Rede Mobi.E: 2 milhões e 490 mil carregamentos em 2022
Está batido mais um recorde! O ano de 2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, segundo revela a Mobi.E.
O número de carregamentos registados na rede Mobi.E permitiu poupar a emissão de 28.830 toneladas de CO2, representando um crescimento de 113% face ao ano anterior.
Mobi.E: 2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal,
O ano de 2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, tendo a rede Mobi.E mantido uma tendência crescente durante todo ano, que culminou em dezembro, quando, pela primeira vez, foram superados os 250.000 carregamentos mensais, refere a Mobi.E no seu portal.
Em termos acumulados, registaram-se mais de 2 milhões e 490 mil carregamentos na rede Mobi.E, o que representou um aumento de 80% em comparação com o ano anterior. Os consumos de energia face ao período homólogo aumentaram 110%, fixando-se em cerca de 36.650 MWh. O número de utilizadores também subiu significativamente, 77% em relação a 2021, com mais de 105 mil condutores a usarem pelo menos uma vez um dos postos da rede.
Recorde-se que o ano de 2022 ficou também marcado pelo alargamento da rede de acesso público aos 308 municípios. Neste início de ano, um terço da rede Mobi.E é constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.
Todos estes dados encontram-se disponíveis no site da MOBI.E, no portal MOBI.Data aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui na madeira estão sempre vazios
Aqui está disponível informação interessante. https://www.mobie.pt/mobidata/data
Esta informação tratada de um forma séria vem provar que ainda temos um longo caminho pela frente para a plena adoção dos VE. E não se iludam, nem todos vão conseguir ter acesso a um.
A ideia é essa, caminhar de forma natural para plena adoção, felizmente é uma tecnologia que já leva bastantes anos há frende de outras que mal saíram do papel.
Há aqui qq coisa que não está a bater certo…
36.650 MWh=36 650 000kWh, certo?
Um BEV que gaste 200 kWh por cada 1000 kms faz com esses 36.650 MWh 183 250 kms, correcto?
Como é que isto permite poupar 28.830 toneladas de CO2??!! Isso não emite um a combustão durante 250 000 kms…
Errado.
36 650 000 kwh/ 16.9 kWh * 100 kms= 216 863 905 kms
16.9 kWh é a média de consumo em Portugal por cada 100 kms.
Para fazer 216 milhões de kms emite SÓ PELO ESCAPE:
216000000/100*5*2.6 = 28 080 000 kg, portanto os números estão certos.
Lá está vc ( e neste caso eles tb_ é o que eu digo, isto deve ser algum novo tipo de religião e das assanhadas_) a desprezar a incorporação de biocombustíveis!
Aos 2.6 kg/l do gasóleo tem que retirar 7% (B7) se for simples e 10% (B10) se for premium.
E aos 2,23 kg/l da gasolina tem que retirar 5% (E5) se for simples e 10% (E10) se for premium.
Para se ter uma ideia da importância desta opção, a Associação Portuguesa dos Produtores de Biocombustíveis indica que a simples adição de mais 2% aos combustíveis resultaria numa poupança nas emissões de CO2 na ordem das 300.000TONS/ano. Ou seja metia num chinelo essas 28.830 ton inflacionados e reclamadas pela MobiE
Já nem falo no AdBlue no caso dos Diesel (vc veio-me com a lenga-lenga da Turbo eu mostro-lhe a da Motor24, sendo que a Turbo não diz em lado nenhum que o AdBlue não actua no CO2):
“O aditivo AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada), que permite uma importante redução nas emissões de CO2”
https://www.motor24.pt/area-de-servico/adblue-tudo-o-que-precisa-saber-sobre-este-aditivo/718154/
Sendo que o valor correcto para a combustão a percorrer esses 216 863 905 kms num segmento D é 23 638 TONS/ano (109g/km)
Entretanto e como sabe a ME não é isenta de emissões e muitas e tb tem ESCAPE, o das termoeléctricas! Que emitem uma quantidade de poluentes por vol bem piores como sejam os SOx , os NOx e partículas, para além do CO2 pois não dispõem de catalisadores, nem filtros de partículas, nem AdBlue ao contrário do ESCAPE de um carro. Por outro lado o ESCAPE das termoeléctricas, normalmente montados perto de vilas e cidades, emite grandes percentagens em redor de uma pequena área resultando em grandes concentrações de poluentes que prejudicam fortemente as populações cercanas. Este quadro apenas se verifica com os carros em grandes centros quando sujeitos a trânsito intenso e/ou engarrafamentos mas com a vantagem dos SOx , NOx e partículas manifestarem uma % muito pequena comparativamente a uma termoeléctrica.
Por fim o “escape” dos BEV para esses 216 863 905 kms iriam emitir 14.096 TONS/ano ao abrigo do mix de electricidade da UE. Nrs. que não são para desprezar assim de forma tão leviana.
Faltando ainda contabilizar o valor do CO2 emitido pelo fabrico das baterias dos BEV desses 105000 condutores, considerando um pack médio de 65kWh, já poluíram à cabeça 1 365 000 TONS CO2, valor que vamos supor a amortizar em 10 anos dá 136 500/ano, sem acidentes e sem avarias!
Portanto a MobiE não permitiu poupar a emissão de 28.830 toneladas de CO2 em 2022. Pelo contrário:
– A MobiE em 2022 contribuiu para o aumento da pegada de carbono com a adição de emissões em 147.343 toneladas de CO2.
Em conclusão mais uma falácia dos senhores da ME. Sempre a somar!
Retirar porquê ? o biocombustível não tem emissões na mesma ?
Se são emissões que foram recuperadas do ambiente antes, tudo bem, mas que tem emissões na mesma, tem.
Errado, o Adblue é para transformar PARTE dos NOX em água, não reduz nada no CO2, andam a inventar para quê, olhe o que diz a VW:
https://tristramvolkswagen.co.nz/parts-and-accessories/adblue-technology
“AdBlue® is a non-toxic, non-flammable; biodegradable urea and water-based liquid additive that processes the gases in a car exhaust system to remove harmful nitrogen oxide (NOx) emissions. ”
Termo-electricas ? isso conta com quê 2.3% de toda a energia gerada em Portugal ? já que a de gás natural não tem essas emissões.
Então e o CO2 do fabrico dos óleos, dos veículos, do combustível.
Errado, segundo os seus amigos da IVL foi metade disso, coisa que você não admite estar errado, mas enfim, já sabemos que campanha anda a tentar fazer.
Em conclusão, mais uma falácia que você tenta criar, mas não consegue, com que interesse ainda não entendi.
A ureia também deve vir do CÉU, dado pelo todo poderoso. por cada 1000 kms são mais 1.5 litros.
Vi aqui
https://www.econology.info/europe-emission-co2-country-kwh-electric/
Não estão os países de Leste quase todos acima do pior do Ocidente o que facilmente faz subir o valor médio para as 65 gramas o kWh usado nos cálculos. E falta um ou outro do ocidente em particular Portugal que está um pouco pior que Espanha (57 gramas)
Mas os cálculos foram feitos em Portugal com alguma energia espanhola e Francesa, não da Polónia, porque não usa o valor declarado para Portugal ?
Além disso com um toque de magia tornou todos os carros em Portugal em novos, quando se sabe que o parque tem em média 13.6 anos, quando mais de 40 % tem entre 10 a 20 anos e quando 21% tem mais de 20.
Milagrosamente você tornou o parque automóvel em novo, problem solved. Looool
Ah, falta uma coisa, fala da falácia, e depois vai buscar um artigo de 2008 para fazer cálculos.
Looool
Portanto quando se trata de combustão, usa valores desde ano, quando se trata de valores para coisas eléctricas vai buscar valores a partir de 2007.
Portanto, não existe problema nenhum no mundo, basta usar valores que nos convenham….
Agora é que estou a ver… então vc está a afirmar que a electricidade gerada por gás é zero emissões?
Afinal vc ainda consegue ser mais fundamentalista que os seus amigos da T&E. Estes ao menos ainda reconhecem 430 gramas por cada kWh gerado.
Em relação aos valores que diz serem de 2008, vc está errado mais uma vez.
Eu fui conferir esses nrs antes de os postar e estão correctos/actualizados em 2020 (depois disso não disponho de dados). Repare que é um ano de pandemia (menor consumo).
Por exemplo a Alemanha é um ver se te avias a aumentar o fóssil e a destruir o verde no pós pandemia. Sabe-se pq há por lá uns activistas que fazem ainda mais barulho que a Greta eheh
Se tiver dúvidas veja:
“The European Attribute Mix for 2021 is 9.91 % renewable, 24.37% nuclear and 65.71% fossil.”
IN https://www.aib-net.org/facts/european-residual-mix
Mais 0,71% relativamente aos 65% que tinha inicialmente calculado. Portanto mais pontos a favor da combustão
Sobre PT não anda longe dos 57% Fóssil que já tinha exposto. Mas é mais 60%. Melhor para os IC, nesta questão da poupança do CO2 apregoada pela MobiE. Estão a ser só ridículos.
