Preços do gasóleo e gasolina voltam a baixar. Saiba quanto
Depois de aumentos sucessivos, os preços dos combustíveis começam a baixar o que acaba por aliviar bastante a despesa dos consumidores, principalmente de todos aqueles que têm que se deslocar de carro diariamente. Indiretamente, estas quebras dos preços vão também influenciar os preços dos produtos que encontramos nos supermercados (entre muitos outros setores), o que numa altura de grande consumo será uma ajuda bem-vinda.
Pela terceira semana consecutiva, os preços do gasóleo e gasolina voltam a baixar.
Preços dos combustíveis continua a cair
As notícias de hoje indicam que os preços do gasóleo e da gasolina deverão cair, na próxima segunda-feira, 0,05 € e 0,045 €, respetivamente.
Segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os preços médios deverão então ser na próxima semana de 1,641 euros por litro de gasóleo simples e 1,644 por litro de gasolina simples 95, não esquecendo que os preços poderão variar de posto para posto.
Até ao final do ano, os consumidores vão continuar a beneficiar da redução do ISP e da suspensão da taxa de carbono. Apesar desta descida, os preços continuam acima dos que eram praticados antes da guerra.
Este artigo tem mais de um ano
Presente do fisco não é de certeza, pelo menos para a gasolina. Apesar de ainda custar menos, os níveis de subsidiação fiscal do gasóleo pelos consumidores de gasolina nunca estiveram em níveis tão disparatados. São 79 contra 33,3 cêntimos de imposto por litro, apesar de o gasóleo emitir mais 14% de CO2 por litro queimado, fora os poluentes tóxicos e cancerígenos, em que é uma verdadeira catástrofe. Imposto igual já, para a seguir ser todo indexado aos kgs de CO2 que saem pelo tubo de escape, 2,64 kgs por litro de de gasóleo, vs. 2,31 para o litro de gasolina. SImplesmente escandaloso.
A culpa do gasóleo poluir é do Antonio Costa e do Marcelo.
Escandaloso é afirmar que a gasolina subsidia o gasóleo!!!!!!!!
Meu caro, ambos os combustíveis são pesadamente tributados em mais de 60% sobre os custos de refinação.
Estar escandalizado por causa da menor tributação do gasóleo (em alguns cêntimos apenas) e sem sequer puxar pela cabeça que toda a economia depende de viaturas a gasóleo é no mínimo absurdo.
Que combustível utilizam os camiões? E os autocarros? E os barcos/navios?
Eu ajudo-o, olhe, não é certamente a gasolina!!!!!!
Imagino o que achará então se souber que o gasóleo agrícola tem impostos muito mais baixos que a gasolina e gasóleo!!!!!!!! Combustível esse utilizado em tractores e outras máquinas agrícolas.
E nos transportes públicos vamos aumentar os passes e bilhetes? Ou julga que os autocarros são todos eléctricos? Já viu a frota da Rodoviária Nacional?…….
Enfim!!!!
Que interessa serem ambos os combustíveis “pesadamente tributados”??? Interessa é que não são tributados por igual, c’um raio. E não são porque os consumidores de gasolina são sacaneados a dobrar para os de gasóleo folgarem, é o que é. Camiões e autocarros: há alguma lei a proibi-los de andar a gasolina? Claro não que não, não andam porque não querem. É igualar o imposto, e depois que escolham o combustível conforme mais lhes convier. Mas enfim, até admito que o estado dê a esses algum bónus, agora, a carros particulares é o cúmulo da escandaleira.
Caramba, é mesmo grunho! Encontre-me um autocarro com motor a gasolina. Ah, espera, são motores bi-fuel, tanto consomem gasóleo como gasolina, é uma questão de opção por parte da gestão da frota. E os tractores agrícolas? Idem. Existem modelos a gasolina e a gasóleo. E os camiões de mercadorias, no mercado europeu? Tal e qual, também existem modelos a gasolina e a gasóleo. Credo.
Para os transportes e agrícola temos o gasóleo profissional e agrícola, por isso também sou de acordo que o gasóleo deve ser de maneira igual, carros a gasóleo não faz sentido mais pelo que existe agora alternativas superiores e mais fiáveis.
Totalmente errado, analise os valores correctamente. As emissões de CO2 por Km do Diesel são inferiores às da gasolina. Emite de facto outros gases e partículas, por isso têm que ter os filtros de partículas e catalisadores.
Mas na realidade a maior parte das partículas são derivadas dos pneus e travões.
Já no caso do NOX, basta acender o fogão a gás em casa para ter mais NOX no ar do que aquele que é emitido por alguns veículos.
Não acreditem em tudo o que vos querem impingir, há muitos interesses na indústria para acabar com fontes de energia que nada têm a ver com a qualidade do ar ou com a qualidade de vida das pessoas.
Bom fim-de-semana.
