“É cansativo”: quatro executivos abandonam a Tesla num mês crítico para Elon Musk
Num período crucial para a Tesla, quatro executivos de alto nível saíram da empresa, marcando uma mudança significativa para a equipa de liderança de Elon Musk. Isto acontece quando o magnata revelou recentemente o primeiro robotáxi da Tesla, um projeto ambicioso destinado a transformar o futuro dos transportes.
Abandonos atrás de abandonos
De acordo com um relatório do Business Insider, alguns destes executivos que estão a sair da empresa estavam na empresa há mais de uma década, e os funcionários foram oficialmente informados das mudanças na semana passada.
Entre os que saíram está Nagesh Saldi, um funcionário de longa data da Tesla que passou quase 12 anos na empresa. Saldi ocupava o importante cargo de Diretor de Informação. As razões por detrás da sua saída não foram reveladas, levantando especulações sobre a dinâmica interna da fabricante de automóveis.
Outra saída notável é a de Jos Dings, que atuou como Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Negócios da Tesla. Dings anunciou a sua saída a 1 de outubro através de uma publicação no LinkedIn, revelando que está a abandonar o cargo para fazer uma pausa profissional.
A sua saída segue-se à de Marc Van Impe, antigo responsável da Tesla pela política de automação e segurança dos veículos, bem como à de David Zhang, que geriu os programas do Model S e do Model X.
Tanto Dings como Van Impe dependiam diretamente de Rohan Patel, o antigo Vice-Presidente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Empresarial da Tesla, que foi demitido em abril. Após a saída de Patel, ambos os executivos estariam a trabalhar sob a supervisão direta de Musk, o que indica uma abordagem mais prática por parte do CEO.
Aumenta a lista de executivos que deixaram a Tesla de Elon Musk
Com uma vaga de demissões de alto nível, a Tesla viu sair um total de oito executivos, muitos dos quais ocupavam cargos de liderança importantes. Este facto vem na sequência do anúncio anterior de Musk de que a Tesla iria reduzir a sua força de trabalho em 10%, uma medida que provocou agitação entre os funcionários.
Uma saída recente notável é a de Daniel Ho, que supervisionava os programas de veículos da Tesla. A 29 de setembro, Ho anunciou que ia deixar a empresa para se juntar à Waymo, a divisão de robotáxis da Google, levantando ainda mais questões sobre a retenção de talentos na Tesla durante este período de reestruturação.
De poucos em poucos anos, Elon chega e baralha tudo, cortando pessoal ou reorganizando equipas. É cansativo porque parece que estamos a começar de novo de cada vez.
Afirmou um antigo gestor da Tesla. O esgotamento devido ao ritmo incessante é comum, uma vez que manter as elevadas expectativas de Musk pode ter o seu preço.
Para além dos desafios internos, alguns trabalhadores expressaram frustração com o que descrevem como "ruído" excessivo dentro da empresa, enquanto outros citam desacordos com a visão evolutiva de Musk para o futuro da Tesla.
Apesar das saídas em curso, a empresa continua concentrada no avanço dos seus objetivos no competitivo mundo dos veículos elétricos e autónomos.
Leia também:
O Charlatão ainda vai levar a Tesla à falência ou a virar uma PME.
A Tesla já está falida. faz anos que se fala disso
Deixou de se falar desde o final de 2020.
Não acredito muito nos números. Mas já sabemos que o Musk é bom na cozinha.
Gosto quando a imprensa está atarcar o Musk (por causa de Trump) e os burros como Nirelle repetem as mesmas mentiras….
Mentiras? Andas a dormir fanboi ? Os executivos responsáveis por áreas prioritárias da Tesla já saltaram do barco pois já não tinham paciência para aguentar as birras do CEO Elon Puto Musk. Ainda aguentaram uma decada que é um feito do tamanho do Mundo.
Quando se é um um fanboi da Tesla é o mesmo que ter palas nos olhos como os burros.
