Tesla congela expansão da Gigafactory Berlim e a culpa é do abrandamento das vendas
A Gigafactory de Berlim é uma das mais importantes da Tesla. É aqui que muitos dos carros que a marca comercializa na Europa e no resto do mundo são construidos, com Elon Musk a traçar planos para o seu alargamento, que tem sido negado. Agora, a Tesla revelou que congela a expansão da Gigafactory Berlim e a culpa é do abrandamento das vendas dos elétricos.
A Tesla fez declarações críticas sobre os seus planos para a fábrica em Berlim. Atualmente, os planos de crescimento são algo incertos. O responsável da fábrica, André Thiérry, expressou: “Sem um sinal claro da procura do mercado, não investiremos milhares de milhões de dólares”, revelando a sua hesitação relativamente à expansão.
No mês passado, a Agência do Ambiente de Brandemburgo aprovou apenas uma parte dos planos de expansão da Tesla. A aprovação foi limitada às atividades na área fabril existente e não foi concedida permissão para desmatar áreas florestais próximas. A licença de expansão será concedida em várias fases, tendo a aprovação da segunda fase sido também adiada no mês passado.
André Thiérry salientou que as vendas de carros elétricos desempenham um papel significativo na expansão da fábrica. Referiu que muitas empresas foram afetadas pelo declínio global do mercado de veículos elétricos desde o início do ano. A Tesla reconhece que o mercado dos elétricos estagnou em 2024, mas acredita que estes são o futuro da indústria automóvel.
Este responsável da Tesla manifestou ainda o seu otimismo relativamente à Gigafactory de Berlim e acredita que o mercado irá renascer. As vendas no Reino Unido deverão também contribuir para a expansão da fábrica de Berlim. Thiérry afirmou: “Acreditamos que o mercado irá renascer e a fábrica de Berlim desempenhará um papel importante. No entanto, isso levará algum tempo.”
A fábrica da Tesla em Berlim tem um potencial significativo e a empresa está à espera do momento certo para tirar o máximo partido dele. Acredita que a procura do mercado deve ser esclarecida antes de investir. Por outras palavras, a Tesla está a ser muito cautelosa com os seus investimentos e a monitorizar de perto os números de vendas futuras.
Esta é uma posição importante para a Tesla. O mercado não está atrativo e o investimento no alargamento da Gigafactory de Berlim pode complicar o cenário da empresa. Ainda assim, a marca deverá criar planos e preparar-se para este alargamento.
Fonte: rbb24
Neste artigo: berlim, elétricos, Gigafactory, mercado, Tesla
@JL olha os gajos a mandarem fake news cá para fora!
Segundo o que disseste as vendas iam aumentar exponencialmente…. ah pois faltam os subsídiozinhos para comprar carros…
Mas quem é o Sr. para colocar em causa os testemunhos do CEO do Grupo “Reis do Watt”?
@Anung, tem razão… não devia, está sagrado na constituição – não deverás contrariar as declarações do JL, pois elas são imutáveis, inquestionáveis, e induvidáveis.
Peça perdão ou a fúria cairá sobre vós com af orça de 1000 amper!
A número de vendas de eléctricos continua a aumentar mundialmente não sei porquê essa implicância com o @JL
Nunca ninguém disse que os eléctricos é para toda a gente e ainda há um longo caminho a fazer para que a transição aconteça. Vai demorar décadas!
Também não entendo porquê.
Enfim deixá-los reclamar de nada.
Reclamam com ele porque é o único que lhes dá argumentos com pés e cabeça…
Verdade.
Mas o Rei dos Watts diz que servem para todos, pois têm muita autonomia e carregam 140% em 2-3 minutos em qualquer esquina. Segundo ele a transição já aconteceu restando meia dúzia de carros a combustão nas estradas.
E se o Rei dos Watts o diz é porque deve ser verdade….
