UE pode aplicar multas de até 30.000€ por veículo que não cumpra regras
Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de "DieselGate" continua na memória de todos. Os erros devem normalmente para se aprender alguma coisa e nesse sentido a União Europeia tem novos poderes.
Desde a passada quinta-feira que União Europeia passar a ter competências para poder chamar veículos para verificação. Caso infrinjam as regras, como, por exemplo, o limite das emissões, poderá proibi-los de circular nas estradas.
Foi em 2015 que o Dieselgate, um dos maiores escândalos da indústria automóvel, foi revelado. Os números são simplesmente impressionantes! No mundo foram afetados cerca de 11 milhões de carros, sendo que na Europa foram registados 8 milhões de veículos com este problema.
Em Portugal há 125 mil carros afetados. Mas este não foi o único escândalo do segmento automóvel. Lembram-se do caso dos airbags da japonesa Tataka?
Comissão Europeia tem novos poderes...
Tal como referimos, a partir do passado dia 1 de setembro, passaram a existir novas regras para veículos mais limpos e seguros em toda a Europa. O novo regulamento melhora a qualidade e a independência da homologação dos veículos e da realização dos ensaios, aumenta os controlos aos automóveis já presentes no mercado da UE e reforça o sistema geral com uma supervisão europeia mais apertada. Tudo isto é feito pela Comissão Europeia segundo revela a Reuters.
A Comissão poderá efetuar controlos aos veículos, desencadear recolhas em toda a UE e aplicar coimas até 30 000 EUR por veículo, em caso de infração à lei. A comissão europeia terá também poderes para proibir os veículos de circularem e de serem comercializados. As novas regras também permitem que a Comissão revogue também as certificações de inspeção técnica. Todas as regras podem ser consultadas aqui.
Normalmente, cabe a um determinado país da UE tomar medidas contra uma fabricante que não esteja em conformidade. Agora, se a Comissão considerar essas ações insuficientes, pode propor outras medidas corretivas, incluindo a revogação da homologação do veículo, que precisa do apoio da maioria dos países da UE, o que significa que um Estado-Membro não pode bloqueá-las.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Acho muito bem, anda muito carro diesel com FAP eliminada (entre outras coisas).
A norma europeia e aplicada aos construtores, para o FAP e competência do centro de inspecção chumbar o carro.
Abc
Ora nem mais leu o artigo mas mete as culpas nos “tuning”
Como vai chumbar se os valores não são ultrapassados? Quando está lá a “carcaça” mas não tem miolo?
Exacto, mas as IPO já estão a chumbar quem não tenha o FAP, é uma questão de tempo até a malta que gastou dinheiro para os tirar, voltarem a gastar para os meter. loool
Nem mais JL
É uma questão de tempo até o pessoal se fartar de carros novos.
Não é preciso muito tempo , basta começar a olhar as paginas dos anúncios e carros novos para venda são aos magotes.
Eu novo não quero nenhum.
Então e se ninguém comprar novos como é que tu compras em segunda mão?
Mas eu se pensar em comprar olho cada vez mais para os clássicos para mim tudo o que se vê actualmente está cheio de lixo electrónico e muito lixo instalado nos motores que só serve para dar despesas , por isso lixo dito novo não obrigado.
Mas que raio de lógica… Eu não estou a discutir qual é o melhor ou qual é o pior. Sendo que os carros não duram para sempre, se ninguém comprar carros novos como é que entram carros no mercado secundário!?
Acho que ainda não percebeu.
Com as normas e leis que estão as fazer para os carros é preciso saber se as pessoas que os compram estão dispostas a ser enganadas , pois vendem-lhes um produto na publicidade que diz ser melhor ,mas na pratica é pior. isso chama-se vigarice, mas como em Portugal e na Europa a defesa do consumidor é uma miragem, quando o consumidor perceber que é enganado a única opção é não comprar. É uma questão de tempo.
Jlucas, eu, embora não concorde porque os motivos são os correctos, percebo essa parte da fiabilidade.
O que eu não percebo é como é possível “É uma questão de tempo até o pessoal se fartar de carros novos.”…
Gostava que me explicasse como é que alguém pode comprar um carro em segunda mão se “o pessoal se fartar de carros novos”. Ou vamos continuar para sempre com o mesmo parque automóvel. E se eu espatifar o meu fiável diesel de 2001? Fico sem carro para sempre porque “Eu novo não quero nenhum”?
