Tesla vai “aumentar dramaticamente” os Supercarregadores nas cidades da Europa
Com a chegada de mais um modelo Tesla ao mercado, com o aumento das vendas e da produção, fica claro que a importância dos Supercarregadores Tesla aumenta substancialmente. Mais ainda quando aumenta a desproporção de carregadores "convencionais" face ao número de veículos elétricos no mercado.
A Tesla sabe dessa falta de pontos de carregamento e num anúncio em jeito de prenda de Natal tardia, através do seu CEO, Elon Musk, revelou algumas expansões para a rede "Supercarregadores", incluindo o "aumento dramático" destes carregadores dentro das cidades na Europa... e não só.
Promessa de Musk no Twitter...
Musk tem dado indicações que o mercado dos Tesla está a crescer e com ele, inevitavelmente, os supercarregadores também têm de estar disponíveis em maior número. Ainda no mês passado, o CEO da Tesla anunciou outra expansão da rede Supercharger para cobrir “95% a 100% da população em todos os mercados ativos”.
As informações que deixou dão conta que a próxima expansão incluirá o Supercharger V3, uma nova versão da estação de carregamento rápido com uma taxa de carga mais alta, que deve ser lançada no começo do próximo ano.
As mais recentes declarações do responsável da marca americana apontam que também irá "aumentar dramaticamente" o número de Supercarregadores dentro das cidades, de modo a resolver o problema de carregamento aos moradores de apartamentos:
Hey @elonmusk - any recommendations for people living in rented accommodation with parking spaces separate to building? Charging solution for us would help massively!
— Marty Meany (@martinmeany) December 26, 2018
O inferno "nas cidades dos elétricos"
Algumas cidades já têm graves problemas de carregamento dos seus veículos elétricos. Oslo, por exemplo, a capital da Noruega, tem um grave problemas no que toca a carregamentos, tornou num inferno carregar os carros, dada a falta de infraestrutura e a crescente aquisição de veículos, onde um em cada três carros vendidos é elétrico.
É nesse sentido que a resposta de Musk aparece como a potencial solução. A empresa está a tentar implantar as suas 'estações Urban Supercharger' nas cidades para resolver estas situações. A responsável da Tesla referiu que há já um trabalho em campo por forma a negociar com os proprietários dos prédios com a intuito de adicionar opções de recarga aos edifícios.
100% de cobertura de supercarregadores Tesla em 2019
No Twitter, Elon Musk referiu a tal intenção da expansão europeia da rede Supercharger para “100% de cobertura”, no próximo ano:
Yes. Supercharger coverage will extend to 100% of Europe next year. From Ireland to Kiev, from Norway to Turkey. https://t.co/7FQZgLCTVJ
— Elon Musk (@elonmusk) December 26, 2018
Esta promessa, contudo, já não é de agora e tende a ser cada vez mais tardia dado o atraso no cumprimento da promessa. Embora a Tesla tenha a mais extensa rede de carregamento rápido de veículos elétricos do mundo, a empresa ficou atrás dos seus próprios objetivos ambiciosos.
O objetivo era ter 10 000 Supercarregadores em todo o mundo até ao final do ano passado, mas chegou apenas perto de alguns milhares de unidades!
Até o final de 2018, a empresa queria 18 000 Supercarregadores em todo o mundo. Atualmente estão em operação 11 852 Supercarregadores em 1 426 estações ao redor do planeta e, estando apenas a poucos dias do final do ano, fica claro que o objetivo volta a ficar aquém das promessas.
Este artigo tem mais de um ano
Podiam era por um em Viseu… Já vi pelo menos 10 Teslas diferentes que são da zona.
«Dramaticamente»??? Não seria mais aplicável «drásticamente»?
Por acaso entendo que será mesmo por uma questão “dramática”, isto é, começa a ser de facto um drama, algo constrangedor haver cada vez mais elétricos, principalmente em circuitos urbanos e não haver infraestrutura que suporte os carregamentos. E as queixas começam a fazer-se sentir de forma já dramática mesmo.
Ou seja, uma resposta drástica para um verdadeiro drama. 😀
O drama é mesmo não haver teres PCRs à medida das necessidades 😉
Previsões, como referi num outro post, daqui uns 5 anos, volto a consultar o mercado de veículos elétricos.(caso por necessidade não tenha que ser antes).
Até lá faltam, as infraestruturas fiáveis e eficientes para equacionar a hipótese de mudar para um elétrico.
Se me preocupo com a poluição? Hehe para que ?
Supostamente o estado devia se preocupar, por alguma razão pago N impostos.
E se o estado não fizer grande coisa, não serei eu UMA FORMIGA no meio de tantas a melhorar a planeta.
Enquanto a malta só sair a rua, para ver concertos ou festejar campeonatos de futebol (muito, mas muito importante festejar algo que não me traz nenhum benefício, nem a minha família) vou continuar Assim.
Enquanto Elon Musk sonhar alto (pode, tem $ para isso), vou aguardar que os seus sonhos sejam postos em prática.
tens a mente mt pequena
O suficiente para manter o juízo sobre a realidade, ou a possibilidade de uma realidade.
