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Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rodrigo says:

    E a seguir vai ser taxas para plataformas como AliExpress, vi isso ontem.

    Resumindo mais taxinhas para manter cada político em Bruxelas que precisam 40.000€ por mês.

    • freakonaleash says:

      Não, Rodrigo, não. As taxas é para evitar arrebentar com o que resta da indústria europeia e evitar que se repita o que aconteceu com os fabricantes europeus de painéis solares que foram rebentados pelas importações chinesas.

      • Rodrigo says:

        Melhor dizendo o povinho é que vai pagar a taxa, porque não te preocupes os eurodeput*dos que mamam 40.000€ mês podem bem com a taxa.

        Até aqui tudo Mamou da China, agora tudo quer levar taxas aos chineses!

        • GM says:

          O problema é não jogarem com as mesmas cartas, ou as mesmas armas. ” China conseguiu tirar milhões da pobreza”. Pois conseguiu, com a ajuda e aproveitamento do ocidente, sobretudo empresas que mantiveram preços reduzindo custos, aumentando margens. E em contrapartida, levaram know-how para a China, que se aproveitou às claras e às escuras desse know-how, e agora combate o ocidente com a mão de obra mais barata. Colocando em risco as empresas ocidentais. Depois dessas dominadas, o terreno é deles.

        • Grunho says:

          E o povinho vai mesmo ficar caladinho e mansinho a alombar com as taxinhas que a direita reacionária despeja para cima dele.

          • GM says:

            Não sabia que Costa&Cia, incluindo PCP, LIVRE e BE, eram de direita….

          • Grunho says:

            Que tem o costa, o PCP, o Bloco e o Livre a ver com as taxas sobre os poucos carros eléctricos que o povo poderia ainda comprar?

          • GM says:

            O que tem a ver? Taxas e taxinhas, adicionais ao IMI, adicionais ao não-sei-quê, que são provisóriamente definitivos (têm sido, vamos ver agora). Reversões daqui e dali, em que a única que foi implementada foi a reversão da trajectória na evolução positiva do país, iniciada em 2011 até finais de 2015. De qualquer modo, o Governo de Costa&Cia patrocinou, por meio do FA/FEE, a aquisição de VE’s. Esses FA/FEE tinham/têm receita nas taxas e taxinhas acrescentadas aos combustíveis fósseis.

          • JL says:

            Errado, o fundo ambiental deu uma percentagem, e não tem como receita os combustiveis fosseis, mas sim as taxas de carbono.

          • GM says:

            E os combustiveis fósseis libertam o quê, entre muitos outros? Vapor de água em quantidade?

          • JL says:

            Ha por aqui quem diga que é o gás da vida. Looool

      • Grunho says:

        Não vão evitar nada. Querem guerra, vão tê-la, e acabou. É o princípio do fim da direita e da extrema direita no poder.

  2. Zeca Tone says:

    Quando a UE quis entrar com os seus produtos dentro da Jugoslávia a metade do preço do que se praticava localmente, levando uma nação – outrora autosuficiente – à bancarrota , já está tudo ok.

  3. Nirelle says:

    Provável resposta chinesa somar as taxas e aplicar o montante a todas as marcas europeias. Afinal é só uma taxa de 74,9 % aplicar às marcas.

  4. Traumatologiaeortopedia says:

    A subsidiação chama mão de obra barata.

  5. freakonaleash says:

    Ao artigo é bom mas acho que podiam completar com mais informação.
    https://www.reuters.com/business/autos-transportation/eu-imposes-duties-china-built-evs-leaving-four-months-talks-2024-07-04/
    (escusam de publicar este comentário:) é só para partilhar o link com o autor do artigo

  6. Superfan says:

    Não se pode acusar a China de dumping. Os carros chineses são vendidos lá a metade do preço do que vendem aqui. Mostra bem a falta de competividade dos europeus.

    • Chiquinho says:

      Ou será que as despesas de fabrico (mão de obra, direito sociais dos trabalhadores ,restrições ambientais) que se praticam lá sejam totalmente desfasados do que se pratica na Europa?

    • Jose says:

      Aonde vocês não perceberam que esses produtos são altamente subsidiados? Não sabem ler?