Mecânica a gasolina é muito mais simplificada que Diesel.
Esse lixo eletrónico eu chamo-lhe conforto, utilidade ,e acima de tudo, segurança.
Não há mal nenhum em ser purista e gostar de sentira estrada nas mãos, no entanto, para dar aceleradelas existem locais específicos (não sei se é o caso).
A nível de carros modernos, não sei se tem filhos ou esposa, se tiver, então pergunte se eles preferem ir para escola ou trabalhar num clássico E30 ou num ou num carro moderno com todas a comodidades, confortos ou insonorização que oferecem.
Se nunca andarem num carro novo, não vão perceber essa diferença 🙂
É mais ao contrário: a mecânica do diesel foi complicada. O motor a diesel funciona num principio muito mais simples do que a gasolina. O “problema” é a complexidade que se foi acrescentando para aumentar a performance, eficiência e emissões.
Eu sou fã das coisas simples, mas concordo com tudo o que se tem acrescentado ao motores a combustão porque o objectivo é melhorar a qualidade do ar que se respira. Posto isto, escolhi eléctrico porque é mais simples, e tem mais performance e eficiência, sem emissões (directas) a degradar o ar que se respira.
Considero me um “motor head” e acho que a electrificação é a melhor coisa que podia ter acontecido aos automóveis. Além de acrescentar nova tecnologia, permite que os motores a combustão continuem a ser usados muito mais tempo para os fins que o futuro lhes reserva: recreativo e desporto.
Essas comodidades importantes, mas para mim a maior diferença é a segurança. É só comparar os testes de segurança dos carros modernos com os mais antigos e percebemos que a diferença é aterradora.
@Rui, bem visto! Muitas vezes a ignorância é o segredo para a felicidade 😀
Sim prefiro um clássico E30 por acaso em casa tenho 1 não troco por novo e se fala em segurança sim sinto me + seguro num e30 do que num todo cheio de eletrónica alias num dos trabalhos onde estive e carros novos era mato os sustos valentes eram nos novos , desde aceleraram de repente e para o parar ter de ser num poste, sim num poste, e ninguém da marca premium saber o fazer ou descobrir o problema, até sustos dos start /stop etc.
Jlucas, cada maluco com a sua mania…
Vê isto e depois diz me se preferias ter a tua família no novo ou no antigo: https://www.youtube.com/watch?v=ePYO0-Ig0VU
A maior e melhor evolução que houve nos carros foi mesmo essa, a segurança, antigamente os carros tinham muita chapa e amolgavam pouco, logo quem sofria eram os ocupantes, grande parte dos acidentes resultava em feridos graves dentro do carro. Hoje os carros são feitos para absorver lentamente a energia, levando a grandes danos no veiculo para poupando os ocupantes.
Não se entende o Jlucas quer dizer, carros a acelerar sozinhos ?? oh sim, isso é uma boa desculpa para multas de velocidade. looool
Quanto mais novos são os carros mais seguros são.
Simplesmente os meus pés e os meus ouvidos não gosta de Diesel, tenho sempre a sensação de estar a conduzir um trator agrícola. Gasolina é mais responsivo e mais confortavel, e os electricos ainda estou pra ver, mais deve ser ainda melhor (silencio, aceleraçao, etc…)
Eu as vezes devo estar a falar Chinês ou então existe quem não saiba ler , mas para o JL eu vou explicar devagarinho,
Carro gama premium custa 100,000 euros, cheio de eletrónica na estrada a andar normalmente começou a acelerar sozinho cx automática começou a enfiar mudanças a solução para parar porque nada funcionava atirar o carro para um poste para o parar.
A marca não sabe resolver porque não consegue saber o que é , solução despachar o carro.
Esta percebido ?
Essa é uma boa desculpa, acelerar sozinho!!! Looooool, já parece aquelas desculpas que as pessoas costumam dar na televisão quando são multadas por excesso de velocidade: “ahh e tal ia distraido”, “ah e tal, parecia que ia mais devagar”, à espera que a polícia acredite e desculpe a multa. Ahaahahhahahahaha
Para toto JL,
A pessoa a quem lhe aconteceu não precisa de se preocupar com multas ou excesso de velocidade, talvez assim perceba que a posição que tem não precisa dessas aldrabices.
Mas quer mais ,
Administrador de multinacional, carro de 70,000 entregue a sexta, 1º viagem sábado Lisboa , Coimbra um casamento , a meio caminho encosta e chama o reboque pneus traseiros já foram.
