Vai conduzir em Espanha? Atenção aos novos sinais de trânsito
Se vai conduzir em Espanha, há novidades importantes: estão a ser implementados novos sinais de trânsito para melhorar a segurança rodoviária e adaptar a sinalização à mobilidade moderna.
Novos sinais de trânsito de acordo com a DGT
Segundo a DGT, um dos principais objetivos da reforma do Regulamento Geral de Circulação é adaptar o seu conteúdo às normas em vigor e responder às novas necessidades decorrentes do avanço das infraestruturas e das tecnologias de mobilidade.
O decreto de reforma a sinalização entrou em vigor no passado 1 de julho de 2025, mas a substituição física dos sinais será feita de forma progressiva e coordenada com os ciclos normais de renovação, de modo a reduzir encargos administrativos e otimizar a utilização dos recursos públicos.
Da mesma forma, os sinais que foram suprimidos devem ser removidos no prazo de um ano a partir da entrada em vigor do decreto, por razões de segurança jurídica.
Toda a informação sobre os novos sinais ou renovação pode ser consultada na própria página da DGT aqui.
Como é habitual em qualquer alteração normativa, os novos conteúdos não serão imediatamente incluídos nas provas teóricas para obtenção de cartas e licenças de condução.
Após a entrada em vigor da norma, abre-se um prazo mínimo de três meses antes da sua inclusão nos exames, com o objetivo de permitir a atualização dos manuais de formação e garantir que os candidatos disponham de tempo suficiente para se prepararem adequadamente.






















Tenho ido semanalmente a Valença e o que mais vejo é espanhóis a não saberem como se utiliza uma rotunda.
Lá é sempre na faixa mais exterior, o que cá dá multa.
Penso que essa regra não existe em toda a Europa, tirando cá no retângulo e em França (que ainda é menos respeitada que em Portugal!) não conheço mais nenhum país onde seja usada (é diferente de legislada e obrigatória!)
E sinceramente acho que essa regra só causa mais confusão no trânsito pois quando há mais que uma faixa, a regra afunila o trânsito não o deixando fluir
Mas isso é só a minha opinião, de alguém que faz mais de uma centena de KM/dia com algumas rotundas pelo meio
Somo o único país do mundo com essa regra. Em todos os outros países, tens a liberdade de fazer a rotunda como quiseres, só não podes ultrapassar pela direita. Tem muito mais lógica que a regra artificial portuguesa.
A lei em Portugal diz que: Deve circular por dentro. Não é bem uma obrigação, o que na prática, e pela experiência que tenho ( principalmente dos acidentes que vi e que conhecidos meus estiveram), quem estava pela direita ( ou seja, a circular por fora) ganharam, basicamente porque quem estava por dentro estava a mudar de faixa.
Em Espanha pode-se atravessar passadeiras montado na bicicleta?! era o que faltava para cá os que o fazem começarem a dizer ” – Ah… mas em Espanha pode-se” porque a falta de vegonha para o fazerem e para andarem em cima dos passeios isso há com fartura.
Lá como cá não se pode atravessar a passadeira propriamente dita montado na bicicleta. Para o fazer tem que desmontar e passar a pé com ele à mão.
Se não desmontar a multa são 200€
O que este sinal https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/07/sinais_02.jpg indica é q para além de chamar à atenção para o perigo de aproximação de uma passadeira de peões alerta tb para que vais encontrar uma passagem dedicada a ciclistas paralela à passadeira. Por aqui têm a cor verde e bicis desenhadas no piso.
É preciso cuidado pq, reunidas estas estas condições, o ciclista tem prioridade.