que o dinheiro nasce nas arvores.

          • Realista says:

            A VW não deu tudo de mão beijada ao chineses, antes pelo contrário…

            Os Chineses é que investiram numa tecnologia diferente e ultrapassaram a existente porque não conseguiam igualar a tecnologia europeia/americana e Japonesa.

            Basta recuares 4 a 5 anos e a VW assim como a Toyota dominavam o mercado Chinês mas hoje perdem em toda a linha pois não tem produto com qualidade suficiente para além de terem deixado de ser competitivos mesmo com a sua oferta elétrica que possui qualidade inferior.

            Quanto às minhas emoções, são iguais às famílias dos policias sinaleiro que ficaram sem emprego devido aos semáforos. São iguais às famílias das rececionistas do PBX – se é que tens idade para saber o que isso é – portanto escusas de colocares questões pessoais porque isso não ajuda a teres razão.

            Aliás estares aqui a usar um método digital em vez usares uma carta escrita pela tua máquina Olivetti significa que estas a tirar o trabalho a muito operário fabril, no entanto aqui estamos nós.

            Se calhar ajudas mais a economia europeia se incentivares o uso de carro elétrico de marcas europeias do que estares com criticas pessoais ou estar saudoso sobre tecnologias obsoletas…

            Mas não, para ti eu é que sou a personificação da culpa.

          • Yamahia says:

            Tanta parvoeira:
            “Chineses estarem a ganhar escala com um produto melhor, mais eficiente e mais prático.”
            O produto chinês a q te referes não é melhor, nem mais eficiente nem mais prático. É exactamente o oposto.

             “da mesma forma que no século XVIII o automóvel a combustão não era só um “cavalo mais rápido”…”
            Antes disso ou muito próximo disso já havia elektros. Simplesmente não singraram pq não prestavam, tal como hoje já se constatou que continuam a não prestar e por isso estão em em declinio.
            Na própria CN baixaram 6%, o que está a singrar é o PHEV e HV q eles ainda andam a arranhar e só vende pq é barato pq na realidade nao valem um piço.
            Ainda agora anda ai o MG Hybrid por 23000€ que com pompa e circunstância anuncia em tudo o q é YT 195cv muito poderosos e depois não passa dos 170 que todos convenientemente omitiram. Lool
            estou contente “porque se adivinha uma derrocada económico-financeira na Europa?
            Isso só vai acontecer se os políticos continuarem com a mesma política greenwashing. De facto não temos como competir com um pais q detém 80% dos minerais necessários à revolução elektra e isso não é culpa das marcas.

            “esbarram de frente com a realidade …não fui eu que gastei 5 mil milhões na Rivian…”
            A Rivian está boa, recomenda-se e é chinesa looolooolool

            “…Os Chineses é que investiram numa tecnologia diferente e ultrapassaram a existente…”
            Nem em sonhos.
            Como dizia o outro em relação ao carro elektro:
            …pois a “visão ideológica” já falhou…
            E de facto vemos a BYD perder 6% no BEV dentro de portas (o que esta a safar sao os combustas que aumentam mais de 59%) e a Tesla a perder 5.4% na Europa.

            “…não tem produto com qualidade suficiente…”
            Mete um i4 ao pé de um Seal e depois vem cá novamente fazer mais uma tentativa.

            “Se calhar ajudas mais a economia europeia se incentivares o uso de carro elétrico de marcas europeias”
            Pelo exposto atrás, ajudas é a CN.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia
            Se os elektros estão a morrer e os a combustão estão a crescer (59%) e de boa saude, então é muito mau para as marcas chinesas e optimo para as marcas europeias.

            São tudo boas noticias. Nem sei porque é o pessoal se está a queixar.

          • Yamahia says:

            Combustão de carros chinos na China, bem entendido.
            Estes carros tb não são alvo de sanções na UE, pelo que presumo que carros MG hybrid a serem vendidos por 23000€ em PT e com estrondosos 195cv tb venham a ter bastante êxito… Se ng reparar que não passam dos 170 kms/h

          • Realista says:

            @Yamahia “O produto chinês a q te referes não é melhor, nem mais eficiente nem mais prático. É exactamente o oposto.”

