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Veja se anda a fazer corretamente as rotundas em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    A regra das rotundas aplica-se facilmente – se ninguém, ninguém mesmo – ultrapassar pela direita e ficar atrás do carro que que vai por dentro da rotunda, para lhe permitir sair no sítio certo. Como isso não acontece, sobretudo em rotundas que não tenho confiança, circulo por fora (embora atrás do carro que circula por dentro e que se vê que tem intenção de seguir a regra). O que não me apanham é a tentar sair da rotunda e ter de parar com a avalanche de carros a ultrapassar pela direita.
    Se a rotunda estiver a ficar entupida de carros que saem e que entram, enfim, tento fazer o que o bom senso me aconselha.

    • David Guerreiro says:

      Pois é, é muito bonito, mas na prática quem for a circular pela esquerda na rotunda, e depois quando se quer encostar para sair, leva com outros que contornam sempre pela direita. Se não tiver cuidado batem.

      • A tua mãe says:

        e ainda leva com a culpa

        • Zé Fonseca A. says:

          Não é verdade, a culpa é de quem vai de fora, e mesmo antes desta norma do código entrar em vigor a culpa era dividida entre os dois condutores, a culpa nunca pode ser de quem vai dentro da rotunda e está a fazer tudo certo

          • JPaiva says:

            Tem a certeza? Como já dizia o outro “olhe que não, olhe que não”
            O que está na faixa de fora pode alegar que o que estava dentro (e a fazer o correcto) lhe invadiu a faixa de rodagem.

          • sómaisum says:

            Errado.. Pluralidade de vias: quem muda de via, não tem prioridade. Está na via mais a esquerda (dentro da rotunda) e quer sair, se vier alguem a fazer a rotunda toda por fora, embora em contra ordenação, a culpa, em caso de colisão, é de quem vai de dentro… É uma merda? É sim senhora… mas…. É assim…

          • Zé Fonseca A. says:

            Não é assim, quem vem na faixa de dentro não tem visibilidade, por isso o código da estrada nas rotundas está feito assim.
            Ja estive em situações dessas como pendura e sei o veredicto das seguradoras.

          • Aves says:

            Mas afinal, num comentário eu disse que nas rotundas quem vai por dentro não tem visibilidade nos espelhos. Disseste que não que não é verdade, que nos carros modernos os espelhos até tinham sensores … Afinal quem vai na faixa de dentro tem ou não tem visibilidade?
            É que bastavas não seres teimoso. Faz algum sentido . se se vais sair em frente – que:
            – Se há duas vias a chegar ás rotunda, passas da via da direita (que é a que o CE te manda andar) para a da esquerda.
            – Na rotunda, com carros a circular, segues pela via da esquerda.
            – Para sair – sem visibilidade para mudar de faixa – passa-se para a faixa da direita para sair.
            Quantas mudanças red faixa foram feitas, até sem visibilidade?
            Não é muito mais lógico fazer como em França e se fazia em Portugal – se é para seguir em frente – entra na rotunda pela via da direita, segue e sai pela via da direita sem mudar de via? P****.

          • sómaisum says:

            até 2014 as seguradoras até podiam dar razão, agora tem o fundamento legal para não. pluralidade de via: vai de dentro para fora, só tem de esperar até nao vir nenhum veiculo. se bate, tem culpa, nem que o outro tenha dado 50voltas por fora na rotunda. se está na lei, podes acreditar que não pagam…

      • Aves says:

        Há um problema adicional – numa rotunda o espelho do lado direito não abrange área praticamente nenhuma, ao contrário do que acontece em estrada quando se muda de faixa. A única coisa que tem utilidade é o pisca – mas é se for respeitado.

        • Zé Fonseca A. says:

          Não abrange para quem não sabe conduzir, além disso a maioria dos carros hoje em dia já tem sensor de proximidade no espelho precisamente pra alertar quando tem carros ao lado.
          Curioso, já tenho carta já quase 30 anos e sempre fiz todas as rotundas por dentro e nunca tive nenhum acidente, a conduzir quer em Lisboa quer em muitas outras capitais europeias, também nos USA mas aí não há rotundas, usar isso como desculpa para fazer rotundas por fora é só assumir a azelhice

          • Aves says:

            Curioso. A alteração da regra da circulação em rotundas, em Portugal, foi em 2014.

          • Zé Fonseca A. says:

            E antes disso quem sabia conduzir já fazia rotundas por dentro, sempre fez.
            Como és muito jovem e não deves saber, quem ia dentro e batia não tinha culpa, a culpa era sempre dividida porque a lei protegia quem ia de fora, mas nem assim era considerado como sendo algo correcto por isso a culpa era sempre dividida e decidiram mudar o codigo

          • Aves says:

            Antes usava-se as faixas por dentro para ultrapassar, se se via que o carro à frente ia sair na próxima saída (ou se a saída estava entupida, o que é o mesmo) e nós íamos continuar.
            Não havia zig-zags obrigatórios para seguir em frente como agora para seguir em frente, que é o trajeto mais comum:
            – antes de cghegar à rotunda passa da via da direita para a da esquerda
            – na rotunda vai pela via da esquerda
            – passa para a via da direita pouco antes de sair.
            Isto não faz nenhum sentido. Pára para pensar em vez de gritar.

