PplWare Mobile

Será que pode tirar a carta de condução num carro elétrico?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Mais vale fazer num de caixa manual, pois assim pode conduzir com caixa automática e elétricos.

    • AJ says:

      tirei carta num carro automatico fora de portugal em 1990 e até hoje nunca fiquei sem coduzir,
      Se vai conduzir um carro electrico, claro que não precisa de fazer o exame num manual, já que os manuais tem os dias contados.

      • André says:

        Não têm não. A caixa manual tem uma manutenção muito mais barata que a automática. O conforto é diferente como é óbvio, mas uma manutenção de uma caixa automática não é propriamente barata, ao contrário da manual que só tem de ver os níveis de vez em quando ( isto seguindo a manutenção da marca). Posso dizer que paguei quase 400€ para mudar o óleo ( só o preço do óleo) da caixa automática do meu Audi, enquanto a Astra ainda só lhe vi o nível de óleo (70mil km a Audi e 300mil a Astra). Faz contas…

        • Aj says:

          Sempre tive carros automaticos, ja la vai uns 33 anos, e nenhum teve avaria na caixa. Tambem não tive custos de embreagens, tambem nunca paguei essas loucuras por oleos, nunca paguei mais de 120€ por oleo de caixa automatica. oleo vindo da marca honda encomendado por o meu mecanico, que me comprovou que era oleo da marca. Ir fazer esses trabalhos na marca com os custos inflacionados associados e ainda por cima marcas de luxo, so pagam isso quem quer.
          Com os electricos, as manuais tem os dias contados.

  2. R. says:

    Isso é interessante, no entanto com mais de 25 anos e com carta de carro, posso conduzir uma um motociclo até 125cc, sem preocupar se sei andar de bicicleta, ou motociclo.
    Mas será que depois dos 25 anos aprendo automaticamente a andar de motociclo?

  3. Yamahia says:

    Poder pode, fica é com uma carta manca. Nao pode guiar carros com mudanças manuais.
    Nas motas tb há disso. Há quem tenha carta e não possa guiar motas a sério.

    • R. says:

      Que foi outra obra de engenharia financeira, pois há uns anos depois tirar carta de mota, bastavam 2 anos e podia-se conduzir qualquer moto.

      • André says:

        Podias passar de uma DT50 para uma CBR600? Assim do nada?

        • Yamahia says:

          As 50 era licença da Câmara. Bastava saber fazer o 8 no pátio da CML de Alcântara sem pôr o pé no chão e uma prova oral sobre meia dúzia de sinais e regras e estava feito.
          Não dava direito a upgrades para motas de maior cilindrada.
          Por acaso na altura tinha uma Vespa com kit de 80cc mas eles não sabiam eheh

    • JL says:

      o que é uma mota a sério ?

      Lá vem o preconceito.

      • Ifm says:

        A baixo de 300cc é moto de brincar.

        É o mesmo que ter um mata velhos, não é um carro a sério ( nem é classificado como tal)

        Nas motos podia dizer o mesmo, cartas de carro normal não dá para conduzir motos a sério.
        Estão em outra categoria.

        A vida é assim, não há mal nenhum em não condiz uma moto que não é a sério, eu pessoalmente também tenho uma.
        Adoro ir dar uma voltinha nela, mas não quer dizer que vá fazer uma viagem longa com aquilo, como faço com a 600.
        Mas para ir beber um copo a praia, ir ao pão, ir a umas compras rápidas ate é melhor que a a outra que o aspirador até mala tem.

        • JL says:

          Também tenho uma 750cc, já é Mota a sério ? É que na verdade não anda nada e é um grande trambolho comparada com outras mais pequenas, a parte boa é que vai para longe de forma confortável e não apenas ao café como servem muitas que se dizem a sério. Aliás é das poucas motas que permite fazer 500 kms sem paragens, não por falta de combustível, que até faz mais, mas porque nao parte os ossos e as costas como a grande maioria.

        • João Corvo says:

          lfm:
          (pelo seu raciocínio):
          600? Moto a sério? Quero ver uma 600 a fazer uma viagem mesmo longa. Isso é para as mais de 1200.

      • Gazadas says:

        Uma mota a sério na minha opinião é uma máquina que te pode matar só bde cair para o lado…:) Algumas podem matar só de susto a pegar…

      • HAL says:

        Olha o tonho do outro típico!!!!!!
        Eich!!!
        Que lindo!

    • Antônio says:

      Faz como eu…. Compra uma que no livrete não passe os kW… Eu tive uma CBR 600 com 19 anos

    • Kush says:

      Os seguros já eram caros no UK, mas desta vez estourou… 6000k eur seguro/ano para um e2008.

      Qualquer dia o cavalo vai voltar para a mobilidade, mas a palha tb está cara!

      • Yamahia says:

        A tendência é os elektros pagarem valores pornográficos. Por ex certas marcas nao divulgam sw de acesso á bateria.
        O problema é que isso vai extrapolar para os combustão na componente “terceiros” pq nada garante que não mandemos uma toutiçada num elektro e respectiva bateria para as couves.

        • JL says:

          Por acaso a tendência é baixar, já viu a nova lei sobre as baterias ? É que são obrigados a divulgar essa informação; e até têm de permitir a troca de bateria sem intervenção da marca. Vá, engula a seco. .

          • Yamahia says:

            Acho bem que sejam obrigados. O Musk já disponibilizou o software?

          • JL says:

            Aos anos….

            Vá a service.tesla.com

          • Yamahia says:

            A Tesla diz uma coisa mas qd chega a hora da verdade faz outra, como se pode constactar pelos casos apontados nos vários artigos do Pplware e nos respectivos comentários e links.

