Será um ano para esquecer! Ações da Tesla caíram 69% durante o ano de 2022
Uma das figuras do ano é, sem qualquer dúvida o homem forte da Tesla. Elon Musk levou várias das suas empresas a novos máximos e trouxe mais uns ativos para a sua lista já bem extensa.
Da mesma forma que levou várias para a frente, parece ter colocado outras em pausa ou a desacelerar. A Tesla é uma das mais visíveis e o final do ano mostra um cenário preocupante. As ações da fabricante automóvel caíram 69% em apenas 12 meses.
Tesla está a abrandar em bolsa
Os analistas do mercado estão preocupados com a prestação da Tesla em bolsa. Uma das estrelas dos últimos anos está em queda e isso têm-se agravado nos últimos meses, como pode ser visto de forma muito clara.
Os últimos dias foram particularmente agressivos, com desvalorizações sucessivas. As ações da Tesla a perderem 8,9% na quinta-feira. O dia seguinte foi mais calmo, mesmo assim as perdas chegaram aos 1,8% no final da sessão.
Com estes valores, e olhando ao final da sessão de sexta-feira, a Tesla teve uma perda acumulada de 69,2% ao longo de 2022. Para quantificar de forma mais clara este cenário, basta mostrar que ações valem hoje a cerca de 121 dólares, contra 400 dólares do início de 2022.
Ações refletem opinião do mercado
As razões para esta mudança no cenário da Tesla são várias e bem conhecidas. A somar a um cenário de recessão na China e nos EUA, há ainda a venda de Elon Musk de 22,9 mil milhões em ações da Tesla, para financiar a compra do Twitter.
Este negócio tem sido uma fonte de críticas a Elon Musk e à sua gestão. Muitos dos investidores da Tesla querem que o CEO se foque na gestão da empresa e que abandone outros negócios com mais visibilidade e que o estão a distrair.
Ainda assim, e mesmo com toda esta desvalorização das ações, a Tesla parece manter a sua posição no mercado. Esta é, de longe, a construtora automóvel com maior valorização em bolsa, mantendo a concorrência a uma distância considerável.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Forbes
Rebentou a bolha Tesla…
E quando dizem que foi um ano para esquecer, foi só para os burros porque os que sabem fizeram “short” às acções da Tesla…
E nem era preciso ser muito esperto… bastava ter feito “short ” quando começou a treta do Twitter…
Neste caso acho que foi o Musk que comprou o tweeter mas é certo e sabido quando há uma compra, as acções de quem compra descem e as de quem é comprado sobem…
O “génio” afinal tem pés de barro, meteu-se a brincar às redes sociais e não só destruiu o Twitter como está a destruir a Tesla.
esta notícia e comentários fazem-me lembrar 2018… mas depois quem tinha Tesla ficou rico e os outros a chuchar no dedo. Vejam as ações da Amazon, Quantumscape, Rivian, Lucid, AMD, Microsoft, etc, etc no último ano. Todas caíram imenso, algumas tanto ou mais que a Tesla. A subida das taxas de juro afastam investidores dos mercados de “stocks” pois podem ter retornos altos e sem risco em “bonds”. A Tesla é “A EMPRESA” com melhor posição financeira de todo o S&P500. Sem dívida e com biliões em liquidez. Novos produtos a serem lançados em 2013, e novos anúncios para breve. Façam o “trabalho de casa”, leiam os “financial statements” deles e da concorrência e tirem conclusões FUNDAMENTADAS. Palpites amadores não ajudam ninguém…
*novos produtos em 2023
Você têm que enviar o seu curriculum para a tesla. Eles precisam da sua ultra sapiência. É bom não esquecer nas suas analises ao mercado que a tesla agora conta com muita concorrência e que muitos fieis as marcas que antes compraram tesla por não haver oferta eléctrica, voltam agora as marcas que sempre foram fiéis.
Quanto aos novos produtos de 2023 ca estamos para ver se eles chegam ou não. Se a cybertruck vier para a Europa eu compro uma. É espectacular
Em 2018 a Tesla praticamente não tinha concorrência, agora tem mais e melhor concorrência a cada dia que passa, ou seja, a Golden Era da Tesla acabou.
