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Vidros escurecidos no carro? Atenção às regras em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Pedroso says:

    A burocracia que é para averbar umas peliculas no livrete nem vale a pena fazer.. mais vale ficar como está

    • TugAzeiteiro says:

      Mesmo!! E jantes é igual… uma burocracia que tira logo a vontade de estar mas é quieto!

      • ArturM98310 says:

        Tanto jantes como películas é melhor fazer pela gaveta que dá menos massada e trabalho, é o que sempre fiz e ajudei a fazer (e quase nunca ganho com isso), enquanto não perceberem que não alterando a lei só ficam a perder dinheiro porque o que não falta é pessoal a averbar ambos e outras coisas por baixo da mesa, sempre existiu e irá existir.

        • RPChaves says:

          gostava de saber como é isso da gaveta, pois o sr. que me vendeu o meu carro não se lembrou que tinha que ter isso no livrete e agora não sei como averbar.

          • ArturM98310 says:

            É preciso conhecer alguém na área e ter contactos obviamente, né preciso ser um grande génio para perceber o que eu acabei de explicar.

        • António Carlos Pereira says:

          Boa tarde ArturM98310.
          Eu tenho uma Seat Alteia, comprei nova na Suíça e como opção mandei colocar película a 60% nos vidros traseiros.
          Quando vim para Portugal em 2012, fui á inspeção B para mudar a matrícula para Portugal.
          Ninguém me disse nada se era ou não autorizado,mas depois disso em conversa entre amigos, disseram-me que tem que constar no livrete.
          Pelo seu comentário aqui vejo que está dentro do assunto e tomei a liberdade de entrar em contacto consigo.
          Deixo o meu mail. acarper@sapo.PT e pedia-lhe por favor se me podesse dar uma ajuda no sentido de averbar no livrete.
          Grato pela atenção
          Melhores cumprimentos
          António Carlos Pereira

    • João Carlos says:

      Que burocracia? Eu legalize as minhas sem problema e sem andar a meter películas escuras depois por cima. Estão tudo legal e foi tudo rápido e fácil

      Eu gosto mais de ouvir vidros fumados lol

    • says:

      Burocracia? No meu caso ficou mais caro a declaração da smart que o averbamento. Fui ao IMT, esperei 1 hora e saí de lá com o assunto resolvido. Sem stress.

  2. Miguel says:

    Cortinas da Solarplexius não precisam de averbamento e são muito mais baratas

    Só precisa de averbamento o que está colado ao vidro.

    • Urtencio says:

      Como é que posso confirmar que realmente essas não precisam de averbamento?

    • PoPeY says:

      Não percebo qual é a burocracia que tanto falam.

      -> Jantes, contactar a empresa, marcar o teste, fazer o teste (Não pode roçar nem ter espaçadores), Pagar, pedir novo DU e está feito.

      -> Peliculas, basta ir a loja especializada que existem imensas. Meter a pelicula, marca a IPOB, pedir novo DU e está feito.

      Agora parem é de colocar peliculas à frente do pila B e para-brisas, parem de colocar peliculas sobrepostas, parem de usar jantes com espaçadores etc. A lei nestes casos ate é acessível, não vale a pena inventar.

      • ArturM98310 says:

        Sempre foi legal colocar películas a frente do pilar B (sem exageros) e usar espaçadores, apenas é preciso averbar os mesmos o que não é díficil, há entidades para o fazer & “outras maneiras” também.

        Se eu tenho averbado é porque dá pra fazer, apenas é preciso se informar e conhecer as pessoas certas, não ir nas conversas das empresas como LTA ou Prova Ímpar. Ainda se impressionam quando dizem que tenho um volante desportivo, escape e turbo legalizado num carro cá em Portugal, fiz um projecto e paguei a um colega de profissão (engenheiro) porque não podia ser eu mesmo a fazer obviamente e averbei tudo o que podia, é simples.

        A maior parte do pessoal é que não quer se informar.

