Só 2% dos portugueses têm carros elétricos! Há uma justificação…
Os carros elétricos estão na moda e este segmento automóvel tem crescido bastante. No entanto, apesar dos vários recordes que têm sido alcançados, apenas 2% dos portugueses têm carro elétrico. Saiba qual a justificação segundo um estudo do ACP.
Carros elétricos: Uma boa parte dos inquiridos faz mais de 400 km
Um novo estudo realizado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) revela que número de portugueses a conduzir carros elétricos é ainda muito baixo (cerca de 2%). Na sua maioria, os proprietários deste tipo de veículos são homens de classe alta, residentes na região Centro do país. O problema de ter um elétrico está no valor. A maioria (63%) defendeu ainda ser possível comprar um carro elétrico até 40.000 euros, mas apontou 30.000 euros (55%) como teto máximo “para assumir a probabilidade de compra”.
Os veículos elétricos que estão na estrada têm, na sua grande maioria, menos de cinco anos (86%), e um em cada três automóveis tem capacidade entre 40 quilowatts-hora (KWh) e 70 KWh. 43% dos carros têm uma autonomia entre os 150 km e os 300 km, revela o estudo.
O estudo permitiu também concluir que uma boa parte dos inquiridos faz mais de 400 km por mês e que carrega o seu veículo entre uma e três vezes por semana. O carregamento é realizado com mais frequência em casa, seguindo-se os postos públicos e por último o trabalho.
52% dos inquiridos sentir-se-ia mais confortável se os veículos elétricos tivessem uma autonomia superior a 401 km.
No que diz respeito aos gastos, 54% pagam sete euros por carregamento em casa e 58% gastam 50 euros mensais.
O estudo contou com contributos da população geral, tendo sido entrevistadas cerca de 1,550 pessoas (1046 não têm veículos elétricos) através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing. O erro de amostra é de cerca de 2,54%.
Este artigo tem mais de um ano
Pois, est á claro, num país onde 25% da população ganha o salário mínimo e onde metade recebe até 1000€, é difícil de se conseguir pagar tanto por uma viatura.
400 km por dia?
Isso está correto?
Dividindo por 30 dias, dá cerca de 13 km/dia
Acho muito pouco
Não será melhor ler o que escreveu ? 400 km por dia ! Não há que dividir nada. 🙂
Mais de…..
Isto é daqueles estudos que pouco interessa os números finais, senão tinham-os divulgado.
RC 2%conf. já lhe tinha dito.
É desta ?
São 2.54%.
Agora estudos por telefone já valem?
Primeiro não valiam, ainda por cima do acp, agora que é ao seu jeito já valem ?
Também penso que seria 400km dia. É que se for por mês, 400km não é nada.
400 km mês, claro 😀
400 Km por mês em 22 dias uteis dá +-18km por dia. Esse pessoal vive no trabalho só pode…
Eu faço entre 35 a 50 por dia só para ir trabalhar em Lisboa.
Anda 18 km por dia e querem um carro com 400km de autonomia que LOL
Para esse pessoal o pior leaf serve…
Vai ser bonito é ver o pessoal a Comparar elétricos usados.
Vou-me rir tanto…
E mesmo assim… E a garantia dessas baterias usadas? Se quase ninguém compra novos por serem caros, usados muito menos. Digo eu de que…
Qualquer EV tem 8 anos de garantia das baterias
Rir porque ?
Já comprei 2 usados.
haja dinheiro… mau era se o RC nao tinha comprado nada que estivesse aqui no PPlware
Então ? já ruido de inveja ?
LOL
apanhasse mais rapido um mentiroso que um coxo… é so ver os teus comentarios nos posts anteriores…enterras-te a cada post que aparece
Então mostre lá isso ?
Dizias que tinhas 3 veículos elétricos mais um moto elétrica painéis solares e afins está mais que visto
Errado, contou mal, disse que comprei 2 usados, moto, também é veículo, portanto 3 – 2 = 1, que então esse foi novo, o tal que tem 4 anos.
E sim, também tenho painéis.
E o mais novo nem foi novo, era um carro de serviço que tinha menos de um ano.
Realmente parece que anda por aqui muita gente incomodada quando de diz algumas verdades sobre estes veículos e por quem os usa, isto até cheira a dor de cotovelo.
