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Tesla “engana” clientes com informação sobre autonomia?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Grunho says:

    Tal como os consumos dos carros de combustão, as autonomias são todas teóricas, que é como quem diz, uma aldrabice pegada. É uma espécie de “até x kms”, que na vida real nunca se consegue. Com uma agravante: no eléctrico nunca consegues explorar a autonomia até ao fim, tens de parar muito antes onde houver carregador.

    • Yamahia says:

      ” no eléctrico nunca consegues explorar a autonomia até ao fim, tens de parar muito antes onde houver carregador.”
      Nãããã…, ali o @JL, depois da bateria chegar a 0 ainda anda mais 80 kms!!

    • JL says:

      Então e no combustão ? Vai abastecer depois de acabar ?

    • Realista says:

      Até parece que num veículo a combustão não tens de abastecer antes…

      Aliás, não se deve deixar o combustível chegar à reserva para a bomba de combustível não sugar resíduos (que vão entupir o filtro ou para não sugar a água que se forma no tanque) que vão causar mais esforço na bomba ou até mesmo enviar água para o motor que se forma pela condensação.

      Por essa resposta até parece que não sabes manter um veículo.

  2. Hugo Pombo says:

    Quando compro um carro também diz que gasta 6l aos 100, depois vai-se a ver são 8.

    • Realista says:

      A minha VW tem um WLTP de 7.8L/100km mas normalmente faz 14L/100km…

      RIP carteira.

      • Yamahia says:

        @Realista, tens uma vw?

        • Realista says:

          Yep.

          Tenho uma VW Sharan de 2020… queres foto do quadrante para veres os 14L/100km de consumo?

          • Nuno says:

            Cuidado, confiar nos consumos do quadrante é como baixar as calças antes de apanhar o sabonete na prisão…
            E se a tua VW faz consumos médios de 14l/100Km então se tiveres um EV nem chegas a sair da cidade com a mesma condução…

          • Yamahia says:

            Eu se quiser tb faço 14 é esquecer de meter de mudanças eheh

          • Realista says:

            @Nuno Os consumos são em ambiente citadino, já que é a minha esposa que anda com o carro diariamente e ao fim de semana ela pega no EV e ainda faz mais quilómetros mas só me gasta 30 a 40% da bateria.

            Já eu quando pego no carro – ainda este fim de semana fiz 360km – os consumos em AE com 6 pessoas e malas – andaram nos 7 a 8L. Só nas EN e sem transito é que os consumos baixaram para 6.5L.

            @Yamahia A Sharan é DSG… Não há forma de meter mal as mudanças.

    • EEQTR911 says:

      A mim aconteceu o contrário. Dizia 6l, e faço 4l.

  3. JL says:

    Quem se queixa disso é porque não sabe parametrizar o carro, na zona da autonomia prevista tem lá 2 opções, a normal e a rated, a normal é mais real, e a rated é a anunciada em wltp.

    Depois ainda têm o gráfico com a previsão, onde o carro calcula o que se gastou até então, incluíndo os acessórios, e faz uma precisão baseada nos últimos 10, 20, 30 ou 50 últimos kms feitos, basta escolher, esta é a mais real de todas, porque muda em função do estilo de condução aplicado até então.

    Se não quiserem ver esses números, mudam para % e pronto, ao fim de uns tempos já não se preocupam com.

  4. TiagoR says:

    Mas alguém tem dúvidas que este “Musk” não passa de um charlatão à boa maneira americana não mais que um vendedor de “bíblias” ! Compra quem quer !

  5. João says:

    Devia haver uma padronização das medições. Por ex: testar com o veículo a 110 km /h em pista circular, igual para todos os fabricantes. Do jeito que se faz hoje, é uma bagunça e cada fabricante é país faz diferente sem informar a velocidade utilizada por exemplo para autonomia em estradas. Assim não dá.

  6. Pedro says:

    Deviam fazer os testes de autonomia na A8. Os 533 km do Y desciam para 250. Pior AE do país!

    • Smells like Elon Musk says:

      Sim verdade e foi rectificada 4 vezes, na curva entre Óbidos e Roliça essa auto estrada destrui uma das cidades romanas mais importantes de Portugal.

  7. Jose maria says:

    Os carros ocidentais não valem nada, cada vez mais sera a china e o brasil a ensinar ao mundo que e possivel ter qualidade a baixo custo. Do capitalimso tem os dias contados, e tempo de abracar o comunismo que e mais justo para todos

  8. Sn says:

    Nós últimos tempos tem havido uma campanha deliberada de difamação dos carros eléctricos. Qualquer problema é amplificado umas 10 vezes e se for um Tesla então o ruído é maior.

    • Pedro Coelho Silva says:

      mesmo!

    • David Guerreiro says:

      Há lobbies muito poderosos por detrás de tudo. Há muitos fabricantes em que as vendas de elétricos são fracas em relação aos modelos de combustão e querem ver se fazem render o peixe mais tempo, arranjado histórias da carochinha. Como se diz, o comboio já saiu da estação, quem não quiser entrar fica apeado.

    • EEQTR911 says:

      Antes pelo contrário. O Musk tem vindo a camuflar os problemas graves dos Teslas.

