PplWare Mobile

Será o fim do seguro no vidro do carro? Há uma proposta…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. LR says:

    Pergunta inocente: será que o deputado da IL que se lembrou desta gravíssima injustiça, foi apanhado numa operação STOP, e por ter o selo afixado no vidro, levou a coima prevista?
    Custa-me acreditar nesta possibilidade. De certeza que apenas querem corrigir esta monstruosa injustiça legal…

  2. Marko says:

    Vidro clean, gosto da ideia aliás sempre foi uma coisa que nunca entendi bem… Mandam parar, ou existe um acidente os documentos estão no porta luvas, como a carta na carteira ou andamos com a carta no vidro também? Acho uma boa solução peca é por tardia a meu ver… Já os próprios parquímetros estão a ficar obsoletos e se paga o estacionamento via app, embora para pessoas que não estejam a vontade com a tecnologia ou sintam confiança tem sempre essa possibilidade e aí compreender-se o talão visível, as restantes informações para mim não faz sentido!

    • Nuno Magalhães says:

      Concordo com o “vidro clean”, ainda assim ao invés do velho selo do seguro deveria ser colocado no vidro, como opcional, um pequeno autocolante com a entidade seguradora e telefone da mesma.
      Já por 2 vezes através da matrícula e da seguradora presente no selo, alertei para vidros abertos na via pública e a seguradora por sua vez avisa o cliente.
      Sem isso teria de chamar a polícia, e complicar o processo.

  3. Lopes says:

    Ao tempo que o selo do seguro deveria ter desaparecido, não faz sentido algum saber, hoje temos outras formas logo de saber se o carro está segurado pela própria matricula ou comprovativo de seguro, o selo não está a fazer nada no vidro, já foi o do imposto de selo quando se mudou para o iUC, o da inspeção também desapareceu, só falta mesmo o do seguro que já há muito que deveria ter deixado de ser obrigatório.

  4. Pedro says:

    Medidas de fundo

  5. Black Russian says:

    Os meus carros já andam todos sem nada no vidro .

  6. Repara says:

    É pá, eu não quero ter nenhum acidente com o carro de alguém que não tem seguro. O que se sabe é que são muitos. O mais certo é o condutor fugir, em princípio o Fundo de Seguro Automóvel paga, mas é complicado.
    Uma vez ou outra já vi a PSP na rua a verificar se os carros estacionados tinham o selo do seguro ou não. Isto é coisa séria, pode ter contornos inesperados, é melhor analisar bem o assunto.
    “Ah, mas o vidro fica limpo! Já teve três selos, depois dois, agora um – é acabar com ele!” Pois, mas este é o mais importante.

    • Marko says:

      E se tiver um selo no carro com o seguro válido no ticket do vidro e esse mesmo seguro já não existir realmente? Venda de carro o antigo proprietário cancela o seguro e quem o compra anda até fazer um seguro em nome próprio, ou quem faz chega a carta verde agora branca tira o ticket e cancela o seguro recebe o prêmio e siga para bingo… A polícia vê e está tudo certo e segue, só que não… É muito relativo e vai dar ao mesmo mandar areia, ou não não ter ticket de seguro no vidro, vale o que vale até porque pedem é a carta e não o ticket pode o carro estar estacionado sem seguro e a polícia não pode multar desde que não circule podem conferir a vontade!

      • Repara says:

        Olha que mesmo estacionado na via pública ou na garagem do prédio o seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório.
        Mas há um ponto nisto – sou muito desconfiado quanto às iniciativas da IL. Costa chamou-lhes “menino(a)s queques”, e é um tanto isso.
        1º ponto – Diz a IL que se trata de pôr fim à caça à multa a quem se esquece de por o selo no vidro do carro. Certo, com o seguro pago também já me esqueci de por o selo no vidro durante bastante tempo. Se não fosse um familiar meu reparar, como eu a partir de certa altura estava convencido que era o selo mais recente, se aparecesse a polícia e me multasse ficava chateado. Mas quem mandou retirar o primeiro selo e o segundo não encontrou motivos para manter o 3.º (do seguro). Não há outras multas que merecessem mais atenção?
        2º – A iniciativa ganhou eco, parece-me, mais pelas reações do tipo : “A tia já viu?! Que horror! O Costa obriga-nos a andar com o papel no vidro, fica tão inestético! Acabem com isso!”

        • Marko says:

          Sim de facto é verdade e se isto não é caça a multa o que é? O carro é meu, o terreno é meu, não circula e vão a minha casa, ao meu terreno e multam-me? O carro em casa ou na garagem a polícia sem mandato não pode entrar é simples, e depois repara neste ponto…

          “Se tem um automóvel, mas não circula com ele, nem tem intenções de o fazer nos próximos tempos, deve pedir o cancelamento temporário de matrícula (que tem uma duração máxima de 5 anos), ficando assim isento não só do pagamento do seguro, como do imposto único de circulação.”

