USB-C à medida dos carros elétricos? Tesla tem um plano para mudar a indústria automóvel
A Tesla é pioneira em matéria de carros elétricos e, desta vez, sugeriu uma espécie de USB-C para os modelos alimentados por bateria, isto é, quase que um carregador universal. Será que a indústria vai alinhar?
Numa publicação recente no seu blog, a Tesla apresentou uma alternativa chamada Low-Voltage Connector Standard (LVCS), que visa reduzir a variedade de conectores elétricos nos veículos para apenas seis tipos.
Esta medida surge, considerando a crescente complexidade da eletrónica dos veículos, com os automóveis modernos a necessitarem de mais de 200 ligações elétricas separadas, em alguns casos.
Na perspetiva da Tesla, a transição do mundo para a energia sustentável exige que a indústria simplifique o processo de fabrico e os requisitos de conetividade elétrica para todos os veículos.
A fabricante especializada em carros elétricos sugeriu aquilo a que chamou Padrão de Conectores de Baixa Tensão, que "permite reduzir o grande número de tipos de conectores necessários para apenas seis".
Estes seis conectores foram concebidos para satisfazer os requisitos de alimentação e sinal para mais de 90% das aplicações típicas de dispositivos elétricos.
Escreveu a Tesla, argumentando que "esta padronização permite mais eficiências operacionais, reduções de custos e automatização do fabrico".
O LVCS proposto pela Tesla expande-se até à mesma arquitetura eletrónica de 48 V utilizada para a Cybertruck.
A arquitetura de 48 V é, na opinião da Tesla, a escolha ideal a longo prazo, exigindo um quarto da corrente para fornecer a mesma quantidade de energia.
Já existem standards … Cada região tem a sua…
Europa CCS2 por exemplo.
A Tesla é que não cumpre os standards a não ser que exista uma entidade a obrigar … Basta ver o caos que é o carregamento nos States …
O ideal era usar uma ficha para ligar a um inversor hibrido estandardizada.
isso sim era bom com voltagem igual para todos.
fazia-se dois em um…..v2h….
um abraço
Isto é para ligações DENTRO do carro. Não tem nada a ver com carregamentos. Ligar por ex o motor dos vidros ao resto da cablagem. Desenvolveu este standard porque foi a primeira a ter todo o carro a 48V. E a porta de carregamento da tesla apareceu em 2012 com o tesla model S. E o standard CCS2 só foi discutido e apresentado esse ano! Agora a Tesla tornou a patente publica e gratuita. E todos nos EUA vão passar a usar a porta da tesla rebatizada para North American Charging System (NACS). Na Europa a Tesla usa CCS2. E na China o standard Chines.
quando nem ler se sabe mas manda postas de pescada, CCS2 a 48V muito bem
Ainda bem que não existem carros, da Apple.
Concordo com esta proposta da Tesla aumentar a tensão para 48v, sobre as fichas quantas menos melhor, mas os fabricantes podem ter opiniões diferentes.
Isto, sim, é pensar no ambiente ao contrário de montarem uma bateria completamente ridícula de 16V no Tesla 3.
Na indústria eletrónica devia-se fazer um esforço para reduzir o número de tipos de fichas, começa a ser completamente ridículo.
A arquitetura do model 3 continua a ser 12v, a bateria de 16v só serve para os sistemas de arranque da alta tensão do carro.
É ou não é uma bateria de 16v?
É, uma bateria que dura a vida do carro.
É de 16V, ou não?
É pois. Daquelas que não é para mudar.
LOL. É por isso que há para substituir, custa $200.
Qualquer peça que o carro tenha, mesmo que dure a vida do carro, é vendida em peças.
todos os eletricos até agora têm sempre uma bateria de tração e bateria de acessórios, a tesla passou a ter a de acessorios de litio e durar a vida util do carro…