    • NunoManuelAlves says:

      Infelizmente isso e verdade…o que e de rir … Já tem canais próprios a fazer o debunk disso tudo … O retardado com problemas cognitivos é o único que se deixa influenciar por essas falácias do gang do.sumo de dinossauro eu riu me tanto :):):):)

  9. Nuno José Almeida says:

    Já tive um leaf e agora tenho um Megane. Posso dizer que o leaf era exactamente a mesma coisa. Já o Megane não. Até consigo chegar ao destino com mais percentagem do que a que ele calculou ou se falha nunca é mais de 2, 3 %.

  10. Pedro Coelho Silva says:

    Esta notícia é uma treta. A Reuters diz, alega coisa e tal. Há provas factuais? Não sei como se prestam a propagar este tipo de noticias de base especulativa.

    As distâncias de autonomia publicitadas pela Tesla e qualquer outra empresa, são as que são estimadas pelos organismos competentes de cada região, EPA nos EUA, WLPT na Europa.

    Portanto ou a tesla manipula os teste da EPA/WLPT, o que seria grave mas há 0 provas disso, ou então pode-se criticar a EPA/WLPT pelo método de estimativa que usam, não as empresas que vendem.

  11. Ze Nandoooo says:

    Há uma equipa secreta que é destacada para… não fazer nada. Bem

  12. Vamos lá embora says:

    LOL os comentários aqui são tão engraçados, adoro ver os “anti-elétricos” as barbaridades que dizem.

    – O meu MY LR tem autonomia “rated” para 533 Km WLPT (0-100% não levando cabos, chapeleira nem carregador portátil)

    – no meu caso (3 pessoas, com um par de malas, chapeleira, cabos e carregador portátil, faço em AE 130 kmh uns 370 km (deixando 10%), a 100 kmh uns 430 km e em cidade uns 480 km (em todos os casos deixando 10% de bateria)

    Elétrico = carrego em casa enquanto durmo, não perco tempo em bombas de gasolina (salvo uns 15-20 minutos para carregar numa viagem grande, em que nesse tempo vou ao WC e tomo um café. Às vezes está a App da Tesla a dizer que já carreguei o que precisava e eu ainda nem terminei o café…)

    Elétrico = muito baixos custos de manutenção, em especial se falamos de um carro com 370cv equivalente ao meu (num ICE muito mais óleos, travões com frequência, embraiagem, correias, filtros de óleo, algum injetor ou turbo que pifa, velas, catalisador, tubos de escape…….)

    Elétrico :
    1) poupo uns 6€/100km (eletricidade vs. diesel, já nem comparo com um gasolina…) = 18000€ cada 300.000 Km 2) poupo uns 8000-10000€ só em manutenção para 300.000 km
    3) valor de retoma muito mais alto do Tesla (há Tesla usados com 200.000 Km a serem vendidos por >60% do preço inicial; um ICE perde logo 25% ao sair do Stand e já estaria a uns 30% ou menos após 200.000 km.)

    Se precisasse de trocar a bateria ou motor após 300.000 km (raro é o tesla que precisa) já me tinha compensado.

    • Ze Nandooo says:

      Nada contra, são 18.000€ poupados a cada 300.000km, mas tens de ver quanto é a diferença de preço para um ICE idêntico. E quando chegas ao fim, a diferença está mais na parte das revisões do que no que combustível.

      • Realista says:

        O problema é que para teres um ICE idêntico tens que pagar mais nem que seja por teres de adicionar caixa automática para ser uma comparação mais equilibrada…

      • Vamos lá embora says:

        MODEL Y LONG RANGE AWD 369cv: 54300€ (agora até pode estar mais barato, não fui ver)

        BMW X3 252cv: a partir de 64500€

        AUDI Q5 163 cv: a partir de 60545€

        MERCEDES GLB 250 224cv, modelo antigo (novo ainda não há preço) com o equipamento base: a partir de 53.000€

        HONDA CR-V Hibrido 145cv: 50.000€ com um equipamento minimamente comparável ao MY…. e menos de metade da potência

        Ora bem, diz-me na tua procura por um carro novo:
        – ICE na ordem dos 350cv
        – teto panorâmico e abertura de mala automática
        – bom sistema de som
        – software e capacidades equiparáveis ao Tesla
        – com manutenção quase zero
        – autopilot comparável ao Tesla (não me refiro ao FSD)
        – habitabilidade e espaços de arrumação / mala equiparáveis
        – modo “sentinela” (ok, se não tiver também não é um drama)

        • Realista says:

          O que ele diz é verdade para os veículos novos, mas para o segmento A, B e C.

          Se comparares o preço de um Twingo elétrico base com um Twingo a gasolina base os preços para consumidores finais os preços andam à volta dos €10.000 de diferença e isto é válido seja para um Renault como para um Fiat 500e e a diferença é só menor na Dacia. É verdade que para estes segmentos compensa se forem comprados por empresas.

          No entanto para esses segmentos de carros não há hipótese e compensam largamente e então ainda mais para empresas.

        • Yamahia says:

          Comparar Teslas com Mercedes, BMW s e AUDIs já é esticar um bocado a corda.
          Teslas são para comparar com chinos e mesmo assim ficam a perder nalguns casos.

    • RUI says:

      eu tenho um mercedes 250 td de 1986 com mais de 2,5 milhões de km, com medias de 6/7 litros de gasóleo aos 100, se me mostrarem um tesla que faça esses km eu troco para a tesla.

