Volkswagen ID. Buzz: A carrinha clássica que renasceu eletrificada e que cativa todos
A Volkswagen tem estado a apostar na eletrificação como um dos seus pilares-base. Para isso aposta na plataforma MEB, que já nos trouxe novos modelos da família ID, com particular destaque para um deles. Falamos da ID. Buzz, que traz a renovação de um dos maiores clássicos da marca, a tão conhecida carrinha "pão de forma".
Poucos são os que não conhecem um dos maiores clássico da Volkswagen. A par com o carocha, a pão de forma foi uma das propostas da marca alemã que mais anos esteve no mercado e que acabou por vingar como um clássico. Assim, é natural o interesse de todos na ID. Buzz, a versão elétrica modernizada deste clássico.
Depois de ter surgido em 2017 como um simples protótipo, a Volkswagen acabou por materializar a ID. Buzz como algo real que circula já nas nossas estradas. É sem qualquer dúvida uma carrinha que chama à atenção e em qualquer lugar vai trazer a curiosidade e os comentários de que está próxima do que se esperava da transformação deste clássico.
Design
Tal como a carrinha que lhe deu origem, a ID. Buzz não tem dimensões reduzidas. É um veículo grande, mas que, na verdade, só o é na utilização e no espaço interior. Na condução, algo que abordaremos mais adiante, tudo é diferente. Tem uma presença única e dificilmente passa despercebida.
É inegável a origem e o seu ADN, mas consegue ter uma imagem própria, moderna e que resulta num veículo com linhas muito interessantes e imponentes. A sua frente tem em grande destaque o símbolo da Volkswagen ao centro, acompanhado depois pelos faróis envolventes e o restante painel.
Algo que se destaca e é útil são as portas laterais traseiras, que deslizam para dar acesso ao interior. Na traseira, um verdadeiro portão, eletrificado e automático, dá acesso à mala de dimensões muito generosas e muito útil.
Importante e interessante é depois a posição de condução, que dada a altura da carrinha, acaba por sentar o condutor de forma privilegiada. Ainda no interior, o design aplicado é minimalista, mas com alguns pormenores interessantes e práticos, como o suporte de copos central ou a possibilidade de removermos a consola central e ter assim um acesso direto à área dos bancos traseiros.
Condução
A primeira reação de quem se senta numa ID. Buzz é que será algo complicado de conduzir. As suas dimensões exteriores podem intimidar quem está habituado a conduzir carros mais pequenos. Mas tudo passa depois de arrancarmos e de tomarmos o pulso a esta proposta da Volkswagen.
Uma das suas grandes vantagens está na altura a que o condutor e os passageiros são colocados. Esta posição dá uma visão única da estrada e garante ao condutor que tem o controlo a todos os momentos, quer seja em cidade, fora dela ou até na autoestrada.
Outro ponto positivo e que facilita a condução é mesmo a sua capacidade de viragem. Em apenas 11 metros conseguimos dar a volta completa, algo muito positivo para um veículo destas dimensões. Naturalmente que estacionar ou passar em zonas mais apertadas é algo mais complicado, ainda que não impossível.
Por falar em autoestrada, este parece ser o terreno ideal para a Volkswagen ID. Buzz. Ainda que se sinta bem em qualquer situação, mesmo fora de estrada, a verdade é que é a rolar que se mostra mais estável, sem nunca parecer pesada ou complicada de conduzir. Não atinge velocidades elevadas dignas de marca, mas dá ao utilizador mais do que poderia ser esperado.
Sendo um carro elétrico, fica também a questão sobre o arranque e o que consegue fazer nestes casos. Lembramos que falamos de um veículo de quase 2,5 toneladas, mas que mostra conseguir estar à altura do esperado, quer no momento, quer depois a rolar em estrada. São 10,2 segundos dos 0 aos 100km/h, mas que impressionam.
Para todos os que acompanharem o condutor na viagem está garantido o conforto, quer nos bancos dianteiros, quer nos traseiros. O espaço para os ocupantes abunda, fazendo jus à dimensão exterior que observamos ao contactar com a ID. Buzz. Também a grande área de vidros proporciona aos passageiros uma visão completa de tudo o que se passa no exterior.
Equipamento
Embora pareça ser muito minimalista e com poucos extras úteis, a verdade é que a Volkswagen ID. Buzz oferece ao condutor e passageiros tudo o que estes necessitam. Está repleta de pequenos locais para armazenar objetos e até tem uma consola central que serve tanto a frente como a parte traseira, onde o acesso a portas USB está disponível.
No que toca ao condutor, esta carrinha segue muito do que a Volkswagen já oferece em outros modelos. Tem um painel central onde toda a informação está presente e onde configuramos e controlamos muito do que é oferecido. A somar a isso, há um pequeno ecrã que oferece ao condutor informações essenciais sobre a condução, a estrada e os recursos do carro.
