PplWare Mobile

Tesla está a trabalhar com as autoridades de Austin para implementar carros autónomos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. O-das-CAldas says:

    Já lá vai encontrar a Waymo a operar em regime 24/7 (24H/dia, 7 dias/semana) em 96 km^2 de Austin. (A Waymo não dá boleias, cobra pelas viagens – ainda não percebi por que é que, nos posts, as viagens de UBER e robotáxis pagos se chamam “boleias”).
    Quanto a condução autónoma e segurança, sobre a Waymo, foi apresentado um estudo que demonstra que, nos 41 milhões de km de viagens dos seus robotáxis teve muito menos desastres graves e de acidentes em que lhe foi atribuída responsabilidade, do que os condutores humanos. Convém é não esquecer três coisas: os Waymo só circulam com boas condições atmosféricas, a velocidades mais baixas do que as habituais e em zonas conhecidas – por isso os dados não são comparáveis aos dos acidentes em geral, com condutores humanos, a conduzir em todas as situações.
    Quanto à diferença principal com os Cybercab – os Waymo usam câmaras Lidar, mais caras e que podem “ver” melhor, enquanto a Tesla usa câmaras normais, próximas do que “vê” o olho humano; falta perceber em que é que isso se traduz em termos de segurança, mas a balança inclina-se para as câmaras da Waymo, com a Tesla a dizer que vai compensar com a utilização de IA.
    https://electrek.co/2024/12/19/study-waymos-robotaxi-provides-higher-safety-performance-than-human-drivers/

  2. Jacinto says:

    Carros autónomos misturados com carros conduzidos por humanos? Vai ser bonito.
    A seguir proíbem o ser humano de conduzir, para não perturbar a condução autónoma.
    Quem não quer conduzir que vá de Uber ou táxi, ou autocarro.

    • O-das-CAldas says:

      Convém não confundir um robotáxi (totalmente autónomo) – que é perfeitamente identificável pelos condutores humanos e que tenderão a precaver-se, com um carro, descaraterizado, que ande por aí por qualquer lado e que não se sabe se estará a utilizar um modo (parcialmente) autónomo.
      Os Waymo, em algumas cidades dos EUA, já fizeram viagens num total de 41 milhões de km. Comparado com uma base de dados de seguros, em relação a condutores humanos, alcançaram uma redução de 88% nas reclamações por danos materiais e uma redução de 92% nas reclamações por danos corporais. Ou seja, os seus robotáxis estiveram envolvido apenas em nove reclamações por danos materiais e duas por danos corporais. Para a mesma distância, espera-se que os motoristas humanos tenham 78 reclamações por danos materiais e 26 por danos corporais (estudo do link acima).
      Os robotáxis não parecem trazer problemas de segurança, embora muitos continuem desconfiados. O problema dos robotáxis é que precisam de uma logística complexa e cara – e, principalmente por isso, outra empresa de robotáxis que operava nos EUA, a Cruise, da General Motors, fechou portas. Por isso, nos EUA e fora, a expansão dos robotáxis vai ser muito lenta.

    • JL says:

      Sim, mais vale, já que os humanos até com eles próprios se atrapalham.

  3. semerodk says:

    Musk corrupto!

  4. Toino says:

    Este carro é a cara da aberração do Musk.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.