Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses
A União Europeia (UE) confirmou a aplicação de taxas para veículos elétricos chineses, com efeitos imediatos. A decisão já era mais ou menos esperada, mas a UE sublinha que a aplicação desta medida tem efeitos imediatos (já a partir de amanhã). Para a UE, há uma “subsidiação injusta” do lado de Pequim.
Já é conhecida a decisão da UE no que diz respeito às importações de carros elétricos chineses. A partir de amanhã, dia 5 de julho, serão aplicadas taxas elevadas às importações de veículos elétricos a bateria que sejam fabricados na China. Segundo uma publicação da Euronews, Bruxelas acusou Pequim de conceder aos seus fabricantes de automóveis enormes subsídios que levam a preços artificialmente baixos e a uma concorrência desleal.
Com base na investigação, a Comissão concluiu que a cadeia de valor dos veículos de baterias elétrica na China beneficiam de subsídios injustos, e estão a colocar a ameaçar os produtores de veículos elétricos na União Europeia
Segundo a investigação realizada, o dinheiro público foi usado em "todo o lado", como, por exemplo, a extração das matérias-primas, necessárias para produzir as baterias, até aos serviços de transporte marítimo utilizados para trazer os produtos acabados para as costas europeias, refere a publicação da Euronews.
A decisão, publicada esta quinta-feira, prevê direitos diferenciados, calculados em função da empresa-mãe, do volume de negócios anual e do montante presumível das subvenções recebidas. As taxas a aplicação são as seguintes:
- BYD: 17,4%
- Geely: 19,9%
- SAIC: 37,6%
A Comissão Europeia referiu estar em contacto com as autoridades chinesas para encontrar uma solução que não dependa de restrições económicas.
Segundo foi revelado pela Comissão Europeia, os veículos chineses têm uma penetração de 8% no mercado comunitário – que poderá duplicar para 15% em 2025, se a mesma taxa se mantiver – e custam menos 20% do que os europeus.
E a seguir vai ser taxas para plataformas como AliExpress, vi isso ontem.
Resumindo mais taxinhas para manter cada político em Bruxelas que precisam 40.000€ por mês.
Não, Rodrigo, não. As taxas é para evitar arrebentar com o que resta da indústria europeia e evitar que se repita o que aconteceu com os fabricantes europeus de painéis solares que foram rebentados pelas importações chinesas.
Melhor dizendo o povinho é que vai pagar a taxa, porque não te preocupes os eurodeput*dos que mamam 40.000€ mês podem bem com a taxa.
Até aqui tudo Mamou da China, agora tudo quer levar taxas aos chineses!
O problema é não jogarem com as mesmas cartas, ou as mesmas armas. ” China conseguiu tirar milhões da pobreza”. Pois conseguiu, com a ajuda e aproveitamento do ocidente, sobretudo empresas que mantiveram preços reduzindo custos, aumentando margens. E em contrapartida, levaram know-how para a China, que se aproveitou às claras e às escuras desse know-how, e agora combate o ocidente com a mão de obra mais barata. Colocando em risco as empresas ocidentais. Depois dessas dominadas, o terreno é deles.
E o povinho vai mesmo ficar caladinho e mansinho a alombar com as taxinhas que a direita reacionária despeja para cima dele.
Não sabia que Costa&Cia, incluindo PCP, LIVRE e BE, eram de direita….
Que tem o costa, o PCP, o Bloco e o Livre a ver com as taxas sobre os poucos carros eléctricos que o povo poderia ainda comprar?
O que tem a ver? Taxas e taxinhas, adicionais ao IMI, adicionais ao não-sei-quê, que são provisóriamente definitivos (têm sido, vamos ver agora). Reversões daqui e dali, em que a única que foi implementada foi a reversão da trajectória na evolução positiva do país, iniciada em 2011 até finais de 2015. De qualquer modo, o Governo de Costa&Cia patrocinou, por meio do FA/FEE, a aquisição de VE’s. Esses FA/FEE tinham/têm receita nas taxas e taxinhas acrescentadas aos combustíveis fósseis.
