UE: Venda de carros caem 24% em janeiro! A culpa é da COVID-19
A COVID-19 está a ter forte impacto negativo em vários setores do mercado. Como temos vindo a acompanhar, um dos setores mais afetados tem sido o automóvel, com enormes quebras. De acordo com dado da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), divulgados esta quarta-feira, a venda de carros caiu 24% em janeiro!
Conheçam os resultados de vários países.
Vendas de carros em Portugal teve quebra superior a 30%
Quanto maior o nível de confinamento, piores são os resultados do mercado automóvel. Em janeiro de 2021, as vendas de carros ligeiros de passageiros na União Europeia caíram 24% em janeiro, para 726 491 unidades. Este é um valor significativo e tudo se deve às várias e fortes restrições aplicadas pelos países para o combate ao coronavírus. Este foi o pior registo no mercado do setor automóvel, de um mês de janeiro, nos últimos 10 anos.
Outro dado importante de analisar é relativo aos quatro maiores mercados automóveis que registaram quebras muito acentuadas. A Espanha foi o pior da UE com uma quebra de 51,5%. Na Alemanha a quebra foi de 31,1%, em Itália foi de 14% e na França de 5,8%.
Além da Espanha, há mais dois países em que as vendas caíram para menos de metade face aos valores de um ano atrás: Roménia (-51,9%) e Eslováquia (-50,6%).
Em sentido contrário está a Suécia que apresentou um crescimento de 22,5%. Um dado curioso foi o facto de a Suécia ter sido o único país da UE que melhorou as vendas em janeiro de 2021 face ao mesmo mês de 2020.
Relativamente a Portugal, as quebras rondam os 30,5%, para 10 029 unidades de carros para o passado mês de janeiro. De relembrar que em Portugal os concessionários de automóveis continuam fechados até dia 1 de março, por causa do Estado de Emergência, que obriga ao confinamento e ao fecho da maioria do comércio.
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Mesmo assim não baixam os preços… Não deve estar tão mau como dizem.
Mesmo assim continuam vender.
Na Suécia aumentou +22.5 e restantes tiveram quebras.
https://www.acea.be/press-releases/article/passenger-car-registrations-24.0-in-january-2021
Já viram quanto custa um carro novo familiar? Ou se tem dinheiro guardado para pagar a pronto, ou paga-se entre 8 a 10K€ de entrada, fica-se a pagar durante 200 a 300€/mês durante 5 ou mais anos e ainda fica um valor residual de +10K€.
A alternativa é renting/equivalente e tem que se pagar uma entrada de 3 a 5K€, depois uma prestação de 300€ a 450€ durante 5anos, com limites ridículos de Km e ao fim de 5anos se quiser ficar com o carro ainda terá que pagar mais 8 a 12K€. Senão volta a começar de novo com nova entrada….
E estou a falaram de carros de gama baixa. Carros com tecto máximo entre 25 a 30K€.por se formos para a gama acima disto os valores quase que duplicam.