Feliz proprietário de um, 8 anos de grande uso, grande carro.
tipica mentalidade tuga “se eu não posso comprar, o vizinho também não!”
Os construtora dão 8 anos de garantia e 70% da capacidade.
Eu não tenho um elétrico porque nem € tenho para as minhas baterias! Na verdade nem para meio carro elétrico já com metade do tempo de vida! Depois tenho outro grande problema, não tenho garagem para o guardar e carregar.. o posto de carregamento mais próximo fica a 1,5 km de casa e moro no 3 andar. Os vizinhos não iam gostar de ouvir uma extensão toda a noite a bater na janelas deles em dia de muito vento!
MG4 eléctrico creio que está em una 25.000€ novo e ainda a descontar as ajudas; cada ano poupas um bom dinheiro em manutenção e peço melhor da energia;
Quanto à carga: a carga em postos de carga existe e de certo que na tua semana, quando fores às compras ou trabalho podes coincidir com esse posto de carga, não tens que ir de propósito. Outros podem ter perfeitamente no lugar de garagem um carregador ou ficha e carregar uns 250 km por noite.
25000€ era bom, mas está a 32990€…sem ajudas .
https://www.mgmotor.eu/pt-PT/configurator/mg4?__redirect=no
Não faz 3 semanas que dei uma volta num, mas não foi suficiente para ver o que tem para oferecer (cerca de 5 kms), gostei até os acabamentos e do espaço. Espero fazer um test-.drive mais aprofundado.
Infelizmente ainda não experimentei, mas pelo que tenho lido e visto, parece muito bom pelo preço.
Apenas o sistema de infotainment parece lento…mas talvez um futuro update melhore.
Acredito, vou uma voltinha rápida nem deu para explorar o carro, nem olhei para a mala que ele tem, apenas achei o carro espaçoso por dentro, apesar de por fora não parecer.
Espero um dia ter mais contacto com ele. Eu conduzi aquele laranja que está no concessionário se Lisboa, o que tem bateria LFP.
Faz uma marquise com um monta-cargas 🙂
Eleva o carro até ao seu piso e já está resolvido!!!! 🙂
Quantos aos euros nada feito.
Eu percebo perfeitamente a falta de euros, do seu caro e da esmagadora maioria de portugueses, ao contrário dos fanáticos que não “entendem” porque é que os tugas não compram eléctricos. Bastaria olhar para a média de idade do nosso parque automóvel e….. ao fenómeno das latas velhas importadas…….
Os portugueses preferem comprar um BMW usados com 15 anos do que um Dacias novos com 0km…
Isso explica a idade do parque automóvel. Só lá para o ano 2035 é que os elétricos começam a entrar em força em Portugal porque é quando os usados começam a chegar em força.
De tudo o que disse só retiro a parte de viver no 3° andar.De resto faço suas as minhas palavras,tal e qual.
Vai ser espetacular quando a malta quiser vender o carro para segunda mão. Quem serão os tansos que vão comprar baterias viciadas?
Eu comprei todos os que tenho em segunda mão.
Quem são os tansos ? só se você não pesca nada do assunto, a maioria dos carros dizem o estado da bateria, além disso o que não faltam são empresas para os testarem.
Quem é o tanso que compra um a combustão em segunda mão ?
o problema estao nas baterias e como nos smartphones duram pouco e viciam rapido
Duram? então quanto duraram as do seu ?
O problema dos meus telefones sempre foi o de ficarem obsoletos (ou lentos) mais rapidamente do que a bateria ficar viciada ou estradada…
Aliás, tenho telefones que a bateria ainda dá para 1, 2 dias inteiros mas o processador do telefone é que já não têm capacidade para aguentar apps modernas. Como não as aguenta se instalar apps na mesma, então vai necessitar de estar a trabalhar com o processador a 100% durante mais tempo o que faz gastar mais bateria.
🙂
Há baterias e baterias. As da Tesla já deram provas que duram imenso.
Só vou comprar um eléctrico quando fizer com tempo frio os mesmos km que meu carro a gasoleo, 800/1000.
E quantas vezes enche o depósito do seu carro ?
É psicológico.
A minha berlina com 170km diz que está na reserva, já o meu citadino com 170km de autonomia ainda têm 85%…
Também é psicológico eu atestar a berlinda atestar em 5 minutos e o citadino ao fim de umas horas.
