Renault 4L e-Plein Air: O regresso ao futuro eléctrico de um clássico
Há carros que são ícones da indústria e marcos da história automóvel. Muitas vezes não trazem nada de novo ao que existia na altura, mas tiveram um sucesso tal que deixaram a sua marca. Falamos de propostas como o Citroën DS, o Lancia Delta ou o Renault 4L.
Foi precisamente neste último que a marca francesa pegou, criando um protótipo que une o que de melhor o passado oferece, ligando-o com o futuro do automóvel. É assim que nasce o Renault 4L e-Plein Air, uma obra de arte futurista.
Um Renault 4L elétrico e futurista
É inegável o sucesso do Renault 4L e a importância que teve para o mundo automóvel. O seu sucesso é tal que ainda hoje os seus donos se reúnem num festival anual, que junta milhares destes veículos. Para celebrar o 10.º aniversário destes encontros, uma surpresa foi preparada.
O Renault 4L e-Plein Air é fruto da colaboração entre a Renault Classic, a Renault Design e a Melun Retro Passion. Estas 3 entidades pegaram no modelo específico, o Plein Air, que depois atualizaram a parte estética e a motorização.
e-Plein Air mantém a estética inalterada
No que toca à parte de imagem, as alterações são mínimas. Este modelo renovado conta com um mostrador digital, com uma frente com pequenas alterações e com a remoção dos bancos traseiros. A maior mudança vem com a motorização.
Neste campo o motor de combustão foi removido e passa a contar com um motor elétrico do Twizy. Com 17 cavalos (13 kW) e uma autonomia de 100 km, este motor deverá ser suficiente para o protótipo. A sua utilização era na altura limitada e agora parece que fica também com o mesmo designio.
Regresso ao passado numa área com cada vez mais futuro
O Renault 4L Plein Air foi apresentado em 1968 e tinha um alvo muito específico. A sua tarefa era competir com o Citroën Méhari e batê-lo na sua área de atuação. Na verdade, fruto de vários fatores, o seu sucesso foi reduzido. Ao todo, e até 1970, a Renault produziu 563 unidades deste modelo.
Esta nova versão elétrica do Renault 4L é apenas um protótipo para fazer renascer um modelo que é icónico. É também uma montra do que a marca francesa consegue fazer, usando um dos seus motores elétricos. Com cada vez mais propostas, é um dos líderes do mercado. A sua melhor oferta é sem qualquer dúvida o Zoe.
Galeria de imagens: Renault 4L e-Plein Air
Este artigo tem mais de um ano
Eu, como não apreciador de carros a pilhas, este não me importava de ter… tem estilo.. passear ao fim de tarde numa marginal…
A 4 Latas sempre foi carro para as massas… O argumento de venda era o baixo preço. Este “renascer” da 4L em versão cabrio ainda é mais assustador. É que não se vislumbra qualquer segurança para condutor e passageiro. Na minha opinião por muita “engraçada” que seja a ideia, a segurança está primeiro.
VW Carocha e mini também eram carros para as massas, as novas versoes já nao. A questao da segurança é relative, senao nao existiam cabrios e desportivos.
LOL Sabes que isto é apenas um protótipo certo?! Logo não é um carro que irá sair para o mercado… É apenas um produto para marketing e promoção dos eléctricos, buscando aquele sentimento que temos pelos clássicos!
E sim… não é seguro, mas lá está é um projecto de 1968… e ainda bem que o fizeram há mais de 50 anos atrás, pois só assim podemos admirar este Plein Air ou o Citroen Méhari o Mini Moke, ou até o Vw Buggy.
São carros muito divertidos de se conduzir ao fim de semana… e como é natural muitos já não têm os motores no melhor estado, portanto não me choca que de futuro se veja mais alterações para eléctrico.
Mas isso nao funciona mais, pois a maioria das pessoas querem “status” e com um desses nao obtem isso..
Se a maioria das pessoas procurassem status, o Renualt Clio nao era o carro mais vendido….
status com Renault Clio?
o meu tem… status de pago e com manutenção em dia que muitas máquinas que aí andam ja não é igual….
Lindo!! qual é o preço?
Não tem espelho do lado direito, não tem portas, a mala só serve para guardar a capota e está segura por fivelas.
Nunca fui grande admirador de carros classicos, apenas os mais icónicos da decada de 90 é que se safam para mim.
Este carro, sem conhecer o preço, diria que vai ser mais de 25mil€, como todos os restantes eletricos…
Este carro vai vender pouco, porque o publico alvo deste carro é claramento os velhinhos. Pessoal novo ou não tem dinheiro ou não vai gastar num electrico destes, quando existem no mercado opções “ao mesmo preço” e “melhores”.