O mundo está a conhecer uma onda de solidariedade que há muito não se fazia ver. Indo ao encontro do apoio que as empresas estão a dar à Ucrânia, a Tesla anunciou que irá pagar salários por até três meses aos funcionários ucranianos que forem chamados para servir o país.
Além disso, manterá também os seus empregos.
Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, que aconteceu no dia 24 de fevereiro, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy convocou reservistas para combater.
Os funcionários da Tesla que forem convidados a regressar à Ucrânia para defender o país da invasão pela Rússia receberão o seu salário e manterão o seu emprego durante pelo menos três meses. A informação foi dada através de um e-mail enviado na segunda-feira aos funcionários da região da Europa, Médio Oriente e África. Contudo, não ficou claro se este benefício englobará funcionários na América do Norte e noutros locais.
Como sabem, a Tesla está empenhada em fazer a coisa certa. Enquanto a situação na Ucrânia está a evoluir, quisemos partilhar convosco as ações que estão a ser tomadas para apoiar aqueles que foram afetados pelo conflito.
Explicou a Tesla, num e-mail enviado aos seus funcionários.
Após esse período de três meses, a Tesla planeia reavaliar o estado da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como a situação dos seus funcionários, por forma a decidir se será necessário alargá-lo.
Muitas pessoas chegaram a compreender como podem contribuir, o que é espantoso. É importante mostrar-lhes como nós, como empresa, estamos a ajudar, que recursos temos no local, e como podem também apoiar-se a si próprios proactivamente. Um grande obrigado a todas as equipas que até agora contribuíram para estes esforços – o verdadeiro espírito Tesla em evidência.
Dizia o e-mail.
Conforme vimos aqui, a Tesla também está a permitir carregamentos de veículos elétricos gratuitos nos seus Superchargers situados perto da fronteira da Ucrânia. Ou seja, qualquer elétrico pode ser carregado em alguns dos postos de carregamento da Tesla na Polónia, Eslováquia e Hungria.
Além disso, a Tesla juntou-se à SpaceX para fornecer cobertura para o serviço da Starlink, por forma a garantir uma infraestrutura de Internet alternativa.
Leia também: