REN cria solução inovadora que permite carregar carros elétricos
Com o mundo a mudar para a mobilidade elétrica, as gigantes da energia têm aqui um enorme desafio e também elas podem criar soluções.
A REN desenvolveu uma solução inovadora a nível mundial que, em breve, vai permitir que os veículos elétricos possam ser carregados através das Redes de Transporte de eletricidade Muito Alta Tensão (MAT).
REN cria patente europeia de sistema de carregamento
Com a evolução que tem acontecido ao nível dos carros elétricos, é fundamental existirem plataformas que permitam carregamentos rápidos e também sistemas de carregamentos em massa para frotas.
Recentemente a REN registou uma patente europeia relativa a carregamentos elétricos a partir da rede de muita alta tensão.
Segundo o comunicado, o carregamento de veículos elétricos a partir da MAT permite disponibilizar, em Portugal continental, um conjunto significativo de polos, como as áreas de serviço para abastecimento de veículos elétricos, sem necessidade reforço da rede MAT existente, constituindo assim uma vantagem competitiva, eficaz em termos de custos e tempo de carregamento, em relação às soluções tradicionais deste tipo de serviço.
Esta solução transforma a energia transportada na infraestrutura da REN de Muito Alta Tensão (MAT) diretamente para Baixa Tensão (BT), permitindo abastecer os futuros locais onde existirão necessidades de carregamento simultâneo de elevadas necessidades de potência, como sejam, por exemplo, as frotas de transportes públicos ou de empresas com elevado número de veículos elétricos, para além de outras aplicações como a componente florestal ou fluvial.
A REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. é uma empresa portuguesa de transporte de eletricidade e gás natural. É responsável pela gestão global do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente quais problemas? Baixada directa da linha de muito alta tensão para um aparelho que converte em baixa tensão dentro de si mesmo, e é energia “ilimitada”.
Quais painéis solares, baterias… é directamente da rede principal.
Não percebi Joao PTT…na sua opinião não funciona? Não é exequível? Não faz sentido? Cpts
Claro que funciona! A ideia é brilhante… não pensava é que estivessem dispostos a tal.
Converter de muito alta tensão para baixa tensão, garante que nunca há falta de capacidade para carregar os veículos, e provavelmente é menos dado a prejudicar o resto da rede, já que é mais fácil produzir muito alta tensão, e como em teoria o processo é mais controlado no próprio do aparelho de carregamento dos veículos, a própria rede consegue ajustar-se mais facilmente às necessidades em cada momento, já que os aparelhos podem informar em tempo real quanto estão a utilizar e de quanto necessitam e por quanto tempo (estimado).
Que delícia! Inovador e high-tech. Gostaria de conhecer possíveis efeitos secundários; ELFs e custos.
Mais um negócio para os chineses donos da REN.
Não entendo o sentido do comentário!
Até parece que a rede não é sempre a mesma…são sempre eles a transportarem e a única excepção é quando existe auto produção (eólica ou fotovoltaica do próprio)
A única coisa que vejo é o facto da REN ter o seu foco nas vendas grossistas e agora passa também a retalho. Será possível?