Renault Rafale é o novo SUV-coupé com um design ousado e completamente inovador
A Renault está a renovar a sua frota e tecnologias em matéria de grupos motopropulsores híbridos, de chassis e de equipamentos eletrónicos e eis que surpreende o mercado o um SUV-coupé arrojado e inovador. O Renault Rafale vai estar disponível em 2024.
Renault Rafale, uma "rajada" de inovação
Rafale é uma palavra francesa que, em tradução direta, significa "rajada". Uma rajada de vento que é também uma referência aeronáutica. A associação faz todo o sentido para a história da Renault que, em 1934, viu o Caudron-Renault Rafale a voar a uns recordistas 445 km/h de velocidade. Mas este é apenas um exemplo dado pela empresa.
O Renault Rafale surge como um novo porta-estandarte da empresa, sendo o primeiro automóvel de produção inteiramente concebido de acordo com a nova linguagem visual que Gilles Vidal introduziu já como responsável pelo Design da Renault.
Visionário e audacioso são dois dos objetivos que a Renault utiliza para descrever as linhas desta nova máquina, que se apresenta em perfeita sintonia com o seu tempo, adaptado a uma época "em que tudo avança cada vez mais depressa e em que só os modelos de vanguarda se mantêm atraentes ao longo do seu ciclo de vida".
A silhueta é vibrante e desportiva, e a sua carroçaria tipo fastback ligeiramente sobre-elevada, protegida por peças em preto brilhante, coloca o novo Renault Rafale na categoria dos SUV-coupés, com a linha de tejadilho inclinada, que aponta para a velocidade.
O longo capô horizontal sugere potência, o arco por baixo é cinzelado e apresenta a nova grelha do radiador, bem como a assinatura luminosa característica que a Renault introduziu no novo Clio. Além disso, o capô saliente e o para-choques dianteiro esculpido parecem "impulsionar o automóvel para a frente".
A inovadora grelha do radiador do novo Rafale é construída em torno do diamante, que é a imagem de marca da Renault. É composta por uma constelação de pequenos diamantes que organizam o espaço em três dimensões, à volta do emblema, ao centro. Este padrão de diamante, em Preto Brilhante Profundo, é uma referência às grelhas que adornavam os automóveis de luxo no passado. Destaca-se contra as tonalidades azuis ou cinzentas (consoante a versão) que aparecem e desaparecem no fundo, dependo do ângulo de visão.
As características
O novo Renault Rafale dispõe de conectividade de última geração, de um grupo motopropulsor E-Tech híbrido de 200 cv, tão eficaz quanto económico, e utiliza materiais reciclados.
Tal como o novo Espace, o novo Renault Rafale vai ser lançado com o grupo motopropulsor E-Tech híbrido a gasolina, com 200 cv, associado a uma caixa automática multi-modo sem embraiagem. Este grupo motopropulsor é potente, económico, automático e auto-recarregável. Oferece a melhor relação prestações/consumos do mercado (4,7 litros por cada 100 km e 105 g de CO2/km, a aguardar certificação) e uma autonomia que dá vontade de se fazer à estrada (até 1100 km).
O motor elétrico principal debita 50 kW (70 cv) e 205 Nm. É alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V de capacidade para uma condução totalmente elétrica. O motor elétrico secundário é um Gerador de Arranque de Alta Tensão (HSG) de 25 kW e 50 Nm que liga o motor e aciona as mudanças de velocidade na caixa multi-modo sem embraiagem.
Tem 4,71 metros de comprimento e 1,86 metros de largura, o que o posiciona no segmento D. De altura tem 1,61 metros, o que faz dele um SUV desportivo por excelência.
Com uma longa distância entre eixos (2,74 metros, a mesma do novo Espace), o Renault Rafale tem uma linha de tejadilho curvada na perfeição, que lhe permite ter muito espaço para a cabeça nos lugares traseiros não interferir com o vidro traseiro.