    • Hugo says:

      É devido a pessoas que fazem o que tu fazes, que o transito fica todo entupido nas grandes cidades. Por asnos que não sabem como contornar uma rotunda. É muito simples, tal como ilustra a imagem e explica o texto. Não é preciso conhecer a rotunda ou ter “confiança”.
      Outra que muitos têm a mania, é meterem-se na rotunda quando sabem que vao ficar empancados dentro dela e impedir a passagem por outros veiculos que tenham a via disponivel para passar.
      Se toda a gente fizesse o procedimento pelas regras aqui descritas, o transito era muito menor e mais fluido, que é para isso que as rotundas servem mesmo

      • Aves says:

        Sem dúvida. Uns comentários abaixo vês que em Espanha mantêm a circulação nas rotunda que nós tínhamos. Uns asnos.
        As regras de trânsito têm que ser simples para ser cumpridas por todos. Quando quem as cumpre é que se mete em sarilhos, no caso, não pode mudar para a faixa da direita para sair na saída seguinte porque está a ser ultrapassado pela direita, a tendência é para não cumprir..
        P.S. Eu não tenho nada contra a regra, acho quem a desenhou a papel e esquadro tinha boas intenções. Tenho respeito por quem a cumpre e não lhe dificulto a vida, como digo acima, mas há situações que tenho receio em aplicar. Se passares por cá ofereço-te a palha que sobra.

    • Nuno José Almeida says:

      Essa é a regra em TODOS os outros países do mundo. Em Portugal é decidiram complicar.

      • A tua mãe says:

        Dos criadores de: No meu tempo é que era bom

        • Aves says:

          Pareces aquele que está a assistir à parada do filho a marchar a dizer para a mulher:
          “Todos a marchar com o passo trocado, só o nosso filho é que vai com o passo certo!”

      • Zé Fonseca A. says:

        Errado, a regra em todos os países civilizados é igual a Portugal

        • Aves says:

          O que tu sabes disto. Há alguma coisa em que não sejas melhor que os outros? 😉
          Estamos a falar de rotundas sem sinais luminosos (com sinais luminosos nem se deve falar de rotunda).
          Pegando na rotunda em cruz da segunda imagem do post.
          Regra em França: se o veículo for o vermelho (que está à esquerda) – se sair na 1ª saída ou seguir em frente como aparece na imagem do post (2ª saída) circula pela via exterior, não vai à via interior como a regra portuguesa que aparece na imagem; se sair na 3ª saída (por onde está a sair o carro laranja) ou na 4ª saída (o verde) sim vai à via inferior e passa para a via exterior para sair. Parece-me isto muito sensato.
          Regra em Espanha: A faixa exterior da rotunda deve ser utilizada sempre que possível; as faixas interiores só devem ser utilizadas para ultrapassar, voltando à faixa exterior para abandonar a rotunda.
          Se não acreditas vai ver.

        • Nuno Jose Almeida says:

          Não é verdade. Em todos os países do mundo a regra é. Faz como te apetecer, não ultrapassar pela direita (vice versa para os que conduzem pela esquerda). E quem está dentro tem prioridade.

        • ModelY says:

          Vai para Espanha ou França é depois diz-nos a tua experiência nas rotundas deles

  2. Berto says:

    A raiva que eu passo aqui na minha zona que faz fronteira com Espanha…

    • Pedro says:

      Antes, cá em Portugal, também era como os espanhóis fazem actualmente. Aliás eu aprendi assim cá em Portugal…
      Ainda há 2 semanas fui à Galiza e fui o único a meter-me na faixa da esquerda por querer sair na 2ª saída. Até me senti mal! haha

  3. JusticeiroDaDamaia says:

    A imagem é muito boa – mas é pena não haver uma com rotundas de 3 vias e bastante grandes, como aquela junto À estação/terminal da Pontinha 🙂 aí é salves-e quem puder!

  4. Bm says:

    Esta lei só veio trazer mais trânsito às rotundas! E não sei se diminuiram os acidentes !

    • ModelY says:

      Está lei existe já algum tempo, foi assim que aprendi em 1994. O pessoal que tirou a carta finais dos anos 90 ou mesmo após 2000 irra… com cada asno

  5. Nemmais says:

    3 – Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

    Experimentem respeitar a regra e batam na viatura que está em infração na faixa da direita e logo vêm quem paga os estragos…

    Que está a mudar de faixa é sempre culpado

    • Vitolas says:

      Tenho as duas portas do lado direito do meu carro reparadas a conta da seguradora da pessoa que estava em infração que discordam do que dizes.