Errado, o fundo ambiental deu uma percentagem, e não tem como receita os combustiveis fosseis, mas sim as taxas de carbono.
E os combustiveis fósseis libertam o quê, entre muitos outros? Vapor de água em quantidade?
Ha por aqui quem diga que é o gás da vida. Looool
Não vão evitar nada. Querem guerra, vão tê-la, e acabou. É o princípio do fim da direita e da extrema direita no poder.
Ainda agora começou. É o fim do autoritarismo de pensamento único da esquerda, extrema esquerda e esquerda radical, isso sim! Veja França e aqui também estamos a mudar. Mesmo o parlamento europeu é centro direita.
Lol..
Quando a UE quis entrar com os seus produtos dentro da Jugoslávia a metade do preço do que se praticava localmente, levando uma nação – outrora autosuficiente – à bancarrota , já está tudo ok.
Provável resposta chinesa somar as taxas e aplicar o montante a todas as marcas europeias. Afinal é só uma taxa de 74,9 % aplicar às marcas.
Para já a resposta da China têm sido nenhuma, ameaçam ver das tarifas de importação de porco e espumante.
Pois, mas a China depende e muito do ocidente. Tem 1,4mil milhões de bocas para alimentar….
E estão mesmo à tua espera para lhes dar de comer!
Brasil (sobretudo carne e cereais), Argentina, Ucrânia, e não só
A subsidiação chama mão de obra barata.
+
Ao artigo é bom mas acho que podiam completar com mais informação.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/eu-imposes-duties-china-built-evs-leaving-four-months-talks-2024-07-04/
(escusam de publicar este comentário:) é só para partilhar o link com o autor do artigo
Não se pode acusar a China de dumping. Os carros chineses são vendidos lá a metade do preço do que vendem aqui. Mostra bem a falta de competividade dos europeus.
Ou será que as despesas de fabrico (mão de obra, direito sociais dos trabalhadores ,restrições ambientais) que se praticam lá sejam totalmente desfasados do que se pratica na Europa?
É mais por aí. Além de controlarem o ciclo de fabrico do início ao fim, o que não acontece com as marcas ocidentais.
Aonde vocês não perceberam que esses produtos são altamente subsidiados? Não sabem ler?
Os europeus e americanos deslocalizaram uma grande fatia das suas empresas para a China pela sua mão de obra barata onde obtiveram rentabilidades altíssimas, mas nós consumidores pagamos esses bens a preços elevados. Agora os chineses exportam os seus bens a preços bem inferiores pela manufactura mais baixa e nós consumidores só temos acesso se pagarmos essas tarifas. Para o Ocidente ou é subsidiação ou ameaça á segurança nacional. É só rir com estes vassalos…Aha ah
Não existe um único fabricante europeu que não dependa de componentes ou maquinas fabricadas na china para construirem os seus automóveis , não existe o 100% fabricado na Europa, se a China decidir aplicar o mesmo critério a todos os componentes ou maquinas que os fabricantes europeus necessitam isto vai ser um grande tiro no pé.
+1… vão abrir uma guerra sem precedentes… dependem da china para tudo… quero ver agora fazer exatamente o mesmo no material dos carros europeus.
Se o governo chines subsidia a BYD…como é óbvio não é uma concorrência saudavel. É Mesmo para rebentar Mercado. Logo acho bem esta TAXA.
Como fazem os governos europeus com as suas marcas ?
Quais? Se o fizessem talvez as viaturas fossem mais baratas! Mas afinal, com tantas alterações climáticas para quê querem mais automóveis? Aonde está a real preocupação com os recursos e gestão dos mesmos? É simplesmente estúpido comprar algo no outro lado do Mundo só porque ali não se respeitam as mesmas regras em praticamente nada: desde direitos humanos, à gestão ambiental, gestão de recursos e práticas comerciais justas e equatitativas! Não somos cidadãos? Somos apenas “consumidores” apáticos e viciados em compras? Que lógica da batata.
Quais ? Pode começar pelo governo português a injetar dinheiro na Autoeuropa.