Durante 3 anos muitas viagens e estadias teve na oficina Oficial da marca, o carro tem problemas de suspensão e direcção, em Portugal não conseguem resolver, queixa para a casa mãe (Alemanha) resposta da Alemanha como não conseguem resolver, respondem, isso é mesmo assim. Solução carro despachado um risco na marca nunca mais.
Pensava que estava a falar de teslas que a malta liga o Cruise control adaptativo e depois queixam se que o carro acelera sozinho, Lol, afinal é só mais um carro alemão.
E só me alonguei no tema para demonstrar como 2 modelos da mesma marca , mas de gamas diferentes cheios de electrónica e cheios dos ditos requisitos de segurança, caríssimos, cheios de extras , foram um fiasco e para quem os tinha a solução foi ver-se livre deles, porque estavam sempre com os tomatinhos apertados quando os utilizavam.
Ainda não percebi o seu raciocínio, quer que abandonemos as tecnologias novas e voltemos ao passado ? claro que alguns são um fiasco, isso faz parte da evolução, não sei a sua idade mas teve algum telemóvel nos anos 90 ? existe alguma comparação possível ?
Está um pouco errado nessas conclusões, e se pesquisar um pouco, vai ver que essas tecnologias têm salvado a vida a muita gente. Compare com os aviões, e com a mortalidade em acidentes, que praticamente caiu a zero. Não se feche no seu pensamento, pesquise e informe-se.
Isto não faz sentido enquanto só for para UE, claro que se tem que começar por algum lado, mas é revoltante, uns andarem a esforçar-se para melhorar o Planeta, enquanto outros Países estão-se a marimbar para as Politicas Europeias.
Gostava de ver a UE, a multar os russos e a proibir os carros deles de circular, contudo os russos que não tiverem as viaturas em conformidade com as regras não entram na UE.
Mas o que é a UE ?
Uma máfia instalada que vai retirando poder e autonomia aos Países que lhes foi entregue por políticos corruptos e traidores.
Dali, só vai sair leis cada vez mais repressivas e não vai ser só nos carros.com o tempo chegará as pessoas.
Loool, os políticos são eleitos pelo povo e à imagem do povo, os únicos que pode culpar é o povo.
Não isso é a desculpa que se dá para sacudir a agua do capote.
No caso Português não existe 1 partido que seja que não faça parte da máfia instalada quando é o voto são uns depois do voto , pôem e dispoem como querem porque sabem perfeitamente as leis que fizeram para não lhes suceder nada.
O Robin acha que foi a UE que obrigou Portugal a aderir à UE?
E já agora é engraçado falarem na perda de soberania e sempre que se gasta um euro na defesa (que é a única que se preocupa com a soberania do país) já acham dinheiro mal gasto!!!!! Acho engraçada essa contradição!!!!!!
Olhe, já que fala na perda de poderes para a UE (que de facto há), deviamos também renunciar aos subsídios a fundo perdido, não lhe parece?
Isso é que está quieto!!!!!
Se não tivéssemos entrado para a UE, hoje estávamos nos anos 90.
Em termos de desenvolvimento, economia e cultura.
Não é desculpa nenhuma, é a lei que assim funciona, se as pessoas preferem não perder meia hora de praia para ir votar, só têm aquilo que merecem, ainda nas ultimas eleições quem ganhou foi a abstenção, logo, O POVO TEM AQUILO QUE MERECE.
ACABEM DE VEZ COM OS CARROS A GASOLEO, E ACABEM COM TUDO O QUE SEJA PREJUDICIAL PARA O PLANETA.
O PLANETA ESTÁ A REAGIR, A NATUREZADEUS, NÃO VAI BRANDAR, POIS COMO ESTÁ VISTO, MESMO AGORA QUE A RAÇA HUMANA ESTÁ EM PERIGO, CONTINUAM, TENDO MEDO DE TOMAR TODAS AS MEDIDAS, PARA NÃO PREJUDICAR, UNS QUANTOS MAIS RICOS DO PLANETA, QUE CADA VEZ SÃO MAIS RICOS, E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES. O QUE PREVEJO, É UM APOCALIPSE, QUE A EXEMPLO DE OUTRAS ESPÉCIES, A RAÇA HUMANA IRÁ SER DIZIMADA, ASSIM COMO O FORAM OS DINOSSAUROS, E OUTROS.
Concordo, vamos andar de burrito.