Smart Summon da Tesla começou a criar confusão nos parques de estacionamento
A Tesla tem nos seus carros algumas funcionalidades únicas e que os tornam diferentes de todos. Se o Summon era já algo completamente inovador, a empresa quis torná-lo ainda mais peculiar e totalmente inovador.
Esta novidade chegou com a versão 10 do software da Tesla, mas aparentemente está a ter efeitos pouco positivos. São já muitos os casos relatados de problemas e confusão causados pelo Smart Summon da Tesla.
Começam os problemas com o Smart Summon
A versão 10 do Software dos Tesla traz muitas novidades no campo do multimédia, com a chegada de serviços como o Netflix ou o YouTube. Claro que há ainda melhorias no Auto Pilot e no novo Smart Summon.
Este último é uma evolução, que traz qualquer carro para junto do seu dono, de forma automática. Esperava-se que estivesse capaz de funcionar em ambientes com outros carros, mas aparentemente não. Os problemas parecem acumular-se.
So, @elonmusk - My first test of Smart Summon didn't go so well. @Tesla #Tesla #Model3 pic.twitter.com/yC1oBWdq1I
— Roddie Hasan - راضي (@eiddor) 28 de setembro de 2019
Novidade do carro da Tesla ainda não madura?
Capaz de trazer o carro para junto do seu dono, numa distância máxima de 60 metros e com linha de vista, esperava-se já muito mais. Do que tem sido publicado nas redes sociais, os problemas são constantes e em alguns casos até perigosos. Aparentemente esta funcionalidade está longe de estar pronta para entrar em produção.
A Tesla alerta os utilizadores que esta não e uma funcionalidade totalmente autónoma. Estes devem ter sempre o carro visível e atenção especial a peões e outros carros. A marca anuncia também que os condutores são responsáveis por qualquer problema com o carro.
Problemas para os donos e condutores
A Tesla está provavelmente ainda a amadurecer esta sua tecnologia. Isso pode ser visto em muitas reações que os carros têm e nalguma desorientação que é provocada por outros carros ou peões. Não era suposto ter sido lançada com este tipo de problemas, mas a verdade é que estes existem.
Se na maioria dos casos os problemas são apenas de situações de perigo, a verdade é que há também relatos de acidentes e danos. A Tesla vai certamente melhorar este sistema, uma vez que parece ser a base para a condução autónoma que quer lançar em breve nos seus carros.
Este artigo tem mais de um ano
Só usei uma vez para experimentar e nao causou problemas, no entanto nao tinha carros em movimento a volta.
Sabes que os “jornalistas” adoram causar o pânico….
Até com aquela notícia do Tesla da Policia de um estado qualquer nos EUA ter ficado sem bateria em uma perseguição… onde afinal só se esqueceram de carregar o carro no final do turno anterior/noite anterior…. mas se fosse um carro a combustão ter ficado sem gasolina por não terem atestado, isso já não era notícia!! Tempos estranhos os que vivemos….
Que afinal não foi SÓ isso, lê o artigo todo para veres como estás errado 😉
O Sistema não é uma Beta?! A Tesla não alerta para isso e que a responsabilidade é do utilizador? O AP salvo erro também ainda não saiu de Beta… é software… necessita de actualizações, e todos nós sabemos como são as pessoas, vão sempre inventar a situação mais mirabolante para o sistema crashar. Ninguem morreu… ao contrário daquele incidente com os volvo’s autonomos da Google..
E por ser beta a empresa que disponibiliza terá ou não responsabilidades, o que te parece?
@TugAzeiteiro,
Em parte concordo contigo, no entanto no caso nao testei num ambiente similar ao que é mostrado no video, talvez por receio que algo correce mal hehe
A diferença é que um carro a gasolina podem abastecer a qualquer hora em 5min.
Óbvio que se a frota da policia fosse toda eléctrica sem nenhum a combustão era funcional?
Lá vem arroz… no outro dia demorei 10min a abastecer a mota! (tirando que fica umas 22h parada por dia) E sim… aquela frota de polícia de Fremont USA foi toda convertida para eléctrica…
Daqui a 5 ou 6 anos os carros eléctricos carregam em 10min e mesmo assim vai haver alguém a dizer… “ah e tal mas o meu carro demora 5min a abastecer”… (mas fica estacionado uma grande parte do dia….) BOA!
Lá vem tanga… 10min a abastecer a mota? só se estavam a tua frente outras pessoas, depois ainda vais pagar e tal, e claro contas isso como abastecimento.
E depois lá se fala de novo que o veiculo fica sempre parado durante xxh por dia.
Tu usas todos os serviços que a tua operadora te oferece todo o dia?Pagas sempre o mesmo, como qualquer um.
Quando vais passear, levas o teu carro sempre contigo a todo o sitio, seja bares, supermercados e afins? Não, tens de deixa-lo parado durante X tempo. que pena…
Para perceber a prática disto é necessário analizar cada caso claro, no entanto vamos pelo user comum.
O user comum faz uns 20/30 km por dia para chegar até ao trabalho, chega lá, para o carro o dia todo (8horas de trabalho) e depois faz mais uns 20/30km para voltar para casa.
Eventualmente vai fazer compras, e ao fim de semana se calhar vai dar uma volta com a familia, volta essa que certamente nao é passada dentro do carro a andar.
O que nao falta é tempo para ter o carro a carregar.
“kit vem-me buscar…” quem se lembra? Ehehe
Pois é! essa tecnologia vai chegando a pouco e pouco.
O vídeo deste artigo é absolutamente hilariante! O comportamento do carro parece o daqueles condutores que não sabem fazer manobras/estacionamentos.
