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Venda de carros elétricos vai crescer bastante este ano

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Realista says:

    Os veículos elétricos são superiores, e só não compra quem tenha uma limitação, como local para carregar, por exemplo.

    • Joao M says:

      ou limitação financeira. O custo beneficio de dar uns bons milhares a mais por um EV em vez de comprar um a combustão pode simplesmente não compensar. Podemos falar em poupança de manutenção + combustivel mas essa poupança pode apenas significar ultrapassar a diferença do preço dos dois tipos de carro ao fim de 5 a 8 anos (dependendo de quantos kilometros fazes por ano).
      Ou seja, para alguém que faz até 15.000Km por ano pode não compensar comprar um EV familiar em vez de um a combustão da mesma categoria.
      Ainda mais se for preciso uma wallbox é mais um custo (renda a uma EDP, por exemplo, são 25€ por mês salvo erro. .. uma nova pode custar uns 500€).
      Depois também ouvi (não confirmei) que os seguros de carros eletricos são mais caros do que o premio do seguro de um carro do mesmo tipo a combustão.

      Ou seja, o custo beneficio de ter um EV pode não fazer sentido para todos.

      • Realista says:

        Já compras um Tesla Model 3 base por €40.000 mas um BMW Serie 3 base começa nos €47.300 ou um Mercedes Classe A que começa também nos €40.000.

        Não estou a ver em que é que um elétrico é mais caro que um a combustão.

        PS: Uma wallbox só justifica se necessitares de ter carga completa em pouco tempo para o dia seguinte.

        • Realista says:

          Um VW Arteon começa nos €55.000 já um ID4 começa nos €52.000.

        • Naodouonome says:

          Os 40mil do Tesla não tem comparação porque a marca está a fazer trafulhices

          • Realista says:

            Trafulhice é tudo aquilo que não gostas….

            – Tens o MG5 (station wagon por €37.000)
            – Tens o Polestar 2 – €53.000
            – Tens o Nissan Leaf – €35.500

            A diferença cada vez é menor… então para empresas são ainda mais baratos porque a fiscalidade trata disso.

        • PTO says:

          Tu vives em que planeta? Mas tu achas que a esmagadora maioria da população portuguesa tem poder de compra para gastar 40k num carro? Ou 30k sequer? Ganha juízo!

      • Pedro says:

        Tens razão em quase tudo, excepto no último ponto. Tenho um audi e-tron com seguro contra todos os riscos na fidelidade e capital seguro de 70k e pago 750€/ano.

        • Joao M says:

          750€ anual é puxadinho mas todos os riscos nem é muito mau. Mas como eu disse, foi o que ouvi mas não confirmei. Se calhar é sobre os Teslas que é mais caro? Mas como disse não sei o suficiente neste ponto.

    • Naodouonome says:

      Mas alguma vez na vida!!!
      Um diesel faz mais km com depósito cheio, enche o deposito mais rápido e em qualquer bomba, já o eléctrico a bateria vai perdendo autonomia com o tempo de vida e estamos super limitados com o local de carregamento.
      Eu comprei um hibrido e tenho garagem onde meter a carga, não fui pra um eléctrico exatamente pelos pontos de carga em longas distâncias, tempos de carregamento e quantidade de carga rápida.

      • Realista says:

        Já se perde 20 ou 30 minutos a abastecer, fazer xixi e tomar um café numa viagem de 3 horas…

        No entanto o problema é fazer isso tudo em 30 minutos com o carro a carregar.

