Telemóvel ao volante: 786 condutores apanhados em apenas 4 dias
O telemóvel é hoje um dispositivo que anda sempre connosco. No entanto, há situações em que o devemos colocar "de lado", por nossa segurança, como, por exemplo, quando vamos a conduzir. Recentemente 786 condutores foram apanhados a usar telemóvel ao volante... o que acontece?
Telemóvel ao volante aumenta, em 4x, a probabilidade de acidente
As ações de fiscalização nas estradas portuguesas visam principalmente a segurança de quem nelas circula. "Ao volante, o telemóvel pode esperar" é uma campanha que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP e está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023.
De acordo com dados recentes, um total de 786 condutores foram apanhados pelas forças de segurança, em apenas três dias, a usar o telemóvel durante a condução. A utilização deste aparelho ao volante aumenta, em quatro vezes, a probabilidade de acidente, prejudicando a reação do condutor.
Durante os quatro dias, as forças de segurança registaram 1393 acidentes, dos quais resultaram três vítimas mortais, 13 feridos graves e 391 feridos leves. Em comparação com o mesmo período no ano passado, contabilizaram-se mais 190 acidentes, mais duas vítimas mortais, menos 11 feridos graves e mais cinco feridos leves, informou a PSP.
Os condutores que forem apanhados a usar telemóvel indevidamente podem pagar uma coima entre os 250 e os 1.250 euros e perder três pontos na carta de condução.
As multas de trânsito aumentaram 4% em 2022 num total de 1,1 milhões. As multas por excesso de velocidade e de álcool foram as que mais subiram.
Este artigo tem mais de um ano
É incrível a quantidade de pessoal que ainda não sabe que existe o modo mãos livres , ou assistentes como Siri ou Alexa para as restantes aplicações e estão assim dispostos a perder dinheiro e pontos na carta…
O telefonema para saber o que é o almoço é mais importante
Saber sabem, aliás é na maioria dessas viaturas qua não se faz uso dessas tecnologias principalmente nas de topo de gama, vá-se lá saber porquê…
Ainda outro dia vi um tipo num Model Y, sozinho no carro, a falar telefone nos ouvidos. Acho que nem ele próprio percebe.
Telefonema? O problema hoje em dia são mensagens e e-mails, toda a gente usa mãos livres para telefonemas
Exacto.O que arrepia é a consulta de texto e imagem por demasiado tempo.
No entanto ainda há quem fale ao telefone sem usar mãos livres simplesmente não vejo isso como um grande problema.
… e o pessoal que conduz, teve anteriormente de frequentar aulas de condução e de código, terminando num exame de condução e outro de código para obter a “carta” de condução. O problema é que a grande maioria, assim que se apanham com o cartãozinho na carteira, tem uma crise de amnésia profunda e esquece-se de tudo o que deu quer na condução, quer no código. Por isso, passar semáforos vermelhos, circular em faixas BUS ou em vias com sinalética de sentido ou circulação proibidos, não abrandar nas passadeiras, estacionar em cima dos passeios obrigando as pessoas a circularem pela estrada com risco de vida, ou em cima das passadeiras, ou na zona de paragem dos transportes públicos, ou bloqueando portas de prédio, ou em locais assinalados com proibido parar e estacionar, etc., etc., etc..
Só? Se estivessem encostados à minha porta apanhavam mais num só dia…
Com tanto movimento à porta é bom que tenhas vidro duplo bem grosso
Onde é que aqueles que se indignam muito com a caça à multa. Vamos lá, quero ver-vos a dizer mal da polícia e como só fazem isto para ganhar dinheiro!!!!! Malandros!!!! Ou será que já perceberam que sem fiscalização/leis as pessoas não querem saber de regras nem de nada?
O Estado falta à sua responsabilidade quando permite tamanha falta de segurança, responsabilidade civil, mas não admira porque o mesmo e as suas instituições permitem a violação constante das regras por exemplo nos estacionamentos pagos junto de passadeiras assim como em constantes violações claras da própria Constituição entre outras … e será que nenhum Magistrado se deu conta ? Pois, eles nem andam na rua ou vivem por cá …
Saudinha !
Caramba,não são poucos.786 condutores apanhados em apenas 4 dias a falar ao telemóvel ?? Dá quase uma média de 200 por dia.É muito pessoal.E,mesmo assim,estão-se nas tintas.Olhem,só têm o que merecem.Multas pesadas para pagar,mais nada.
O mais engraçado é que por lei eles só te podem multar (ou a multa ser válida) se o telemovel não estiver no suporte de telemovel. Pois a forma como a lei foi feita, permite que usemos aparelhos de multimédia e os smartphones estão incluidos. A questão tem a haver com ter uma mão ocupada com o telemovel e não o mexer no telemovel.
Senão os Taxistas, TVDE’s e outros motoristas seriam corridos a multa por mexerem nos telemoveis com frequencia. São faceis de identificar, é só apontar a camara e apanhavam-nos a todos.
Por aí estamos á vontade. Se os tablet com rodas podem, então nós tb podemos
Quando apanho um desses em que passa 50% do tempo da viagem a mexer no telemóvel é logo corrido a 1 estrela. Ou para e faz tudo direito antes de iniciar viagem, ou não faz nada. Simples.
Daqui a uns tempos vai existir “radares” para apanhar a malta ao telefone (já existe até), e depois vêm dizer que é caça à multa.
E eu digo, venham elas.
Já existe, basta passar por Sevilla (esp) que é um autêntico festival de cartazes a dizer que têm radar para tudo. Velocidade, telemóvel, velocidade média… (Nem tenho a certeza se tinham radar que detectavam que o carro andava na esquerda sem necessidade)
Ao que se vê parece que a multa é nula ou não surte o que se esperava … por isso proponho a perda da carta e não só para essa infração como para outras infrações . Aliás, o mesmo também para os cartéis, ou seja, empresa que alinhe em carteis, além de prisão 5 anos para os donos e responsáveis , irradiação do mercado e com todos os bens apreendidos, incluindo contas bancárias, tipo arresto total para o Estado pelos danos … porque os carteis são um roubo em massa com impactos na economia em geral…