    • A tua mãe says:

      Como tudo neste país é quem está certo. Já experimentei isso

    • Nuno Jose Almeida says:

      A regra das faixas também se aplica nas rotundas. Não podes ultrapassar pela direita e tens sempre de dar passagem. Isso é que deviam explicar e não regras absurdas que nem funcionam em algumas rotundas.

      • Aves says:

        É preciso distinguir – placa giratória central (com semáforos) e rotunda (sem semáforos). Os franceses chamam-lhe, respetivamente, “carrefour à sens giratoire” e “rond-point”.
        Na placa giratória central, com semáforos, cada um posiciona-se como considera mais adequado para circular dentro da rotunda e sair. Nas rotundas, sem semáforos, o posicionamento na via da esquerda ou da direta ao chegar à rotunda e a circulação dentro da rotunda na via da esquerda ou da direita conforme a saída que se pretende tem regras, diferentes conforme os países-
        As rotundas têm que ter regras. Das que estive a ver – Portugal, Espanha e França, Portugal tem uma regra completamente absurda quando a saída é em frente. Basta comparar o esquema em Portugal com o esquema em França (pus um link num comentário lá mais para o fim).
        Chegar à rotunda na via da esquerda e circular na via da esquerda – quando a saída é em frente é absurdo.

      • sómaisum says:

        errado… meio errado va. nao podes ultrapassar pela direita, no entanto, podes e deves usar a faixa mais conveninente para a saida que queres (independentemente de fazeres mal a rotunda). Se dois veiculos vao á mesma velocidade, imaginemos, e o de dentro bate no de fora, a culpa é do de dentro

      • lrf says:

        Não é assim.
        Não há ultrapassagens em rotundas.

      • lrf says:

        Em rotundas não há ultrapassagens.

      • lrf says:

        Nuno José Almeida
        Em rotundas não há ultrapassagens, apenas passagens.

  6. JP says:

    E em vias de duas faixas, há quem insista em continuar na faixa da esquerda, mesmo saindo na primeira saída, ultrapassando os que cumprem a regra, continuando pela faixa da esquerda.

    • A tua mãe says:

      Tecnicamente quem continua na faixa da esquerda está mal, mas o normal que a malta faz quando há duas, mesmo por causa dos artistas, é sair na da direita.

    • MR says:

      Quando se tem uma saída com 2 faixas, as regras atuais para as rotundas não funcionam, e se forem cumpridas, só causa embaraço ao transito.
      A regra que me parece que seria mais sensata, seria:
      – faixa mais à direta -> sair na próxima saida e pela faixa da direita;
      – 2ª faixa e seguintes-> continuar na rotunda, ou sair para a mesma faixa da saída (2ª, 3ª, ..), tendo de assegurar-se que se estiver um veículo a circular na faixa da direta, esse também vai sair nessa saída;
      -numa faixa de número superior ao nr de faixas de saída -> continuar a circular na rotunda.

      • Zé Fonseca A. says:

        Assegurar que o veículo vai sair na mesma faixa? Essa é para rir, o veículo não tem nada que estar na faixa mais à direita se não for sair, caso não vá sair e levar com um carro em cima é o culpado do acidente, é assim e está bem feito senão era a selva

        • MR says:

          E melhor rir e olhar pelo espelho, do que chorar depois de ter um acidente.
          Mesmo se forem só danos nos veículos, o mais provável é que seja dado como culpado o que está a mudar de faixa, ou então 50 50

        • sómaisum says:

          era assim que devia ser.. não é assim que está a lei
          e a lei, para já, é que manda, especialmente para as seguradoras não pagarem 🙂
          e se chamarem a policia, ainda paga a coima por cima!

    • Zé Fonseca A. says:

      Se a saída também tiver duas faixas estão a cumprir com o código, faço isso sempre que a saída tem duas faixas

      • sómaisum says:

        errado. se a saida tiver duas faixas, tens de sair para a via mais para a direita depois da penultima saida, e podes escolher sair na primeira ou segunda via da saida que queres. não podes atravessar da via mais a esquerda para a segunda via da saida que queres…
        cheira-me que quando tirou o codigo (assim como eu) a regra era outra… bem como “até meio da rotunda, pode-se circular por fora sem infracção”….

        • MR says:

          Isso não passa e uma teoria que não funciona, ou só funciona quando não há veículos na rotunda

          • Filipe says:

            Só não funciona porque continua a haver papalvos a sair da rotunda por dentro. Eu próprio deixei de o fazer depois de evitar alguns acidentes com esses normais. Desisti de fazer bem. O cúmulo da situação é que ainda me apitavam, achando-se donos da razão ahahah

  7. Porto says:

    Esta regra vem contra a outra regra que devemos sempre circular a direita.
    Enfim, olha vejamos, se numa rotunda formos sair na 3 saída, e estivermos aceder a rotunda numa rua com 2 faixas, então temos que ir para a faixa de rodagem a esquerda (quando devemos ir para essa faixa? quando estivermos a uns 100m, ou 50m ou ?)
    Depois muitas das rotundas não têm a placa com as indicações antes de chegarmos a Rotunda, então vamos ter que andar as voltas na rotunda para sabermos em saída vamos sair.

