PplWare Mobile

Só 2% dos portugueses têm carros elétricos! Há uma justificação…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Pois, est á claro, num país onde 25% da população ganha o salário mínimo e onde metade recebe até 1000€, é difícil de se conseguir pagar tanto por uma viatura.

  2. Álvaro Campos says:

    400 km por dia?
    Isso está correto?
    Dividindo por 30 dias, dá cerca de 13 km/dia
    Acho muito pouco

  3. Lucas says:

    Vai ser bonito é ver o pessoal a Comparar elétricos usados.
    Vou-me rir tanto…

  4. T800 says:

    Eu não tenho um elétrico porque nem € tenho para as minhas baterias! Na verdade nem para meio carro elétrico já com metade do tempo de vida! Depois tenho outro grande problema, não tenho garagem para o guardar e carregar.. o posto de carregamento mais próximo fica a 1,5 km de casa e moro no 3 andar. Os vizinhos não iam gostar de ouvir uma extensão toda a noite a bater na janelas deles em dia de muito vento!

    • A Testa Grande says:

      MG4 eléctrico creio que está em una 25.000€ novo e ainda a descontar as ajudas; cada ano poupas um bom dinheiro em manutenção e peço melhor da energia;

      Quanto à carga: a carga em postos de carga existe e de certo que na tua semana, quando fores às compras ou trabalho podes coincidir com esse posto de carga, não tens que ir de propósito. Outros podem ter perfeitamente no lugar de garagem um carregador ou ficha e carregar uns 250 km por noite.

    • Rui says:

      Faz uma marquise com um monta-cargas 🙂

      Eleva o carro até ao seu piso e já está resolvido!!!! 🙂

      Quantos aos euros nada feito.

      Eu percebo perfeitamente a falta de euros, do seu caro e da esmagadora maioria de portugueses, ao contrário dos fanáticos que não “entendem” porque é que os tugas não compram eléctricos. Bastaria olhar para a média de idade do nosso parque automóvel e….. ao fenómeno das latas velhas importadas…….

      • Realista says:

        Os portugueses preferem comprar um BMW usados com 15 anos do que um Dacias novos com 0km…

        Isso explica a idade do parque automóvel. Só lá para o ano 2035 é que os elétricos começam a entrar em força em Portugal porque é quando os usados começam a chegar em força.

    • SANDOKAN 1513 says:

      De tudo o que disse só retiro a parte de viver no 3° andar.De resto faço suas as minhas palavras,tal e qual.

  5. André says:

    Vai ser espetacular quando a malta quiser vender o carro para segunda mão. Quem serão os tansos que vão comprar baterias viciadas?

    • RC says:

      Eu comprei todos os que tenho em segunda mão.

      Quem são os tansos ? só se você não pesca nada do assunto, a maioria dos carros dizem o estado da bateria, além disso o que não faltam são empresas para os testarem.

      Quem é o tanso que compra um a combustão em segunda mão ?

  6. marcelo rebelo de sousa says:

    o problema estao nas baterias e como nos smartphones duram pouco e viciam rapido

    • RC says:

      Duram? então quanto duraram as do seu ?

    • Realista says:

      O problema dos meus telefones sempre foi o de ficarem obsoletos (ou lentos) mais rapidamente do que a bateria ficar viciada ou estradada…

      Aliás, tenho telefones que a bateria ainda dá para 1, 2 dias inteiros mas o processador do telefone é que já não têm capacidade para aguentar apps modernas. Como não as aguenta se instalar apps na mesma, então vai necessitar de estar a trabalhar com o processador a 100% durante mais tempo o que faz gastar mais bateria.

      🙂

    • David Guerreiro says:

      Há baterias e baterias. As da Tesla já deram provas que duram imenso.

  7. Naodouonome says:

    Só vou comprar um eléctrico quando fizer com tempo frio os mesmos km que meu carro a gasoleo, 800/1000.

  8. Kush says:

    Tive sorte de encontrar uma promoção na Renault, zoe zen ze40 novo de 10/2020 por 23k, sem bateria de aluguer. Vivo na madeira, e um ótimo carro cá para a ilha, e tem muitos, mas msm muitos zoé cá a rodar. Foi a melhor opção que fiz, carrego em casa, autonomia real de 220km que para cá e óptimo, da para dar a volta a ilha! E não paga selo, não paga parque de linha azul.. isto pelo preço de um Clio a gasóleo.

    Aí no continente não me metia na mobilidade elétrica.

  9. Arlindo Correia says:

    Convém ver:
    Maintenant, L’Europe Vous Oblige À Acheter Une Voiture Électrique
    https://www.youtube.com/watch?v=scQDDmFnIaU

  10. AJ says:

    é como comprar um carro a gasolina/ gasoleo de topo da gama com muitos km a um preço baixo, para as vistas, há muitos por aí..
    mas o custo de reparação vai continuar a ser de um carro de 50 000+€. Uma pessoa que não tem 50 000€ para o comprar novo tambem não vai ter dinheiro para pagar as reparações que eles vão precisar.

  11. Melga says:

    Só vim aqui ler os comentários do user RC.

    • RC says:

      Fixe, estou a ganhar muitos adeptos. HEHEHE

      • _RJCA_ says:

        Tens de criar uma página de fãs. Recomendo redes Mastodon (para escreveres as tuas maluqueiras) e Pixelfed (para as fotos). Depois avisa qual é os teus perfis por lá… 😉

        • RC says:

          Hehehe.

          Parece que ando a incomodar muita gente. É bom sinal.

          • Nuno Manuel Alves says:

            Boas RC
            Já me ri tanto que nem posso mais ….OMG a sério… É cada Tugoburrossauro a sério isto não existe…. Continua a educar estas criaturas sobre sobre EVs.
            Falam e não sabem nada de nada, baterias, químicas, Gigacastings, cell to pack (pack estrutural) OTa …. Hehhehehe de rir não entendem nada … Mas falam e dizem disparates em cima de disparates de rir mesmo… Aposto que nem sabem que se vendem mais carros EV do que a gasóleo … Carros eletrificados representam já quase 50 % nos carros novos em que os EV já vendem cerca de 17 % e os diesel representam 15 % … Até ao final do ano penso que o diesel morre… Mas vejam os números

          • Yamahia says:

            @ Nuno Manuel Alves…Mais um clone do @RC?
            já não bastava o @JL lool
            Não há pachorra eheheh

          • JL says:

            Nop, esse já não existe, foi alvo de perseguição e além disso havia outros users intencionalmente ou não que usavam o mesmo nick.

            Prazer… looo

          • _RJCA_ says:

            A mim não incomodas nada. Ás vezes até aprendo alguma coisa mas lá está. É para quem pode, não para quem quer e não tem posses monetárias como é o meu caso. Se tivesse posses para um VE, ia cuscar o Mach-e da Mustang…

            https://www.ford.pt/passageiros/mustang-mach-e-suv-eletrico

    • Duarte says:

      E eu para ler os dos louquinhos que acreditam nas tretas dele.

  12. José says:

    Carros eletricos são demasiado caros ponto.
    Carros eletricos são bons exclusivamente para quem faz distancias curtas.
    Carros eletricos são bons para perder dinheiro com o custo da eletricidade.
    Carros eletricos são bons para perder o seu valor pois usados com baterias velhas, bem bom comprar um
    Carros eletricos nem para o ambiente são bons são assim assim pois a energia nuclear, carvão e diesel são poluentes para os fazer
    Carros eletricos eu vou comprar quando os preços estiverem justos ou quando não tiver outra alternativa.

    • RC says:

      Ena, onde é que viu todas essas falsidades ?

      Ah ok, bem me parecia que os combustíveis nasciam debaixo das bombas, só não entendo porque cobram tão caro.

      Justos ? então porque os a diesel são mais caros que os a gasolina ?

