Trotinetes elétricas são uma praga, mas podem ser uma fonte de receita para as autarquias
Pelas cidades as trotinetes elétricas espalhadas pelos passeios e bermas da estrada, são um verdadeiro problema. Surgem como mais um obstáculo que condiciona a mobilidade principalmente de quem anda a pé, mas também de outras pessoas que usam a trotinete e que têm respeito pelos outros transeuntes. Esta praga, no entanto, poderá vir a ser encarada como uma nova fonte de receitas para as autarquias e a câmara do Porto já está a dar o primeiro passo.
A Polícia Municipal do Porto começou já a fiscalizar e multar as trotinetas e bicicletas elétricas mal estacionadas pela cidade.
A cidade do Porto têm sido também ela invadida pelas trotinetes e bicicletas elétricas. Estão por todo o lado e são as trotinetes que acabam por incomodar mais quem anda nas estradas e passeios.
As melhorias em termos de mobilidade são inegáveis, mas existe um enorme desrespeito por parte de quem as conduz que, chegando ao local de destino, as abandona em qualquer lado. Existem já algumas autarquias pelo país que tentam controlar esta nova praga, com a aplicação de multas e no Porto já se começou também a multar.
Os cerca de 2300 veículos deste tipo que circulam atualmente na cidade, segundo o JN, estarão sob a vigilância da polícia municipal. As multas poderão variar entre os 30 e os 88 euros, mas só serão aplicadas nos casos em que os condutores são apanhados em flagrante. Caso contrário, serão os operadores que terão que pagar a multa.
No dia de ontem, terá sido feita a primeira grande fiscalização, onde foram rebocadas 47 trotinetes e 1 bicicleta elétrica. Os operadores, para as ter de volta terão então que pagar a multa associada à infração.
As multas são de 88 euros no caso de serem recolhidas de locais de cargas e descargas, 73 € para os casos de bicicletas em cima dos passeios e 30 euros para os condutores apanhados a circular em cima do passeio.
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Bicicletas urbanas geridas pelas autarquias vejo em todo o lado , trotinetes só vi em Lisboa e são realmente uma praga como são os entregadores de foodcomida como Just IT, Uber foods, Delivero, praga esta que já tem os dias contados na Austrália e espero bem que chegue bem rápido á Europa.
Porque dizes que tem os dias contados? Podes elaborar?
A minha pergunta é genuína, eu vivo num local onde não temos nada disso, e gostava de saber porque
o operador paga a multa e a seguir devia cobrar ao utilizador. Assim a malta já aprendia
Não te preocupes que eles vão diluir esses preços no aluguer da bicicleta/trotinete. Acredita que eles não vão perder dinheiro, vão aumentar os preços de uma forma que consigam depois abater esse valor em caso de multas, quem se lixa é quem usa, os operadores não vão perder dinheiro 😉
Acho bem!
Mas, por outro lado, já estou a imaginar os vereadores e autarcas a esfregarem as mãos de contentes por mais uma fonte de receita via PM. Até pq estas empresas estão a faturar bem, não podem comer o bolo todo sozinhos, ahahahah!
Criar infraestrutura e locais próprios de estacionamento custa dinheiro, multar sempre traz mais dinheiro para os bolsos, dinheiro esse que tenho a certeza que depois vai ser usado para melhorar as infraestruturas 😀
claro, claro. é tudo bons rapazes!
faltou mencionares a alínea k) que não consta do relatório de contas
A autarquia portuense, após ter resolvido o problema do estacionamento indevido nos passeios, prepara-se para resolver o problema dos meios de mobilidade suave.
Parabéns.
“A autarquia portuense, após ter resolvido o problema do estacionamento indevido nos passeios…”
Aonde?, so se for em sonhos, carros em cima do passeio são aos milhares todos os dias.
É só putos a conduzir essa porcaria de transporte. Já vi um cego ir contra uma estava mal “estacionado”. Deveria acabar com isso tudo e com os deliverys de comida que são só explorados.
Se são explorados porque é que continuam a trabalhar?
Não és obrigado a fazer parte da UberEats/Glovo tanto quanto sei.