Sobre a questão que nos divide:
-Há dias estava a ver um artigo do Pplware sobre IA. https://pplware.sapo.pt/internet/chatgpt-afinal-quem-escreveu-este-texto/comment-page-1/#comment-3179017
Inicialmente tentei não ligar pq sou um pouco contra estes facilitismos, mas lá acabei por ceder e tentar perceber mais um pouco sobre as potencialidades da coisa. Fiquei curioso sobretudo pq várias escolas/universidades já vedaram o acesso a este openIA por potencialmente desvirtuar os reais capacidades dos alunos.
Inicialmente fiz-lhe perguntas sobre a história de Portugal, cálculos matemáticos etc e batia tudo incrivelmente certo, para alem de acrescentar outra desenvoltura que não uma simples resposta seca e dura.
E hoje pensei, porque não por isto a arbitrar o conflito entre mim e o RC que já vimos não leva a lado nenhum. Vc puxa para um lado, eu puxo para o outro e não saímos disto eheh
Então é assim:
a)Sobre o CO2 gerado por cada kWh de capacidade de uma bateria:
b)Sobre o CO2 emitido por um carro a combustão de categoria semelhante a um BEV que monte bateria de 100 kWh:
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7wrQ10pa7rT4d1k7Q?e=sb2QjJ
2-0 vc perde
c)Sobre a ideia de que a simples produção de uma bateria de 100kWh de capacidade gera tanto CO2 como um carro a combustão de categoria semelhante a circular durante 18 anos em Portugal.
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7wq5QOJZKHHolPUQQ?e=wWaWaB
3-0 vc está a perder
4-Sobre o facto do carro electrico só começar a ser verdadeiramente sustentável após 170.000 kms, caso use apenas energia renovável (o que como se vê é cada vez mais improvável na UE)
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7ws5UhE9IpbRaDc6g?e=OHeU4o
4-0 vc perdeu de goleada, loolool
Onde é que disse que gás não tem emissões ? eu disse que “não tinha essas emissões”, estava a referir-me aos SOx e NOx.
Eu não consigo, mas você consegue ser fundamentalista até dizer chega, tanto é que foi buscar uma entrevista feita a alguém da Audi (sim, eu lembro-me dessa entrevista), realmente parece-me o mais imparcial de todos e até confirma que certezas não tem nenhumas. LOOOOL
Será que leu o que é European residual mix ?
Eu deixo aqui o que está no relatório que você apresenta:
“The electricity residual mix of a country represents the share of electricity supply for which the energy source is not proven through cancellation of Guarantees of Origin or other Reliable Tracking Mechanisms. ”
Portanto não sei se entendeu, mas bastava olhar para a imagem, é a energia que não tem fonte confirmada, onde claro não entram as grandes produções renovaveis certificadas até por rotulagem, ou seja, são as fontes sem rotulo.
Não entendi o que esse relatório tem a ver com o total de energia consumida, quando se baseia neste relatório para afirmar que a energia consumida é esta, até entram na conta os combustíveis fosseis usados nos veículos a combustão. LOOL
Como já tinha visto, as renováveis chegam a 27%, não é muito, mas já é uma boa parte, só quero ver quando for para hidrogénio e combustiveis sinteticos que tanto gosta, onde necessitam de 5x e 10x mais de electricidade para fazer o mesmo e tudo verdinho, vai ser um milagre do verde.
https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Electricity_production,_consumption_and_market_overview
Ah, e mais uma vez, o carro é produzido em árvores e o combustível cai milagrosamente do céu.
Curioso que mais uma vez, usam os números declarados para combustão, e os números velhos e enterrados para justificar aquilo que não conseguem, nem você nem mais ninguém.
Mas é curioso, que continuo à espera que me diga que carro consume em média 3.75 a 4 litros aos 100 kms, deve ser a andar na A4 ou a fazer A1 do Porto ao Algarve.
Mais curioso que o spritmonitor dá a esse carro um consumo médio de 5,67, ou seja;
2.68 * 5.67 = 151 gramas por kms. Portanto, só teorias, e sim, só existem no mundo teslas com baterias de 100 kwh, os mais vendidos que são o dacia e o model 3 com 55 kwh não servem para numeros, nem outros carros a combustão mais velhos, só os novinhos, e que consomem menos de 4 litros, sempre tudo direitinho.
Eu não estou aqui para ganhar nada, já você parece que sim, é isso que faz para o lobby lhe pagar por esta campanha ?