            Só para lembrar:
            “Unless Tesla and other carmakers produce more easily repairable battery packs and provide third-party access to battery cell data, already-high insurance premiums will keep rising as EV sales grow and more low-mileage cars get scrapped after collisions, insurers and industry experts said.

            “The number of cases is going to increase, so the handling of batteries is a crucial point,”…”
            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/scratched-ev-battery-your-insurer-may-have-junk-whole-car-2023-03-20/
            Bate tudo certo.
            Estamos a ver os seguros a aumentar e a tendência é de agravamento sistemático.

          • JL says:

            Já lhe disse que já tem isso no service.tesla.com, disponível para donos e oficinas inscritas.

            Espere uns meses e vai ver a lei a desmistificar tudo isso.

        • JL says:

          Americanos? Brasil por exemplo contam-se pelos dedos os modelos vendidos com caixa manual, no mundo já se vendem mais automáticas que manual. Deixem o preconceito de lado.

          • JL says:

            Pois, só que no fim de experimentarem não querem outra coisa, é tipo não gostar de conduzir eléctricos até ao dia que se testa um. Looooool

          • Yamahia says:

            @PoisPois , é isso. loolooloool

            @JL, antes de comprar o meu 1⁰ carro, emprestaram-me durante uns tempos um Scirocco com cxa auto . Era uma grande máquina, giro mas tinha um defeito. Não tinha mudanças manuais.lool
            Não me convenceu.
            Hoje há cxas auto com patilhas no volante. Nc experimentei mas pelo que vejo deve dar para fazer as vezes da manual. Se assim for ainda passava.

          • Yamahia says:

            Não diga isso.
            Antes de comprar o meu 1⁰ carro emprestaram-me um Scirocco durante uns tempos com caixa auto.
            O carro era espectacula apenas pecava por não ter caixa manual.
            Não convenceu.

          • Yamahia says:

            Não diga isso.
            Antes de comprar o meu 1⁰ carro emprestaram-me um Sciroc co durante uns tempos com caixa auto.
            O carro era espectacula apenas pecava por não ter caixa manual.

          • JL says:

            Andar 5 kms não chega para ter noção do que é.

            Por alguma razão já se vendem mais automáticos que manuais, isto a nivel mundial.

      • David Guerreiro says:

        É por isso que há muita gente no Reino Unido que não tem carro. E num local com boa rede de transportes públicos até se entende. Além do mais há sempre Uber para desenrascar numa ou outra situação.

      • João Corvo says:

        Não percebo isso no UK. Aqui no burgo, um model S com 2 anos paga 950 por ano com franquia de 2%

  4. A says:

    Acho piada essa da restrição , porque devia acontecer o mesmo em sentido contrário …os condutores de caixa manual deviam estar restritos a carros com caixa manual….já se têm dado acidentes quando passam da manual para a automática . A caixa manual é a coisa mais absurda e ultrapassada que existe , simplesmente está ou estava em voga em Portugal porque ficava mais barato …só faltava lá a manivela para pôr o carro a andar

  5. João says:

    Que disparate TREMENDO !!!!! Claramente não sabe o que diz ! Eu conduzo carros manuais e automáticos – a transição para automático é tao fácil que até mete nojo . Com o simples truque de “isolar” a perna esquerda para evitar a tentação de encontrar o travão no lugar da embreagem . Não tive nem tenho qualquer problema em conduzir um ano em manual e passar para auto pois aprendi em manual. O contrário é que não tem nada a ver – quem só tenha conduzido carros automáticos nem sabe para que serve uma embreagem , não sabe fazer um ponto de embreagem, não sabe fazer reduções, não sabe absolutamente nada de como conduzir um carro com mudanças . Portanto é certo e dito que querer por as restrições também a quem tenha aprendido em caixa manual é um daqueles disparates monumentais!

  6. To ze says:

    @JL, preciso da tua ajuda. O código de afiliados para compra do Tesla não funcionou. Já recebeu a comissão da sua venda?

    • JL says:

      Não existem vendedores na tesla.

      Nem disso entende.

      Mas para provar que comprou um tesla deixe aí a sua referência.

      Assim se vê quem está a mentir.

      • Yamahia says:

        Ele precisa de um código para comprar. Sugiro usar o código do Carros EV, pq boneco desde que comprou um Tesla mete o código em todos os vídeos . Meio ecrã a levar com o código lool

        • JL says:

          Mas deixe o Hugo vir com o código dele, assim vê-mos quem anda a inventar e mentir.

          Já agora, o que o CarrosEv faz não é aceite pela tesla, se for descoberto perde os créditos que tiver acumulados.

          Ninguém precisa de código para comprar, simplesmente não recebe créditos.

      • To ze says:

        Ainda estou à espera! E não diga o contrário.

  7. Pedro says:

    O JL, também me enviou o código, depois de ter falado com ele por PM… Coincidências…

    • JL says:

      Como é que falou comigo por PM ? aqui dá para falar por PM ?

      Olá Hugo, está bom ?

      Mais um, aliás, o mesmo aldra….

      • Pedro says:

        JL ou melhor Gonçalo Pereira da Vectrix, admita que vende automóveis e que a sua intervenção aqui nos fóruns é para isso mesmo!

        • JL says:

          É impossível admitir algo que não sou.

          Não tenho a culpa que você (Hugo) tenha inventado toda essa história e agora esteja sempre a passar vergonha com os argumentos que usa.

          Lamento, eu já tinha avisado que ia fazer cada vez pior.

  8. Pedro says:

    JL, vergonha deve passar você. Já são vários os posts, onde se verifica que é tendencioso, vende EVs e no final leva sempre um baile das pessoas com que se mete. Ainda não verificou isso… Se não, tem um problema psicológico e tem de se tratar rapidamente. Tenho pena de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.