Tem um carro elétrico? Não há desconto no IVA da eletricidade (se carregar na rua)
O IVA da eletricidade vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo. Tal medida, aprovada em Conselho de Ministros em setembro, vai entrar em vigor a partir de 1 de dezembro.
No entanto, os carregamentos de carros elétricos nos postos públicos não irão usufruir de tal desconto.
De acordo com as informações, a taxa de IVA da eletricidade vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo. De referir que este era já um compromisso que estava definido no Orçamento do Estado de 2020.
Até aos primeiros 100 Kwh consumidos por mês reduz-se a taxa de 23% para 13%. Para o consumo mais alto, mantém-se a taxa mais alta, de 23%. Relativamente aos agregados familiares mais numerosos, aplica-se uma majoração de 50%.
E se carregar o meu carro elétrico num posto público?
De acordo com a Portaria n.º 247-A/2020, não estão abrangidos...
- a) O consumo de eletricidade por instalações provisórias ou instalações eventuais, assim consideradas nos termos da regulamentação aplicável;
- b) A produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade;
- c) O fornecimento de eletricidade para consumo cujo contrato tenha por base um escalão de potência indeterminado ou quando não exista potência contratada, nomeadamente o fornecimento de eletricidade:
- Para iluminação pública;
- Para carregamento de veículos elétricos em posto de carregamento;
- d) A componente fixa da tarifa de acesso às redes e as demais componentes relativas à potência contratada que não variam com a quantidade de kWh consumidos;
- e) As taxas e impostos sobre a eletricidade, designadamente o Imposto Especial de Consumo, a Contribuição Audiovisual e a taxa DGEG.
No que diz respeito aos descontos para famílias, contas feitas, a poupança anual estimada é de, em média, 18 euros para as famílias não numerosas e de cerca de 27 euros para as famílias numerosas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E alguém que tenha um carro eléctrico e que o carregue em casa irá ter um consumo global abaixo de 100 Kwh?
Enfim…
Acho que até aos primeiros 100 Kwh consumidos por mês reduz-se a taxa de 23% para 13%, e acima disso mantém-se como está ( a 23% ).
Foi essa a primeira impressão que fiquei nas noticias.
É possível. 100kWh dá para uns 500km. Ou seja, ou só anda meia dúzia de kms por mês, ou não gasta nada no resto da casa e anda 500km (ou qualquer coisa lá pelo meio). Essa pessoal provavelmente deveria ter equacionado um carro a gasolina, dependendo das gama e preferência.
IonFan, gostamos muito de nos queixar. Até ao dia de hoje, o IVA é 23%, gaste 1kWh ou 100kWh. Quem comprou elétrico não estaria a contar com baixa de IVA, certamente. Parte da eletricidade mais barata é um bónus. Pequenino, mas é um bónus.
Claro 😉
Claramente quem tem dinheiro para um elétrico não precisa de descontos na eletricidade.
Como assim?
Nao estou a perceber? ja ha eletricos no mercado a 5000€… vejo pessoas com RSI a andar de SERIE 7 em lisboa por isso nao diga isso!
Também conheço dois que fogem aos impostos e têm vivendas e carros e um deles híbrido é outro elétrico.
Em tempos de crise vão parasitar ao Estado tudo o que podem.
Depois andamos todos a pagar em impostos as suas mordomias
Já os denunciou às autoridades? Ou acha que é na secção de comentários do Pplware que se vai resolver o problema?
E as pessoas que têm o eléctrico porque trabalham para isso? É justo pagarem 23% enquanto há pessoas que não fazem nada e só pagam 13%?
Não sabes como funciona o socialismo??? Os que trabalham tem que dar a aqueles que nada fazem para não haver desigualdades sociais!!!
As pessoas mais idosas com pensões miseráveis vai dar uma boa ajuda este corte no IVA.
Não sei os preços para carregar o carro aí, mas aqui na madeira pagamos 4 cent ao minuto mais IVA. Carrego a 22kw
Abraços ionfan.
Pois. O pessoal acha que se deve escrever direito por linhas tortas, quando o que se deveria fazer era endireitar as linhas…
Abraço.
que comentário mais parvo!
A alinea “b) A produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade;” significa que quem tem painéis solares para auto consumo não vai poder usufruir do iva a 13% para os primeiros 100kwh é isso?
Ou seja fica excluído deste desconto!
Sim fica. Se tiver os painéis registados. Não se esqueçam que este desconto é uma migalha. O que são 100kw? 100*0.15