A somar a estas duas áreas de controlo e de informação, a ID. Buzz tem ainda muito para oferecer no volante. Ali podem ser acedidas as funções essenciais para garantir a concentração do condutor e sem que este tenha de estar a interagir com os restantes ecrãs. Bem ao lado, encontramos o espaço dedicado ao carregamento sem fios do smartphone.
Em termos desta área, podemos também encontrar os restantes controlos do veículo, como o para-brisa ou as luzes. Curiosa é a colocação, cada vez mais comum, da caixa de velocidades numa manete adicional, simples de usar e que depois não atrapalha na condução.
Mesmo sendo uma proposta de 5 lugares, é curioso ver que na mala, que tem disponíveis 1.121 litros de espaço ou 2.205 litros com os bancos traseiros rebatidos, parece equipada para receber já 2 lugares adicionais. Ali podem ser encontrados apoios de braços, bolsas na lateral e muito mais.
Bateria, autonomia e carregamento
A questão da autonomia é sempre um ponto importante num elétrico e em especial nesta proposta da Volkswagen, dado o seu tamanho e peso. No entanto, e do que testamos, atinge-se facilmente valores acima dos 400 km, próximo do que a marca anuncia. Naturalmente que depende da condução e dos locais por onde a viagem passa. Ainda assim, não desiludiu.
No que toca ao carregamento, este pode também ser considerado normal. Em apenas 30 minutos, e com o carregador certo, podemos levar a bateria dos 5% até aos 80%. De destacar que carregar em casa pode ser complicado, visto que pode demorar 12 horas ou mais a ter uma carga que permita usar a ID. Buzz sem problemas.
A Volkswagen equipou a ID. Buzz com uma única bateria de 82 kWh e com um motor de 204 cv localizado nas rodas traseiras. É mecanicamente idêntica à configuração que encontrará em muitos outros carros do grupo. No entanto, esta proposta é o primeiro modelo ID da marca a ter a possibilidade de usar a velocidade de carregamento rápido de 170kW.
Conclusões finais
A ID. Buzz é sem qualquer dúvida um carro elétrico divertido de conduzir e de usar no dia a dia. Não ombreia com outras propostas muito mais dinâmicas e com desempenho mais apelativo, mas nem sequer é esse o seu propósito. Tem propósitos muito específicos como carro familiar ou de trabalho, que oferece viagens confortáveis e livres de problemas.
Naturalmente que a versão de 7 lugares que a Volkswagen quer lançar em breve será ainda mais interessante, mas ainda assim esta proposta é já muito apelativa. Oferece um conforto elevado para os passageiros e um desempenho equilibrado para o condutor.
A pintura de 2 tons, que se refletem depois no interior, dá a esta carrinha uma imagem exclusiva e facilmente identificável. Os interiores são agradáveis e repletos de espaços para arrumação, independentemente da área que estejamos a usar da ID. Buzz.
Com preços a começarem acima dos 54 mil euros, a proposta apresentada neste ensaio é a ID. Buzz Pro, que custa quase 70 mil euros. A Volkswagen oferece aos condutores vários pacotes de extras para melhorar ainda mais esta proposta.
Algo que desde o primeiro momento foi possível constatar é que esta é mesmo uma proposta saudosista. Todos os comentários apontavam para a velhinha pão de forma, que chega agora ainda mais bonita e modernizada, em especial por ser uma proposta elétrica.
Volkswagen ID. Buzz: Galeria de imagens
Este artigo tem mais de um ano
Nova “Pão de Forma” versão elétrica 😀
Feia que farta, então aquela frente…
Percebo a histeria do elétrico, mas não dava para fazer carros minimamente bonitos sem este estilo futurista?
É precisamente o oposto, é retro e não futurista, a lembrar a origem da inspiração: a antiga “Pão-de-Forma”.
E a carrinha mais bonita do mercado, mas gostos não se discute! Há quem prefira coroas em vez de caras!!!!
Peca por não haver a versão camper ainda
Nem vai haver, a VW já cancelou o projecto, porque a versão do ID Buzz California iria pesar mais de 3 toneladas e assim não seria possível conduzi-lo com cartas de condução de categoria B.
Não sei se já viram a versão normal ao vivo…
Eu já tive oportunidade de ver e o carro e aquilo é quase do tamanho de uma Renault Trafic.
Cativar-me até cativa… o preço é que não! Se não fosse isso era já amanhã…
Uma VW Sharan usada com 3 anos chega facilmente aos €50.000. Uma viatura destas elétrica por €60.000 não é cara.