Não fossem os enormes e repetidos subsídios do governo americano e já tinha falido há muito.
+10
Um tipo que tem dezenas de milhares de empregados nem deve dormir a pensar nos quatro que saíram.
Por dia nas empresas do Musk devem entrar e sair por dia dezenas de pessoas, mas isso é igual nas grandes empresas mas como é do Musk dá direito a notícia. 🙂
Depende de quem sai
Faz sentido. A Tesla tem imensas pessoas a trabalhar nas linhas de montagem, nas limpezas, até na cozinha do refeitório. Que diferença faz o pessoal que desenvolve projectos e tecnologias sair da empresa ? Tens razão
O importante é que não saia o porteiro.
Só um artista como ele é que nao deve saber que cada vez que se troca uma pessoa existe perda de informacao…. mas ele é o maior!
A tesla é um Titanic…..
Em abril deste ano, a Tesla anunciou o despedimento de 10% do pessoal, mais de 14 mil pessoas.
Comentário de Musk – “A cada 5 anos, precisamos reorganizar e agilizar a empresa para a próxima fase de crescimento”
Comentário de Grok, a IA do X (a voz do dono) – “Estes despedimentos fazem parte dos esforços da Tesla de alinhamento com os objetivos estratégicos e as condições de mercado”.
A Tesla já esteve melhor. O valor das ações passou de 407 dólares em novembro de 2021 para os atuais 218 dólares. No último ano caíram 16%.
Mas, a maioria dos acionistas da Tesla quis presentear Musk com um prémio de gestão de 56 mil milhões de dólares.
Após o lançamento do Táxi, as acções despencaram ≈ 10%. Conclusão, o Táxi não convenceu os investidores.
Então um diretor sai e 2 reports passado pouco tempo decidem sair… Não me choca…
Naquelas posições facilmente mudas de empresa, não me admirava até que vai mais uma vez trabalhar com o antigo diretor…
O “drogadito” parece estar em maus lençóis. Para agravar o seu “amigo” trumpudo disse que se for eleito vai subir os impostos sobre os veículos elétricos importados da china… como a maioria dos teslas são fabricados na china… falta saber se quando chamou tesla aos seus carros teve autorização dos descendentes do grande físico Nikola Tesla.
O nome Tesla não foi registado pelos descendentes de Nikola, mas alguém o fez. Os fundadores com Elon pagaram a Brad Siewert 75.000 dólares pela marca registada Tesla. Outra pessoa era também proprietária do Tesla.com. Demorou 10 anos e custou à Tesla 10 milhões de dólares a aquisição do domínio Tesla.com.
Thanks a lot.
e so trump ganhar da camela harris a Ana gomes dos states volta tudo o normal todos sabem como extrema esquerda funciona entao relaxem novembro esta a porta
Já parece aqui na empresa. Tratam mal as pessoas, pagam mal e é uma desorganização constante e só “sobem” os lambe botas e ineficientes. E depois passam a vida a reclamar que há muita gente a ir embora e que ninguém quer vir para cá trabalhar.
Ainda um dias destes disse ao chefe que a reputação da empresa vista de fora estava muito má quanto às questões laborais. Ficou todo ofendido… Já diz o ditado. O pior cego é o que não quer ver.
Claro que depois há mil e uma desculpas para não haver pessoal “não gostam do trabalho”, “não querem trabalhar por turnos”, “querem ir para o público”, “é verão e a praia está boa”, “há trabalho nos cafés” e por aí fora. Agora meter a mão no cérebro é que não. Mas para isso tinham de o encontrar primeiro.
Se ele tratar bem as pessoas e pagar decentemente, se calhar não se vão embora. Parece o meu chefe que passa a vida a reclamar mas não consegue sequer acreditar que o ambiente de trabalho e os salários estão uma miséria (quer dizer, os deles devem estar bons).
Ninguém tem paciência para aturar o charlatão Musk! E os fanboys ainda são piores.