      • Vamos lá embora says:

        “eu tenho um mercedes 250 td de 1986 com mais de 2,5 milhões de km”

        1) com o mesmo motor e peças (fundamentais) originais? Se a resposta for sim, és grande mentiroso ou então vende o teu modelo por uns milhões à mercedes, porque vai ser objeto de estudo; se respondes “não”, bom se fores trocando os motores e baterias, também o chassis do Tesla (ou qualquer carro atual…) vai durar e ultrapassar esses 2.5 milhões de km.

        2) mete a boca no tudo de escape com o motor ligado e acelera algumas vezes. Depois diz-me (ou não…) o resultado (nota: não o faças, perigo de morte); mete a boca em qualquer parte externa do tesla com o motor ligado (adiantamento: o motor está desligado se as rodas não rodarem, assim que tens que ter as rodas no ar) e fica o tempo que quiseres (adiantamento: não polui, não há perigo de contaminação/morte)

        3) o teu mercedes 250 td tem mais de 350cv e 527 Nm de binário e faz 5.6 seg 0-100 e chega aos 217 kmh? Ora bom…vamos lá comparar LOL.

        4) se respondeste “sim” à pergunta 1) (ainda que sejas mentiroso), quais outros modelos de ICE conheces que os façam? Ora bom, ainda que fosse verdade (que não é), significa que terias o ÙNICO carro do mundo que faz tantos Kms sem mudar peças, daí que nem um testa nem nenhum outro carro do planeta LOL.

        O único que te posso dizer é que, fruto de não trocares de carro desde essa altura, deves ser uma das pessoas que mais contaminou e encheu o ar de partículas cancerígenas de todas as pessoas do mundo a conduzir o seu veículo.

        Ter um elétrico trata-se de muitas coisas, entre elas ter um carro silencioso, possante, moderno e com contaminação local quase nula. Obviamente que tu, com um carro a diesel velho e poluente, não podes dar valor a nenhum dos items que dei.

        • RUI says:

          como saberas a mercedes já tem carros que fizeram 4,8 milhões está provado, em qualidade de materiais está provado que a mercedes anos 80 ultrapassou todas as marcas está provado, o que eu disse foi que se encontrares um tesla que tenha os km do meu e esteja no estado que o meu está eu troco por um tesla, claro que já troquei alternador, motor de arranque e algumas peças, mas no motor não toquei, porque a qualidade era paga, bons motores e qualidade acima da media, quanto a fumo algum sim, mas na altura era o que havia, ainda hoje estou contente, faço as devidas revisões e está muito bom, não preciso de 350 cv como dizes o limite de velocidade é de 120 nacional, e não sou piloto de corridas, da maneira que falas deves ter menos de metade da minha idade que é muita experiencia em estrada e km feitos, pensa bem!!!!

        • Smells like Elon Musk says:

          Ahhhh no words ‍♂️

      • Realista says:

        Este Tesla Model S de 2013 já vai com 1,8 Milhões de Km e faz-te médias equivalentes de 1L/100km…

        Mas para tu o único defeito é que não deita fumo preto como o teu:

        https://twitter.com/gem8mingen

        • Realista says:

          PS: Quando é que vais trocar?

        • Yamahia says:

          Desde que apareceram os elektros que se assistem a milagres que envergonham Fátima e os pastorinhos looolooolool

          • JL says:

            Exacto, passamos a ver veículos a combustão que fazem a mesma média a 150kmh que a 40 kmh, milaaaaaaaaagre.

          • Yamahia says:

            40? Mas isso é  velocidade media que se apresente a alguém.? Mais valia andar de mula ou de burro lllooll

            Agora esse Tesla com 10 anos e 1 milhão e oitocentos mil quilometros, 180000 por  ano, 15000 por mês e 500 kms/dia nostop durante 10 anos, nem pára para meter electrões nem para oficina. É obra!! Milagre, o papa devia cag*r para Fátima e ir para essa oficina e levar a JMJ com ele!!!

            Combusão a fazer 150 a mesma media a 150 que a  40?. Onde se disse isso?. Vc anda mas é com os chips todos trocados. Tem que mandar rectificar isso. loooll O que que disse foi que o meu record de depósito com 60 lts (até acender a reserva) foi de 1275 kms 50% nacional costa vicentina e 50% urbano Tavira e AML   e que a 150 chego a Almeria e ainda fico com ~100 kms para as voltinhas antes de acender a reserva. Ou seja 1000 kms. Uma diferença de quase 30% onde é igual?
            Cure-se!!!
            Olhe ainda a semana passada fui a Pedras d’el Rei  deixar a familia que eu ainda tenho trabalho para concluir e portanto só para a semana é que vou. Quando cheguei a Loures parei para comer uma bifaninha e aproveitei para fazer um vídeo para cépticos como vc: Nacional,  610 kms, 87 kms/h média, 4,5 lts aos 100 e ainda fiquei com 700 kms de autonomia.É só a diferença.Não há milagre nenhum. Aceite que doi menos!

          • JL says:

            Então mande lá o vídeo com os tempos e recibos de abastecimento, depois vemos qual é a média, mas já digo que 87 km/h de média em nacional é de duvidar para essa média.

            Mas lá está, já tem o carro a fazer a o dobro da média em wltp e a consumir pouco mais, portanto já saiu disparate. Como sempre.

