“Range Anxiety” dos condutores de veículos elétricos: mito ou realidade?
Um dos grandes receios de quem conduz carros elétricos é ficar sem bateria e longe de qualquer ponto de carregamento. Esta preocupação constante chama-se “range anxiety”. Mas há formas de dar a volta a isso e garantir uma viagem sem sobressaltos.
A ansiedade é um problema para quem conduz elétricos
Com a crescente adoção dos veículos elétricos (VE) em todo o mundo, um dos maiores receios entre os condutores é o chamado "range anxiety", ou "ansiedade da autonomia".
Este fenómeno descreve o medo de que a bateria do carro elétrico se esgote antes de se chegar ao destino ou a um ponto de carregamento, deixando o condutor "encalhado".
Apesar dos avanços tecnológicos nos VEs, esta preocupação continua a ser uma barreira significativa para muitos consumidores. Mas será o "range anxiety" uma preocupação real ou apenas um receio psicológico? E como podem os condutores ultrapassar este obstáculo?
O termo refere-se à preocupação dos condutores com a autonomia limitada dos veículos elétricos e à falta de infraestrutura de carregamento em certas áreas. Este receio tem raízes no início da era dos EV, quando os primeiros modelos ofereciam autonomias modestas, muitas vezes inferiores a 150 km por carga.
Hoje, no entanto, os avanços nas tecnologias de baterias permitiram que muitos veículos elétricos ofereçam autonomias superiores a 400 ou 500 km com uma única carga.
Modelos como o Tesla Model 3, o Mercedes EQE SUV e o Hyundai Ioniq 6 já demonstram que a autonomia dos EV está a aproximar-se dos veículos tradicionais a combustão.
Um medo justificado?
A verdade é que, na maioria das situações diárias, o "range anxiety" é mais perceção do que realidade. Estudos demonstram que o condutor médio percorre cerca de 50 km por dia, muito abaixo da autonomia oferecida pela maioria dos veículos elétricos modernos.
No entanto, existem fatores que amplificam este receio, como a infraestrutura de carregamento limitada, o desconhecimento do uso de veículos elétricos (condutores menos experientes podem não saber planear as suas viagens ou utilizar aplicações que mostram os pontos de carregamento disponíveis) ou a variabilidade a autonomia devida a fatores como temperaturas extremas ou uma condução agressiva.
Como superar o "range anxiety"?
Os condutores de veículos elétricos podem adotar várias estratégias para lidar com o "range anxiety" e desfrutar da experiência de condução sem receios. Como?
- Planeamento de viagem: antes de iniciar uma viagem, os condutores podem utilizar aplicações móveis que identificam pontos de carregamento ao longo do percurso, como a Electromaps, PlugShare ou aplicações dos fabricantes. Estas ferramentas permitem saber onde carregar e quanto tempo demorará a operação.
- Conhecer a autonomia real do veículo: entender os limites do veículo elétrico e a forma como fatores externos influenciam a autonomia é essencial. Uma condução eficiente, com velocidades moderadas e uso limitado do ar condicionado, pode aumentar significativamente a autonomia.
- Utilização de carregadores rápidos: a rede de carregadores rápidos está em expansão em Portugal e no resto da Europa. Estes carregadores permitem repor 80% da bateria em cerca de 30 minutos, reduzindo significativamente o tempo de espera durante viagens longas.
- Carregamento em casa ou no trabalho: uma das grandes vantagens dos EVs é a possibilidade de carregamento doméstico ou em locais de trabalho, evitando deslocações desnecessárias a postos de carregamento. Com uma tomada comum ou uma wallbox, o carro pode ser carregado durante a noite.
- Atualizações tecnológicas: os fabricantes continuam a investir em baterias mais eficientes e na expansão da infraestrutura de carregamento. Tecnologias como baterias de estado sólido prometem autonomias superiores e tempos de carregamento ainda mais curtos no futuro.
Como se pode constatar, a chave para ultrapassar o "range anxiety" reside no planeamento e na adaptação às novas realidades da mobilidade elétrica.
À medida que o setor automóvel evolui e os veículos elétricos se tornam a norma, a perceção de limitação de autonomia dará lugar a uma condução mais eficiente, sustentável e confiante.
Eu então comprar um gerador e andar com ele na mala do carro 🙂
Esse tipo de gerador não carrega veículos.
Quem lhe disse?
Digo eu que já testei.
Só geradores com terra simulada e tensão estabilizada, que só encontra em geradores industriais, escusa de ir buscar exemplos dos americanos porque lá o sistema é diferente e não obriga a isso.