    Já agora alguém reparou nas filas enormes que existem agora no acesso as rotundas?

    • eu says:

      as rotundas tem rehras especificas,senaotb tinhas de ceder a entrada visto que te aparecem pela diteita. outra coisa em portugal o que define a rotunda e o sinal D4. nao e se tem semaforos, nao e o sinal de perigo e nao o quim da bouça

  8. Louro says:

    Estou em PT de férias e já não consigo contar pelos dedos das mãos a quantidade de vezes que apanhei sustos por causa da malta que decide ignorar que há uma rotunda ou que decide que é boa ideia entrar pela rotunda de gás.

    Acho que o único sítio onde vi uma condução tao selvagem, sem respeito por nada nem ninguém, como se vê em Portugal, foi em Paris.

    Limites de velocidade? Nah.
    Piscas? O que é isso?
    Cedência de passagem? Esquece… está tudo com muita pressa.
    Nas auto-estradas, vais a ultrapassar dentro do limite, levas logo com um racer qualquer a fazer sinais de luzes…

    E cada ano que passa, parece estar pior.

    • David Guerreiro says:

      Parar nas passadeiras? Qual quê… leva-se o peão na proa

      • André R. says:

        Isso é outra guerra…
        Trabalho numa câmara municipal e já avisei o pessoal do trânsito, para não criarem as passadeiras em cima das rotundas, é um perigo para o peão, para quem pára para o peão passar e para quem vai bater por trás…

    • Asdrubal says:

      Rotundas tem que ser assim prego a fundo e a direito. Pões-te anhar e levas com alguem em cima.

    • A tua mãe says:

      Isso de parecer Paris é agosto é normal, depois melhora 10%

    • Zé Fonseca A. says:

      Não aprendeste que uma ultrapassagem deve ser rápida e no menor trajecto possível? Ultrapassar a 120 numa autoestrada é só absurdo, existe um motivo para a polícia nao multar abaixo de 140

      • Aves says:

        É pá, haja alguma coisa em que concorde contigo, a ultrapassagem deve ser rápida. Mas o limite em que não se é multado quando velocidade legal são 120 kmh, não são 140 kmh, são 128 kmh.

        • Zé Fonseca A. says:

          128 km/h é com radares fixos SINCRO, radares móveis não tens ninguém a multar a menos de 140, conduzo há muitos anos e ultrapasso a BT a 145 km/h desde sempre e nunca fui mandado parar nem nunca recebi multa em casa, aliás, em teoria só multam a 150 km/s quando a multa deixa de ser leve.
          Mais importante que conduzir à velocidade que manda no código é conduzir se forma a não causar embaraço no trânsito e permitir o maior fluxo, isso é mais seguro do que conduzir aos 120 km/h, ensinam isso nas boas escolas de condução.

          • Hugo Nabais says:

            Conheço quem trabalhe na BT e confimo. Quase sempre só multam acima dos 150, pois a multa aí já é grave!

          • Aves says:

            São duas coisas distintas:. Em autoestrada com limite de 120:
            – dos 120 aos 128 não multam mesmo. É a margem de tolerância de 7% para cobrir eventuais erros de calibrarão e de medição dos radares.
            – a partir dos 128 podem multar. É verdade que aos 150 (+30 que a velocidade permitida) passa a ser uma infração grave, com perda de 2 pontos na carta.
            Se não multarem entre os 128 e os 150 o motivo só pode ser por já terem preenchido a “quota” de multas, não precisarem de passar mais. O teu conhecido não disse “nunca multam” abaixo dos 150, disse que habitualmente não multam. A mim já multaram abaixo dos 150 quando o limite era 120.
            Já agora, se velocímetro se marcar 120 é possível que a velocidade real seja menor. Os construtores têm que assegurar que a velocidade dos carros marcada no velocímetro não é inferior à real (ir a 120 e o velocímetro marcar menos de 120), mas pode ser superior à velocidade real (ir a 115 e marcar 120). O estado e a pressão dos pneus é um dos factores que pode fazer diferir a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real.

          • sómaisum says:

            Essa ultima frase… vai la dizer ao GNR que ias a 90 numa zona de 50 para não causar fila, que ele te conta uma história 😉

          • yamahia says:

            Confirmo. A minha velocidade de cruzeiro sao 150 de ponteiro (deve dar uns 145 reais) nc tive problemas com isso .