        • Pedro says:

          Desculpem o off-topic.
          @ArturM98310 não queres partilhar mais informações sobre esse projeto, pf?
          Tenho interesse em fazer algo similar.
          zbroinx@gm**l.com

      • TugAzeiteiro says:

        Não seria mais facil os carros já virem com a indicação das medidas de jantes/pneus autorizadas pelo fabrincante, para aquele modelo, no DUA, logo mal são registados em novos? Para medidas diferentes das do fabrincante, aí sim, podia ser esse processo… Ficava logo o assunto resolvido para a grande maioria que quer apenas colocar a jante com a medida a cima.

    • JL says:

      Só fique com uma duvida depois de consultar o site deles, se for colocado nos vidros das portas traseiras, estes continuam a abrir ?

    • says:

      Cuidado. Leiam bem a declaração do IMT das “películas” da solarplexius.
      Não diz que se podem instalar sem averbamento. Diz que não é uma película e logo não se aplica a regulamentação das películas (permanentes). Mas aplica-se o código da estrada (ou estará na legislação das características automóveis?) onde claramente constam as condições de visibilidade onde até um simples autocolante no vidro pode dar raia.
      No caso das “películas” nos vidros, além da homologação dos produtos instalados (nos casos aplicáveis), penso que há legislação específica quando à luminosidade que tem de ultrapassar o vidro. Há sempre um esperto que arranja maneira de instalar película escura e ter um certificado de película transparente p.e. É possível medir a quantidade de luz que “passa” e logo, lá se vai o negócio.

  3. Vasco says:

    Em Portugal tudo é ilegal, excepto ser Banqueiro, Político e outros tipos de gente corrupta que nunca pagam multas ou cumprem penas de prisão.
    O resto pagam os mesmos de sempre…

  4. Tiago says:

    Com o título deste artigo esperava um pouco mais de informação sobre o assunto, e para piorar tem informação em duplicado 🙁
    Quais são as regras?

  5. nobody says:

    Parece me existir aqui uma mistura de conceitos, vidros escurecidos são diferentes de peliculas de escurecimento de vidros…

  6. Art says:

    Vidros escuros deviam ser proibidos …já passei ao lado de um carro de vidros escuros e mesmo ao lado era impossível ver lá para dentro…podia estar la dentro um arsenal completo , que ninguém via nada

  7. Vasco says:

    Horrivel, mas gostos são gostos.

    • says:

      Mão tenho vidros escurecidos, mas o meu carro tem vidros anti UV (de origem) nos lugares de trás. É fantástico para os miúdos. São ligeiramente mais escuros que os vidros da frente, mas vê-se bem.
      No trabalho temos uma Renault Master de 12 lugares. Tem película nos vidros traseiros devidamente legalizada. Sem ela é um autêntico forno.
      O problema é sempre o exagero.

  8. ThornC says:

    eu uso umas capas escuras/transparentes que cobrem as janelas traseiras que se tiram quando não são precisas….

  9. Luís Monteiro says:

    Este é mais um daqueles casos em que em Portugal se pode roubar com base em legislação avulsa.
    Em nenhum outro país da Europa, segundo sei, é necessário alguma inspeção B ou qualquer averbamento no livrete, basta que a película aplicada esteja homologada.
    Aqui, tudo serve para gamar o Zé Povinho.
    É o país miserável que temos nestas matérias automóvel.

  10. Carlos Martins says:

    Cada um rouba o contribuinte como pode…
    Países há que quer jantes quer películas não tem custos… enfim, edtamos em Portugal onde é preciso alimentar os esquemas…

  11. Eutech says:

    ya ya se pagar é legal…se nao pagar é um Perigo ..Portugal no seu melhor nesse tipo matéria relativo a carros

  12. joca says:

    Boas. Gostava de saber se alguém sabe de outras empresas sem ser a LTA ou PROVA IMPAR. Tenho um SEAT edição limitada modificado pela marca e foi legalizado Suíça/Portugal só consegui legalizar a potência, mas os travões e os pneus (pneus equivalentes pela norma ETRTO na união europeia) o carro vinha assim de origem e o IMT não aceitou porque não estava no COC marcado o modelo original e não o modificado. Nunca percebi porque tinha de fazer um projeto para coisas que tinha de origem. Podem fornecer informações onde posso obter um certificado para apresentar no IMT.

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