    • Carlos says:

      Os europeus e americanos deslocalizaram uma grande fatia das suas empresas para a China pela sua mão de obra barata onde obtiveram rentabilidades altíssimas, mas nós consumidores pagamos esses bens a preços elevados. Agora os chineses exportam os seus bens a preços bem inferiores pela manufactura mais baixa e nós consumidores só temos acesso se pagarmos essas tarifas. Para o Ocidente ou é subsidiação ou ameaça á segurança nacional. É só rir com estes vassalos…Aha ah

  7. nuno a says:

    Não existe um único fabricante europeu que não dependa de componentes ou maquinas fabricadas na china para construirem os seus automóveis , não existe o 100% fabricado na Europa, se a China decidir aplicar o mesmo critério a todos os componentes ou maquinas que os fabricantes europeus necessitam isto vai ser um grande tiro no pé.

    • PAULO PEDROSO says:

      +1… vão abrir uma guerra sem precedentes… dependem da china para tudo… quero ver agora fazer exatamente o mesmo no material dos carros europeus.

  8. Ze Nabo says:

    Se o governo chines subsidia a BYD…como é óbvio não é uma concorrência saudavel. É Mesmo para rebentar Mercado. Logo acho bem esta TAXA.

    • JL says:

      Como fazem os governos europeus com as suas marcas ?

      • Jose says:

        Quais? Se o fizessem talvez as viaturas fossem mais baratas! Mas afinal, com tantas alterações climáticas para quê querem mais automóveis? Aonde está a real preocupação com os recursos e gestão dos mesmos? É simplesmente estúpido comprar algo no outro lado do Mundo só porque ali não se respeitam as mesmas regras em praticamente nada: desde direitos humanos, à gestão ambiental, gestão de recursos e práticas comerciais justas e equatitativas! Não somos cidadãos? Somos apenas “consumidores” apáticos e viciados em compras? Que lógica da batata.

        • JL says:

          Quais ? Pode começar pelo governo português a injetar dinheiro na Autoeuropa.

          A preocupação existe, mais até dos chineses.

          Então e comprar carros europeus que são fabricados na China? Também faz sentido ?

        • Rodrigo says:

          Quais?
          Renault, BMW, Mercedes…é só ver os milhões e milhões que receberam de fundos europeus é tudo público podes consultar podes é ficar parvo com tanto milhão.

          • Aves says:

            Se é tudo público, mostra, em vez de bojardares 😉

          • Rodrigo says:

            Oh @ves-GPT a sério que precisas da minha ajuda para encontrar informação a fundos europeus?
            E que tal em vez de bojardares abrires uma nova aba e fazeres pesquisa?

            Queres que te meta a papa na boquinha, mas pronto se não encontrares e se pedires com jeitinho meto aqui fontes de 2024, 2023 para BMW e Renault, mas tem muitas mais marcas e mais marcas, até te posso dar uma ajuda o último que já se soube a 2 meses antes das eleições europeias foi para a o hidrogênio no valor 1.4 biliões (€1.4bn) e a BMW já conseguiu a sua parte do bolo foi notícia por toda a comunicação social do sector.

          • Aves says:

            A UE abertamente acusa a China de subsidiar a produção e exportação de VE para a UE.
            Mas os produtores de VE chineses, que pediram ao governo chinês que aumentasse os impostos sobre a importação de carros da UE, sem dar qualquer justificação, ou o governo chinês, não diziam que a UE subsidia os carros como motor de combustão – se isso fosse verdade?

            Efetivamente, a Airbus, BMW e Michelin e outras 8 empresas estão a receber milhões em auxílios da UE para desenvolver tecnologia de hidrogénio com baixo teor de carbono. E o que é que isso tem a ver com subsídios à produção e exportação de automóveis, designadamente para a China?

          • Aves says:

            2020, Covid … Novidades, há?

          • Mário says:

            @Aves, vou fundar uma empresa e pedir dinheiro ao Estado…
            Muitas empresas precisavam de apoios para o covid e não tiveram… e a Renault coitadinha… aliás, a indústria automóvel europeia estava e está falida, basta ver que a china levanta a voz e tremem todos.

          • Aves says:

            O que não faltou foi empresas apoiadas por causa do COVID. Lê-se na notícia:
            “A Renault encerrou quase todas as suas fábricas e suspendeu quase toda as vendas de veículos devido às medidas de confinamento e restrições impostas em França para tentar conter a propagação da pandemia. Cerca de 90% do pessoal do grupo em França foi colocado em lay-off.”
            O que é que os apoios COVID às empresas têm a ver com subsídios à produção e exportação?

          • FM says:

            Rodrigo com o @ves-GPT não vale a pena argumentar….. é o senhor da razão.