Sou da zona de Oeiras e até agora não tinha trotinetas, infelizmente chegou aqui também
Parece que não vão embora tão cedo ,pelo contrário.
Com tantos acidentes contabilizados com trotinetes ainda apostam neste lixo
Se as pessoas forem civilizadas e deixarem as trotinetes nos sitios corretos não havia problema nenhum…. o problema não está no serviço.. está no utilizador
O lixo está entre os utilizadores de trotinetes não nas trotinetes!
Se se cumprir as regras, seja-se cívico e as trotinetes até podem ser úteis para deslocações dentro das cidades.
O problema é que estas trotinetas não vieram substituir nada nem melhorar.
Arrisco a dizer que em Lisboa 90% ou mais dos utilizadores antes das trotinetas não andavam de caaro ou mota, andavam a pé e de transportes públicos.
Pois agora esses e os ciclistas passaram a deslocar-se bem mais depressa que os carros atascados em filas e filinhas e vão ser cada vez mais seguidos pelos automobilistas.
Ainda não se falava em trotinetes ou biclas eléctricas (que não uso) e fui eu armado em bom samaritano com a minha bicla a pedais comprar café à Nespresso do Chiado.
Qd estava a pagar já estavam 2 policias a querer levar-me a bicla(topeio-os pela janela). Saí à pressa e com “boa vontade”lá me devolveram a bici e disseram para estacionar lá em baixo junto á Rua Augusta que haviam lá uns locais próprios para isso. Ebdepois regressar a pé.
Fdx, ainda não era tema, nas é com atitudes destas que querem resolver o problema da poluição de Lisboa? Só rir. Querem é graveto.
Escusado será dizer q nc mais voltei àquela loja. E a voltar sera de carro a combustão.
E o que é que a loja tem haver com a policia?
O problema é da policia não da loja…
Só se espalham pelos passeios as trotinetes de aluguer, as outras os donos recolhem-nas e guardam-nas direitinhas. Logo, a solução é acabar com as de aluguer e ficarem só as particulares. O que faz todo o sentido: o preço de uma particular amortiza-se num par de meses de aluguer.
Sou de Lisboa, tenho carro e continuo a usar carro em Lisboa e trotinete também. Sempre que posso tiro-a da bagageira e dou-lhe uso. É esquivar-me aos parquimetros de zona vermelha e castanha, ao transito insuportável e á loucura de procurar estacionamento. Comecei por comprar diversos passes das Trotinetes de aluguer para andar mais a vontade, mas face as limitações de estacionamento e zonas de circulação de algumas destas, decidi investir numa trotinete particular e até agora 5*. É o futuro em 50% da mobilidade dentro da cidade. Claro que dias de chuva, ir ao supermercado, etc uso mais o carro.
Conheço a cidade melhor que nunca.
Agora, concordo com a falta de civismo da maioria dos utilizadores em parar as trotinetes nas ciclovias, em frente a passadeiras, portas de prédios, enfim… É multar! Na maiorias dos casos somos obrigados a tirar foto da forma como estacionamos, mas claro… Pode sempre haver quem lhe mexa e mude de sitio. Mas a falta de civismo dos condutores portugueses também impede que as possamos usar na estrada como manda a Lei.
Entre buzinadelas e razias de automobilistas sem noção, (haviam de ser os seus familiares a sofrer acidentes que depois “aprendiam”!) por vezes a maior segurança é circular no passeio dado a falta de ciclovia. Mas falta uma campanha de sensibilização nacional para com os automobilistas. Estive em Madrid á pouco tempo, usei sempre a trotinete, no meio da estrada, e ninguem buzinava ou reclamava, fizesse a fila que fizesse. Os direitos são os mesmos, carros, autocarros, bicicletas, trotinetes, etc E ainda assisti a policia a encostar um carro por ter ultrapassado outro por cima da ciclovia. São mentalidades. Mas o melhor seria todos os automobilistas andarem numa, para perceberem o “perigo” que são para as trotinetes, e não o contrario. O estacionamento resolve-se com mais zonas de estacionamento. Há muitas praças, muito passeio disponível… Nem é preciso roubar lugares de estacionamento aos carros, como as vezes acontece em Lisboa. Respeitem-se uns aos outros (tentem!), boas festas!