A preocupação existe, mais até dos chineses.
Então e comprar carros europeus que são fabricados na China? Também faz sentido ?
Quais?
Renault, BMW, Mercedes…é só ver os milhões e milhões que receberam de fundos europeus é tudo público podes consultar podes é ficar parvo com tanto milhão.
Se é tudo público, mostra, em vez de bojardares 😉
Oh @ves-GPT a sério que precisas da minha ajuda para encontrar informação a fundos europeus?
E que tal em vez de bojardares abrires uma nova aba e fazeres pesquisa?
Queres que te meta a papa na boquinha, mas pronto se não encontrares e se pedires com jeitinho meto aqui fontes de 2024, 2023 para BMW e Renault, mas tem muitas mais marcas e mais marcas, até te posso dar uma ajuda o último que já se soube a 2 meses antes das eleições europeias foi para a o hidrogênio no valor 1.4 biliões (€1.4bn) e a BMW já conseguiu a sua parte do bolo foi notícia por toda a comunicação social do sector.
A UE abertamente acusa a China de subsidiar a produção e exportação de VE para a UE.
Mas os produtores de VE chineses, que pediram ao governo chinês que aumentasse os impostos sobre a importação de carros da UE, sem dar qualquer justificação, ou o governo chinês, não diziam que a UE subsidia os carros como motor de combustão – se isso fosse verdade?
Efetivamente, a Airbus, BMW e Michelin e outras 8 empresas estão a receber milhões em auxílios da UE para desenvolver tecnologia de hidrogénio com baixo teor de carbono. E o que é que isso tem a ver com subsídios à produção e exportação de automóveis, designadamente para a China?
Só isto:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/-renault-pode-desaparecer-se-nao-receber-ajuda-em-breve-avisa-governo-frances
2020, Covid … Novidades, há?
@Aves, vou fundar uma empresa e pedir dinheiro ao Estado…
Muitas empresas precisavam de apoios para o covid e não tiveram… e a Renault coitadinha… aliás, a indústria automóvel europeia estava e está falida, basta ver que a china levanta a voz e tremem todos.
O que não faltou foi empresas apoiadas por causa do COVID. Lê-se na notícia:
“A Renault encerrou quase todas as suas fábricas e suspendeu quase toda as vendas de veículos devido às medidas de confinamento e restrições impostas em França para tentar conter a propagação da pandemia. Cerca de 90% do pessoal do grupo em França foi colocado em lay-off.”
O que é que os apoios COVID às empresas têm a ver com subsídios à produção e exportação?
Rodrigo com o @ves-GPT não vale a pena argumentar….. é o senhor da razão.
Claro!
Espero que essas taxas subam ainda mais.
Se as referidas marcas se establecerem na europa, com fabrico dentro da UE, essas taxas certamente desaparecem.
Caso contrário, acho muito bem mesmo que esse bloqueio na forma de tributação adicional seja feito.
Depois a china faz o mesmo e diz-me la depois como a UE fabrica os carros ca (Audi’s, Bmw, Mercedes etc tec) que usam peças chineses
Adaptam-se! A isso chama-ze evoluir! Vivi mais de metade da minha há vida sem nada vindo da China, e vejam só proporcionalmente tínhamos uma vida perfeitamente normal! Estranho, mas verdadeiro. Eu que nada compro chinês, continuouito bem, quiçá muito melhor quem anda atrás de quincalhiraria ou produtos copiados ou de tecnologia ocidental roubada.
Nao compras nada chines? dizes tu… compras e acredita que compras e muito pode é não ser diretamente
Cuidado @Jose, aqui o @Paulo sabe o que se consome aí em casa…
Adapta-se e criam industria propria.
Mas recorda-te que o consumo interno na China não lhes dá autosubsistencia em termos de produção. O mesmo não se pode dizer da UE
ou seja, os contribuintes chineses estavam a subsidiar carros baratos para os europeus.
Claro, estavam e estão. A ideia é rebentar com tudo que sejam mercados Ocidentais! Seja lá como for. Por mim, bem podem pôr as frágeis barbas de molho.
Principalmente os empresarios ocidentais que têm fabricas na Asia e querem rebentar. Vão para o Bangladesh produzir roupa, no Vietnam electrónicos, na China outras coisas..
Os ocidentais querem mesmo rebentar também é bombástico nas promoções loucas. E no black Friday ui ui.
Vamos lá ver as empresas tugas no Linkedin e as suas seções de procuração de produtos.
Que confusão. Conforme já estava previsto:
– As taxas provisórias entram vigor hoje, dia 4 de julho
– Mas a Comissão Europeia admitiu que só serão cobradas taxas de importações adicionais quando forem definitivas – a 4 de novembro. Até lá a taxa de importação cobrada continua a ser de 10%.
Basta ver como foram obtidas as atuais taxas provisórias:
– Fabricantes abrangidos pela amostra na verificação efetuada pela UE: BYD: 17,4% (+7% de taxa); Geely: 19,9% (+9,9%); SAIC: 37,6% (+17,6%)
– Fabricantes não abrangidos pela amostra: 21% (+11%)
– Fabricantes que não colaboraram: 38,1% (+18,1%)
Para se obter as taxas finais, os não abrangidos pela amostra, com taxa provisória de 21%, podem pedir alteração – e, por certo, os que não colaboraram podem mudar de ideias. E dependem ainda de negociações com a China, que pode, nomeadamente, reduzir os subsídios (ou ameaçar com aumento das taxas de importação, por exemplo, de carne de porco).
Correção, com a taxa atual de 10%, a taxa provisória de:
– BYD passa para 17,4% (+7,4% de taxa)
– Os que não colaboraram passa para 38,1% (+28,1% de taxa).
A questão das taxas provisórias, em vigor a 4 de julho, e das taxas definitivas, a 4 de novembro, andava-me a confundir. Como é que a coisa funciona segundo o The Guardian:
“A partir de sexta-feira, os importadores de veículos chineses para a UE serão obrigados a prestar garantias bancárias aos serviços alfandegários para pagar as taxas alfandegárias. O dinheiro só será cobrado se a Comissão Europeia concluir no outono que a indústria automobilística teria sido prejudicada sem essas taxas.
Uma decisão final sobre as taxas definitivas – que estarão em vigor por cinco anos – só será tomada no outono, enquanto se aguarda uma votação dos 27 estados-membros da UE”.
Há falta de porcos na China ?
produz quase 60 milhões de toneladas, mas é o maior importador do mundo de suinos mais 100 mil toneladas.
Recentemente já fizeram negocio com empresas da America do Sul, NZ e Australia. A Europa pode começar a ir dar uma volta à curva grande.
Fica bom a ver se o presunto desce de preço no pingo doce.
Quando estiverem 4 ou 5 meses á espera de uma peça qualquer feita na china, depois agradeçam XD
Um familiar está há quase um ano à espera de uma peça para um Mercedes, portanto…
Esta a fazer um mealheiro para pagar a peça?
Não, está é com o carro parado porque are já nem pode fazer inspeção porque a dashboard não funciona.
falo dos BYD que estão parados também á espera de peças após uma colisão…
Estão parados onde ? Mostre lá.
JL, só para ti
https://letmegooglethat.com/?q=byd+parados+por+falta+de+pe%C3%A7as&l=1
Pois, bem me parecia que foi outra realidade.
🙂 Sabes que aqui o JL tem um primo para cada situação, e uma tia para qualquer comentário necessário
Ah sim, então mostre lá essas situações ? até hoje só reportei esta situação de um familiar, e já dura há quase 1 ano.
As construtoras europeias também são altamente subsidiadas pelos seus países com a diferença que as marcas não repassam a diminuição de custo para os clientes. Querem mamar dos dois lados.
Nem mais… Mas sobre isso não vale a pena falar. A malta ainda fica a saber que está a pagar 75% extra .
A BYD não vai criar uma fábrica na Hungria? Os automóveis construídos/montados lá não serão considerados importação, logo não serão taxados desta forma, correto?