          Ou seja mesmo a tuga você não pode mas… assim já pode… 😀

    • Paulo Santos says:

      Pode ter selo no vidro aparentemente válido, mas o segurado pode ter cancelado a apólice.
      O melhor é mesmo confirmar online através da matrícula se tem seguro. Fácil.

    • Keyboardcat says:

      Já ouviste falar de uma coisa chamada matrícula automóvel?

    • João says:

      O mais importante é o seguro, não o selo

  7. Paulo Pedroso says:

    Não é apenas p seguro que é obrigatório no carro. Todos os carros a GPL também são obrigados a usar o dístico verde no vidro (nova versão)

  8. Pedro says:

    Também é obrigatório o Dísticos Identificativos do Veículo Elétrico.

    • Paulo Santos says:

      Esse não é obrigatório

      • Pedro says:

        É, sim, Paulo. É obrigatório desde o início deste ano.

        Ou melhor … não é obrigatório mas se não o usar a coima chega a 250€. Logo é obrigatório.

        • blablaefactos says:

          Nao é obrigatorio! Apenas o sendo, se obviamente, quiser usufruir (todos querem de certeza), das respectivas benesses (descontos estacionamento, aparcamentos em locais de carregamento, etc…).

        • Paulo Santos says:

          Está a confundir. Não é obrigatório, mas se quiser usufruir de estacionamento específico para elétricos, deverá ter o dístico.

          https ://observador.pt/factchecks/fact-check-os-carros-eletricos-estao-obrigados-a-usar-distico-azul/

  9. Euzinha says:

    Qualquer cidadão … Vai ao Google e coloca “saber se matricula x tem seguro” e aparece logo um site para colocarmos a dita matrícula e qual a seguradora ( isto existe há anos) …. Logo a polícia mais depressa consegue ver ….pois a informação que têm acesso é ainda maior . Chama-se a isto “caça à multa” … ( Vou à janela com o telemóvel…. Entro no site e vejo quem tem seguro …. E não sou “bófia”)

    • João Cartaxo says:

      O povo português é mania da “caça à multa” saiam a do país e vão ver o que é “caça à multa”

      Esta ideia do selo sair do vidro é só estúpida, há mais assuntos com muito mais interesse que deviam ser falados.

  10. Joao Ptt says:

    O motivo é simples: a plataforma electrónica não é (ou pelo menos não era) fiável, por isso é que continuam a exigir o papel lá no vidro.

    • Lopes says:

      A plataforma a que tu acedes não é a mesma que a das autoridades essa não falha sabem tudo não precisam sequer de te mandar parar actualmente…

  11. Euzinha says:

    Pesquisar “saber seguro pela matrícula” aparece o site da asf (entidade reguladora de seguros em Portugal ) …. Clicar…. Colocar a matrícula e saber se a vizinha… A prima… O avô…. Etc etc tem o seguro em dia e em que seguradora

  12. Antonio Santos says:

    O deputado Carlos Guimarães poderia ter outras propostas.Em caso de acidente a primeira observação e ver o selo fo Seguro.ok

  13. Domingos Moreira says:

    Só se preocupam com a fiscalização, mas o vosso pai tiver um acidente, sem acesso á internet e sem ajudas, o condutor complicar… vai ao vidro e retira os dados do seguro. Simples… não tem nada a haver com fiscalização, mas sim informação para terceiros.
    Obviamente só mediante fiscalização é que os proprietários cumprem.

  14. Marko says:

    A questão é que o ticket no vidro ainda é menos fiável que a pesquisa na net ou app simples… Na net ou app sabe-se logo, no ticket não por isso vale o que vale! Opiniões respeito claro, mas a argumentação de que no ticket no vidro se sabe logo e é infalível e na net ou app não…

  15. Rúben says:

    O seguro devia ser associado à matrícula e Dua pelo próprio ou pela seguradora Em pleno 2023 andamos com vários cartões e vários papéis em vez de centralizar , unificar digitalizar tudo.

  16. Tute says:

    Em pleno século 21, práticas do séc 20!
    A PSP quando está dentro das viaturas a colecionar matrículas têm acesso a todos, repito, todos os dados dos condutores, a viatura que transitar c/algo em falta, mandam encostar e passam recibo.

  17. Armando Costa says:

    Como diz o ditado ( mais vale tarde do que nunca ).
    Já era hora de terminar com o papelzinho no para-brisa, e infelizmente quem se esqueça de o colocar,pode ter de pagar mais por a coima do que o valor do próprio seguro.
    E nas motos, em qual para-brisa é que se coloca???
    Os meus andam na carteira, será que também posso ser autuado??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.