            Nota-se nas vendas, porque o Chinês e os Asiáticos é que são burros porque andaram a comprar VW e Toyotas até agora e de repente passaram todos a querer comprar produtos inferiores só para embirrar contigo… mais nada. Foi só mesmo para embirrar contigo.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia
            Muitos carros vem com limitador electronico de velocidade. Não tem nada com ser hidrido ou não.
            Já andei num V8 com boas centenas de CV e estava limtado a 180km/h.
            Um nissan GT-R no japao nao passa dos 180km/h, vais dizer que um nao anda nada 😀

          • Yamahia says:

            @Realista os BEV estão a baixar na CN.
            O que está a aumentar são as cópias chinas da techno ICE ocidental.
            No entanto os CV são pifios. Sp quero ver qts portugas vão cair na tanga dos 195 cv do MG Hybrid. Eheheh

          • Realista says:

            Quando escreveres sobre 100% elétricos acrescenta sempre ao inicio da frase “Na minha cabeça”. Porque desacelerar não é descer:

            https://www.spglobal.com/mobility/en/research-analysis/fuel-for-thought-electric-vehicle-adoption-trends-china.html

            “In the first half of 2024, Chinese sales of BEVs rose by 12% year over year to 3.02 million units, by comparison, sales of PHEVs, including vehicles with extended-range electric powertrain, surged by 85% year over year to 1.92 million units in the first half of this year.”

            (…)

            “Despite a slowdown in the annual growth rate, BEV sales share is expected to reach 51% in 2029.”

          • Realista says:

            Chama-se declínio das vendas quando as vendas no mês x são inferiores ao mês x-1 e durante um conjunto de vários meses.

            Assim Toyota apresentou um declínio das vendas 6 meses seguidos e mesmo assim consegues negar que não estavam a cair nas vendas.

            Já na China as vendas continuam em positivo e sempre superiores aos anos anteriores, mas consegues afirmar que as vendas estão a cair…

            A tua lógica é de facto impressionante e brilhante.

          • Yamahia says:

            Eu falei na BYD
            Já te esqueceste deste artigo do Pplware?
            “BYD volta a bater recorde de vendas de carros mesmo com quebra nos elétricos”

          • Realista says:

            É o que eu digo…. quando escreveres sobre 100% elétricos acrescenta sempre ao inicio da frase “Na minha cabeça” que é para a frase fazer sentido.

            Assim a BYD teve um acréscimo de vendas de 21% no Q2 YoY nos carros 100% elétricos e 13% no Q1 YoY …

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/chinas-byd-posts-21-jump-quarterly-ev-sales-closes-gap-with-tesla-2024-07-02/

            E se mesmo assim consideras um queda, o que dizer da Toyota.

          • Yamahia says:

            @Realista. Esse artigo não fala do 1º trimestre.
            Onde foste buscar o aumento de 13% nos BEV por parte da BYD no Q1?

            Já o 2º trimestre não me admira que tenha havido um incremento explosivo de vendas BEV na CN tanto da BYD como dos outros chinhos. E a razão não é nenhuma das apontadas pelo jornalista. A razão é que o LiPing dobrou os incentivos à compra de elektros qd confrontado cm a fraca demanda do 1º trimestre. E caso a Tesla não tenha direito a eles, explica tb o pq da marca ocidental está a perder tanto terreno face às chinas.
            Muito me admira como a Reuters deixou passar esse factor em claro. Mas é a tal coisa, todos os dias vimos de tudo qd se pretende fomentar o hype!

  3. PorcoDoPunjab says:

    Como é óbvio, despedimentos é a última coisa que se quer ou deseja, mas a partir do ponto em que a fábrica produz automóveis que não se vendem, das duas uma, ou o Estado mete para lá dinheiro às pazadas e aquilo vai andando a pé coxinho ou abre falência e aí é mesmo desemprego para todos.

    As coisas não estão famosas e já sabemos que quando a Alemanha está mal, a coisa vai cá chegar tb.