  9. Andre says:

    Espero que essas taxas subam ainda mais.
    Se as referidas marcas se establecerem na europa, com fabrico dentro da UE, essas taxas certamente desaparecem.

    Caso contrário, acho muito bem mesmo que esse bloqueio na forma de tributação adicional seja feito.

    • PAULO PEDROSO says:

      Depois a china faz o mesmo e diz-me la depois como a UE fabrica os carros ca (Audi’s, Bmw, Mercedes etc tec) que usam peças chineses

      • Jose says:

        Adaptam-se! A isso chama-ze evoluir! Vivi mais de metade da minha há vida sem nada vindo da China, e vejam só proporcionalmente tínhamos uma vida perfeitamente normal! Estranho, mas verdadeiro. Eu que nada compro chinês, continuouito bem, quiçá muito melhor quem anda atrás de quincalhiraria ou produtos copiados ou de tecnologia ocidental roubada.

      • Andre says:

        Adapta-se e criam industria propria.

        Mas recorda-te que o consumo interno na China não lhes dá autosubsistencia em termos de produção. O mesmo não se pode dizer da UE

  10. andre says:

    ou seja, os contribuintes chineses estavam a subsidiar carros baratos para os europeus.

    • Jose says:

      Claro, estavam e estão. A ideia é rebentar com tudo que sejam mercados Ocidentais! Seja lá como for. Por mim, bem podem pôr as frágeis barbas de molho.

      • Johnny says:

        Principalmente os empresarios ocidentais que têm fabricas na Asia e querem rebentar. Vão para o Bangladesh produzir roupa, no Vietnam electrónicos, na China outras coisas..
        Os ocidentais querem mesmo rebentar também é bombástico nas promoções loucas. E no black Friday ui ui.
        Vamos lá ver as empresas tugas no Linkedin e as suas seções de procuração de produtos.

  11. Aves says:

    Que confusão. Conforme já estava previsto:
    – As taxas provisórias entram vigor hoje, dia 4 de julho
    – Mas a Comissão Europeia admitiu que só serão cobradas taxas de importações adicionais quando forem definitivas – a 4 de novembro. Até lá a taxa de importação cobrada continua a ser de 10%.
    Basta ver como foram obtidas as atuais taxas provisórias:
    – Fabricantes abrangidos pela amostra na verificação efetuada pela UE: BYD: 17,4% (+7% de taxa); Geely: 19,9% (+9,9%); SAIC: 37,6% (+17,6%)
    – Fabricantes não abrangidos pela amostra: 21% (+11%)
    – Fabricantes que não colaboraram: 38,1% (+18,1%)
    Para se obter as taxas finais, os não abrangidos pela amostra, com taxa provisória de 21%, podem pedir alteração – e, por certo, os que não colaboraram podem mudar de ideias. E dependem ainda de negociações com a China, que pode, nomeadamente, reduzir os subsídios (ou ameaçar com aumento das taxas de importação, por exemplo, de carne de porco).

    • Aves says:

      Correção, com a taxa atual de 10%, a taxa provisória de:
      – BYD passa para 17,4% (+7,4% de taxa)
      – Os que não colaboraram passa para 38,1% (+28,1% de taxa).

    • Aves says:

      A questão das taxas provisórias, em vigor a 4 de julho, e das taxas definitivas, a 4 de novembro, andava-me a confundir. Como é que a coisa funciona segundo o The Guardian:
      “A partir de sexta-feira, os importadores de veículos chineses para a UE serão obrigados a prestar garantias bancárias aos serviços alfandegários para pagar as taxas alfandegárias. O dinheiro só será cobrado se a Comissão Europeia concluir no outono que a indústria automobilística teria sido prejudicada sem essas taxas.
      Uma decisão final sobre as taxas definitivas – que estarão em vigor por cinco anos – só será tomada no outono, enquanto se aguarda uma votação dos 27 estados-membros da UE”.

  12. Discípulo do profeta says:

    Há falta de porcos na China ?

    • Johnny says:

      produz quase 60 milhões de toneladas, mas é o maior importador do mundo de suinos mais 100 mil toneladas.
      Recentemente já fizeram negocio com empresas da America do Sul, NZ e Australia. A Europa pode começar a ir dar uma volta à curva grande.
      Fica bom a ver se o presunto desce de preço no pingo doce.