Infelizmente és mesmo uma formiga , mas não é no tamanho do teu corpo , mas no tamanho do teu cérebro e dos teus valores. Pena haver tanta gente assim este Portugal fora !!!!
Por este Portugal fora !
Desculpe, Sr. Dr. CEO de uma Multinacional, bilionário.
Não sabia que tinhas o poder($€) com valor de N Formigas.
Porque Exmo. Sr perde tempo a responder a comentários de Formigas?
Estou curioso.
Patético ! Nem Português deve ser ! Referia me a valores morais , não monetários !
Qual e o valor moral da história, que me estás a vender?
Se sou ou não português, não tem nada a ver com o post em questão.
Por acaso também tenho um filho com 1 ano e 2 meses, e prezo o futuro dele, mais que tudo, mas enquanto vocês idealizam ideias futuras insustentáveis, eu penso no dia de amanhã.
Portugal tem quantos pontos de carregamento elétrico?
As casas existentes tem ligações próprias para efetuar os carregamentos ?
Quantas oficinas, aliás quantos mecânicos tem formação para essa tecnologia?
Como disse , enquanto não houver infraestruturas, não preocupo.
P.S. – Que eu saiba, um ataque a nível pessoal, demostra incompetência intelectual.
Nalgumas coisas até estou de acordo (relativo). A infraestrutura será o grande problema, mas a questão ambiental tem de ser um problema e preocupação de cada um.
Agora, não é só em Portugal que certos comportamentos (pão e circo) iludem a população. não nos vamos enganar, é um mal geral, apenas uns são mais pobres que outros 😉 nem que sejam de espírito. O conceito elétrico veio para ficar, embora que iremos passar um período “cinzento” pelo meio até ele ser verde.
Musk tem o ónus de ter feito o mundo pensar que existe vida para lá do petróleo, isso é facto!
Gostei e concordo. Acho que cada um, tem que fazer a sua parte, tenho um filho ( ainda bebé ) e olho para ele e fico a pensar que se não forem por poucas pessoas com ideias visionárias e um génio interior sem igual, realmente este mundo não chega ao próximo século. Considero que cada um por mais “pequeno” que seja deve dar o seu contributo, e não é estar a olhar para o lado e dizer que quem deve fazer é o vizinho, ou ainda pior , o governo …. Isso é um pensamento muito tuga, que é muitas vezes dito por quem na realidade não quer fazer nada, porque acha sempre que as coisas não são sua responsabilidade, depois fala do governo e diz que paga muitos impostos e pronto tá tudo resolvido, pois quem tem que resolver é o governo …. volto a repetir , pensamento pequeno de alguém pequeno e com pequenos valores morais!
Receio que esse período transitório, será feito de uma forma quase obrigatória.
Todos nós temos que contribuir para o bem da planeta, do ar que respiramos, agora as pessoas ganharam a moda de fazer uma boa acção e se mostrar, mas se esqueçe que por cada boa acção, tem 9 comportamentos/vícios que não contabilizam.
As infraestruturas são o ponto chave, e a Tesla ainda tem que construir a mega-fabrica na Europa para produção e dar suporte com mais brevidade, antes de falar sobre os tais pontos de “fast charge”.
“A Roma ainda e uma pequena aldeia”
Aumentar a produção de energia elétrica não é fácil, não é barato e não é rápido, pelo menos de forma ecológica. A actual produção de energia não seria suficiente para carregar todos os automóveis se estes fossem todos eléctrico. Um aumento ráipido de produção resolve-se com a queima de mais carvão. AH, AH, AH, AH. Tira-se a poluição de um lado e coloca-se noutro, mais ou menos como varrer o lixo para debaixo do tapete. O Japão, um colosso da tecnologia, vai criar novas centrais de produção de energia cuja fonte é maioritariamente o carvão. Eu não quereria morar a menos de 100 Km de uma central destas…
Já disse isso num post atrás, gostava de fazer uma mesa redonda para debater este assunto. Há muita opinião que gostava de perceber. Claro que há muitas dificuldades em muitas áreas, desde a produção insuficiente, passando pela dificuldade estrutural.
Tal e qual, não existe nada definido, cada um (construtor e/ou pais) faz a sua maneira, sem um objetivo comum e sustentável.
Supostamente é possível filtrar o que sai para a atmosfera de tais centrais… como o Japão parece ser um país a sério, acho provável que seja mais seguro respirar da chaminé de saída de uma dessas centrais de carvão no Japão que respirar por exemplo em Lisboa.
Julgas bem demais os japoneses. Mas, eles também têm os seus podres e até te espantarás com algumas das suas atitudes tão pouco ortodoxas!