      • Pedro says:

        Se tiveres como carregar em casa o encher o deposito mais rápido é muito relativo, nunca cronometrei quanto tempo é que demoro a ligar uma tomada mas é muito menos do que ir a bomba já para nao falar do preço o que pago em eletricidade está muito longe do que pagava na bomba, as longas distâncias é 1 2 vezes por ano, se não me quiser chatear levo o velhinho a GPL se não bebo um café a meio do percurso mas no fundo isso para mim é uma exceção são 2 vezes por ano que vou ao algarve que demoro mais 1 horinha a chegar eu comprei o carro para poupar no dia a dia não foi para ir 2 vezes para o algarve

        • PTO says:

          E de repente tens uma emergência e o carro não carregou o suficiente ainda para o poderes usar para te deslocares a essa mesma situação urgente. É sempre tudo muito lindo nos folhetos de venda mas muito pouco prático em situações que embora raras acontecem e onde ter mobilidade imediata pode fazer uma grande diferença.

    • PTO says:

      Ai tu achas que o preço deles não faz parte das limitações?
      Não vives em Portugal, portanto?
      Tem piada, tem.

  2. Roberto S says:

    Não vendem mais porque não querem. Há marcas que aceitam encomendas, dizem que entregam em 6 a 9 meses, mas depois demoram 15 meses, ou mais, para entregar.

  3. Marko says:

    Acho que o preço/autonomia ainda são bastante limtadores, para além lá está de quem não tem locais para carregar o carro em casa!

  4. Jorge says:

    …”se os preços baixarem bastante”!

  5. TugAzeiteiro says:

    A venda está a aumentar rapidamente, no entanto a implementação de novos carragadores está longe de ser rapido! Isso e tudo o que está por de trás dos carregadores…

    • Naodouonome says:

      Exactamente, e isso é extremamente importante, sem contar que se todo o parque automóvel for eléctrico a rede eléctrica não está preparada.

      • Paulo Santos says:

        Não está preparada, mas vai preparando-se aos poucos de acordo com a procura. Quanto mais procura, mais oferta aparecerá.
        Ou acha que os milhares de postos de abastecimento que existem surgiram de um dia para o outro? Sabe como era fazer uma viagem Bragança-Algarve há cerca de 40 anos pela noite?

  6. Ricardo says:

    Também é um fato que os carros a diesel deixaram de ser comercializados pela maioria das marcas como a Renault, portanto não venham com muitas tretas como aquela notícia de que se vende mais elétricos que a diesel, se a oferta é menor, é lógico.

    • Pedro says:

      A oferta é menor porque já ninguém compra carros a gasóleo, os carros a gasóleo só se venderam porque a diferença de preços de gasóleo/gasolina era significativa e quem fazia alguns km já compensava hj em dia a diferença está longe do que era portanto investimento num carro a gasoleo já deixou de fazer sentido há muito tempo. Se toda a gente desatasse a comprar carros a gasóleo a oferta aumentava logo as marcas querem é vender, e a oferta do gasóleo ainda é superior aos EV’s mas claro aqui entra muito a especulação e o gasóleo está mais do que morto

  7. Black Russian says:

    Mesmo com trifásica em casa com 10,45 potencia contratada, Dacia Duster Journey+ Eco G Bifuel GPL/Gasolina, novinho , não como gelados com a testa…….quando os elétricos tiverem ao preço/autonomia/maturidade deste meu carro, logo pensarei num EV…….até lá continuem na ilusão dos EV……..

    • Paulo Santos says:

      Então diga-me qual o seu consumo aos 100Km.
      Fiz o cálculo no site da Dacia e a mim não compensava.
      10% cidade, 20% estrada, 70% autoestrada. 80000 km/ano. Cerva de 250km/dia 2 trajetos. Sem passageiros e sem bagagem. Condução dinâmica. Deu-me cerca de 8lt/100Km.

      • freakonaleash says:

        Sendo que é a GPL acaba por compensar mais contas menos contas, visto que o litro custa menos de 1€.

        • Realista says:

          O preço do GPL não significa nada sem os consumos.

          Sabe-se que o consumo de um motor a GPL é cerca de 25% superior a um motor a gasolina 95.

          https://www.renault.pt/motorizacoes-renault/sobre-gpl.html

          Se o consumo de um motor a gasolina 95 andar nos 5L/km, um a GPL anda nos 6.25L/100km. Ou seja pagarias €8 num motor a gasolina 95 e €6.25 num motor a GPL.