Os 2 peões que estão a assistir ao espectáculo, não teriam influencia no resultado? É que eles estão na passadeira parados e se tivessem saído dali podia ser diferente, digo eu, sei lá.
Cuidado, não sejam completamente cegos também. Se a tesla lançou algo que não estava devidamente testado o que deveriam fazer era lançar outra atualização para desabilitar esta função. Isto não é como nos smartphones, não funciona e faz-se o reset de fábrica. Em caso de acidente como é? De certo que algum americano mais esperto poderá levantar a questão de nem sequer ir no carro e por isso não poder ser considerado culpado do acidente. E as seguradoras como ficam? Atenção, sou apreciador da marca mas vamos com calma, não lhes podemos passar carta branca e achar que tudo o que fazem é excelente.
Não existe nenhum “esperto” no mundo que se safe de tal situação,senão imagina que te esqueces de travar o carro e segues a tua vida,o carro as tantas sai por ali fora e provoca um acidente,serás sempre o culpado não existe como fugir a isso.
Já para não falar dos “espertos” das seguradoras que automaticamente limpavam as mãos de qualquer responsabilidade… Isto é tudo muito bonito mas pensemos no caso mais extremo,o carro provocar uma morte, quem se responsabiliza? A seguradora salta fora e o condutor é que vai penar…
Este software também deve ter sido desenvolvido na universidade por uns recém-licenciados quaisquer com aqueles “bolsas de investigação” que só servem para as coisas sairem de borla às empresas… tal e qual a máfia portuguesa.
Depois dá nisto. Um ganda monte de m*rda.
Se fazes melhor, vai para a Tesla.
Infelizmente e dado que muitos condutores sao burros, distraidos e sem a minima noção do que fazem na estrada, os carros têm de ser autonomos e tudo controlado, independentes do burro que vai la sentado. Eles sao sistemas para tudo, para estacionar sozinho, para alertar dos peoes, dos sinais, etc. Desresponsabilizacao absoluta do condutor.
Tem uma lista enorme de ifs que ele nem sabe qual deles escolher xD
Gostei, mas no vídeo vê-se notoriamente que o carro ainda não tirou a carta de condução
não será mais rápido ir busca-lo?
enfim
Sem Legislação em Portugal para tal coisa.
Se há um acidente com o carro, quem é o condutor?
A seguradora assume as responsabilidades?
Não é necessário legislação para tal coisa,existe um condutor e/ou proprietário do veiculo,será sempre ele o responsável.
Com as seguradoras é como em outro qualquer cenário.
Brincamos
Não será assim certamente! Pensar assim é um puro engano!
A seguradora se for provado que você não estava ao volante e se for culpa do seu carro a sua seguradora deita-se de fora. Certamente que esta nas clausulas que você tem de estar a conduzir…
Resta saber se provocar um morto, quem vai sentar o cú no tribunal.
Será o condutor, a empresa e por fim o Estado português. Assim por esta ordem. A companhia se vier a ser responsabilizada, o que desde já dúvido, irá reverter a sua responsabilidade, da mesma forma que o faz quando ser demonstrada que o condutor detinha taxa de álcool acima do limite!
Conforme comentei, mais há frente, estamos todos tolinhos com estas inovações! Tratamos este assunto como se de um computador se tratasse…e o Estado português na pessoa das entidades competentes em matéria de homologação e fiscalização está literalmente a deixar rolar. As pessoas adoram os veículos e os impostos vão entrando! Quanto e se, surgir um caso sério e grave, então sim todos vão fazer as perguntas pertinentes, até lá é o deixa andar!
Como já disse, era um grande fã do Elon Musk, mas tenho ficado desiludido.
Parece um puto, quer ser o 1 a lançar novas funcionalidades e não espera que as mesmas estejam devidamente testadas e maduras.
Está é a diferença entre a Tesla e os outros. Nenhum construtor lança seja o que for sem milhares de quilómetros e horas de teste. A Tesla anda a brincar aos carros e depois vem para aqui uns falar que é só uma beta. Não no mundo automóvel não existe esse conceito de betas. Há processos que podem ser melhoradoa sim, mas nada é lançado às três pancadas.
Não se entende como é possível homologar veículos automóveis, onde este gênero de automatismos ultrapassam em muito um qualquer sistema eletrônico automático! É hilariante assistir aos comentários pro, na sequência de disponibilização de funcionalidades que no imediato apresentaram lacunas, em que o seu autor se limita a informar que está disponível, mas é para usar só com determinadas circunstâncias, não se responsabilizando pelos danos! Então em que ficamos? No limbo como sempre! As autoridades tardam em regular este gênero de comercialização! Estamos a falar de automóveis, os quais têm regulamentos próprios para comercialização, circulação e os seus condutores também eles precisam de habilitações próprias e adequadas! Isto tal como está é o vale tudo sem regras! E isso está naturalmente errado!
kit vem me buscar
Falam da homologação, e eu pergunto como é que algumas pessoas têm carta de condução, isso sim é um problema.
Quanto ao resto, é uma tecnologia nova, nada começa perfeito, mas a tesla está a trazer algo novo, algo que nenhuma marca esta perto sequer, respeito para tesla.
Desculpem, mas no estado atual da evolução da condução autónoma este tipo de Smart Summon é uma paneleirice.
Chegará o tempo em que será tudo autónomo, mas (no meu ponto de vista) apenas quando for eliminado o condutor humano. Até lá, devemos apostar em tudo que ajude a condução (travagem de emergência, desvio de emergência, etc.)
Em qualquer um dos videos que vi ate agora o condutor fica a olhar para o carro feito parvo em vez de interromper, estar em linha visual com o carro nao e so para apreciar a pintura e mesmo para estar com atencao. Depois vem dizer que a culpa e da TESLA, e digo isto sem ser grande fa da TESLA