  13. Isaltino says:

    Quando estiverem 4 ou 5 meses á espera de uma peça qualquer feita na china, depois agradeçam XD

  14. Manuel says:

    As construtoras europeias também são altamente subsidiadas pelos seus países com a diferença que as marcas não repassam a diminuição de custo para os clientes. Querem mamar dos dois lados.

  15. Bola Sete says:

    A BYD não vai criar uma fábrica na Hungria? Os automóveis construídos/montados lá não serão considerados importação, logo não serão taxados desta forma, correto?
    Esta é talvez a questão mais pertinente nisto tudo.

    • Ivo says:

      É a mesma coisa como os Japoneses a criar as fábricas na Europa para produzir os Toyota, Honda, Mazda, etc. ou os Coreanos a criar as fábricas na Europa para produzir Hyundai e Kia.

    • freakonaleash says:

      À partida não sofrerão com estas taxas, mas pelo que li depende do volume de peças pré montadas / material importado usado na linha de produção. Acontece que um xico-esperto na Itália andava mais a montar do que a fabricar carros chineses e está a caminho de levar uma multa por isso.

  16. Yamahia says:

    Ontem já era tarde.

  17. Tiriri says:

    EUROPA:
    -Aperfeiçoar métodos de fabrico?
    -Reduzir custos?
    -Procurar alternativas?
    -Criar tecnologias?
    -Reduzir margem de lucro?

    Não! Vamos só deixar a concorrência mais cara….

  18. SouHumanoNaoOcidenal says:

    Mais uma vez estão a ver a coisa pelo lado errado.
    Taxar a China porquê?
    Vamos fazer um exercício mental.
    Mas antes vou deixar esta nota aqui: em 2023 houve um aumento de 5.1% de milionários.
    Agora o exercício mental: eu sou um fabricante de automóveis europeu e preciso de dinheiro. Como obtê-lo? Aumento de capital ( accionistas) ou empréstimos (bancários) ou emprestimos obrigacionistas.
    Tudo isto é uma divida.
    Entra na equação um fabricante de automóveis chinês. Tal como os europeus para iniciar e ter projeção recebes subsídios. Mas ao contrário dos ocidentais (europeus,americanos, sul coreanos e japoneses) o chinês tem de correr para alcança-los. Os ocidentais é o alvo a abater. Subsídios, criatividade, perseverança são ingredientes que o chinês tem. Muito devido ao mau tratamento e desprezo dos Ocidentais aos chineses. Não esquecemos que o Ocidente ( Europa, América e Japão) subjugaram a China durante muito tempo. A China começa a vender ao Ocidente, no entanto, já com qualidade superior ao produto ocidental, e a preços mais baixos. O fabricante europeu, devido as suas responsabilidades de pagar aos acionistas, Bancos, etc, tem de vender. E tem de vender um produto mais caro e com menos qualidade. O consumidor sabe disso. E logo não compra. O fabricante tem soluções para resolver isso: renegociar a sua dívida, baixar a produção e com isso despedir, vender ativos ou então pressionar os governos a agir para por um lado não baixar a produção e despedir e principalmente pagar as suas dívidas.
    Os governos estão endividados até ao tutano. Os governos não querem se unir e acabar com as offshores, paraísos fiscais, fiscalizar os bancos, baixar os monopólios empresariais e taxar verdadeiramente as grandes fortunas.
    Lembram-se do aumento de 5.1% de milionários?
    O problema está aí. Precisamos de menos ricos e menos monopólios de empresas.
    Por outras palavras precisamos que os governos nacionais acabem com as ferramentas que artificialmente aumentam as desigualdades .
    Fortunas como a do Musk com mais de 200 mil milhões não deveriam exisitir.
    Imaginem uma regra em que as fortunas não podem ser superiores a 10 mil milhões. 190 mil milhões da fortuna do Musk seriam do governo.
    Haveria hoje esta discussão de taxar a China?
    Não.

  19. SouHumanoNaoOcidenal says:

    Só como exemplo do que falei peguem em todas as fortunas dos EUA e vejam se não dava para pagar a dívida americana. Esse dinheiro pagava a dívida e entrava na economia de novo.
    O que esta a acontecer é que essas fortunas artificialmente são bancos que emprestam dinheiro a altos juros a Economia. Se fossem diminuídas drasticamente iriam baixar dívidas nacionais, baixar taxas de juros, etc..

  20. Vasco says:

    Só quando é a Europa (contribuintes europeus) a pagar 100% fábricas de empresas americanas é que não há problema …

  21. bruno says:

    isto tambem vai afetar os carros Volvo, da Geely?

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