Salicórnia: O ferryboat 100% elétrico já circula em Aveiro
A aposta em veículos elétricos não acontece apenas nos veículos terrestres. Exemplo disso é o Salicórnia, o ferryboat 100% elétrico que vai começar a circular em Aveiro a partir de hoje.
De acordo com a informação da Câmara de Aveiro, o ferryboat 100% elétrico que agora vai andar pelas águas de Aveiro é o primeiro da Europa. Batizado de Salicórnia, vai entrar em operação regular. Substituindo o ferry Cale de Aveiro.
A Câmara Municipal de Aveiro informou que o Salicórnia funcionará em regime gratuito até ao final de sexta-feira. Sem emitir dióxido de carbono (CO2), ao substituir o ferry Cale que era movido a combustível, vai permitir a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio tem a capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o “Cale de Aveiro”, com baixos níveis de ruído, e vista panorâmica no piso superior.
Muito bom para Aveiro e São Jacinto. Era bom ter a mesma iniciativa para Caminha e Lá Guardia
<3
“funcionará em regime gratuito até ao final de sexta-feira. Sem emitir dióxido de carbono (CO2),”
Fine, a ver se vou lá dar uma voltinha e tentar perceber como não emite CO2.
Imagino q deve ter um cabo ligado a uma eólica. Vamos ver se estou certo.
Explica lá então como é que o barco emite CO2. Através dos passageiros? Lol
Deve ser mais metano…
Emite a termoeléctrica do Pego por ele. Está descansado que nada se perde, td se transforma.
A termoelétricas do Pego já não existe.
“A Central de Ciclo Combinado a gás natural do Pego, com uma potência instalada de 830 MW, é composta por dois grupos de 418 MW (net), de veio único, cada um com uma caldeira de recuperação de calor tipo Benson.”
http://www.trustenergy.pt/pt/activity/asset/pego-ccgt
Mas vive em que planeta ? a central do Pego já fechou há 2 anos.
https ://observador.pt/2022/11/27/central-a-carvao-do-pego-um-ano-depois-sentimentos-de-perda-misturam-se-com-otimismo/
Isso foi a de carvão. Pelos vistos meteram lá uma a gás!
http://www.elecgas.pt/pt/Apresentacao/Elecgas/Projeto/Paginas/Projeto
“O Gás natural é fornecido pela Endesa e a totalidade da electricidade gerada é vendida também à Endesa, no âmbito de um contrato de Tolling com a duração de 25 anos.”
“COPYRIGHT 2024 ELECGAS”
Pode ser projecto, mas não existe a trabalhar.
Antigamente tinhas dois pontos de emissão de C02:
As centrais elétricas e o barco.
Agora tens só tens algumas centrais elétricas…
Só q a queimar mais gás.
Claro que tem uma eólica, tal como acontece com a produção dos combustíveis, são produzidos com eólicas e painéis solares, por isso é que você nunca conta com o CO2 da produção deles, faz todo o sentido.
Nem com o metano libertado no refino do gás .
Nem com metano libertado nas refinarias e poços de extração.
Por o que ouvir dizer não consegue levar um ambulância pela altura da ponte
O pessoal das ambulâncias gosta de passeios?
A “fuselagem/carroçaria ou lá como se chama” não poderia ter placas solares também para ajudar a acumular energia ou é algo que ainda não é viavel?
Alguém já reparou que os moliceiros de Aveiro também são elétricos?
Sendo que aquilo é a Veneza de Portugal , deviam ser a remos.
Não fazia ideia…