A inclinação do óculo traseiro é de 17 graus, que é a ideal para a eficácia aerodinâmica e torna desnecessários o limpa vidros traseiro. As vias mais largas assentam o automóvel na estrada e tiram o máximo partido do efeito das zonas pretas das jantes, tanto de uma perspetiva vertical como de uma perspetiva horizontal.
Para realçar visualmente a largura do automóvel e acrescentar equilíbrio, as duas luzes traseiras estão tão afastadas o mais possível. A tecnologia micro-óptica que contêm fá-las ganhar vida quando estão ligados e criam um efeito de "cubo de gelo flutuante" quando estão desligadas.
Duas novas cores e uma condução com prazer
O novo Renault Rafale vai estar disponível em cinco cores de carroçaria, incluindo duas inéditas: um novo tom Branco Pérola Acetinado e um novo tom Azul Alpine.
As outras três cores disponíveis para o novo Rafale são o Vermelho Flame, o Preto Profundo e o Cinzento Schiste brilhante.
O prazer de condução é assumido como um dos objetivos primordiais da Renault durante o desenvolvimento do novo Rafale. Com este modelo atinge novos patamares que associa um eixo traseiro multi-link à mais recente atualização do sistema de direção às 4 rodas 4CONTROL Advanced.
Ao percorrer uma curva a menos de 50 km/h, as rodas traseiras viram muito ligeiramente (até 1 grau) na mesma direção que as rodas dianteiras, reduzindo a inércia das rodas traseiras e melhorando a estabilidade do automóvel. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram até 5 graus na direção oposta, proporcionando uma agilidade inigualável e encurtando o raio de viragem do novo Renault Rafale para os 10,4 metros (o mesmo que um automóvel de cariz urbano).
Enquanto o Austral e o novo Espace também são equipados com um eixo traseiro multi-link e o sistema 4CONTROL Advanced, o novo Rafale inclui, adicionalmente, o Vehicle Motion Control 2 (VMC 2), um sistema eletrónico melhorado que controla as rodas traseiras. Antecipa a perda de aderência de forma mais eficaz, para que as curvas possam ser feitas mais rapidamente e sabe que as quatro rodas estão, na posição ideal, em estradas irregulares e desniveladas.
O novo Rafale dispõe de vias 4 cm mais larga do que o novo Espace, de jantes mais largas (245 mm) e de regulações específicas das molas, dos amortecedores e das barras estabilizadoras, soluções que otimizam tanto o conforto como o dinamismo.
Por fim, a agilidade do chassis - com ou sem 4CONTROL Advanced - é ampliada pela calibração da direção e pela sua relação muito direta (13), para que se possa desfrutar de uma experiência emocionante, graças à precisão cirúrgica do sistema em curva.
Conectividade
O novo Renault Rafale está equipado com toda a gama de tecnologias da plataforma CMF-CD da Aliança - a plataforma que o Austral e o novo Espace já utilizam. Entre elas destaque para os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e o OpenR Link, o sistema multimédia mais intuitivo do mercado.
O OpenR Link inclui várias novas funcionalidades e a inteligência artificial oferece serviços inovadores ao condutor e aos passageiros. O seu universo é aberto e escalável, para manter o automóvel sempre na vanguarda da tecnologia.
O novo Renault Rafale ainda não tem data de lançamento, mas deverá chegar em 2024.
Este artigo tem mais de um ano
Peugeot 408, versão Renault…
What ? O pegeout 408 é uma berlina e não um SUV
Quase idêntico ao Peugeot 408
Comam suv’s, suvs para todos lol
Completamente….quando os carros chinos entrarem pela Europa à bruta, estas marcas europeias todas pipis nem vão ter tempo se anotar a matrícula….
Vem com 10anos de atraso, 100% elétrico é que agora faz sentido.
“Gilles Vidal ”
Topou-se logo que já havia aí dedo do antigo designer da Peugeot.
Faltou mencionar que terá também uma versão híbrida mais musculada com 300 cavalos
QUER0 UM RENAUT RAFARL 300 CV HIBRIDO