Até porque se perde menos tempo a carregar, o veículo é que faz isso sozinho.
Tive sorte de encontrar uma promoção na Renault, zoe zen ze40 novo de 10/2020 por 23k, sem bateria de aluguer. Vivo na madeira, e um ótimo carro cá para a ilha, e tem muitos, mas msm muitos zoé cá a rodar. Foi a melhor opção que fiz, carrego em casa, autonomia real de 220km que para cá e óptimo, da para dar a volta a ilha! E não paga selo, não paga parque de linha azul.. isto pelo preço de um Clio a gasóleo.
Aí no continente não me metia na mobilidade elétrica.
Convém ver:
Maintenant, L’Europe Vous Oblige À Acheter Une Voiture Électrique
https://www.youtube.com/watch?v=scQDDmFnIaU
E o mundo vai seguir a opinião de um ou2 ?
é como comprar um carro a gasolina/ gasoleo de topo da gama com muitos km a um preço baixo, para as vistas, há muitos por aí..
mas o custo de reparação vai continuar a ser de um carro de 50 000+€. Uma pessoa que não tem 50 000€ para o comprar novo tambem não vai ter dinheiro para pagar as reparações que eles vão precisar.
Só vim aqui ler os comentários do user RC.
Fixe, estou a ganhar muitos adeptos. HEHEHE
Tens de criar uma página de fãs. Recomendo redes Mastodon (para escreveres as tuas maluqueiras) e Pixelfed (para as fotos). Depois avisa qual é os teus perfis por lá… 😉
Hehehe.
Parece que ando a incomodar muita gente. É bom sinal.
Boas RC
Já me ri tanto que nem posso mais ….OMG a sério… É cada Tugoburrossauro a sério isto não existe…. Continua a educar estas criaturas sobre sobre EVs.
Falam e não sabem nada de nada, baterias, químicas, Gigacastings, cell to pack (pack estrutural) OTa …. Hehhehehe de rir não entendem nada … Mas falam e dizem disparates em cima de disparates de rir mesmo… Aposto que nem sabem que se vendem mais carros EV do que a gasóleo … Carros eletrificados representam já quase 50 % nos carros novos em que os EV já vendem cerca de 17 % e os diesel representam 15 % … Até ao final do ano penso que o diesel morre… Mas vejam os números
@ Nuno Manuel Alves…Mais um clone do @RC?
já não bastava o @JL lool
Não há pachorra eheheh
Nop, esse já não existe, foi alvo de perseguição e além disso havia outros users intencionalmente ou não que usavam o mesmo nick.
Prazer… looo
A mim não incomodas nada. Ás vezes até aprendo alguma coisa mas lá está. É para quem pode, não para quem quer e não tem posses monetárias como é o meu caso. Se tivesse posses para um VE, ia cuscar o Mach-e da Mustang…
https://www.ford.pt/passageiros/mustang-mach-e-suv-eletrico
E eu para ler os dos louquinhos que acreditam nas tretas dele.
Ou não, ver se aprende alguma, senão sai disparate como é costume. Ahahahha
Carros eletricos são demasiado caros ponto.
Carros eletricos são bons exclusivamente para quem faz distancias curtas.
Carros eletricos são bons para perder dinheiro com o custo da eletricidade.
Carros eletricos são bons para perder o seu valor pois usados com baterias velhas, bem bom comprar um
Carros eletricos nem para o ambiente são bons são assim assim pois a energia nuclear, carvão e diesel são poluentes para os fazer
Carros eletricos eu vou comprar quando os preços estiverem justos ou quando não tiver outra alternativa.
Ena, onde é que viu todas essas falsidades ?
Ah ok, bem me parecia que os combustíveis nasciam debaixo das bombas, só não entendo porque cobram tão caro.
Justos ? então porque os a diesel são mais caros que os a gasolina ?
falsidades? explica lá isso a malta.
Tudo falso.
Primeiro, qual é a sua experiência com eles ?
Umas vezes RC outras JL, outras Nuno Alves….
Ele apanha as canas, lança os foguetes e ainda baila. Que doente.
Falso, havia outro RC, nao sei se intencionalmente ou não, usava esse mesmo nick. Já lhe tinha pedido para usar outro, como não houve resposta alterei eu.
