Tesla não gostou de ver planos expostos e acabou com projeto da Gigafactory em Valência
A Tesla continua apostada em aumentar as suas linhas de produção na Europa, com a implementação de uma nova Gigafactory. Espanha parecia ser o local escolhido, com Valência a estar no topo. Esse plano pode ter caído por terra, depois de ter vindo a público cedo demais.
A notícia é do início de junho e dava como certo que Valência ia receber uma nova Gigafactory. A empresa de Elon Musk ia apostar em Espanha e ali criar mais um ponto de construção dos carros da marca, num investimento estimado de 4,5 mil milhões de euros.
O facto desse plano ter vindo a público parece ter mudado tudo e o plano da nova fábrica da Tesla em Valência poderá ter sido terminado abruptamente. Do que avançam, a Tesla terá ficado "muito zangada" quando este tema foi revelado antes do tempo.
Foi o que Ximo Puig explicou recentemente, segundo as fontes consultadas por este jornal.
Ximo Puig disse que a questão da Tesla veio à tona através de um vazamento interno que deixou a Tesla muito irritada
Explicam aqueles que falaram com ele. A “fuga interna”, que Ximo Puig apenas esclareceu que não foi dele, gerou “um problema sério” com a empresa de Elon Musk que, desde que soube que as negociações confidenciais com a Generalitat haviam sido divulgadas, considerou as negociações terminadas.
A informação acima está a ser avançada e surge do próprio Ximo Puig, Presidente da Generalidade Valenciana. Esta entidade estaria a negociar com a Tesla o local da nova Gigafactory em território espanhol
Não se sabe agora se a Tesla terá decidido sair de Espanha e irá escolho outro país próximo ou se terá apenas descartado a opção Valência. É certo que a marca quer alargar a presença na Europa e tem procurado novos locais para se implementar.
Esta Gigafactory poderia ser uma excelente oportunidade para Portugal. Há muito que se fala dessa possibilidade, mesmo antes da escolha da Alemanha ter recebido a primeira fábrica da marca em território europeu.
Este artigo tem mais de um ano
A Tesla ao ver a carga fiscal de Portugal foge…
Ou isso ou o governo faz aqueles acordos especiais com regalias.
E a carga fiscal em França? E na Alemanha? Ás vezes convém não falar de cor.
Mas ficamos com carga fiscal zero mas… queres saude pagas tudo, queres estradas, pagas portagem nas nacionais, queres educação pagas, queres transportes a horas pagas. Mas pronto…
Mas eles têm mais qualidade de vida e vivem melhor ou não? Essa é a questão. Nem sempre pagar é mau. A Mim preocupa-me mais ter uma carga fiscal enorme e sempre a aumentar e os serviços publicos sempre a piorar, mas isso sou eu….
A minha preocupação foi ver a inflação aumentar 100% em Portugal, desde o ano 2000 para o ano de 2023 e vencimentos estagnados, zero aumento… isso é que é preocupante, saber que uma pessoa que em 2000 recebia 1000 euros, continua a receber pouco mais que isso em 2023.
Brasileiros sempre a puxar a irreponsabilidade governamental e corruptiva do cordao umbilical da mae de portugal. Espero que um dia se torne igual na administracao publica igual estonia, finlandia, noruega, suecia, holanda…
“queres saude pagas tudo, queres estradas, pagas portagem nas nacionais, queres educação pagas, queres transportes a horas pagas”
@Mario, já pagamos isso tudo.
Não há saúde, não há nacionais, não há educação, não há transportes. O que há é uma amostra e quem optar por estes “serviços”públicos está entregue à bicharada.
Mário, eu não vejo malta do centro e norte da Europa a imigrar para Portugal por uma melhor qualidade de vida (e a ganhar salários de cá). Vejo é pessoas de cá a imigrar para esses paises.. Porque será?
É complicado quando ganhas uns 2000€ e já começas a ver 1/3 do teu salário a desaparecer em impostos e depois ainda tens as taxas e impostos indirectos a pagar por cima. E queres criar uma empresa e és visto como inimigo publico.
Alto lá Joao M vem muita estranja pra cá, velhos e velhas a viver da reforma dourada é mato. E a fama de el dorado parece q já chegou á Califórnia.
Não vêm para cá viver com as reformas de cá 😀
Somos a Florida da europa
Isso nem pensar loooloool
Sera em Portugal junto a Beja com aeroporto sera o local perfeito. Não vos posso adiantar mais mas garanto vos que ja foi assinado o contrato
E os estofos passam todos a cortiça…
lol
Sim confirmo e a nova sede da Space X também virá para Beja! Inclusivamente em Beja já se fala de ele ter comprado uma casa pré-fabricada para morar…
Lol…..bom demais para ser verdade em Portugal…
Vai mesmo avancar a construção está prevista para inicio de 2024 e vai ter linha de alta velocidade ligada a evora-Badajoz e o porto de sines. Um investimento de 4.5 mil milhoes de euros. Agora e esperar pela oficialização. Tendo em conta que a tesla vende muito em Portugal e em Espanha e normal o interesse e Portugal tem ainda reservas de litio das maiores do mundo
Fala baixo senão eles desistem de vir para Portugal!
Pelo o que dizem não compensa explorar o litio em Portugal ao preço que está neste momento.
Estavam à espera de silêncio por espanhóis? Lol. Mas que venham para Portugal que abafar temáticas temos muita experiência no governo.
Para portugal? quando o Homem pode colocar os carregadores deles no mundo inteiro menos em Portugal que criou uma entidade chamada Mobi.e para mais uma taxas e taxinhas e dar emprego a alguns BOY’s , deve ser o primeiro pais na escolha.
Entretanto para os que acham que o privado é que é bom… vejam o liberalismo a funcionar:
https://www.mylondon.news/news/thames-water-crisis-what-happens-27213116
Uma empresa PRIVADA que agora o ESTADO tem que resgatar? Afinal não é só o privado que é bom?
Ah afinal precisam da mama do estado para sobreviver….
Menos Estado, menos Impostos… excepto quando estamos com a corda ao pescoço… aí o Estado já é pai de toda a gente.
O engraçado é que se o privado falha alguém pega no assunto e continua porque, no caso das Águas – a malta precisa de água por isso há mercado.
Nós por cá temos TAP nacionalizada e não ganhamos nada com isso e ela só foi nacionalizada para ajudar os credores (dos amigos) da TAP. O Mesmo com a EFACEC.
Por cá tens águas publicas que fazem o que lhes apetece e colocam o custo que lhes apetece e tu não tens forma de mudar de operador. És obrigado até a comprar os sacos do lixo deles senão pagas multas . Enfim.
O estado, na sua grande generalidade, não é nem nunca será bom gestor de empresas.
Os privados – bons ou maus gestores – são facilmente substituidos e se não forem os credores vão tratar do assunto. Numa empresa publica quem paga é o contribuinte.
aposto que se o UK deixa-se a empresa de águas abrir insolvência alguém iria pegar no assunto e ninguém ia ficar sem água.
Quem é que obriga a comprar sacos do lixo? Nem a EPAL nem o SMAS…
Nem Supercharger conseguem abrir em Portugal sem entrar no joguinho de interesses das empresas estatais, coisa que o Elon recusa categoricamente. Por isso a vinda da gigafactory para cá é das coisas mais improváveis.
Boa desculpa lool
Nem foi por fuga de informação, França está na corrida e quem oferecer melhores isenções fiscais, doações de terrenos, etc é que ganha.