A verdade é que para quem é “Anti” um carro elétrico nunca vai servir da mesma forma que os “anti” carros a combustão reclamavam que o cavalo era superior…
Servem ? Então mostre lá ele a dizer isso ?
Portanto quer dizer que vendem… o problema é o preço.
Falta é começarem a levar com o ISV. Amanhã já era tarde.
Portanto, procura tem o problema é o preço… 😉
Tem? Fará qd levarem com a pastilha.
Quanto um Yaris base já te custa €23.000, teres um 100% por €25.000 é uma escolha mais que óbvia…
Isso é na tugalândia e a tugalândia não consegue influenciar as decisões dos fabricantes pq não conta para o totobola. Só Madrid vende mais que a Tuga, para veres!
Adiante, ainda ontem estavas a ver o MG chino a gasosa, tal como eu, que cá custa 23 mil e na ES custa 13 mil, apesar de ser um 1.0.
Fui verificar, pois, nem estava a acreditar muito nisso e não é que é verdade? Preços actuais (já passaram uns meses) Tuga quase 23000 (baixou qq coisa) ES quase 14 mil (aumentou qq coisa). Incrível!
Antigamente explicava-se com as altas CC e consequente ISV alto, agora explica-se com quê? É que o 1.0 paga praticamente nada de ISV! Sinceramente estou à nora. Será que é moda carregarem no portuga? (não estou a ver que seja algum imposto escondido ou que não esteja a ver)
Com os concessionários, porque dos impostos não é.
Já agora, são 14.360 euros para o MG ZS em Espanha, e 21 354 euros em Portugal, além disso os carros não os mesmos.
Em Espanha usa motor 1.5 VTI-tech – Manual de 5 velocidades
Em Portugal usa motor 1.0T-GDI – Manual de 6 velocidades
A versão de lá é confort e de cá é Luxury, portanto nada a ver o cú com as calças.
https://www.mgmotor.eu/pt-PT/configurator/zs
https://www.mgmotor.eu/es-ES/configurator/zs
Aproveitei e fui agora ver outros.
O Yaris que o @Realista fala que está cá a 23000, lá em ES tira para 18300. Mas só para que fique claro. Eu escolheria o Yaris, que era capaz de me levar a qq lado. Já um elektro duvido e um de bateria pequena duvido ainda mais.
O elekro que vem aí por 25 mil é o C3?, pois, lá em ES o gasosa tira-se por 12.649€. 12.649€ https://www.autobild.es/coches/citroen/c3 Mas mesmo que custasse o dobro, preferia o C3 a combustão.
São usos, eu sei, mas tb sei que para o meu uso o C3 a gasolina seria melhor opção.
Para quem não sai do quintal, tlz um elektro de 25000€ sirva.
Outra vez os números adulterados.
15 mil euros para o C3 gasolina
https://www.citroen.es/vehiculos-citroen/nuevo-c3.html
22 590 euros para o c3 eléctrico, com o plano movele fica ao preço do a gasolina.
https://www.citroen.es/vehiculos-citroen/nuevo-e-c3.html
Então? Não sabe ler?
https://www.autobild.es/coches/citroen/c3
Em segunda mão não conta, tem ali os preços no site da citroen .
Esse C3 é novo.
Se eu estou a falar em Portugal para quê que vens com números de Espanha?
Se o Yaris em espanha custa €18300 significa que se tiveres um elétrico por €20.000 compensa e nem faz sentido comprar um a combustão.
Aliás o Dacia Spring em Espanha é mais barato que um Yaris.
É o novo com preços errados. Tem ali os preços no site da citroen e ainda reclama ?
Já te expliquei @Realista. As vendas em PT não contam para o totobola e não têm a capacidade de influenciar as decisões dos fabricantes. Volto a repetir. Madrid vende mais q PT.
Q me interessa a mim q o yaris base seja vendido cá a 23 e vem aí um elektro a 25? O único local onde esse elektro pode parecer barato é em PT, pq nos países realmente com peso nas vendas o yarris está a 18?