          • JL says:

            Então mas agora já é 6 litros aos 100 ? Antes era 5.2.

            Mas consegue provar que a fazer média de 150 km/h faz média de 6 ?

            Quando quer pelo carro ?

          • Yamahia says:

            Tome lá o vídeo q agora não tenho tempo para falar, só lamento q duvide da minha palavra q nc lhe dei razões p duvidar.
            Aproveito tb para perguntar se sabe a razão do pq do troço da Marateca até qs Grândola ser limitado a 70? Estragou-me a media toda. Inda por cima tem um.Radar. loolool
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-0KfeQn1QLHYBPw
            De resto foi chegar, descarregar malas, sacos e beijinhos até ao meu regresso que amanhã é dia de trabalho, nem desliguei o motor loool

          • JL says:

            Mas isso prova o quê? Que teve um dia que andou a fazer médias de velocidade baixas e assim consumiu pouco ? Não vejo a média de velocidade em lado nenhum.

          • Yamahia says:

            “Não vejo a média de velocidade em lado nenhum.”
            Não vê?! Tem o contador parcial e o tempo de viagem 610:7=87,14 km/h

            “e recibos de abastecimento”
            Já sabia que tinha que descer na 5ª pelo que no fds anterior atestei quando regressava do supermercado. Isto não é um elektro, não precisa parar!

            “87 km/h de média em nacional é de duvidar para essa média.”
            Costumo fazer melhor, sem correr riscos de ser multado. Simplesmente o troço Marateca-Grândola surpreendeu-me ao estar limitado a 70, ainda por cima com radar. Já faz lembrar aqui a Av. Santos e Castro nas traseiras do aeroporto. Uma “AE” limitada a 50 kms/h, objectivo caça à multa! Meteram o radar e baixaram o limite!!! Bravo lool
            De facto este troço é dos melhores e mais seguros da Nacional para sul. Não se percebem certas atitudes e ainda são uns kms valentes. Ainda andei aos zig-zags a ver se não adormecia com a 5ª metida que 6ª a 70 o motor anda em esforço loool
            Quando for na 2ª à noite já devo meter na AE até Grândola. Não estou para aturar aquilo novamente!

            “Mas lá está, já tem o carro a fazer a o dobro da média em wltp e a consumir pouco mais, portanto já saiu disparate. Como sempre.”
            Esta não percebi. Pode explicar?

            “Então mas agora já é 6 litros aos 100 ? Antes era 5.2.”
            Sempre lhe falei que o depósito dá para 1 ida a Almeria e restam 100 kms antes acender a reserva, suficientes para as voltinhas até ao regresso. Onde foi buscar os 5,2?
            Portanto se ficam ~5 litros no depósito antes da reserva, significa uma média de ~6,18l/100

            Mas consegue provar que a fazer média de 150 km/h faz média de 6 ?
            Este ano já não lhe consigo provar pois já não devo ir a Almeria. De qq forma pode ser que um dia destes surja a oportunidade num percurso mais pequeno. Por exemplo comprar “caramelos” leia-se uns bidons de gasolina e gasóleo a Badajoz loooloool

            “Quando quer pelo carro ?”
            Não está à venda. Destes já não se fabricam mais!

          • JL says:

            6.18 l /100 é um aumento de quase 50 % no consumo anunciado, mesmo esse de 4.5 já é acima do anunciado, portanto são iguais a todos os outros e até a estes.

          • Yamahia says:

            Qd comprei o carro ainda não havia wltp, ou se havia não estava divulgado.
            A permissa de consumo destes carros era x para cidade , y para nacional e z para AE. E não desiludiu.
            O wltp surgiu agora com o aparecimento dos elektros, certamente para dar ideia de uma autonomia maior.

          • JL says:

            O meu quando foi comprado também não havia, e usa a EPA que é a mais real de todas.

            Tanto dá aos ICE como aos BEV, a norma é a mesma.

        • Nuno says:

          500km por dia durante 3600 dias consecutivos é obra! São 10 anos a fazer diariamente 500km!
          Mas eu acredito porque tenho um primo com 38 anos que já tem 46 anos de experiência e 55 anos de descontos para a segurança social…

          • JL says:

            Que são 500 kms por dia ? O carro tem mais que um condutor.

          • Realista says:

            Alguns criticam os VE não possuem Autonomia para 1000km…
            Alguns criticam os VE porque andam 500km por dia…

            Acho que quem critica um VE critica só por criticar.

          • Yamahia says:

            @JL só tem que admitir q anda com um carro a pilhas (o que não tem mal nenhum) e assunto arrumado.
            A Bíblia dos elektros anda-lhe a dar cabo dos neurónios. Cagu* para o Ze Bigodes e desfrute.

          • JL says:

            Se eu ando também você anda, já que segundo os vossos argumentos, também os vossos usam pilhas.

            Eu admito quando andar com um que realmente seja a pilhas, quando ando por exemplo com um toyota mirai.

            E sim, não tem mal nenhum, a mim não, a vocês parece que dá.

        • Pierre says:

          Não acredito…

          Por estimativa 10Kw de diesel são 0,845 litros (depende do tipo)… o fumo preto é verdade, diesel é mau, muito mau mas gera mais energia que a gasolina, são tratores mas pronto, lá temos o ambiente estragado… mas 1Kw??? Esqueçam isso… contas de laboratório.