Nuno Alves não tem nada a ver.
O nuclear não é poluente bem pelo contrario…
Distancias curtas? Tenho um amigo que mora em Vila Franca de Xira, os putos estão na escola em carcavelos e ele trabalha em Oeiras e vai e vem todos os dias com o seu leaf de primeira geração com baterias de segunda geração (foi a Espanha trocar).
Além disso tem o carro há 4 anos e só mudou de pneus. Nem pastilhas mudou porque o carro regenera e trava só a largar o acelerador.
Quanto ao custo da electricidade claro que vai aumentar mas por isso é que eu já estou a pôr paneis solares em casa e ventoinhas.
Demasiado caros, será? é que não há custos de manutenção. Vai lá com um mercedes fazer a revisão à marca e vê quanto guito deixas lá.
Distâncias curtas? Ainda estamos no principio da eletricidade e já fazem 400km…. Vai ver o alcance do Ford T, em 1908 já havia automóveis há 20 anos e só fazia 250km +- a 20Km/h…
O nuclear é um grande problema. Não diga disparates.
Quando funciona e o menos poluente de todos o problema é as faltas de manutenção
Podem dizer o que quiserem, mas a principal razão é o inaceitável preço dos VE´s!
toda a gente fala do preço mas quanto custa a manutenção de um Mercedes, Audi ou BMW?
Se cumprirem o que está no manual vão gastar mais cerca de 1500 euros ano se somarem essa manutenção ao preço do carro verão que os elétricos são carros baratos.
Parecem todos O Velho do Restelo a gritar para as Naus que vão encontrar o futuro…
1500€? Nem metade com a mudança da distribuição q é a mais cara. Este pessoal não existe nem sequer sabe do que fala. Mandam umas bojardas a ver se acertam eheh
Não esta muito longe da verdade, se juntar as outras normas a essa.
Mais ainda quando se juntam estes valores.
https://www.razaoautomovel.com/noticias/quanto-custa-automovel-portugal/
500€ por mês? Isso deve incluir a prestação dos novos eléctricos.
Eu cá já tenho os carros pagos há muito. Revisões de 1500 NC tive, a mais cara ainda recente foi no meu gasolinas incluindo distribuição e bomba da água. 480€.
Não é o que diz esses links ?
Nao é assim que você prova os custos ? Mostrando valores da net que não fazem sentido ?
Então aí tem. Lol
Vais a marca? Vais à mercedes? à audi?
José, quantas ideias erradas sobre os eléctricos.
1-já hoje os eléctricos, pelo menos a maior parte, já fazem para cima de 300km reais, em AE. Acabei de ir de Braga ao Algarve, em trabalho, 1500km , tanto viagem de ida como de volta demorei mais 30 min que antes, mas foi uma viagem muito relaxada, e no fim, para 1500km que fiz, gastei 58,5€ . Sabe quanto gastava antes? Cerca de 170€.
2- considerar que a produção de electricidade é poluente, por contraponto ao gasóleo, é não saber absolutamente nada do assunto, num tempo em que, pela primeira vez, somos praticamente autosuficientes nesta matéria. Veja a sua fatura de luz que lá explica tudo.
Na minha fatura da luz é explicado que mais de 71% da energia por mim consumida continua a ter origem no fóssil. E a sua bateria já degradou o ambiente com 200kg de CO2 por cada kWh de capacidade. Quantos kWh de capacidade tem a bateria do seu carro?
Qt ao resto VC não perdeu apenas 30 minutos nem gastou apenas 58€ nos recarregamentos.
Agora tambem sabe quanto ele gastou ?
Já dei, vai buscar uma página onde levaram mais tempo e gastaram mais , é isso ?
Carregamentos rápidos Braga-Algarve, você sabe tão bem qt eu que não ficam nos 58,5€ para 1500 km e também sabe q o tempo de espera é muito superior se quiser recarregar os kWh necessários para percorrer essa distância, mesmo que use PCUR’s
Portanto não se conversa se faça de sonso.
Pois não, por acaso só leva 22 minutos de carga.
https://abetterrouteplanner.com/?plan_uuid=6f4b0125-7e7e-407b-acf6-d32808cb5773
Em termos de custo.