Já agora podia construir os carros com uma qualidade decente para o valor deles…
Abc
Porquê? a construir carros de qualidade indecente já não chegam para as encomendas e são tão maus tão maus que até dão 8 anos de garantia e KM’s ilimitados
Ficava-lhe bem mais barato se alterar-se a forma de carregamento para que cada proprietário dê um tesla pode-se fazer o carregamento do mesmo em casa e aumentar a autonomia de distância percorrida até 3 vezes mais que já seria aceitável com sistemas de carregamento enquanto anda e quando o mesmo está parado ao sol e em movimento assim como construir umas entradas de ar para fazer mover um gerador eólico e até mesmo aproveitar o movimento do eixo de cada uma das rodas com alternadores geradores de corrente para ajudar ao carregamento das baterias enquanto o veículo estiver em andamento é não só quando se trava ou desacelera isso sim é que era um investimento muito mais barato para todos…
Mas isso eles não querem não é verdade nem os deixam fazer por causa dos donos do mundo que ainda são todos os países que dependem do petróleo e isso ninguém se atreve a criar soluções como esta acho que 8 horas de autonomia era o mínimo ou três vezes mais autonomia aquela proposta pelas marcas do mercado atual…
Penso que os governos deveriam propor a todas as marcas para que atinjam estas metas para não falar mesmo em serem completamente autónomos e independentes…
A Fórmula 1 usa esse método 😉 para já não se pode pôr em todos, se não a economia mundial entrava em colapso, devido ao modelo de negócio atual 😉
“aproveitar o movimento do eixo de cada uma das rodas com alternadores geradores de corrente para ajudar ao carregamento das baterias enquanto o veículo estiver em andamento é não só quando se trava ou desacelera ”
Epah realmente meu! Como é que ainda ninguém se lembrou disso! Porque que as baterias não se carregam em andamento?? Ate parece que é alguma coisa contras as leis da fisica!
Sabes do que falas? Estás-te a esquecer do atrito e de outras questões físicas! E, como o aumento de peso para ter outros acessórios extra acarreta um maior dispêndio de energia?
Sabes alguma coisa de física ou simplesmente ignoras os factos da realidade?
Ou também acreditas no conceito da Energia Infinita?
Quando isto for a sério, com centenas de carros a carregar, então… metade do espaço geográfico é parque de carregamento. Até dá para pôr a carregar em vez de se pagar estacionamento, para ir às compras!
Hehehe, sejam um pouco realistas, a infraestrutura da eletricidade não iria aguentar essas carrgas, tens ainda caixas e cablagem de 19.. e troco o passo, com uma qualidade pfffff..
Também se irão ver muitos carros parados (a estorvar) na estrada por falta (imprevista) de bateria.
E quanto à homologação de cabos de carregamento?
O exito nos USA da tesla em parte deveu-se á infraestrutura de carregamento, ora para competir com os modelos que as outras marcas – em especial alemãs e sul koreanas – fora dos states ele precisa desesperadamente de aumentar o nº de carregadores.
Bom, Bom é aumentar os campos magnéticos que dá saúde.
É realmente um drama ter um carro elétrico… Não há PCR’s soficientes para o número de elétricos que se vê hoje em dia.
Se todos os automóveis fossem eléctricos, a produção de energia não seria suficiente para os carregar. Neste ritmo terão de aumentar a produção de energia eléctrica e, pelo menos por agora, uma grande parte há-de vir da queima de carvão. Tira-se a poluição de um lado, coloca-se noutro… Grande ecologia!
Como não quero prejudicar ninguém que precise de carregar o seu automóvel, recolvi com um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio de 510 CV, a utilizar a velhinha gasolina. AH, AH, AH, AH. Paro em qualquer bomba de abastecimento. Há-as em todo o lado, por enquanto…
Se todos os automóveis fossem elétricos, todas as bombas irão falir, excepto as que mudarem os depósitos para líquidos petrolíferos por baterias.
Ninguém pára uma tendência se ela for desejada pela maioria. A tua carroça barulhenta e fedorenta poderá muito bem ter os dias contados…
tb gostava de ter uma carroça igual à dele… podem ficar com os eletrodomesticos que eu não tenho onde o carregar….
Quando começam a espalhar carregadores sem fios nas auto-estradas e estradas para que os veículos possam ter autonomia quase ilimitada (limitado à duração dos componentes internos)?
É que isto é tudo muito bonito, mas os automóveis irão começar a ser autónomos, e mais tarde do que mais cedo vão proibir a condução manual pelo menos nas vias principais para segurança de todos… e existe todo um negócio de transporte que necessita de ser capaz de levar pessoas e mercadorias sem necessidade de estar constantemente a parar em algum lado para abastecer… abastecer em pleno andamento é que está a dar.
A UE ja punha um travão nestas soluções proprietarias. Faz me lembrar a historia dos carregadores de telemoveis…. Agora tenho de ter um tesla para usar uma infraestrutura que esta num local publico ?
Isso não é necessário! Qualquer posto de carregamento é compatível com qualquer EV. E cada veículo tem o seu respectivo cabo! Portanto, também podes carregar outros EV num posto Tesla. Excepto se for um Tesla Supercharger, que tem ele próprio um cabo da Tesla, com conector específico da marca, para evitar o uso indevido e inseguro em veículos sem capacidade para este tipo de tecnologia de carga rápida!
Por isso não estão em nenhuma infraestrutura pública mas sim em parques de restaurantes, etc.