        • Aves says:

          Mas são 128 ou são 140? E não, não há qualquer diferença entre radares fixos e móveis – são 128.
          O segundo parágrafo concordo inteiramente – os cágados dos 120 para ultrapassar um que vai a 119 (que entretanto acelera “Espera aí que já te lixo”,) que são os mesmos que vão na faia do meio kms e kms com a via da direita livre – são mais perigosos dos que os que excedem o limite de velocidade para fazer uma ultrapassagem rápida.

        • ModelY says:

          Desculpa Aves mas estas errado… a polícia na cidade tolera 10% da velocidade máxima em certas zonas da cidade Lisboa, nas AE são 20% podes andar até 144km no entanto podes ir até 148km. Dito por vários amigos que são GNR/ Polícia

          • Dinis says:

            Uma coisa é o que a lei diz, outra são as recomendações da Procuradoria e outra ainda é o que a polícia faz…

      • sómaisum says:

        não interessa que multe abaixo dos 140… a lei é a lei 🙂 se fores a 130km reais, e eles quiserem ou estiverem para ali virados, pagas multa. e ainda se quiserem embirrar contigo, apreende o veiculo porque tens uma mosca agarrada ao vidro que não consta no livrete e tens de ir fazer uma inspeccao B….

        AGORA: eu, infelizmente para mim, distraio-me como os limites, mas se alguém me “forçar” a superar os limites, ai se for preciso abrando ainda mais…

  9. Fusion says:

    Com duas vias é fácil. Podem dar o exemplo com 3, 4 ou 5 vias?

    • A tua mãe says:

      a 3ª é para quem vai sair na 3ª
      a 4ª é para quem vai sair na 5ª
      a 5ª é para quem vai sair na 5ª

      (na teoria)

    • sómaisum says:

      mais do que 2 vias, as vias 1, 2, 3, 4, 5 (supondo que 1 é mais interior-à esquerda- e 5 a mais de fora-à direita)as vias 1,2,3,4 são condideradas iguais, ou seja, o mais seguro, a nivel de culpa e/ou seguradora, é ires na 4ª…
      de resto depende muito de quem ta na rotunda… rotundas com 3 vias, só uso a mais do centro para fazer mais de 180º da rotunda (assim de uma forma muito simplista)

  10. PeterOak says:

    Como é?!? O carro vermelho, que segue em frente, toma a via da esquerda? Então se quiser seguir em frente numa estrada com diversas rotundas vou andar constantemente aos zig-zag’s.
    Ridículo!!

  11. André R. says:

    Isto é tão giro em “cartoons” e em rotundas grandes… nas pequenas rotundas isto é impraticável…

  12. Sergio says:

    As pessoas sabem as fazer, não querem é fazer

  13. JMC says:

    Será que nem a verem o desenho percebem….. Devia ser obrigatório uma reciclagem.

  14. sei lá says:

    Não discordando da regra e até compreendendo-a. O problema, é que a realidade das rotundas não é a do desenho, nem a realidade dos condutores é a mesma que os levou a passar no exame de condução.

  15. JMC says:

    Se todos cumprirem e não fizerem cada um à sua maneira…. não vejo qual o problema.

  16. no1 says:

    A lei é bem simples e clara!
    – Se for sair na 1ª saida imediata na retunda, circula o mais encostado à direita.
    – Se for sair nas demais saidas, vai SEMPRE ao centro da retunda, independentemente da quantidade de faixas.

  17. Na 2ª saída (em frente) faixa direita, se faz favor. says:

    Ora cá está um tema com discussão sem fim.
    As rotundas são para fazer fluir o trânsito mas, quem faz as estradas com rotundas está-se a marimbar para a geometria. Seguindo a “RECOMENDAÇÃO” de circulação nas rotundas ninguém me sabe explicar porque é que uma via (bem feita) de duas faixas de acesso à rotunda, e rotunda com duas faixas e saída na segunda (em frente) para uma via com duas faixas, vai toda a gente na direita, aproxima-se a rotunda, pisca à esquerda e logo de seguida o pisca à direita para sair em frente!
    Porque é que andam em X quando chegam às rotundas? Vão ver os desenhos que se fazem sobre isto e verifiquem que ninguém explica para que servem vias de duas faixas. Segunda saída, sempre na faixa da direita! Não se colocam ninguém em perigo!
    Sim, sou dos que não segue a “recomendação”, por ter andado às voltinhas para não bater e sigo como regra que, QUEM SE APRESENTA À MINHA FRENTE E À MINHA DIREITA TEM PRIORIDADE, basta-me. Não faço das rotundas metas ou pistas de corridas.

  18. Francisco Fernandes says:

    E se a rotunda tiver saídas com duas faixas com o mesmo sentido? Quem está por fora pode escolher qual a faixa sair?