Aliás, no meu caso, preço por preço venha o Yaris a combustão. Os elektros de 25 não vão dar para viajar
Aliás a fórmula não é nova. Há muito q há por aí um Dacia que chega à Costa da Caparica e é de amigo.
Um Yaris têm autonomia para 500km e como fazes 1000km por dia só para ires almoçar tinhas que parar duas vezes…
Impensável.
Sem problema. Antes parar 2’xs por 3minutos, cada, do q parar 5 x’s por 30minutos cada…se os postos estiverem livres ou a comunicar.
A tesla continua a ser a marca mais vendida em todo o mundo e o resto sao noticias para ter algo ou sem elas fica um vazio. Os factos sao que o modelo mais vendido em toda a europa foi o model y. Factos
Acho que esses factos estão errados. O carro mais vendido nos primeiros 6 meses de 2024 na Europa foi o Dacia Sandero.
Model Y uma vez, Model Y agora é para sempre.
Ele não disse mentira nenhuma, o Model y continua a ser o carro mais vendido desta categoria.
Então mas agora é da categoria? Pensei que ele estava a dizer que era o carro mais vendido do mundo e arredores.
Mas qual categoria ? A categoria dos model 3 assoprados?
Sim, dos carros eléctricos, é o tema aqui, ninguém falou aqui de carros a hidrogénio e a sintéticos.
Se tivesse outro modelo para alem do Y se calhar este tema da ampliação da fábrica de Berlim não se colocava mas a Tesla com a sua gama muito limitada e virada para o high-end fica com pouca margem de manobra quando pretende aumentar volumes de produção.
Com os preços que praticam não é propriamente virado para o high end, têm das opções mais em conta nos segmentos que ocupam… agora se me disseres que em especial em Portugal há pouca malta a comprar segmento D vs outros segmentos mais baixos? pois isso sim já é verdade…
Já agora segundo a Razão Automovel daqueles 6 mil teslas vendidos, apenas uma duzia deles foi a particulares…
O model 3 e segmento C
“Segmento C — Familiares compactos
O segmento C diz respeito aos carros familiares compactos que, segundo os critérios em vigor, são os veículos com dimensões compreendidas entre os 4 e os 4,3 metros de comprimento.”
https://caetanoretail.pt/blog/tipos-segmentos-automoveis/
O M3 têm 4,72m de comprimento
O M3 é do tamanho do Octávia e tal como este esticou o carro no porta malas e no capô.
Não cabem 3 adultos no banco de trás do model 3, tal como não cabem no Octávia.
Nesse caso o Octavia é que está mal classificado e não o Tesla…
Também tenho um Serie 5 não cabem com espaço 3 adultos nos bancos de trás. Também quer classificar o Serie 5 como segmento C junto do Ford Focus ou Fiat Tipo?
Tanto um como outro esticaram o frunk e o trunk para parecerem maiores. Tácticas para quem come com os olhos. 3 não viajam bem no banco traseiro do model3.
Então quais são os carros do segmento D ?
Assim vamos buscar vídeos de gajos que não cabem nos bancos de trás r passamos já todos esses carros para o segmento C.
só falta dizeres que um Renault Megane é segmento B…
O model 3 é o mesmo segmento que um Serie 3 ou Classe C, têm tamanhos similares e espaço interior para ocupante similar.
Não tem a qualidade daqueles!
Nem o preço.
Concordo. O model 2 se iria vender que nem pães quentes.
Felizmente agora o E-C3, o Renault 5 e o EV3 vão preencher esse espaço que faltava.
A Stellantis está com dificuldades no E-C3 e o R5 não e carro para ser barato…
O único que está numa posição melhor será o EV3.
Esses modelos tem preços pouco atrativos quando comparados com os seus homólogos ICE, infelizmente.
“e o R5 não e carro para ser barato…”
Têm que pagar o patrocínio ao AS Mónaco!
🙂
Pois é Gama limitada! Realmente…
Falta a tesla
Model 3 pequeno, carrinha e crossover
Model Y carrinha, mais curto mas uma versão todo o todo o terreno!
