“Volkswagen e não Luxuswagen”: Alemanha pede carros elétricos mais económicos
Na Alemanha, os dias da Volkswagen não têm sido fáceis, com conversações a decorrerem e decisões complexas a precisarem de ser tomadas. Agora, o ministro da Economia apelou à empresa para acelerar o lançamento de carros elétricos mais baratos.
Na Cimeira da Indústria do Handelsblatt, em Berlim, na sexta-feira, o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck (dos Verdes), manifestou dúvidas quanto à possibilidade de o país cumprir a eliminação progressiva do carvão até 2030.
Quando questionado se a data está em causa, respondeu que "para mim, a segurança energética tem sempre prioridade absoluta".
Não podemos correr o risco de criar uma situação como a que ocorreu após a perda do gás russo pelas nossas próprias decisões políticas.
Na sua perspetiva, as centrais elétricas a carvão só poderão ser eliminadas quando houver capacidade suficiente no mercado para garantir a segurança. Além disso, as autoridades devem encorajar as pessoas a mudar para a mobilidade elétrica, por via de subsídios à compra e incentivos fiscais.
Importa, também, segundo disse, estimular o mercado de segunda mão, pelo que está a considerar um subsídio de 100 euros para inspeções profissionais de baterias de carros elétricos usados.
Na mesma linha de pensamento de Robert Habeck, está o SPD, outro partido da coligação governamental. Este quer estimular a procura, por meio de um vale "made in Germany" (em português, "feito na Alemanha") para os automóveis elétricos produzidos no país.
É simples e fácil de implementar: compre-o, declare-o nos seus impostos, receba um subsídio diretamente na sua conta.
Volkswagen deveria ter carros para o povo
Na mesma intervenção, citada pela imprensa, Robert Habeck apelou à Volkswagen para acelerar o lançamento de novos automóveis elétricos mais económicos.
O seu nome é Volkswagen [carro do povo] e não Luxuswagen [carro de luxo].
Na sua opinião, o mercado só se tornará mais dinâmico quando existirem modelos de 20 mil euros que todos possam pagar.
Atualmente, o automóvel elétrico mais barato da Volkswagen é o compacto ID.3, do segmento C, que tem um preço inicial de cerca de 30.000 euros antes dos subsídios, na Alemanha. No início de 2026, o catálogo crescerá com o ID.2, do segmento B, que deverá começar abaixo dos 25.000 euros.
Ao contrário do ID.3, fabricado na Alemanha, o futuro utilitário será fabricado em Espanha.
A Volkswagen confirmou há alguns meses que está, também, a trabalhar num carro elétrico de 20.000 euros, previsto para 2027. Tal como o ID.2, o futuro modelo (conhecido na imprensa como ID.1) será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra.
Apesar dos planos, quando o ID.1 chegar ao mercado, espera-se que rivais como a Renault e a Stellantis já tenham propostas elétricas a rondar os 20.000 euros: Dacia Spring, Renault Twingo e o Leapmotor T03. Este potencial atraso poderá deixar a Volkswagen vulnerável.
Carros eléctricos económicos??? Deixa-me rir. Peçam aos chineses.
Querem apoiar guerras e fazer sanções?
Aguennnntemmmmmm………..
O Problema não é o carro elétrico, combustão ou Plug-in… O problema começou à 5/6 anos quando começaram a aumentar disparatadamente o preço dos carros novos! Um Vw Gold que custava menos de 30mil Eur. a gasóleo, atualmente custa 35mil Eur. e por aí fora…. uma Passat não pode custar 50mil Eur. a gasóleo. A juntar a isto tudo, as empresas hoje em dia compram ou Plug-in ou elétrico por causa de poderem deduzir IVA e não levarem com TA em cima! Nos EUA acontece o mesmo problema, por lá aumentaram o preço dos carros ainda mais do que cá na Europa, ao ponto de agora não conseguirem vender e os stands estarem a abarrotar com inventário. Portanto, querem vender carros novos, independentemente da energia que os move? É simples… baixem os preços!
Eu compreendo a lógica, a questão é, Há margem para baixar os preços?
Não sei mas os ordenados mal ou bem têm vindo a aumentar em Portugal e acredito que no resto da Europa ainda mais, logo esta despesa têm de ser paga por alguém.
Mas partilho da mesma ideia que tu, não há carros baratos neste momento há é carros nemos caros.
Europeus se querem fazer concorrencia a china ponham os salarios a 400 euros por mes em toda a europa e sen ferias.
Um operario na china ganha em media 1.000€ por mes….. Simplesmente a china é mais produtiva e possui dos sistemas de producao/fabrico mais avancados do mundo.
https://tradingeconomics.com/china/wages-in-manufacturing
https://www.statista.com/statistics/743509/china-average-yearly-wages-in-manufacturing/
Bem que muitos salivam só de pensar em por o trabalhador europeu a pão e água, sem direitos e a produzir que nem um escravo, seria o fim da europa. Os patrões tanto trantam uma pessoa de cor como um branco da mesma maneira, explorar até ao tutano.
«será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra»
Não seria preferível baixarem aos ordenados e promover a economia local?
Ai credo!! Que sacrilégio!!
Dirão os sindicalistas e outros parasitas …
Não sei se estás a gozar ou a falar a sério, mas pelo que percebo és a favor de te baixarem o ordenado para promoverem a economia local. É isso?
Oh vendedores de BTC, deixem lá a VW e venham ver os impostos e salários ridículos do Portugal dos pequeninos. Deixem de brincar com os popós a pilhas e satélites e tratem de coisas sérias.
Comecem por utilizar processos de fabrico modernos e e ser mais produtivos ajudava.
Exatamente. VW, carro do povo. Mas acho que com o crecimento da marca, começou a ficar aburguesada e a esquecer que é o povo que lhe deu fama e dinheiro. Deveria ter modelos para todos.
A questão principal é que ultimamente existe demasiado humanismo na política 🙂 Todos querem ganhar muito mas querem ter as coisas baratas 🙂 E os políticos, especialmente os que não mandam nada – oposições, querem todos aumentar vencimentos e benefícios …. estão fora que se lixe a economia 🙂 É tudo bonzinho até a economia rebentar e aí …. vão todos comer lixo dizendo mal dos políticos 🙂 Esta Humnidade é uma anedota em todos os sentidos !!
Aprendam a viver com menos que assim muitos outros terão acesso à fatia do bolo e no conjunto seremos mais felizes.