          Comparando com o custo de um carro elétrico os valores são muito superiores.

          Por exemplo eu consumo 12kWh/100km. O custo do kWh com todas as taxas e IVA anda nos €0.12 e atualmente no mercado regulado até está de graça. €0.14*12 = €1.68 para fazer 100km.

          Mas neste momento quem tiver no mercado livre o custo por kW ainda é mais baixo…

          • PTO says:

            O Dacia Sandero Stepway Bi-Fuel novo cá de casa custou-me 19 mil euros e uns trocos.

            Recomenda-me aí um elétrico novo, POR 19 MIL EUROS, e que consiga ter os mesmos km’s de autonomia que o Dacia que comprei.

            Fico à espera.

  8. Há cada gajo says:

    Quando se parte do zero, qualquer crescimento é um grande crescimento.

  9. SANDOKAN 1513 says:

    Olhem que não são os pobres que os compram,isso vos garanto.E muitos que também estão na chamada classe média,isso é certo.

  10. jota says:

    Há opiniões para todos os gostos e feitios, mas a realidade é só uma: ou os preços dos carros descem drasticamente ou daqui a dois anos o crescimento que se verifica atualmente é na ordem inversa!

    • SANDOKAN 1513 says:

      Tem razão no que diz.Mas também daqui lá o comum dos mortais ter um carro elétrico,daqui lá !! Se hoje em dia um pobre não pode comprar um carro normal quanto mais fará um carro elétrico.Isto ainda vai durar muitos mas muitos anos.

    • Realista says:

      Quando começarem a chegar ao mercado os usados vais ver mais gente a comprar carros elétricos…

      • PTO says:

        Talvez, mas tb vão ganhar muito má fama porque de certeza que vai existir muita trafulhice com a autonomia das baterias e isso vai, num curto prazo, afastar as pessoas do mercado de usados elétricos.

  11. SANDOKAN 1513 says:

    Eu,que vivo numa casita pequena,já com muitos anos(sei lá,a casa já deve ser dos anos 40 ou 50 do século passado,e ainda por cima poucas obras de melhoramento teve),nem garagem tenho,tenho que estacionar o carro no outro lado da rua(quase a 30 metros),para depois vir para casa por um caminho de terra,como é que me vou desenrascar um dia se por acaso comprar um carro elétrico ?? Não me vou safar.E como eu tanta,mas tanta gente neste mundo que nem há conta.Além de que nem dinheiro tenho para um carro elétrico.Então se comprei um carro aqui há uns anos atrás por 500 euros e ainda hoje ando nele,como é que um dia terei dinheiro para andar num carro elétrico ?? Não vou e já estou mentalizado disso.É que nunca na vida.Isto vai ser bom é para as novas gerações,para quem tem neste momento 15/16 anos,pois quando já tiverem os seus 30 anos isto já vai ser uma realidade.Mas até lá…

  12. Realista says:

    Esse carro que compraste por €500 não custou €500 em novo… compraste por esse preço usado.
    Aliás os preços dos usados já começam a baixar e já se compram os primeiros Peugeot iON por €5000/6000.

    Quanto ao carregamento, sim esse é um problema, mas que é fácil de resolver com o tempo. Bastava que nessa rua onde deixas o carro tivesse um candeeiro com um carregador para VE.

    Mas isto é como a tecnologia, antigamente na aldeia nem 2010 nem rede de telemóvel tinha e hoje até já têm 4G…

    É dar tempo ao tempo.

  13. PTO says:

    LOL 2,7 milhões para toda a Europa é tipo um grão de areia numa praia. Enquanto os EV’s não baixarem para preços acessíveis à classe média, valores algures entre os 18 e os 20 mil euros, o crescimento vai ser sempre reduzido e acabará por estagnar quando os que têm €€€€€ já estiverem servidos de EV’s.

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