Esta é talvez a questão mais pertinente nisto tudo.
É a mesma coisa como os Japoneses a criar as fábricas na Europa para produzir os Toyota, Honda, Mazda, etc. ou os Coreanos a criar as fábricas na Europa para produzir Hyundai e Kia.
À partida não sofrerão com estas taxas, mas pelo que li depende do volume de peças pré montadas / material importado usado na linha de produção. Acontece que um xico-esperto na Itália andava mais a montar do que a fabricar carros chineses e está a caminho de levar uma multa por isso.
Ontem já era tarde.
EUROPA:
-Aperfeiçoar métodos de fabrico?
-Reduzir custos?
-Procurar alternativas?
-Criar tecnologias?
-Reduzir margem de lucro?
Não! Vamos só deixar a concorrência mais cara….
Mais uma vez estão a ver a coisa pelo lado errado.
Taxar a China porquê?
Vamos fazer um exercício mental.
Mas antes vou deixar esta nota aqui: em 2023 houve um aumento de 5.1% de milionários.
Agora o exercício mental: eu sou um fabricante de automóveis europeu e preciso de dinheiro. Como obtê-lo? Aumento de capital ( accionistas) ou empréstimos (bancários) ou emprestimos obrigacionistas.
Tudo isto é uma divida.
Entra na equação um fabricante de automóveis chinês. Tal como os europeus para iniciar e ter projeção recebes subsídios. Mas ao contrário dos ocidentais (europeus,americanos, sul coreanos e japoneses) o chinês tem de correr para alcança-los. Os ocidentais é o alvo a abater. Subsídios, criatividade, perseverança são ingredientes que o chinês tem. Muito devido ao mau tratamento e desprezo dos Ocidentais aos chineses. Não esquecemos que o Ocidente ( Europa, América e Japão) subjugaram a China durante muito tempo. A China começa a vender ao Ocidente, no entanto, já com qualidade superior ao produto ocidental, e a preços mais baixos. O fabricante europeu, devido as suas responsabilidades de pagar aos acionistas, Bancos, etc, tem de vender. E tem de vender um produto mais caro e com menos qualidade. O consumidor sabe disso. E logo não compra. O fabricante tem soluções para resolver isso: renegociar a sua dívida, baixar a produção e com isso despedir, vender ativos ou então pressionar os governos a agir para por um lado não baixar a produção e despedir e principalmente pagar as suas dívidas.
Os governos estão endividados até ao tutano. Os governos não querem se unir e acabar com as offshores, paraísos fiscais, fiscalizar os bancos, baixar os monopólios empresariais e taxar verdadeiramente as grandes fortunas.
Lembram-se do aumento de 5.1% de milionários?
O problema está aí. Precisamos de menos ricos e menos monopólios de empresas.
Por outras palavras precisamos que os governos nacionais acabem com as ferramentas que artificialmente aumentam as desigualdades .
Fortunas como a do Musk com mais de 200 mil milhões não deveriam exisitir.
Imaginem uma regra em que as fortunas não podem ser superiores a 10 mil milhões. 190 mil milhões da fortuna do Musk seriam do governo.
Haveria hoje esta discussão de taxar a China?
Não.
Ja nao falta muito para o primeiro fim de semana de setembro na atalaia. Vemo-nos por la!!!
Só como exemplo do que falei peguem em todas as fortunas dos EUA e vejam se não dava para pagar a dívida americana. Esse dinheiro pagava a dívida e entrava na economia de novo.
O que esta a acontecer é que essas fortunas artificialmente são bancos que emprestam dinheiro a altos juros a Economia. Se fossem diminuídas drasticamente iriam baixar dívidas nacionais, baixar taxas de juros, etc..
Olha este que gosta de impostos para os outros e direitos para ele.
Deve ser primo da Mortagua este!!!
Só quando é a Europa (contribuintes europeus) a pagar 100% fábricas de empresas americanas é que não há problema …
isto tambem vai afetar os carros Volvo, da Geely?