smart #5: o modelo mais espaçoso e versátil da marca já está disponível para test-drive
O smart #5 é o primeiro SUV premium elétrico de tamanho médio da marca. O terceiro membro da renovada gama smart chegou à Sociedade Comercial C. Santos, na sexta-feira, 13 de junho, e já está em exposição e disponível para test-drive.
O smart #5 incorpora a linguagem de design smart "Love, Pure, Unexpected", combinando sofisticação com estética moderna. Elementos característicos, como o tejadilho panorâmico com halo, portas sem moldura e saliências curtas, criam uma silhueta elegante e dinâmica.
Com uma distância entre eixos de 2900 mm e um comprimento total de 4695 mm, o modelo de cinco lugares oferece espaço abundante. Para máxima versatilidade, todos os bancos podem ser rebatidos para transformar o cockpit numa área confortável de descanso e sono.
Soluções de armazenamento inteligentes incluem 34 compartimentos, um frunk (bagageira dianteira) iluminado de 72 litros (47 nas versões mais potentes) e uma capacidade de bagageira de 630 litros (1530 litros com os bancos rebatidos).
Cinco níveis de equipamento para responder a todas as necessidades
O smart #5 tem cinco níveis de equipamento: Pro, Pro+, Premium, Pulse e BRABUS, além da versão limitada Summit Edition, que tem um visual mais próximo do smart #5 Concept e combina qualidade premium com inovações práticas.
Possui tração integral e equipamento para todo-o-terreno, como um gancho de reboque elétrico, barras de tejadilho e uma escada lateral como acessórios. Uma combinação única de cores realça ainda mais o seu caráter distintivo.
O modelo de entrada, o smart #5 Pro, com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 76 kWh, conta com elementos de conforto avançados, tejadilho panorâmico halo, conectividade sem interrupções e sistemas de assistência ao condutor.
A partir do smart #5 Pro+, todos os modelos possuem uma bateria de óxido de níquel-manganês-cobalto (NCM) de 100 kWh e são construídos sobre a avançada plataforma de 800 volts, oferecendo uma autonomia de até 590 km (WLTP) e alto desempenho de carregamento.
A versão de entrada smart #5 Pro tem potência de 340 cv e binário de 373 Nm. Com tração traseira, atinge os 100 km/h em 6,9 segundos.
As variantes Pro+ e Premium têm um motor de tração traseira e repetem o binário de 373 Nm, com um aumento da potência para 363 cv, melhorando a aceleração 0-100 km/h para 6,5 segundos.
Os níveis de equipamento Pulse e Summit Edition, com dois motores de tração integral, debitam 587 cv de potência e um binário de 643 Nm. O resultado é uma aceleração até aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Todas as versões têm velocidade máxima limitada a 200 km/h.
Graças à sua plataforma de bateria de 800 volts de última geração, o smart #5 oferece excelente desempenho de carregamento e autonomia elétrica.
A bateria de 100 kWh NCM fornece até 400 kW de potência de carregamento rápido em corrente contínua (DC) e suporta carregamento rápido 4C, permitindo que seja carregada de 10% a 80% em apenas 18 minutos.
O carregamento doméstico em corrente alterna (AC) até 22 kW permite a recuperação de 10%-100% em menos de 5,5 horas. As variantes equipadas com esta bateria têm autonomia WLTP entre 540 (Pulse, BRABUS e Summit Edition) e 590 km (Pro+ e Premium).
No caso da bateria LFP de 76 kWh, o carregamento DC pode ser realizado a 150 kW, o que significa que a recuperação de 10%-80% demora menos de 30 minutos.
Já o carregamento doméstico em corrente alterna (AC) pode ser realizado a 11 kW, o que permite a recuperação de 10% a 100% da carga em menos de 8,5 horas. A versão equipada com esta bateria, a Pro, tem uma autonomia WLTP de 465 km.
Inovação inteligente no smart #5
No coração do ecossistema digital do smart #5 está o processador AMD V2000 de última geração, alimentando uma interface intuitiva homem-máquina (HMI).
Este sistema avançado apresenta um display de realidade aumentada de 25,6 polegadas, um painel digital de instrumentos Full HD de 10,25 polegadas e duplo ecrã OLED de 13 polegadas (disponível em algumas versões), central e passageiro, garantindo uma experiência de utilizador fluída e interativa.
O controlo de voz suportado por Intreligência Artificial, combinado com um novo avatar Leo, fornece orientação e controlo mãos-livres de várias funções do veículo.
O smart #5 está equipado com recursos de segurança avançados, como airbags de cortina em forma de V, airbags de almofada e cintos de segurança integrados nos bancos, reforçando o compromisso da smart com os mais altos padrões de segurança.
A carroçaria de aço e alumínio promove desempenho e leveza, utilizando aço de alta resistência e liga de alumínio para maior rigidez e proteção. A segurança da bateria e dos passageiros foi ainda mais aprimorada, garantindo máxima segurança em várias condições.
Além disso, a configuração de hardware do ADAS foi otimizada, com funções como o smart Pilot Assist e o Adaptive Cruise Control (ACC) com função Stop & Go e Highway Assist (HWA).
Preço e disponibilidade
O smart #5 está disponível pelos seguintes preços nos vários níveis de equipamento:
- Pro - 47.400 euros;
- Pro+ - 52.200 euros;
- Premium - 56.900 euros;
- Pulse - 56.900 euros;
- Summit Edition - 58.400 euros;
- BRABUS - 62.400 euros.





























Mais um electrodoméstico feio e em plástico
“…Pulse e Summit Edition, com dois motores de tração integral, debitam 587 cv de potência…”
Este tipo de carros fazem as delícias dos cobradores das fazendas públicas de países como Singapura.
Bonito, mas 48mil por um Smart?
47.400 euros a versão mais barata ?? Mas quem tem assim dinheiro para dar por um carro ?? Quase 50.000 euros por um carro ?? Deus me livre !!
Ele vale tanto como a casa onde estou a viver. Um simples carro, vejam bem. Este mundo anda todo ao contrário.
Lindo!