  4. Aves says:

    O relatório da VW de 2023 , diz que: “No final do ano, o Grupo Volkswagen tinha um total de 684.025 funcionários em todo o mundo. Isso representou um aumento de 1,2% desde o final de 2022. A força de trabalho na Alemanha aumentou para 298.687 pessoas (+1,6%) e a força de trabalho fora da Alemanha aumentou para 385.338 (+0,9%)”.
    Ontem, a VW notificou o sindicato IG Metall da rescisão do acordo colectivo de garantia de emprego, renovado desde 1994 e que excluía os despedimentos por motivos operacionais – que serão assim possíveis a partir de Julho de 2025, se o sindicato e a empresa não chegarem a um acordo antes dessa data. A imprensa alemã diz que a VW ameaça com rescisões de outros acordos até ao final do ano.
    Por causa dos prejuízos não é:
    “O grupo automóvel alemão, em 2023 obteve um lucro líquido de 16 013 milhões de euros, mais 7,6% do que no ano anterior, e tem em curso medidas como reformas antecipadas e «saídas voluntárias» de trabalhadores, diz estar a considerar o fecho de fábricas e despedimentos na Alemanha, como parte do plano de redução de custos, para fazer face ao que designa de «situação extremamente tensa».

    • Croft Lara says:

      A razão é simples: querem produzir mais na Ásia e daí que não precisam mais das fábricas alemãs.

      • Realista says:

        Na verdade eles estão a vender mal na Asia já apesar de no resto do mundo terem baixado um pouco o saldo global das vendas em 0.6% (Em alguns locais terem aumentado como no mercado europeu).

        Mas quando se acrescentam os dados da Asia e as Join Ventures na China o saldo passa para -2.4% de vendas.

        Portanto não é bem isso o que se passa…

      • Toni da Adega says:

        E enquanto isso os chineses estão a abrir fabricas na europa.

    • Realista says:

      O problema reside nos KPI do primeiro semestre de 2024:

      – Net Cash Flow: -2.6 mil milhões
      – Operating Return on Sales: – 11%
      – Vehicle Sales: – 2.4%
      – Net Liquidity: – 9 mil milhões

      Que se encontra em linha de conta com o que disse o CFO:

      “We have been spending more money at the brand than we earn for some time now. That doesn’t go well in the long term. If we carry on like this, we won’t succeed in the transformation.”

      • Anung says:

        Se fosses adulto e trabalhasses percebias que o problema está na UE e suas políticas destruidoras. Apenas isso.

        • Realista says:

          Agora a culpa é da UE por ter criado as normas EURO para os motores a combustão devido à existência de chumbo no ar já que os construtores estavam-se nas tintas com isso.

          Estes tipos dos fogareiros tornaram-se piores que os ambientalistas… aja pachorra.

        • Toni da Adega says:

          E enquanto continuarem com o jogo do empurra mais vai ser destruido. Façam mais uns artigos a queixar-se dos chineses que a coisa fica resolvida.

  5. contraditorio says:

    Uma boa altura para os trabalhadores de cá pedirem mais aumentos de vencimentos e outras melhorias avançadas 🙂 Depois…podem ir cavar batatas que faz bem ao físico 🙂

    • Anung says:

      Podem pedir o que quiserem, aqui só os FP são “gente”.
      Os votos dos FP (e conjugues) em Portugal chega para ganhar as eleições.

      Os outros que se esfolem. Apenas os médicos não têm problema em sair da FP, já os outros estão sempre com queixinhas mas sair para o privado é que está quieto.

      • Carlos Fernandes says:

        Quando diz FP, refere-se a: Policias, Médicos, Professores, Enfermeiros, Juízes, Bombeiros….Certo? É que os Políticos não são funcionários públicos, estão em funções públicas.

        Se quiser entrar na Administração Pública é só verificar as vagas: https://www.bep.gov.pt/default.aspx

        • PorcoDoPunjab says:

          Carlos Fernandes, os políticos são funcionários públicos porque desde que vão para lá nunca mais saem.
          Em PT ser político é profissão até porque 99% deles não sabe fazer nada além de mamar do orçamento…
          Portanto, arranjam sempre forma de por lá ficar ou em empresas públicas, etc…

  6. Anung says:

    O que necessário é migrantes, quanto menos qualificados melhor.