“Já no caso do NOX, basta acender o fogão a gás em casa para ter mais NOX no ar do que aquele que é emitido por alguns veículos.”
Eh lá! 🙂 Se comparar o Diesel menos poluente do mundo com o fogão mais poluente do mundo, se calhar até não está a mentir (muito). Mas o caso comum não tem nada a ver com essa realidade…
Um litro de gasóleo queimado são sempre, mas sempre mesmo 14% de CO2 a mais que um de gasolina. Basta o facto de ser mais pesado e mais denso em carbono. Agora, os carros é que podem emitir mais ou menos CO2, tanto em gasóleo como em gasolina, e as melhores marcas até são mesmo de híbridos a gasolina, o diesel não se presta a híbridos. Mas isso não interessa nada, ninguém pergunta nas bombas quanto é que o carro consome ou emite para fazer o preço e o imposto do combustível. Não sei como é isso das partículas dos travões e pneus, sei que não vão desaparecer. Agora, as dos escapes sim, e as dos diesel são verdadeiro um atentado à saúde pública, compará-los com fogões a gás é anedótico.
E outro exemplo também: https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Peugeot/68533/Peugeot-508-RXH-20-HDi-HYbrid4-200HP.html
Isso já não se produz.
Não sei o que o PPLWARE fez ao 1º exemplo, mas aqui vai de novo:
https://www.mercedes-benz.pt/passengercars/content-pool/tool-pages/car-configurator.html/configuration/CCci/PT/pt/pt_PT__2130161__AJ-053_AU-301_GC-421_LE-L_LU-040_MJ-803_PC-30P-431-P14-P15-P44-P49-P65-PBF-PYA-PYB-PYC-PYE-PYM_PS-893%23-895%23-896%23-S89%23_SA-01U-09B-13U-14U-16U-17U-20U-218-234-235-249-258-270-287-294-299-309-351-355-362-365-367-38U-446-469-475-485-500-513-537-548-580-608-632-63B-737-76B-79B-7U0-868-873-876-88U-891-897-913-916-919-927-968-971-986-B30-B33-B51-B53-B59-H41-K11-L2B-R01-R32-U01-U10-U12-U22-U25-U60-U79-U82-U85_SC-0B3-0S3-1B3-22V-2U1-2U8-3U6-502-51B-6P5-6S8-7B4-7S1-7S3-8U6-8U7-8U8-998-K13-LS2-PZB/zk015
O motor 300de da Mercedes é um híbrido a gasóleo.
E que bom que é!
Quando se acaba a “pilha” têm o consumo baixo do gasóleo e grande autonomia, ao contrário das variantes a gasolina.
Temos os prós e os contras. Como cidadãos e contribuintes, não devemos guerrear com o tipo de combustível, devemos é contestar o que está a acontecer com o abuso das gasolineiras (entre outras) e a melhor forma é no dia da eleição, não continuarem a patrocinar esta corrente.
Infelizmente, e como disse o António Barreto há coisa de 2 anos, a corrupção faz parte do acordo fundador da democracia portuguesa, e isso é independente de se votar à esquerda ou à direita.
E outro exemplo ainda, desculpa a demora. São poucos, é certo, mas bons: https://www.volvocars.com/pt/build/v60
Se fosse aumentar, a caixa de comentários esta cheia e quem não comentasse, estava a caminho de uma bomba de combustível perto de si.
Agora como é a descer, tem mais que fazer que comentar e destilar odio por aqui.
Acontece
nao, cyber monday
O que sei é que alguns anos atrás, quando o petróleo estava a 150 dólares o barril, o gasóleo estava a 1,5 € litro, agora o barril está abaixo dos 90 dólares e o preço por litro é o que todos sabemos, e não me venham com a conversa dos custos de produção que realmente são maiores, mas não justifica esta diferença.
O câmbio do USD/€ é totalmente diferente!!!!!
O que aumentou consideravelmente neste tempo foi os custos nas refinarias, porque muitas fecharam ao longo dos anos pelas margens de lucro serem baixas e agora não tens concorrência.
Se o preço do gasoleo tivesse como está na imagem, isso sim…era brutal!!! eheheheh
Eu tenho fortes suspeitas de que estas baixas são artificiais, o governo recebeu a advertência de que os apoios às famílias e a economia pelos preços elevados vão prejudicar as contas no próximo ano, eles empurram artificialmente os preços para baixo voltam a subir os impostos para os valores normais ou mais elevados e logo os combustíveis voltam aos preços de mercado novamente e eles já se recusam a voltar a baixar os impostos de acordo e o Zé povinho paga porque sabe como é “ah que o povo aguenta sim senhor”
Existe uma aplicação android muito interessante com os preços atualizados de todos os postos de combustível de Portugal continental.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.amrsdev.postos
Para quem não quer instalar aplicações é meter nos favoritos: https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt
Penso que era melhor dizer 5 cêntimos do que 0,05€! É igual mas pode levar a engano!