    • lrf says:

      Sim Francisco, para sair duma rotunda já deve sempre encontrar-se na via 1 (a via mais à direita) sob pena de coima por contraordenação e, obviamente, pode e deve escolher a via de saída das várias que possam existir de forma a escolher a mais adequada ao seu destino.
      Se não escolher a via mais adequada ao seu destino também poderá estar a cometer uma contraordenação conjugando o artigo 14-A com os artigos 43 e 44 do CE.

  19. Rotundas são a minha praia says:

    Há rotundas e rotundas… há as grandes, as pequenas, as minúsculas… há com uma faixa, 2, 3, 4, etc., há as que só se contornam, mas também há as que se passa pelo meio… há sem e com semáforos… há com e sem passadeiras em cada saída/entrada, etc.

    Isso do “Veja se anda a fazer corretamente as rotundas em Portugal” tem muito que se lhe diga.

    Além de cumprir as regras, importante é utilizar o bom senso (seja lá o que isso for) e respeitar os outros que andam na estrada, quem tem sempre prioridade e passa o tempo a chamar asnos aos outros é quem é o maior perigo.

  20. JL says:

    Ainda há duvidas sobre isto ? depois admiram-se de haver radares de velocidade quando nem rotundas sabem fazer.

    Ah, então onde anda a caça a multa ? podiam lucrar muito mais que nos radares….

  21. Hugo says:

    Isso é tudo muito bonito, mas há uma regra que nunca muda….para sair de um rotunda tem que se estar SEMPRE na via mais a direita. Mas há pessoal que gosta de sair das vias interiores directamente para a saída.

    • mikado says:

      Pois pois mas e se as duas saídas tiverem separadas por menos de 2 metros? Queres sair na segunda mas os outros vão pensar que vais sair na primeira. Como é que vais fazer?

      • Zé Fonseca A. says:

        Zig zag, deves estar a falar nas rotundas mal feitas tipo ovo, nessas eu sigo o fluxo do trânsito e ajusto a minha condução aos hábitos dos restantes condutores

    • Abel says:

      Isto acontece 90% das vezes, então para rotundas mais pequenas é tudo a fazer a rotunda a direito.
      E quando vemos várias vezes a policia a dar esse exemplo e fazer exatamente os mesmo não é fácil alguém cumprir.

    • MR says:

      Se for uma saída com 2 ou mais faixas, não faz muito sentido ter de ir para a faixa da direita, para depois sair para a 2ª faixa.
      Isso ia “afunilar” o trânsito, e assim não fica a servir de nada ter 2 ou mais faixas a sair

  22. Alguém says:

    Sou de Viseu. É ridículo a quantidade de pessoas que não sabem fazer rotundas numa cidade que tem uma a cada 200m

  23. A tua mãe says:

    Pior que fazer a rotunda mal, é não fazerem piscas, deve ser só videntes neste país.
    Se alguém estiver na faixa de fora na rotunda (mal) e tiver o trabalho de baixar o dedo e ligar o pisca da direita, não sei, deve ir para a direita

  24. TiZeGrilo says:

    É sempre o vermelho que lixa tudo.

    A malta não cumpre porque a regra está mal, e vai continuar a não cumprir até a regra ser corrigida. Falo por mim, apenas e só.

  25. mikado says:

    Muito bom na teoria mas prática é tudo ao molhe e fé no divino. Já apanhei condutores (asnos) a impedir as saídas porque não respeitam a sinalização Perda de Prioridade e metem-se, já apanhei 6 destes asnos e levaram uma buzinadela daquelas que irrita. As rotundas só deviam ter uma via e ia tornar tudo mais fluido mas os políticos são mais burros que os burros.

    • MR says:

      Humm, a rotunda do Marquês (e muitas outras) só com uma fila?
      Vai na volta, até ficava com a capacidade de fazer fluir o trânsito no resto da cidade 😀

      • MR says:

        Onde escrevi “fila”, pretendia escrever “via”

        • ModelY says:

          ROTUNDA DO MARQUÊS – o meu pânico no meu último dia de aulas de condução em 94 … o meu instrutor só me disse isto , se fizeres a rotunda como deve ser sem levar com um autocarro ou carro, estás pronto para ter carta. Após desse dia 3 dias depois tinha acartar mas Nunca fui para o marques de carro … cá piii de medo … era puto ok 18 anos lol

  26. FRIEND says:

    O problema não é circular numa rotunda…. A maior dificuldade de alguns condutores está na ausência de sinalização quando se pretende mudar de direção!… “Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas!…” Para quem não sabe… “previamente sinalizada”, quer dizer; (colocar o dedo na maneta de sinalização de (PISCAS), mudança de direção, (ESQUERDA ou DIREITA)! Por favor, segam mais civilizados. OBRIGADO.

  27. jgago says:

    Estive uma semana na Holanda e fiquei a gostar bastante das turbo rotundas, é um conceito que se deveria analisar usar cá.
    Alguém conhece algum desenho oficinal de alguma entidade (GNR/PSP/IMTT) que tenha os desenhos ou vídeos, de como se faz para se sair de uma rotunda para uma estrada com 2 faixas de rodagem?

