Stella – Primeiro carro familiar movido a energia solar (vídeo)
Não temos dúvida de que a energia solar será no futuro o "petróleo" da atualidade. Será o combustível para os veículos das estradas, comboios, barcos, aviões e para um infindável leque de pequenos utilitários que hoje nascem como cogumelos.
Como a imaginação humana não tem limites, vamos conhecer o Stella, o primeiro carro familiar do mundo movido a energia solar.
Conforme podemos ler na página do "fabricante", Stella é o primeiro carro familiar movido a energia solar do mundo.
Recolhe, usa e não suja o meio ambiente. Este parece ser o conceito realmente "amigo da natureza".
Em 2013, a empresa mostrou ao mundo as possibilidades da mobilidade solar. O objetivo era provar que um carro familiar, movido a energia solar, permitia ter uma autonomia para 3 mil quilómetros.
Stella teve um desempenho tão bom que os responsáveis pelo projeto ganharam a classe World Solar Challenge Cruiser na Austrália.
Depois do Desafio Solar Mundial, Stella viajou pelo mundo. De Singapura à Califórnia, da Austrália ao Reino Unido e visitou os quatro continentes. Afinal, poderia estar ali o verdadeiro conceito do futuro da mobilidade.
Como nasceu o projeto Stella
Este conceito ou "projeto final" tem uma grande cresça por trás. Stella, foi criado e construído por uma equipa de 20 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.
Este veículo é um protótipo totalmente funcional e que permite perceber o caminho a palmilhar, mas também mostra as dificuldades tecnológicas/mercado da atualidade.
A família Stella
Stella, Stella Lux e Stella Vie, fazem parte de uma série de carros concebidos para a família. Produzem a própria energia, consomem essa energia, mas ainda produzem excedentes.
Estes veículos foram projetados e construídos pela empresa Solar Team Eindhoven e podem transportar até quatro ocupantes.
São conhecidos estes projetos que desde há muitos anos, e até competem em eventos dedicados a promover estas evoluções de carros solares.
Os veículos são estranhos, pouco "normais" para o que conhecemos das estradas.
Neste projeto Stella, os responsáveis tiveram o cuidado de projetar o escudo aerodinâmico do Stella Vie, de forma a que os seus esforços resultassem num equilíbrio perfeito entre design aerodinâmico e estético.
Em relação ao Stella Lux, o Vie já se aproxima mais do "conceito automóvel" sem perder a característica fundamental: aerodinâmica.
Stella produz para "dar e vender"
O veículo Stella tem uma bateria menor e uma matriz solar que é um metro quadrado menor, contudo, consegue alcançar uma autonomia de 1.000 quilómetros num dia ensolarado de verão nos Países Baixos.
A energia excedente gerada pode ser fornecida de volta à habituação ou à rede elétrica. O sistema inteligente de carregamento e descarregamento acompanha os preços da energia e a agenda do utilizador para encontrar o melhor momento para carregar ou descarregar.
O status de carregamento de Stella também pode ser verificado facilmente através da sua ligação com um termostato inteligente.
Stella tem inteligência dentro do carro
Por exemplo, este veículo contém um sistema inovador de gestão de energia: o Solar Navigator.
Recolhe os dados meteorológicos atuais e fornece sugestões para a rota ideal. Além disso, o Stella é sincronizado com o smartphone do utilizador, para que perceba como será o dia de quem vai estar ao volante.
Além disso, o Lux consegue comunicar com outros carros na estrada. Por exemplo, o volume da música é desativado automaticamente quando uma ambulância se está a aproximar, para que não haja distração do condutor e mantenha a atenção ao que se passa de urgente em seu redor.
Este artigo tem mais de um ano
Com o avanço da eficiência energética sempre a aumentar, por exemplo a Panasonic consegue pelo mesmo espaço usado numa celula mais 22% do que outras marcas e garantia de 25 anos, as coisas começam a fazer sentido.
Agora claro que isto são apenas protótipos, mas podem ser o futuro já amanha.
Acho que faz todo o sentido que os carros eléctricos mais cedo ou mais tarde venham com células solares, permitindo que o carro ao estar no exterior seja carregado automaticamente.
Equipa de estudantes..
Aqui seria bom ter projectos similares(se existem não conheço) temos bons alunos e boas universidades
Sem pagar imposto de combustível, o imposto seria na compra do veículo, ou por km ? Na vida há duas garantias, a morte e os impostos.
Já temos em uso e será esse no futuro o principal imposto rodoviário que é o IUC
O Imposto Único de Circulação (IUC) é o imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel, basta os Governos aumenta-lo de acordo com as receitas pretendidas, ainda à duvidas?
Não é necessário inventar outra vez a roda, a diferença mais significativa que me apercebo é podemos estar assistir a perda de receitas das grande produtoras de energia e dos seus distribuidores por via do auto consumo, caso os carros solares vinguem.
A grande vantagem é que devemos e teremos que exigir e fiscalizar convenientemente o Estado para utilizar o melhor possível as recitas que arrecada, mas agora sem a pressão dos lòbis da energia.