    • PorcoDoPunjab says:

      Anung, sim, milhões deles.
      Esses é que farão de Portugal um país como deve de ser, tal e qual os países de onde são originários LOL
      Clama, percebi o sarcasmo..

  7. Lelo says:

    E o Herbert Diess a rir baixinho…
    Estão a colher o que semearam.

  8. jaugusto says:

    Será que tb vão fechar a fábrica de salsichas?
    https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_currywurst

  9. Nuno says:

    Existe uma guerra para pagar, nao?? Mas afinal quem é que foi sancionado, a Alemanha? é de rebolar a rir!

    • Teresa B says:

      Não é segredo nenhum que em motores de combustão interna, a Europa, é a melhor do mundo de longe.
      Nem Chineses, nem Americanos, nem Marcianos, se aproximam.
      Agora…os Chineses usam o magnetismo ha uns milhares de anos, é normal que em motores electricos, e em capacidade industrial, pois a China está a frente por uma grande margem.
      A EU deu varios tiros no pé.
      Um deles foi declarar que os Kamikazes(veiculos Electricos), eram o futuro, e começou a legislar, a torto e direito, de tal forma que deu o mercado de mão beijada aos Chineses.
      Os Chineses são conhecidos por terem um “olfacto extremamente apurado”, de tal forma que apenas em alguns Anos…tornaram-se na maior potência em automoveis…já era de esperar..tu nunca podes cometer tanto erro seguido, num mundo onde existem Chineses e Americanos.

      Agora a EU tem forma de acabar com o dominio Chinês…pois a resposta será banir os EVs com grandes baterias porque são um perigo para a humanidade.Eventualmente investir em mecanismos que tornem os motores de combustão interna, numa opção muito mais limpa(sim é possivel).
      Dessa forma os Chineses ficam logo para trás.

      No entanto estas politicas, não resolvem o problema ainda, pois a EU sem politica energética, está destinada ao fracasso…pois para produzir veiculos, é preciso muita energia, e a EU tinha-a a preços baixos, mas deram um tiro no pé, que foi tão mau que matou a competividade na EU por completo.

      Quem fica a ganhar?A China,e os EUA, pois com a EU sem puder competir, ficam eles libertos para deitar a unha aos mercados mundiais.

      Quem sofre? O povo claro.

  10. PJA says:

    Não há motivo para esta medida da administração, houve uma queda dos lucros (-2,4% rel 2023), que se deveu aos escândalos em que VW se envolveu por culpa dessa mesma administração, no entanto os lucros mantêm-se nos €5,46 MM (Q2).

    • PorcoDoPunjab says:

      PJA, vc sabe. ou deve saber, que um CEO que se preze antecipa o futuro, não vive com o dia de hoje, certo?
      Está habituado à tugalhada que é tudo em cima do joelho, mas prever o futuro e saber o que aí vem, obriga-o a tomar medidas no presente para estar preparado para o que vier.
      De que adiantam ter tido lucros hoje se os dados indicam uma massiva contracção em 2 ou 3 anos?

      A VW perdeu o mercado Chinês. Só isso é de meter os cabelos, a quem os tiver, de pé.
      Assumir a realidade que a tecnologia da VW não está nem de perto em condições de competir com os Chineses, saber que os preços da energia, e disso não falam aqui mas tem um impacto desastroso nas contas, não pára de subir nem se prevê que voltem a descer…
      Não acha que é hora de meter o rabinho a mexer?
      Ou está à espera, mesmo à tuga, que seja apanhado com as calças na mão e depois a culpa é do Passos?
      Algum bom senso e pragmatismo, please…

      • Luis Martins says:

        Um comentário de alguém que sabe usar os neurónios o que é raro neste reino da tugolandia, os meus parabéns.
        As vendas na China do grupo da VW ultrapassam os 25% do total de vendas do grupo perder esse mercado é catastrófico, há outras marcas de automóveis que estão a perder o mercado chinês mas não é tão importante porque têm uma percentagem muito reduzida de venda na China.
        Os Europeus ensinaram os chineses a construírem automóveis agora é a China que está a ensinar os europeus a construir automóveis elétricos, até a Tesla já está a usar baterias da empresa chinesa BYD.

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