          Motor elétrico muito mais eficiente e simples mas a forma de armazenar a energia não vai ser estes monos de pilhas de 500 kg.

          • JL says:

            As pilhas não armazenam energia.

          • JL says:

            Isso ? não sei, algum desenho feito por hater ou petrolhead, porque isso é apenas um desenho, essas células não existem, as verdadeiras são assim, se quiser arranjo-lhe uma.

            https://electrek.co/wp-content/uploads/sites/3/2015/09/gvmtfpb-e1586415437482.jpg?quality=82&strip=all&w=1600

            Sim difere muito, mas muito mesmo, é que nem existem pilhas no formato 18650.

            Além de que o nome pilhas ou baterias não depende do formato, mas sim do que fazem, mas esqueça, isso já muito para si, vá com calma.

          • Yamahia says:

            Parecem-me iguais.

          • JL says:

            Parecem ? Então a semelhança é serem redondas ? Loooool

          • JL says:

            Já agora para não lhe fazer dor de cabeça, essas são mesmo pilhas, do formato AA, onde uma marca qualquer chinesa estampa lá o “TESLA”, que nada têm a ver com as baterias 18650 da panasonic fábrica em parceria com a tesla. Looool.

            A internet está cheia disso.

            https://www.vendamelhor.pt/artigo/tesla-pilha-black-aa-lr06-pk-4-alkaline-8594183?p=1&c=765&m=&s=

          • Yamahia says:

            Nop, não é só o formato. É tb para o que parecem servir.
            A foto do seu 1⁰ link coincide com a minha foto.
            Ambas servem para armazenar e fornecer energia. Este caso a Duracell e a Tesla prateada. São ambas pilhas.
            Uso essas pilhas tanto no GPS de mato, como num telefone fixo sem fios cá de casa. Se assim não fosse não ganhava para pilhas eheh
            O 2⁰ link já se topa que é uma chibesisse que nao deve durar uma tarde nem aceitar carga.

          • JL says:

            Quando se quer ser teimoso, é teimoso até ao fim.

            Acha que isto tem alguma a ver com a sua foto ? ainda não viu a diferença ?

            https://cf.shopee.vn/file/sg-11134201-22100-n8n535vr5bjv15

            Errado, pilhas alcalinas não armazenam energia, apenas produzem energia através de reações químicas de oxirredução.

          • JL says:

            Já agora, tem aqui a diferença dos formatos. hhehee

            https://pbs.twimg.com/media/Evjob7MWgAUVSGz.jpg:large

          • Yamahia says:

            Não, as pilhas recarregáveis da Duracell não são alcalinas. As pilhas recarregáveis da Duracell são de níquel-metal hidreto (NiMH). As pilhas alcalinas comuns não são recarregáveis, enquanto as pilhas de NiMH podem ser recarregadas várias vezes.

          • Nuno says:

            Se produzem energia é porque armazenam energia. Não a armazenam na mesma forma mas armazenam-na na forma química e convertem-na para elétrica. Dizer que uma pilha não armazena energia é ridículo…

          • JL says:

            Então quer dizer que o meu frigorífico é uma pilha ? Já que armazena energia?

            Então o depósito de combustível de um carro também é uma pilha ?

          • JL says:

            Sabe porque chamam pilhas recarregáveis ?

            Voltamos ao ponto anterior.

            Quando o ser humano complica algo que é tão simples como uma pilha e uma bateria. Loooooll

          • Nuno says:

            Uma pilha armazena energia. Isso não significa que tudo o que armazene energia seja uma pilha.
            Uma barragem armazena energia e não é uma pilha.
            Os pneus dos carros têm ar por dentro. As bóias da praia não são pneus de carro…
            Acho que essa pergunta do frigorífico é meio infantil.

          • JL says:

            Então qual é a diferença ?

            Se uma pilha armazena energia na forma química, então um depósito de combustível é uma pilha também.

          • Realista says:

            Numa conversão direta:

            1L gasolina = 0.89kW
            1L gasóleo = 10kW

            Isto sem perdas de transformação porque não nos podemos esquecer que 60% da energia dos combustíveis fosseis é pedido em forma de calor o que na realidade equivale a 1L = 0.4kW para o gasóleo ou 1L = 0.36kW para a gasolina.

          • Nuno says:

            Não. Deixa de ser infantil.
            Um chocolate também armazena energia mas não é uma pilha.
            Nem um chocolate nem um depósito de combustível libertam a energia armazenada sob a forma de electricidade.
            Um comboio anda em 2 carris, mas nem, tudo o que anda em 2 carris é um comboio… Deixa lá essas teimosias que pareces pior que uma criança do pré-escolar…

          • JL says:

            Então tenho aqui uma pilha “gasta” como volto a armazenar energia nela ?

            Não é teimosia é um facto.

            Posso dar mais exemplos, então uma barragem, um painel solar, um, uma central nuclear, enfim, podia estar aqui o resto do dia, são pilhas ?

          • Nuno says:

            Continuas a ignorar o que disse. Energia química entregue sob a forma de eletricidade…

          • JL says:

            Qual é a diferença para um painel solar ? Eu não ignorei, tanto que disse mais atrás o que eram pilhas e porque têm esse nome.

            Um veiculo a combustão também faz o mesmo, usa energia química para produzir trabalho.