50.000€? A média que vi no Stand Virtual é de 35.000€… o ID.Buzz mais barato na página da VW é de 64.000€ já com IVA… isto para 400 Km de autonomia… onde uma Sharan 2.0 TDi com tanque cheio (70L) pode chegar a uma autonomia de 1180 Km… Para encher o depósito da Sharan, actualmente gasta-se ca. de 133€ (1,9€ x 70L)… O ID.Buzz tem um consumo de 21,5 kW/h… para este chegar à autonomia da Sharan, terá que fazer no mínimo 2 carregamentos… vamos assumir um preço médio de 0,43€ kWh (abastecimento público, para ser mais justo, já que ninguém vai abastecer gasóleo em casa), assim temos um preço por cada 100 Km de 9,245€ (0,43€ kWh x 21,5kWh)… para percorrer o mesmo que a Sharan vai percorrer com um depósito, preciso de gastar ca. de 109€ (9,245€ x (1180/100))… ou seja, uma diferença de 24€… para amortizar a diferença de preços entre os dois exemplos (ca. de 30.000€) é preciso carregar o ID.Buzz 2.500 vezes ((30.000€/24€) x 2 carregamentos que dão a diferença de 24€)… ao final dos 2.500 carregamentos, como estará a bateria do ID.Buzz? Fica a pergunta…
Para já, no stand virtual só encontras um modelo a €35.000 e é a gasolina e com 85.000km… LOL
Para os modelo a gasóleo o valor salta para os €42.000 na versão base e €43.500 para a Confort Line. Isto para modelos com 3 anos de uso e 60.000km.
Tenho uma Sharan e com o depósito cheio faço 900km no meu pé, não venhas atirar dados para o ar.
Não atiro dados para o ar… são os valores oficiais da VW! Tanto para a Sharan como para o ID.Buzz. No caso da Sharan até mencionei por lapso a versão a gasolina, porque a gasóleo, o consumo combinado indicado pela VW é de 5,2 L/100 Km, ou seja, um depósito de 70L de uma Sharan II 2.0 TDI SCR (150 cv) consegue percorrer 1.346 Km! Uma Sharan a gasóleo de 2020 com menos de 90.000km por 37.500€: https://www.novodono.com/carros/vw/sharan/557533/
A VW não iria mentir… nunca fez isso!
É que eu tenho uma e isto em cidade gasta 10L/100km. Já em AE anda à volta dos 7L/100km.
Quanto ao anuncio que mandou o carro têm 90.000km e para além de ser a versão base, nem sequer tem fotos para se ver o estado do carro…
Claro que a VW pode mentir, mas então mente para os dois modelos, porque os 400 Km de autonomia do ID.Buzz também é a VW que diz! Por esse prisma, então o ID.Buzz não irá gastar 21,5 kWh, mas mais, ou seja, talvez faça apenas 300 Km com um carregamento…
E se eu viver numa ilha e carregar sempre em casa vais precisar de fazer novas contas
Se viveres numa ilha e tiveres um carro a gasóleo também enches o depósito em casa? Por isso é que eu mencionei que as contas são feitas a usar um carregador público… E não te esqueças que a maioria dos portugueses vivem em apartamentos, onde raramente conseguem carregar os seus EV em casa!
E o pessoal deve fazer contas a despesas de alimentação através de menu do restaurante.
Nem todos cozinham ou comem em casa.
Toni da Adega, uma comparação justa foi a que eu fiz. Já sabemos que alguns tem o privilégio de carregar o EV em casa, e assim ter o “combustível” mais barato. Mas como ainda não é possível fabricar gasóleo em casa, esta comparação é a mais justa, porque ambas as situações dependem de um abastecimento de terceiros. E como disse, a maioria não tem a possibilidade de carregar em casa. E a tua comparação não tem fundamento, porque mesmo que não cozinhem ou comam em casa, podem comprar alimentos no supermercado e comer fora de casa. Há diferença de preços se comprares gasóleo e abasteceres o carro em casa com o gasóleo que compraste? Não!
não poderes abastecer gasóleo em casa É um defeito NÃO negligenciável…
Assim como não poder carregar um EV num apartamento do 5. andar sem garagem É um defeito NÃO negligenciável!
70% dos europeus carregam em casa.
100% dos Europeus não abastecem em casa.
Toni da Adega, 70% dos Europeus carregam em casa… O mercado de EV na Europa só agora chegou aos 20%… 70% dos 20% dos Europeus que tem EV é que carregam em casa… ou seja, nem os 20% dos Europeus que tem EV carregam em casa, porque será? Será que são masoquistas e gostam de pagar mais para carregar o EV ou será que não tem possibilidade de carregar em casa? E os restantes 80% que ainda não tem EV, quantos terão possibilidade de carregar em casa? Os que tem casa própria e podem carregar o seu EV em casa são uma minoria dos Europeus, uma gota no oceano…
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-21-in-august-battery-electric-exceeds-20-share-for-the-first-time/
Mas dado o mercado actual ao fazer contas em carregamento público só inclui 30% das situações. É somente conveniente excluir 70% do mercado.
Se não se pode abastecer em casa temos que ser solidários e não carregar em casa.
Não podemos estar sempre a excluir o pessoal dos combustíveis.
E os 64.000€ que mencionei estão isentos de ISV (até quando)… senão o ID.Buzz passaria rapidamente a marca dos 70.000€!