  28. Dinis says:

    O que está descrito é o que diz a lei mas os seguros pagam sempre 50/50… Bom era tudo Turbo Rotundas

  29. Fernando Machado says:

    Que saudades da regra antiga! Ando sempre aos ziz zag agora. Numa estrada com duas vias no mesmo sentido tenho que andas pela direita mas quando estou aproximar da rotunda para seguir em frente tenho que ir para a da esquerda. Existe sempre alguém pela esquerda para não se preocupar com as mudanças de faixa. Numa cidade com varias rotundas a gente anda sempre pela esquerda senão anda sempre a trocar. No meu tempo de escola de condução só mudava para a faixa da esquerda se sai-se na 3 saída. Em algumas rotundas eles simplesmente vão a direito , nem pisca nem nada. Aliás , quase ninguém da pisca agora. Eu dou e tendo cumprir a regra nova mas para mim é bem mais difícil. Andar pela direita e trocar de faixa á esquerda para sair na segunda saida que normalmente é a continuação da estrada principal.

    • Aves says:

      Acabaste de descrever as regras que são usadas em França, que resumi num comentário acima e chamei regras sensatas.
      “Se pretende sair pela direita [saída 1]ou seguir em frente [saída 2], posicione-se preferencialmente à direita da via antes de entrar no cruzamento. Uma vez na rotunda, mantenha-se do lado direito da estrada antes de sair.
      Pelo contrário, se quiser sair pela esquerda [saída 3] ou fazer inversão de marcha [saída 4], deve colocar-se do lado esquerdo da estrada e conduzir à esquerda na rotunda. O código da estrada é claro neste ponto – terá que encostar à direita um pouco antes de sair.”
      A diferença em relação à regra em Portugal está toda na saída em frente – em que se entra na rotunda pela via da direita e se circula na rotunda pela via da direita. Faz toda a diferença. Com o esquema:
      https://www.lepermislibre.fr/permis-conduire/conseils-conduite/comment-prendre-rond-point

    • lrf says:

      Fernando Machado
      Para entrar numa rotunda onde não vai sair na 1ª saída nada obriga a mudar da via da direita para a da esquerda, obriga sim a entrar para uma via interior da rotunda caso esta tenha 2 ou mais vias.
      Quanto aos piscas há que lembrar que dentro da rotunda há vias e só precisa ligar os piscas quando muda de direcção, mas lembrar também que ligar os piscas não dá prioridade.
      Quem segue a direito nas rotundas, até o pode fazer se não houver mais trânsito, embora em bom rigor esteja a cometer uma contraordenação uma vez que o CE determina que o condutor para sair já se encontre na via mais à direita e deve sair pela via mais adequada ao seu destino.

  30. Jorge Pereira says:

    Se podem complicar, para que descomplicar?

  31. Duarte Santos says:

    O que me impressiona é continuarem a chamar ‘faixa’ à via. Só por aqui se vê o nível de conhecimento, de interesse e vontade de aprender de quem comenta. Como também já alguém disse: ao mudar de via perdemos prioridade, o que poderá atrapalhar um pouco se circularmos com aqueles que fazem o que querem (aka quando não há civismo). Enfim, vou-me embora.

    • Francisco Fernandes says:

      Esse preciosismo da sua parte demonstra que não sabe como a língua evolui, aqui na Madeira via e faixa é a mesma coisa, se a sua ignorância é ou flexibilidade não permite aceitar isso já é outro problema… mas a questão aqui não é essa. Resumindo nas rotundas em Portugal o que tem de reinar é o bom censo o que de base é ambíguo e o código de estrada, nada mais.

      • Aves says:

        Umas vezes diz-se faixa outras vezes via, ninguém se engana quanto ao significado. Só os que tiraram a carta há pouco tempo e o instrutor, em vez de os ensinar a conduzir, os martelava com isso é que se preocupam. O problema é que podem podem saber as regras todas e nunca aprender a conduzir.

      • Dinis says:

        Desculpa lá Francisco, no uso comum faixa e via são a mesma coisa não é só na Madeira mas no Código da Estrada via e faixa são coisas muito diferentes (e acho que o código é o mesmo na Madeira) uma via pode ter várias faixas. Tanto que o correcto é dizer “Via de 3 faixas”…

        • Jorge says:

          É precisamente o contrário Dinis. A faixa é que pode ter várias vias. Temos logo no artigo 1.º as definições legais: alínea “h) «Faixa de rodagem» – parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos”, e alínea
          “u) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos”.

          • Dinis says:

            Tens razão Jorge. É ao contrário. Mas o meu ponto é que no código existem as duas definições. Tirei a carta em 1998 mas ainda me lembro mais ou menos….