          • Yamahia says:

            A própria Duracell diz que são pilhas recarregáveis. Só vc é que acha que não.
            “As pilhas Duracell AA 2500mAh recarregáveis são as nossas pilhas AA 2500mAh de duração mais longa, para tamanho AA recarregável, por carga no mesmo aparelho.”

          • JL says:

            Onde disse que não são pilhas recarregáveis ?

            Só lhe disse que estas não o são, por várias razões, porque não têm o mesmo formato, já que o nome está associado ao tamanho e à aplicação, são para substituir as primary cells (sim, encontra o verdadeiro nome delas no rotulo), pela tensão de trabalho, que é compatível com as células primárias, sendo estas do tipo secundário.

            As da tesla pode fazer isto ? ou está apenas a chamar pilhas por serem do tipo cilíndrico ?

            Já agora, sendo assim isto também são pilhas recarregáveis ?

            https://www.norauto.pt/p/bateria-optima-yt-s5.5-75ah-975a-210263.html?cod=PSPGOO59414PT&s_kwcid=AL%2111721%213%21%21%21%21x%21%21&gclid=CjwKCAjwt52mBhB5EiwA05YKo3-VKEDjB-X3V5Jg44ocTxTjW_MGoVGB20iHs_Jd4TLEMEHIfBZHMhoCo9sQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

          • Nuno says:

            É impressionante como dizes não ignorar enquanto ignoras. Um painel solar não armazena nada. Logo aí falha no princípio do armazenamento.
            Um veículo a combustão não usa energia química para gerar eletricidade. Utiliza a energia de uma explosão provocada pelas velas para rodar um motor. Não há energia elétrica devolvida como resultado da reação química…

            Será que tens idade para conduzir e não sabes o que é uma pilha? E que uma bateria é um conjunto de pilhas?

            Acreditas mesmo que uma pilha não armazena energia? Então de onde vem a energia elétrica fornecida por uma pilha?

          • JL says:

            Ah não, então ele faz o quê com a luz solar ?

            Então a faísca é provocada como ? um fosforo ? ou uma pedra a bater na outra ?

            Há sim, tanto que sem energia elétrica não há motor a trabalhar, e a explosão é uma reação química.

            Eu sei o que é uma pilha, ao que parece vocês os 2 é que não sabem, já chamam pilhas a baterias, só queria saber se com a vossa noção do que é, também podia chamar pilhas aos veículos a combustão, já que também armazenam energia na forma química e também a libertam na forma de eletricidade (entre outras) .

            Tanto que não armazena que não há forma de armazenar depois de gasta, o que ela transporta são elementos colocados na sua estrutura quando é fabricada, e com a utilização esses elementos através de reações químicas de oxirredução , produzem energia elétrica, quando esses elementos oxidarem por completo e se transforem noutros, a pilha deixa de funcionar e não fornece mais energia. Esta é a diferença, que nada tem a ver com o formato cilíndrico, até porque existem pilhas noutros formatos.

          • Nuno says:

            Continuas a ignorar tudo o que escrevi…
            Ponto básico 1: uma pilha armazena energia na forma química e entrega-a na forma eletrica.
            Ponto básico 2: uma bateria é um conjunto de pilhas.
            3. Tanto uma como outra pode ser recarregável ou não.
            4. O depósito de um carro não converte energia química em elétrica.
            5. Um painel solar não armazena sol para produzir energia mais tarde.
            6. A forma não tem nada a ver com o facto de ser pilha ou bateria.

          • JL says:

            Mas os seus argumentos estão errados:

            1- não armazena energia de forma química, contem sim elementos que através de reações químicas produzem energia, não se armazena reações quimicas.

            2-quando se fala de pilhas sim, uma bateria de pilhas é um conjunto de pilhas ligado em série e/ou paralelo, quando se fala em elementos secundários o termo usado é modulo de baterias ou pack de baterias /acumuladores.

            3-errado, os elementos primários não são recarregáveis, já os elementos secundários são.

            4-o depósito não converte, mas fornece energia na forma na forma química para ser consumida em dispositivos que usam reações químicas que produzem energia. Portanto segundo os seus argumentos anteriores são pilhas na mesma, portanto vou começar a chamar carros a pilhas aos a combustão. LOL

            5- uma pilha também não, não tem como armazenar.

            6-nem eu disse que tinha, no entanto o termo de pilhas recarregáveis só se usa nos elementos secundários que têm o formato das vulgares pilhas não recarregáveis, posso chamar a bateria 12 v de um carro de pilha ?

          • Nuno says:

            Ai José Lúcio… Andas todo fritadinho… Fica lá com os amendoins…

          • JL says:

            José Lúcio ? loool, passou muito ao lado.

          • Nuno says:

            Estava aqui a apostar com a malta que não ias reclamar de andar todo fritadinho nem de ficares com os amendoins…
            Devia ter apostado a dinheiro!

          • JL says:

            Apostado a dinheiro ? não, eu quando aposto é coisas grandes e que valham muito.