Carga em casa – 90 – 26 % = 50 kwh * 0.15 -= 7.5 euros.
Primeiro carregamento – 20.2 kwh * 0.43 = 8.7 euros
Segundo Carregamento- 33.5 kwh * 0.43 = 14.4 euiros.
Total – 30.6 * 2 = 61.2 euros.
Feito em tesla e carregando nos supercharger. A diferença que deu na minha conta pode ter a ver com a percentagem com que arrancou, em meti 90% e ele pode ter saído com 100%.
Estão a fazer contas por mim sem necessidade. Não sou vendedor de EVs , limito me a esclarecer a minha experiencia para ajudar outros que temham duvidas.
A bateria é de 60kw, carrego em casa á noite a 7c, tenho um cartão de carregamento que me debita só ao minuto, a 12c, quer seja rápidos ou lentos. Não sei se é engano ou não, mas vou aproveitando enquanto der. Os 58,50 já contém os 44kw que carreguei em casa. Não sabia, foi a minha primeira viagem ao Algarve com este carro, mas já todas as bombas da AE tem carregadores rápidos, carrego o meu carro s 130kw, como nunca carrego vazio, demora cerca de 20-25 min a carregar.
Na Tesla, que só carreguei 1vez, é a 44c /kw, muito mais caro
E fiz mal a conta, afinal o preço dos supercharger varia em função da zona e da hora.
Fatima por exemplo 43 cêntimos kwh apenas das 18 às 21h, no resto do tempo são 38 cêntimos.
Alcacer o mesmo mas varia para os 39 cêntimos das 21 h ás 18 h do outro dia.
E não fiz a conta com um Model S LR, senão eram menos 3 minutos e até ficava mais barato porque carregava menos no superrapido.
2%? E se tirarmos os BEV de empresas ainda é menos.
Então são 1.25 %.
Que novidade! A maioria que tem carro elétrico são pessoas da classe alta de rendimentos.
Sempre disse ( e continuo a dizer) que a aquisição de um carro elétrico com uma autonomia decente e de tamanho familiar, é para “ricos”.
E ainda vai demorar muitos anos a chegarmos a um preço que seja acessível à classe média e média baixa, 30.000 euros ainda é muito para essas classes.
10000 compras um leaf em segunda mão…
Eu só me pergunto se não vai levar as pessoas a andar mais de carro próprio e a entupir as cidades pois podem ser económicos mas ocupam espaço no trânsito. Eu vejo incremento de trânsito na cidade e certamente algum motivo deve ter.
Depois vem a teoria das cidades de 15 minutos e andam todos de transportes públicos (depois de pagarem para circular quando saem de casa)… 😀 😀 😀 😀 😀
Felizmente ainda há 98% de portugueses a não cair na farsa do carro elétrico.
@Antonio Vasco se está a reportar um possível erro na facturação, não está a esclarecer nem a ajudar ng. Apenas a lançar confusão pois a norma não são os 12 cêntimos .
Depois não consegue recarregar para 1500 KMS em 30 minutos. Nem que a vaca tussa.
@JL, supercharger’s? lool mais uma anedota. Sair da AE para ir a um supercharger? 10 KMS a pastar vacas mais a seca do carregamento loolooloolool Nem que me pagassem, mais valia recarregar num ionity.
E tb não faz 1500 KMS com esses 61€. Qt muito faz 500.
10 km ? Então qual foi a última vez que foi a um supercharger ?
Esse tempo de viagem já inclui o desvio, e se reparar também lá está o valor a pagar.
500 kms ? Isso nem 20 custa.
A caminho do Algarve, proveniente de Braga, vc tem 2 locais de supercharger’s. Fátima e Alcácer. (se conhecer outros sinta-se à vontade para informar) Com a agravante que metade do caminho segue para sul, na outra metade tem que regressar em direcção ao norte e depois finalmente na AE embicar novamente para sul.
https://1drv.ms/f/s!AvwLJVpLF7bcq9IMTf6vhGwVsYJC7w?e=7Sw7Ea
Acha que isto é serviço? Não são 10 mas são 7 kms a pastar vacas por cada visita ao supercharger, dá no mesmo loolooolool
Meu caro os kWh que vc apresenta e que lhe custaram 61€ como é que fez no inicio do regresso? Levou a casa para o Algarve?