    • Dinis says:

      O nuclear não é poluente bem pelo contrario…
      Distancias curtas? Tenho um amigo que mora em Vila Franca de Xira, os putos estão na escola em carcavelos e ele trabalha em Oeiras e vai e vem todos os dias com o seu leaf de primeira geração com baterias de segunda geração (foi a Espanha trocar).
      Além disso tem o carro há 4 anos e só mudou de pneus. Nem pastilhas mudou porque o carro regenera e trava só a largar o acelerador.
      Quanto ao custo da electricidade claro que vai aumentar mas por isso é que eu já estou a pôr paneis solares em casa e ventoinhas.
      Demasiado caros, será? é que não há custos de manutenção. Vai lá com um mercedes fazer a revisão à marca e vê quanto guito deixas lá.
      Distâncias curtas? Ainda estamos no principio da eletricidade e já fazem 400km…. Vai ver o alcance do Ford T, em 1908 já havia automóveis há 20 anos e só fazia 250km +- a 20Km/h…

  13. jota says:

    Podem dizer o que quiserem, mas a principal razão é o inaceitável preço dos VE´s!

  14. Dinis says:

    toda a gente fala do preço mas quanto custa a manutenção de um Mercedes, Audi ou BMW?
    Se cumprirem o que está no manual vão gastar mais cerca de 1500 euros ano se somarem essa manutenção ao preço do carro verão que os elétricos são carros baratos.
    Parecem todos O Velho do Restelo a gritar para as Naus que vão encontrar o futuro…

  15. Antonio Vasco says:

    José, quantas ideias erradas sobre os eléctricos.
    1-já hoje os eléctricos, pelo menos a maior parte, já fazem para cima de 300km reais, em AE. Acabei de ir de Braga ao Algarve, em trabalho, 1500km , tanto viagem de ida como de volta demorei mais 30 min que antes, mas foi uma viagem muito relaxada, e no fim, para 1500km que fiz, gastei 58,5€ . Sabe quanto gastava antes? Cerca de 170€.
    2- considerar que a produção de electricidade é poluente, por contraponto ao gasóleo, é não saber absolutamente nada do assunto, num tempo em que, pela primeira vez, somos praticamente autosuficientes nesta matéria. Veja a sua fatura de luz que lá explica tudo.

    • Yamahia says:

      Na minha fatura da luz é explicado que mais de 71% da energia por mim consumida continua a ter origem no fóssil. E a sua bateria já degradou o ambiente com 200kg de CO2 por cada kWh de capacidade. Quantos kWh de capacidade tem a bateria do seu carro?
      Qt ao resto VC não perdeu apenas 30 minutos nem gastou apenas 58€ nos recarregamentos.

      • JL says:

        Agora tambem sabe quanto ele gastou ?

        Já dei, vai buscar uma página onde levaram mais tempo e gastaram mais , é isso ?

        • yamahia says:

          Carregamentos rápidos Braga-Algarve, você sabe tão bem qt eu que não ficam nos 58,5€ para 1500 km e também sabe q o tempo de espera é muito superior se quiser recarregar os kWh necessários para percorrer essa distância, mesmo que use PCUR’s
          Portanto não se conversa se faça de sonso.

          • JL says:

            Pois não, por acaso só leva 22 minutos de carga.

            https://abetterrouteplanner.com/?plan_uuid=6f4b0125-7e7e-407b-acf6-d32808cb5773

            Em termos de custo.

            Carga em casa – 90 – 26 % = 50 kwh * 0.15 -= 7.5 euros.
            Primeiro carregamento – 20.2 kwh * 0.43 = 8.7 euros
            Segundo Carregamento- 33.5 kwh * 0.43 = 14.4 euiros.
            Total – 30.6 * 2 = 61.2 euros.

            Feito em tesla e carregando nos supercharger. A diferença que deu na minha conta pode ter a ver com a percentagem com que arrancou, em meti 90% e ele pode ter saído com 100%.

          • Antonio Vasco says:

            Estão a fazer contas por mim sem necessidade. Não sou vendedor de EVs , limito me a esclarecer a minha experiencia para ajudar outros que temham duvidas.
            A bateria é de 60kw, carrego em casa á noite a 7c, tenho um cartão de carregamento que me debita só ao minuto, a 12c, quer seja rápidos ou lentos. Não sei se é engano ou não, mas vou aproveitando enquanto der. Os 58,50 já contém os 44kw que carreguei em casa. Não sabia, foi a minha primeira viagem ao Algarve com este carro, mas já todas as bombas da AE tem carregadores rápidos, carrego o meu carro s 130kw, como nunca carrego vazio, demora cerca de 20-25 min a carregar.
            Na Tesla, que só carreguei 1vez, é a 44c /kw, muito mais caro

          • JL says:

            E fiz mal a conta, afinal o preço dos supercharger varia em função da zona e da hora.

            Fatima por exemplo 43 cêntimos kwh apenas das 18 às 21h, no resto do tempo são 38 cêntimos.

            Alcacer o mesmo mas varia para os 39 cêntimos das 21 h ás 18 h do outro dia.

            E não fiz a conta com um Model S LR, senão eram menos 3 minutos e até ficava mais barato porque carregava menos no superrapido.

  16. PJA says:

    2%? E se tirarmos os BEV de empresas ainda é menos.

  17. PTO says:

    Que novidade! A maioria que tem carro elétrico são pessoas da classe alta de rendimentos.

    Sempre disse ( e continuo a dizer) que a aquisição de um carro elétrico com uma autonomia decente e de tamanho familiar, é para “ricos”.

    E ainda vai demorar muitos anos a chegarmos a um preço que seja acessível à classe média e média baixa, 30.000 euros ainda é muito para essas classes.

  18. Rui says:

    Eu só me pergunto se não vai levar as pessoas a andar mais de carro próprio e a entupir as cidades pois podem ser económicos mas ocupam espaço no trânsito. Eu vejo incremento de trânsito na cidade e certamente algum motivo deve ter.

    • _RJCA_ says:

      Depois vem a teoria das cidades de 15 minutos e andam todos de transportes públicos (depois de pagarem para circular quando saem de casa)… 😀 😀 😀 😀 😀

  19. pdsermqq says:

    Felizmente ainda há 98% de portugueses a não cair na farsa do carro elétrico.

  20. yamahia says:

    @Antonio Vasco se está a reportar um possível erro na facturação, não está a esclarecer nem a ajudar ng. Apenas a lançar confusão pois a norma não são os 12 cêntimos .
    Depois não consegue recarregar para 1500 KMS em 30 minutos. Nem que a vaca tussa.

    @JL, supercharger’s? lool mais uma anedota. Sair da AE para ir a um supercharger? 10 KMS a pastar vacas mais a seca do carregamento loolooloolool Nem que me pagassem, mais valia recarregar num ionity.
    E tb não faz 1500 KMS com esses 61€. Qt muito faz 500.

    • JL says:

      10 km ? Então qual foi a última vez que foi a um supercharger ?

      Esse tempo de viagem já inclui o desvio, e se reparar também lá está o valor a pagar.

      500 kms ? Isso nem 20 custa.

    • Antonio Vasco says:

      Já lhe disse antes, não quero convencer ninguém, limito me a dizer a minha experiência.
      Claro que não fiz 1 carregamento para 1500km, o meu carro só da 330km reais, em AE. Fiz 6 carregamentos, salvo erro. Mas quando vou ao Algarve, paro sempre 2vezes para café e comer qualquer coisa, sempre são 6 horas de viagem.
      Quantos aos 61€, acredite se quiser, mas foi a realidade.
      Quanto ao cartão, já conheci mais 1pessoa com o mesmo cartão, e a pagar igual a mim, portanto não é erro.
      E quanto a pagar 5c/kw á noite, procure na net , já há mais que 1 fornecedor a fazer 10c de dia e 5c á noite, fidelização de 1 ano

      • Yamahia says:

        Faria um grande serviço à comunidade se disseste que cartão é esse.
        Dessa forma não passa do diz que disse.
        Qts às paragens, se realmente precisa parar, há melhores sítios que os que têm estações de carregamento.

  21. Dinis says:

    Blá Blá Blá mas nós estamos na europa e vamos fazer como a europa mandar… se a europa diz que em 2050 não há mais carros a gasolina é o que vai acontecer.
    “petrolheads” comecem a pensar em arranjar uma garagem e alugar o autódromo porque vai acabar…

    • Yamahia says:

      A Europa manda zero! Para já deram uma volta de 180º e enfiaram a viola no saco!

      • JL says:

        Quem ? A Alemanha e Italia que querem vender Porsches e Ferrari a partir de 2035 a usufruir de combustiveis sinteticos sem impostos ?

        Era para RIR se os restantes paises fossem na conversa, portanto, no máximo só vão atrasar a coisa e depois ainda vão pagar mais pela teimosia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.