          • Nuno says:

            1. As coisas grandes não valem muito automaticamente…
            2. Que valham muito que?

          • JL says:

            1 – depende da coisa
            2- o valor de algo não é apenas monetário, há outros valores na vida, não deixe materializar. loool

          • Nuno says:

            “não deixe materializar” vindo do gajo que fala em coisas grandes que valham muito…

          • JL says:

            Bom, já vi que não chegou lá. Lamento que tenha perdido a aposta. lloll

          • Nuno says:

            Mas eu ganhei a aposta!
            Pensei que fosse fácil ter entendido. Mas tendo em conta que não sabe o que é uma pilha já não digo nada…

          • JL says:

            Não pode ter ganho porque eu não reclamei.

            Quem não sabe o que é uma pilha é você, ou vai dizer que os fabricantes também não sabem ?

            https://www.duracelldirect.com.pt/multi-uso/baterias-recarregaveis.html

          • Nuno says:

            Ao ponto a que se chega só para não dizer que anda num carro a pilhas…
            Já te disse que podias ficar com os amendoins e podes também ficar a falar sozinho…

          • JL says:

            Óbvio que não ando, nem sequer existem cá em Portugal, só em outros países da Europa.

          • Yamahia says:

            “por 350 quilómetros de autonomia real até gastar as pilhas”https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/byd-atto-3-suv-eletrico-chines-bom-tudo-exceto-preco
            Looolooolool

          • JL says:

            Depois troca pilhas e segue viagem, é bem mais rápido trocar pilhas do que meter combustível na grande pilha que é o depósito do seu carro.

      • NunoManuelAlves says:

        Diz me lá quanto dinheiro e que gastaste em sumo de dinossauro para fazer esse km todos e em manutenção ??? Já dava para comprar um Tesla Plaid com 1020 CV :):):)::):) quando puderes põe esse mamador de sumo de dinossauro no dinamómetro e diz me quantos pôneis e que sobraram :):):):):) de rir mesmo

    • EEQTR911 says:

      Viste isso na net? Na vida real é diferente.

    • Yamahia says:

      “2) poupo uns 8000-10000€ só em manutenção para 300.000 km”
      Quase que chega para dar de entrada por uma nova bateria. Fantástico.

      • JL says:

        Quase que chega não, chega e sobra .

        • Yamahia says:

          Mais um milagre. Isto não pára looolooolool

          • JL says:

            Não é milagre nenhum, é um facto. Quer apostar o quê? Um porsche ? Um Ferrari ?

            Ainda tenho o orçamento da do model S.

          • Yamahia says:

            Pena vc não ter conhecido o gajo q explodiu o Tesla qd viu o orçamento e os entraves para resolver o problema da bateria.

            Se o orçamento for fidedigno da Tesla. Sim aposto consigo que não é esse valor. Se calhar nem chega para ser elegível para começar os procedimentos de troca.
            Agora orçamentos do Zé da Esquina há muitos, é como os chapéus.

          • JL says:

            Quais entraves ? Ele viu uma maneira mais barata de comprar um carro, fazer um vídeo, ganhar montes de views, tal como faz com tantos outros carros, ou não viu que o canal dele é de explosões?

            Mas eu convido -o a fazer uma pequena viagem a Rio Maior,’ onde o meu foi reparado, está lá num a mesma situação, assim vê com os seus olhos, a caminho podemos almoçar no Gato Preto, com certeza já ouviu falar.

          • JL says:

            Ah e mostro lhe o orçamento da tesla em papel, nada de fotos da aplicação.

          • JL says:

            Entao mas de tem tanta certeza porque não aposta ? Não gosta da prosche ? Um 911 ? É feio ?

          • Yamahia says:

            O Gato preto não conheço . Houve um tempo que ia muito à Ponderosa. Não sei se ainda estará bom. Na época até era fixe. Esse junto com a Casinha Velha e o Manjar do Marquês eram os meus refúgios predilectos nas viagens pela Nacional para Norte.

          • JL says:

            Ponderosa ainda existe, mas a fama já não é a mesma, a 10 kms também tem o Bigodes.

          • Yamahia says:

            Bigodes passo, logo a seguir à Venda das Raparigas mas é bom para uma bifana e acho q a sopa de feijão ou pedra tb se come eheh. Só lá fui uma vez. Parqueamento não lhe falta. Já tem carregamento para elektros? LOOL
            Já calculava q a Ponderosa não devia estar ao nível . Na próxima oportunidade experimento esse Gato Preto. Abç

          • JL says:

            Tem carregamento para teslas e gratuito, não arranja aí um restaurante que lhe ofereçam gasóleo quando for lá jantar?

          • Yamahia says:

            Já vi pq gostava do Bigodes eheh.
            Na próxima oportunidade passo lá para degustar a bifana e apreciar a obra 🙂

          • JL says:

            Aos anos que não paro lá, para bifanas prefiro a Ti Cristina que é uns kms mais abaixo, perto de Rio Maior.

            Sei dos carregadores porque aparecem no mapa…

          • Yamahia says:

            Mais um para a agenda thanks

  13. Nuno says:

    Todas as marcas e todos os modelos fazem projecções demasiado optimistas como é óbvio!
    E nas condições reais acredito que todas sejam possíveis de realizar se não nos importarmos de andar a 80Km/h no modo avô ao fim-de-semana…
    Cheguei a fazer Santarém-Algarve numa megane 1.5DCI e ao chegar acusava autonomia para 1130Km… Óbvio que fui fora da auto-estrada nas calmas a 70-80… No regresso arranquei com autonomia para 500Km e tive de abastecer a meio.