    • ModelY says:

      Pronto Dom Duarte aprenda:

      Designa-se faixa de rodagem a parte de uma rua ou de uma estrada destinada à circulação de veículos, automóveis ou outros. Uma faixa de rodagem contém uma ou mais vias de trânsito e a sua zona exterior é denominada berma ou passeio. As bermas e passeios não são considerados como integrantes das faixas de rodagem.

      Via de trânsito: zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos. Via equiparada a via pública: via de comunicação terrestre de domínio privado aberta do trânsito público.

  32. lrf says:

    O exemplo de rotunda aqui apresentado não abrange todas as possibilidades de rotundas para quem ainda não sabe circular numa rotunda possa aprender.
    Deveria conter nas várias saídas e entradas várias vias além das várias vias no interior da rotunda.
    Circular numa rotunda é basicamente igual a circular numa qualquer faixa com múltiplas vias, com as alterações impostas pelo art 14-A.
    O art 14-A determina que o condutor que entra na rotunda e vai sair na próxima saída deve obrigatoriamente entrar para a via da direita e sair na próxima saída por qualquer uma das vias da saída consoante a via for mais adequada ao seu destino, devendo conjugar os art 14-A com os artigos 43 ou 44 do CE.
    Dessa forma, se ocorrer alguma colisão em todo o percurso, incluindo na saída por qualquer via, este condutor não será nunca responsável porquanto cumpriu na íntegra o estipulado no CE.
    De notar que não menciono a obrigatoriedade de sinalizar a saída porque se já circula na via 1 (a via mais à direita) é óbvio que vai sair, se não for sair na próxima saída estará a cometer uma contraordenação e terá de sinalizar a esquerda com o pisca de forma a indicar que, embora a circular na via que obriga a sair não o vai fazer (nos casos de excepção previstos dessa regra não estarão a cometer infração mas também devem sinalizar a sua intenção de não sair na próxima saída.
    Dentro da rotunda se houver mais que uma via, quem circular numa via qualquer e pretenda mudar de via perde sempre a prioridade em relação a qualquer outro condutor que já se encontre na via para onde pretende mudar, exactamente da mesma forma que se fosse numa autoestrada e pretenda mudar de via.
    Há muitos condutores que pensam que pelo facto de se encontrarem numa via mais interior têm prioridade sobre quem circula na via da direita mas estão completamente errados, esses condutores já deveriam ter mudado para a via da direita imediatamente após terem passado a saída imediatamente anterior áquela por onde pretendem sair.

  33. Mickael says:

    Nesta pouca amostra de comentários é que se vê que ninguém se entende em relação às regras da circulação nas rotundas, nem os condutores nem seguradoras. A regra não faz sentido , devia ser o contrário, a rotunda é para evitar o trânsito (antigos cruzamentos) não para criar trânsito. A regra anterior funcionava bem se todos respeitassem o não ultrapassar pela direita, simples.

    • Aves says:

      E já lá vão 9 anos, a alteração foi em 2014.
      Aqui está-se a falar de rotundas com certa dimensão, com quatro entradas/saídas mais ou menos em cruz, com, pelo menos, duas vias. Creio que há quase unanimidade em considerar que a regra para a saída em frente (2ª saída) – está errada – obriga a atravessar faixas para a esquerda e para a direita sem qualquer necessidade – devia entra-se na rotunda pela via da direita, continuar pela via da direita e sair, como se faz para a primeira saída à direita.
      E as milhentas rotundas minúsculas que os autarcas criaram?
      As rotundas são cruzamentos especiais, não só pela forma, arredondada mas também por alteração da regra da prioridade – quem circula na rotunda tem prioridade, em vez da prioridade normal, à direita. Acho que não havia necessidade de tanta rotunda dessas, mas a minha questão principal – é por que é que criam elevações/vegetação, de tal modo que quem entra na rotunda sem saber se já lá está algum carro do outro lado do obstáculo? Na condução e especialmente nos cruzamentos é fundamental ver e ser visto. Então por que é que na maior dessas rotundazecas não há uma vista desimpedida? Entra-se na rotunda a medo porque pode-se ser abalroado por outro carro que não se viu.
      Os autarcas querem criar esculturas e plantar árvores – façam-no nos jardins e parques municipais.

  34. Luís Sousa says:

    O exemplo esquemático não é feliz, deverias ter colocado um com duas vias, daquelas One toda a gente circula na faixa da esquerda porque, 500 metros á frente, irão seguir na segunda saída da rotunda. Seria muito mais interessante. Além disso, continuo a achar triste a forma como se apoia uma regra que está profundamente dissonante com o que se faz na maioria
    desta desunião Europeia, depois é só ver os estrangeiros por cá todos baralhados.

  35. ModelY says:

    Conclusão de todos os comentários – somos todos professores de código e condução ou agentes de autoridade percebemos disto aos molhes , já agora e bolos?

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