Mais vale uma power bank de 2 ou 3 kWh.
Provavelmente verdade. Mas nos de combustão há o medo de ficar sem o ordenado e o nervoso miudinho de o ver todo a fugir pelo tubo de escape. Entre uma coisa e outra venha o diabo e escolha. Mas o diabo não é parvo e vai de bicicleta.
A meu ver, em Portugal, há duas condicionantes que impedem o uso massivo de bicicletas, sejam convencionais ou elétricas. O comodismo e a falta de ciclovias dignas desse nome. Mais uma vez, infelizmente, lá tenho eu de apontar os holandeses como exemplo. Aquilo são ciclovias. Consegue-se fazer praticamente o país todo em ciclovias. Em Portugal vai-se sempre com o coração nas mãos.
Isso não é verdade, os Países Baixos consomem mais combustível por habitante de que nós. Vê-se mais gente de bicicleta porque eles têm uma população praticamente o dobro da nossa. Ou seja, mitos urbanos.
Na Holanda mais de 40% das deslocações são de bici. E isso não inclui só deslocações em cidades. Em Amesterdão só os turistas não andam de bicicleta. A diferença entre os Holandeses e os tugas é que eles têm um QI muito mais alto. Os crápulas do lobby automóvel esfregam as mãos à pala da estupidez dos tugas e os políticos apoiam.
A principal diferença importante é q a Holanda é plana.
40%? LOL, é o que eu digo mitos. Já agora quantos quilómetros você se desloca para o trabalho por dia?
É verdade . Nervosismo de condutores ao olhar para o estado de bateria….até asusta
Não me levem a mal, mas é um artigo extenso para dizer muito pouco.
Ficou de fora a melhor aplicação/site para planear viagens, ficaram de fora as melhores apps e site para descobrir os preços de carregamento. E outra coisas mais…
Extenso? Não, a ideia de não juntar apps, plataformas e dicas foi mesmo para não ficar aborrecido. Primeiro explicas o problema, depois mostras as ferramentas 😉 e aí nasce a segunda parte.
Esperemos então pela segunda parte …
Para já, por cá e pela Espanha, zero ansiedade
Ora… agora disseste tudo, em Espanha 😉
Não percebi. Nunca tive ansiedade por causa da bateria, nem por cá nem pela Espanha. Ainda não me aventurei noutros países.
Mas é um fator que pesa bastante na decisão dos condutores. Atualmente muitos condutores sofrem desta ansiedade, principalmente nas viagens mais longas, onde, por exemplo, nas férias, as estações de carregamento estão lotadas. E o receio de ficar parado na estrada aumenta consideravelmente. Em Portugal a rede de carregamento não tem nada a ver com Espanha.
Do que vi por Espanha, parece-me que a densidade de carregadores por km2 não é superior ao que temos por cá.
Mas notei algumas diferenças que realmente nos fazem sentir mais à vontade por lá:
– há muito menos carros elétricos a circular;
– há uma rede Tesla, aberta a todas as marcas, que só por si permite percorrer praticamente todo o país;
– em muitas auto estradas não existe o conceito de uma área de serviço isolada em cada sentido e independentemente de irmos na auto estrada, numa nacional ao lado e independentemente do sentido em que vamos, podemos aceder aos carregadores dessa área de serviço;
– ao contrário do que sucede por cá, é muito encontrarmos nas próprias autoestradas ou com acesso às mesmas, hubs de carregamento com 8 ou mais carregadores Tesla, Zunder, Ionity ….
Estas diferenças podem realmente pesar na ansiedade, é verdade.
Vê só a rede Tesla 😉
Relativamente à rede Tesla, sim, tenho essa percepção, até porque é o carro que tenho.
Como disse no comentário anterior, existem aqueles 3 fatores que fazem muita diferença.
A enorme rede Tesla, o facto de em muitos sítios as áreas de serviço não serem exclusivas para cada sentido nem para a própria AE, podendo ser acedidas a partir de qualquer um dos sentidos e o facto de terem hub’s muitas vezes com 8 ou mais carregadores, faz uma grande diferença em viagens grandes.
E o facto de a rede Tesla estar aberta a outras marcas.
Só isso faz uma enorme diferença.
A ansiedade de chegar ao Algarve.
Pelo que tenho visto por aqui, isso é um receio dos não utilizadores.
O testador de carros, ora promovido a testador de carros + testador de postos de carregamento+testador de tarifas PT e ES, foi dar uma volta a Sevilha e no regresso demorou 11 horas e achou que foi rápido.