  14. EEQTR911 says:

    O Sr. Charlatão Musk engana o pessoal? Não pode! O homem é honesto!

  15. Nuno Manuel Alves says:

    Bem tanta coisa para chegar ao fim e rir me mais uma vez dos mamadores de sumo de dinossauro e adoradores de carros de legos com poneis em vez de cavalos ainda por cima BFF´s do Monhe ilusionista. Adoram pagar 100 paus de sumo todas as semanas mais a féria anual (iuc) , mais a revisão senão os legos desfazem-se uns nos outros, isto é no mínimo hilariante e as falhas cognitivas de alguns elementos são bíblicas:):):):):):):):):) uma coisa é certa vendo a minha carrinha de sumo no mesmo dia vou a correr em Warp speed ao Tesla center no Porto para fazer mais um teste drive do M3 e entretanto no fim compro o carro, e são 250 a 300 paus todos os meses aqui no barraco, paga-me quase a prestação da casa. Entretanto mal sai o M2 Adeus Ford Focus ola M2 🙂 Frota renovada. Nuno Alves 1 – | – Monhe ilusionista 0

    • Nuno says:

      Trocar de carro sem ter conseguido pagar ainda a casa e chamar monhe ilusionista aos outros…
      Eu ao menos fui um monhe inteligente ao pagar a casa e agora tenho dinheiro para atestar o carro todos os dias com sumo de dinossauro sem ter de ir para a fila dos carregadores a caminho das férias. E pelos vistos a revisão anual e o iuc custa-me menos anualmente que a tua casa todos os meses…
      Mas lá está, são escolhas e prioridades e cada um faz e tem as suas. Cada um vive como acha melhor nem que esteja redondamente enganado.

      • Nuno Manuel Alves says:

        Ora Boas

        Para ja devo pouco da minha casa, e eu não quero entregar ao Monhe ilusionista, 100 paus de Sumo todas as semanas, dispenso.
        Se tu ja pagaste a casa e continuas a dar 100 de Sumo mais a féria (iuc) anual ao Monhé e ainda pagas a revisão o problema é teu.
        Neste caso Prefiro ter carro novo que me deixe em casa (em vez de entregar ) 3000 euros por ano, a pegar por baixo.

        Palpita-me que se calhar foste dos 25% que deu vitória ao Monhé. Com tantas contribuições, deves ser o BFF dele de certeza.

        • Nuno says:

          3000€ por ano é a contar com quantos milhares de kms incluídos?
          Eu não dou vitórias a ninguém. Ando cá por mim e pelos meus.
          Mais meia dúzia de anos e sou o único quinquagenário que conheço que não tem dividas, tem casa própria e de férias, carro, mota e reforma. Não dependo de ninguém nem ando sempre a mamar subsídios e muito menos a dar vitórias a quem quer que seja.

          • JL says:

            Ena, temos um banqueiro… lol

          • Nuno says:

            Banqueiro? Não posso com eles. Esses são os que ganham com os vossos créditos. Eu não podia estar mais do lado oposto com aversão a créditos.
            Esse tipo de comentário carregado de escárnio revela alguma inveja por um lado e sentimentos de culpa por outro. Porque se eu consegui, um gajo com dinheiro para comprar um EV a crédito também conseguia…

          • Realista says:

            os banqueiros prestam um serviço e cobram um valor por isso…

          • JL says:

            Eu não tenho créditos.

            Disse banqueiro porque sabe a quantidade de dinheiro que a malta tem.

            Inveja ? Nem por isso.

          • Nuno says:

            Não sei. Foi ele que disse. Pelos vistos tem dinheiro para pagar a casa mas não paga e o burro sou eu.
            Se bem que não há nada melhor que ver a prestação a subir e pagar um seguro em cima disso…

  16. Nuno Manuel Alves says:

    Ohhhhh Nuno olha uma coisa amigo, eu não tenho créditos de carros nem motas, a unica coisa que devo são uns tustos da minha casa e tenho dinheiro para a acabar e abater toda. Eu pago tudo a pronto, junto o tusto e pago. Os carros que tenho e motas, tudo pago a pronto , zero credito, muitos criticam-me mas eu gosto de não ficar a dever nada a ninguém. Trás paz de espirito.

    Agora relativo ao VE, a minha carrinha tem 40 mil km, esta semi nova, para o Tesla eu coloco 15 mil euros e trago o carro ponto final.
    Gasto 2 depósitos por mês de Sumo de dinossauro, às vezes mais umas gotas, pelo menos são 200 euros em sumo garantidos por baixo, mais a féria do iuc, mais a tal revisão.
    Nuno ora repara amigo .: 2400 euros em 12 meses + 153 euros de iuc e uma revisão de 300 euros, pah isto são valores por baixo tem meses que gasto mais sumo, minimo são 200 paus.
    Carregar o VE em casa são 2 euros aos 100Km, carregado na empresa da minha esposa são 1,35 euros por cada 100 km. Pago tudo a pronto porque razão tenho eu de estar a pagar 200 paus ao monhe por mês?
    Compro carro novo, pago na hora, triplico a potencia, 60 kw ou 66 kw do highland, carregado na empresa da esposa fica a bom preço. Estes 66 kw do Highland ficam me a menos de 6 euros, são mais de 400 km com um carro de 300 cv minimo.

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