Model x carrinha 4×4, é uma van
Em todas as versões um modelo normal outro tracção integral, un mais desportivo e outro buenpotente!
Depois tem a alta gama… que falta uma carrinha apenas… mantendo 4 versões uma versão pouca potência, média e alta e uma extrema… todo nas duas plataformas …
Assim já era mais tipo o que a as marcas tradicionais fazem…
Para não faltar, do interior e o exterior… a editar para cada versão… uma versão baixa, média, alta, prestige e desportiva!
Para depois na realidade vender meia dúzia de cada … e estar um dia no concessionário a escolher acessórios, motores, sistema de travagem… etc etc etc…
As marcas europeias estão adaptando-se… a recaro e a BBS estão na falência técnica…
É mais se seguirão!
Tempos mudaram e a Europa ainda não!
Mas vai acontecer…
Tesla Modelo Y
Lisboa – Porto é tão bom quando temos de parar 2 vezes para carregar já tinha saudades do tempo antigo quando não tinhamos hora pra chegar.
Para quê? Tem assim tanta vontade de ir ao WC ?
Vê-se logo que não andou em nenhum.
É completamente indiferente, pois quem paga a construção e expansão da fábrica são os contribuintes alemães…
Não se passa nada
https://www.carscoops.com/2024/08/mercedes-ev-burst-into-flames-in-underground-parking-21-people-injured-due-to-smoke/
Ena, ardeu mais um eléctrico no mundo.
Olha afinal, os a combustão são um problema:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.dailymail.co.uk/news/article-12619137/Range-Rover-fire-sparked-Luton-airport-car-park-collapse-comes-six-years-Land-Rover-destroyed-Liverpools-Echo-Arena-car-park-six-months-4×4-recalls.html&ved=2ahUKEwie_ePJ1eCHAxWlTaQEHZQnObcQFnoECBUQAQ&usg=AOvVaw3LfPQTxxHUD-LPe7ceEQEa
Não sei se é omesmo mas é um alerta para quem estaciona o carro pilhas em garagens ou o carrega em parques subterraneos.
Há muitos parques, os q já acordaram para a vida, q já não autorizam.
Muitos acordaram para a vida e ainda instalaram carregadores…
… e a custo €0.
Hehehehe
Então nos hotéis agora é uma cinquentola por noite e é na rua se quiseres. Sinais dos novos tempos. Habituem-se looolooolool
Sempre foi só te lembraste de reparar agora…
Realista:
14:43
Muitos acordaram para a vida e ainda instalaram carregadores…
… e a custo €0.
15:31
Sempre foi só te lembraste de reparar agora…
Deixa de ser morcão.
No primeiro assunto eu falo da instalação de carregadores a custo €0 bastando ceder o espaço, como faz a Galp, no parques de estacionamento.
https://www.edp.pt/empresas/servicos/mobilidade-eletrica/solucao-mobi-e/
“A EDP Comercial investe no seu parque de estacionamento público através da instalação de carregadores sem custos para a sua empresa, e atribui uma remuneração pela disponibilização do espaço mediante a validação das condições.”
No outro assunto falamos de pagamento do estacionamento em hotéis. Em muitos locais o estacionamento em hotéis sempre foi pago.
É o que dá misturares assuntos…
Lol, claro que não, é a mesma treta que aconteceu com os a GPL, entretanto acordam novamente.
aqui onde vivo existe 3 parques subterranios, 2 de superficeis comerciais e 1 da camara e todos eles têm carregadores de eletricos lá, alias uma das superficies comerciais só tem mesmo no parque subteranio, pois no de superficie não tem nada de carregamento…
Claro, o consumidor abriu os olhos e não quer elétricos e muito menos os problemáticos Teslas.
CI + Híbridos são a solução para todas as pessoas.
Então que problemas teve nos teslas ?
Híbridos ? Que sentido fazem os híbridos ?