Sim, é um belo serviço, já lá esteve ?
Esqueceu-se dos outros pontos, Mealhada, Loulé, e Alcantarilha, se bem que estes estão no destino.
Está no inicio, que multiplicando por 2, dá para o regresso.
Além disso ele diz que foi por trabalho, provavelmente lá até carregou na empresa.
Só porque sou um gajo teimoso, 5.2 km e alguns metros. LOOOOOOL
https://www.google.com/maps/dir/39.6274667,-8.6971811/39.6354738,-8.6885081/39.6237678,-8.694722/@39.6287211,-8.692815,15.5z/data=!4m10!4m9!1m0!1m5!3m4!1m2!1d-8.6885232!2d39.6354526!3s0xd189d6cb335cb8f:0xb997023b61e2e7bb!1m0!3e0
https://www.google.com/maps/dir/39.6274667,-8.6971811/39.62382,-8.6946856/@39.6257621,-8.6980216,17z/data=!3m1!4b1!4m2!4m1!3e0
Não conhece mesmo os carregadores que existem atualmente, do Porto até ao Algarve quase todas as bombas da auto estrada teem carregadores de 170kw, por ex.Leiria tem uma ilha de 6 carregadores ,de cada lado. Optimo sitio para carregar para quem vai para o Algarve. O outro é a meio do Algarve, não me lembro do nome. E está feito o caminho.
Lagos tem 1 a 250
Os que menciona não carrega a preço de supercharger.
Esse de 250 é em Almancil_Loulé, Lagos a existir é outra coisa qq.
Se vamos para as potências até hoje nada bate os ionity que se atiram para 350 e que já tem vários na A2 e A1
O que se estava a falar era dos Tesla-supercharger’s
Num aparte e pelo que temos assistido, esse de Leiria pode ser muito bom a seus olhos mas é outro dos locais onde tradicionalmente se apanham grandes secas à espera de lugar para carregar VE’s. Se quiser conferir por si mesmo e ao mesmo tempo divertir-se um bocado , recomendo-lhe uns vídeos dos tempos de ingenuidade do canal “carros EV” https://www.youtube.com/@carrosev/videos
Pois nao, até carrega mais barato. Supercharger não são os mais baratos, são os mais funcionais.
Ionity dentro da rede aderente então são mesmos os mais baratos de todos, até acredito que seja desde que o senhor está a falar e do cartão que tem.
O de Leiria ainda não está completamente ligado, até há umas semanas atrás não tinha a potência instalada correta para o efeito.
Já lhe disse antes, não quero convencer ninguém, limito me a dizer a minha experiência.
Claro que não fiz 1 carregamento para 1500km, o meu carro só da 330km reais, em AE. Fiz 6 carregamentos, salvo erro. Mas quando vou ao Algarve, paro sempre 2vezes para café e comer qualquer coisa, sempre são 6 horas de viagem.
Quantos aos 61€, acredite se quiser, mas foi a realidade.
Quanto ao cartão, já conheci mais 1pessoa com o mesmo cartão, e a pagar igual a mim, portanto não é erro.
E quanto a pagar 5c/kw á noite, procure na net , já há mais que 1 fornecedor a fazer 10c de dia e 5c á noite, fidelização de 1 ano
Faria um grande serviço à comunidade se disseste que cartão é esse.
Dessa forma não passa do diz que disse.
Qts às paragens, se realmente precisa parar, há melhores sítios que os que têm estações de carregamento.
Pois, isso de Leiria são vídeos, eu carreguei lá 2vezes e às 11h, estavam todos vazios.
Blá Blá Blá mas nós estamos na europa e vamos fazer como a europa mandar… se a europa diz que em 2050 não há mais carros a gasolina é o que vai acontecer.
“petrolheads” comecem a pensar em arranjar uma garagem e alugar o autódromo porque vai acabar…
A Europa manda zero! Para já deram uma volta de 180º e enfiaram a viola no saco!
Quem ? A Alemanha e Italia que querem vender Porsches e Ferrari a partir de 2035 a usufruir de combustiveis sinteticos sem impostos ?
Era para RIR se os restantes paises fossem na conversa, portanto, no máximo só vão atrasar a coisa e depois ainda vão pagar mais pela teimosia.