Portanto tudo dito, o “Range Anxiety” não se manifesta desde que não haja mais nada para fazer.
Então e depois, não pode demorar o tempo que quiser ? curioso porque até andou a ver postos de carga que ainda nem abriram.
Ele mostrou ter ansiedade onde ?
Portanto quando você vai de viagem é igual, é porque não tem nada para fazer.
Já agora gostava de o ver a fazer uma média de velocidade como ele conseguiu, e mais uma vez se prova que estes carros em auto-estrada a 130 kmh de média fazem bem menos de 20 kwh.
Quais 130 kms/h?
Na minha terra 670 kms a dividir 11 horas dá média de 60.9 kms/h
Isso num térmico era coisa para 4 horas e trinta minutos. Podia levantar-me mais tarde e ainda vinha almoçar a casa.
129 kmh para ser exato.
Não foram 11 horas, nem perto disso, que eu saiba a velocidade média é a velocidade obtida entre 1 percurso.
Vá admita e não negue.
Então é fazer um vídeo com 670 KMS feitos em 4.5 horas e colocar aqui, assim se faz um homem.
Qual é a dificuldade?
Se quiser podemos marcar isso. Quem perder paga as despesa.
Tb podemos subir a fasquia para 3 horas e meia, mas neste caso, quem perder além da despesa, paga tb as multas e o advogado.
Qt ao tempo que o nosso amigo levou, sim foram 11 horas. Ele sai às 7:50 de ES (6:50 em PT) e chega às 20:00H.
Patético 😛
Portanto não o faz, não foi isso que disse ?
Mas ele não fez a viagem de seguida, por isso esse tempo não conta.
Não faz de seguida pq os elektros não têm capacidade para fazer. Tem que parar para 2 carregamentos e se andar muito depressa 4 carregamentos não chegam.
E ainda por cima tem q fazer a rota em função do posicionamento dos carregadores de que precisa, de contrário atalhava por Badajoz e poupava 100 kms. É este só mais um exemplo da parvoíce que é a ME.
Nem você fazia de seguida.
Não viu quantas vezes parou para mostrar carregadores ainda não ativados ?
Chegam, tanto que andou depressa.
Tem ? então nas outras rotas não tinha carregadores ? ou ele fez aquela rota para mostrar aqueles carregadores ?
Mas Badajoz tem carregadores, e perto de lá até tem ionity.
Mas não haveria de fazer de seguida pq? Diga lá?
Simples, porque são muitas horas a conduzir.
Ohhhh sim, o q seria dos motoristas TIR se não pudessem cumprir 4:30 horas num veículo deveras mais exigente e desgastante. É lá possível fazer o mesmo num automóvel, nem pensar. 😛
Vc sai-se com cd uma lolloool
E cumprem, que outra solução têm, mas como eles também devem fazer 600kms em 4:30 não vejo grande problema.
Você para porque é forçado a parar, nem que seja pelos outros que vão no carro.
Digam o que disserem eu não troco o meu por um elétrico no stress de ficar pelo caminho, e não me venham com o ecológico, pois existem outras coisas que são menos ecológicas, Aviões, Barcos, Guerras, Telemóveis, Garrafas de plástico etc
Eu também não troco o meu eléctrico por mais nenhum a combustão, sim, sei o que é isso e fiquei mais vezes a pé neles que em eléctricos.
cada um com as suas escolhas
Até agora não tenho stressado com o meu elétrico. Aqui na zona de Lisboa há carregadores com fartura. Podem não ser baratos, mas há
Pelo que tenho visto, anda stressado mas é com o diesel que tem, a tentar justificar o mau negócio que fez, senão não se preocupava com aquilo que os outros gastam.
O fanatismo é tanto, que nem percebe o que responde ao que vai com a ideologia dele.
Eu tenho ideologias.
Fanáticos são os que vêem proclamar algumas idiotices que nada têm a ver com o tema.
Realmente, tal é a cegueira.
Qual cegueira ?
Andas sempre aqui a comentar stressado rapaz!
Compra carro a combustão e sê feliz.
Sou diferente de si em que aspeto ?
Eu já tive vários a combustão, e não era feliz.
Portanto não é feliz com os a combustão ? já que anda por aqui a comentar.
Tenho eléctrico e não ando stressado posso carregar de borla no trabalho e às vezes também carrego em casa.
O que poupam nas pequenas deslocações de elétrico gastam no psicólogo e em velinhas em Fátima.
Pequenas ? então quantos kms faz por ano ?