A compra do Twitter pelo “génio” do Muskinha foi mais uma contribuição para a queda abismal do valor da tesla.
Para perceber que o que diz não faz sentido nenhum, faça o seguinte exercício, calcule o ROE da Tesla e compare com as outras empresas que cita (eu ajudo, anda por volta de 250 anos!!!!!!!!!
Sabe? Há os que compram acções com base em fé, e os que sabem fazer contas, ambos podem perder ou ganhar muito dinheiro, mas quem sabe fazer contas tem a vantagem de saber ao que vai!!!!!
Já agora, explique-me lá a lógica da Tesla vender 1/10 da VW e da Toyota, mas a empresa valia mais que as 2 juntas, à 1 ano atrás. Isso faz algum sentido ou tem alguma racionalidade?
Queres-me dizer que os investidores que compram ações da Tesla não sabem fazer contas? parece-me ser um número elevado de investidores a não fazerem contas e a agirem apenas de boa fé.
A VW continua a ser a empresa a nível mundial com maior dívida, a Toyota continua a não querer investir em eléctricos…
A Tesla neste momento não tem dívida e tem cerca de 20 Biliões em cash, continua a bater recordes de vendas cada trimestre que passa.
O problema aqui é o FUD á volta do Musk e da Tesla + a situação económica mundial + as taxas de juro altíssimas.
De forma alguma a empresa está a ter maus resultados!
69 nice
Era evidente que este flop ía estourar.
À um ano atrás a Tesla vendia 1/10 da Toyota e 1/10 da Volkswagen, mas em bolsa valia mais do que as 2 juntas!!!!!!
É de lunáricos e fanáticos da marca sem saberem o que é uma empresa!
A TIR ou ROE era de 1000 anos!!!!!! Como é possível!!!!!!
Mesmo com esta queda, o ROE ainda é de 250 anos, ou seja, tem uma enorme margem para caír muito mais!!!!
Temos empresas portuguesas na bolsa com ROE de menos de 10 anos ou entre 10 e 20 anos, o que é aceitável (quer dizer que o dividendo de um acção demora 10 ou 20 anos até juntarmos dinheiro suficiente para comprar outra acção).
A Tesla com ROE de 250 anos……………. há pessoas de fé!!!!!!
O que é que acham que diz de uma empresa em que o principal accionista farta-se de vender acções como se não houvesse amanhã e só este ano já vendeu 40 mil milhões de dólares de acções (não são trocos)!!!!!
Não abram os olhos não!
XD daqui a uns aninhos venho aqui rir-me deste comentário! boa sorte com as tuas ações da VW e Toyota! 😉
Não nada errado pelo meu ponto de vista, esta apena oversize. A perspectiva de mercado é quem no máximo em 10 anos possuirá entre 20-30 % do mercado, o que é excelente. Em valores de hoje ela estaria para uma Porsche que vale 100b ou uma Toyota na faixa de 300b? Não vale nem muito menos nem muito mais que essa faixa. Nem dividendos paga, paga salários absurdos para a administração. A Tesla é somente uma montadora, num mercado de baixo apego a marca para compradores comuns e uma concorrência terrível. Para quem conhece a marca, alguém pode dizer como é o designe das peças mecânicas? Pergunto porque a expertise demora, juntamente com a técnica de juntar mais de 2000 peças com poucos erros, sendo tão nova, e expandindo rápido, sempre imaginei que compraria alguém para encurtar o caminho.
Tesla?! e o resto do mercado esta em grande pelos vistos!
Triste comentar a Teesla e nao o resto do mercado.
O S&P 500 perdeu 20% neste ano o que é mau… mas 69% é péssimo… mas o homem inundou o mercado com 22.9 mil milhões de dólares de acções da tesla para comprar o Twitter…
Eu se tivesse guita comprava… Em media os analistas acham que num ano vai valorizar $ 250,00
-69% = S3XY