Também pertence aos 500 lobistas que tiveram na COP26 ?
https://www.bbc.com/news/science-environment-59199484
Ah, e sim, está desatualizado. Se tivesse visto que estava tinha colocado a fonte mais nova, e não a mais velha, mas aqui fica:
https://www.eea.europa.eu/data-and-maps/daviz/co2-emission-intensity-5#tab-googlechartid_chart_11_filters=%7B%22rowFilters%22%3A%7B%7D%3B%22columnFilters%22%3A%7B%22pre_config_ugeo%22%3A%5B%22European%20Union%20(current%20composition)%22%3B%22Germany%22%3B%22Portugal%22%5D%7D%7D
Desde quando o gás não emite NOx e SOx?
Uma central termoeléctrica a gás emite principalmente CO2, NOx e SOx, além de pequenas quantidades de outros gases de efeito estufa e poluentes.
Sobre CO2 das baterias
Onde viu que fui buscar essas conclusões a uma entrevista feita a alguém da Audi?!
Veja lá melhor a fonte. Está tudo explicado não precisa invocar a sua memória de elefante que pelos vistos será mais de uma barata eheh.
Se lhe faz confusão os 100 kWh do LR olhe reduza na proporção das outras baterias e obtém na mesma um resultado deveras desanimador.
No entanto a tendência do mercado hoje em dia é entre os 75 e os 125 kWh, o que resulta num valor de 100 kWh médios, E cada vez mais a solução em busca de autonomia é meter mais kWh, como se viu recentemente com o renovado E-Tron.
Ir buscar para a comparação carros a combustão velhos não faria sentido pq quem compra um eléctrico, pelo valor nunca iria buscar um carro muito antigo.
O que faz sentido é perceber se a alteração de IC para BEV tem os benefícios que estão a querer impor!
Mas pode à vontade ir buscar carros com 25 anos. Por exemplo o Audi A3 de 1997 1.9 TDI com emissões CO2 de 138 g/Km.
Portanto continuaria a perder!
O ganho dos combustões modernos é sobretudo ao nível das partículas, NOx e SOx.
Quanto ao sintécticos permitem redução nas emissões CO2 entre 68 e 90% por comparação com o gasóleo e a gasolina, conforme se tem provado na competição. Portanto seriam uma excelente opção nesta fase de transição até à chegada do H2 em pleno.
Em relação ao H2,
Já lhe tinha explicado que o armazenamento de hidrogénio pode contribuir para a estabilização das redes eléctricas de várias maneiras, pouco importa quanta energia gasta para o produzir, uma vez que não raras vezes a rede não tem capacidade para aceitar mais electricidade e essa electricidade é desperdiçada ( picos produção solar e eólica) principalmente. Assim a força dessa energia, em vez de desperdiçada seria aproveitada para armazenar em forma de H2. É assim tão difícil de perceber?
Armazenada essa energia sob a forma de H2 ela pode ser utilizada para aumentar ou diminuir a geração de electricidade de uma central permitindo aos operadores de rede equilibrar a oferta e a demanda. Por ex. o H2 pode ser utilizado para gerar electricidade através da célula combustível quando a demanda é elevada e a energia renovável é escassa.
Sob a forma de H2, pode ainda exportar energia facilmente e cobrir as necessidades de países em deficit
Portanto é um mundo de oportunidades.
Sinceramente não percebo a malapata para com o H2 por parte da malta da ME (não é só vc)
Tenham calma que a coisa ainda agora está a começar.
Como se não bastasse deitarem abaixo florestas milenares e parques eólicos em busca de mais carvão, agora os alemães tb resolvem destruir vilas habitadas.
https://sicnoticias.pt/mundo/2023-01-17-Greta-Thunberg-detida-durante-protesto-na-Alemanha-dbb3d55f?utm_source=upday&utm_medium=referral
Tudo em prol da sustentabilidade do carro eléctrico.
Se a demagogia pagasse imposto, estávamos todos ricos eheh
Ena, então ainda bem que não temos tecnologias como hidrogénio e combustíveis sintéticos, senão era muito mais.
Ou não…
Se houvesse um sistema consistente de H2, provavelmente teriam conseguido armazenar no Verão a energia necessária para fazer face ao Inverno.
E acham que existem doidos para gastar uma fortuna em sistemas de produção e armazenamento, com altas perdas mensais para depois aproveitar 20 % dessa energia ?
E onde prova que no verão tiveram energia com fartura ? não foi nessa altura que ativaram as centrais a carvão ?
Hidrogénio para armazenar é uma falácia, tal como diz o Prof Joaquim Delgado, a melhor utilização que tem é produzi-lo onde é usado.