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“Range Anxiety” dos condutores de veículos elétricos: mito ou realidade?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Aziado says:

    Eu então comprar um gerador e andar com ele na mala do carro 🙂

  2. Grunho says:

    Provavelmente verdade. Mas nos de combustão há o medo de ficar sem o ordenado e o nervoso miudinho de o ver todo a fugir pelo tubo de escape. Entre uma coisa e outra venha o diabo e escolha. Mas o diabo não é parvo e vai de bicicleta.

    • Andreas Noack says:

      A meu ver, em Portugal, há duas condicionantes que impedem o uso massivo de bicicletas, sejam convencionais ou elétricas. O comodismo e a falta de ciclovias dignas desse nome. Mais uma vez, infelizmente, lá tenho eu de apontar os holandeses como exemplo. Aquilo são ciclovias. Consegue-se fazer praticamente o país todo em ciclovias. Em Portugal vai-se sempre com o coração nas mãos.

      • PJA says:

        Isso não é verdade, os Países Baixos consomem mais combustível por habitante de que nós. Vê-se mais gente de bicicleta porque eles têm uma população praticamente o dobro da nossa. Ou seja, mitos urbanos.

        • Grunho says:

          Na Holanda mais de 40% das deslocações são de bici. E isso não inclui só deslocações em cidades. Em Amesterdão só os turistas não andam de bicicleta. A diferença entre os Holandeses e os tugas é que eles têm um QI muito mais alto. Os crápulas do lobby automóvel esfregam as mãos à pala da estupidez dos tugas e os políticos apoiam.

  3. Elonao says:

    É verdade . Nervosismo de condutores ao olhar para o estado de bateria….até asusta

  4. Rui Costa says:

    Não me levem a mal, mas é um artigo extenso para dizer muito pouco.
    Ficou de fora a melhor aplicação/site para planear viagens, ficaram de fora as melhores apps e site para descobrir os preços de carregamento. E outra coisas mais…

    • Vítor M. says:

      Extenso? Não, a ideia de não juntar apps, plataformas e dicas foi mesmo para não ficar aborrecido. Primeiro explicas o problema, depois mostras as ferramentas 😉 e aí nasce a segunda parte.

      • Rui Costa says:

        Esperemos então pela segunda parte …
        Para já, por cá e pela Espanha, zero ansiedade

        • Vítor M. says:

          Ora… agora disseste tudo, em Espanha 😉

          • Rui Costa says:

            Não percebi. Nunca tive ansiedade por causa da bateria, nem por cá nem pela Espanha. Ainda não me aventurei noutros países.

          • Vítor M. says:

            Mas é um fator que pesa bastante na decisão dos condutores. Atualmente muitos condutores sofrem desta ansiedade, principalmente nas viagens mais longas, onde, por exemplo, nas férias, as estações de carregamento estão lotadas. E o receio de ficar parado na estrada aumenta consideravelmente. Em Portugal a rede de carregamento não tem nada a ver com Espanha.

          • Rui Costa says:

            Do que vi por Espanha, parece-me que a densidade de carregadores por km2 não é superior ao que temos por cá.
            Mas notei algumas diferenças que realmente nos fazem sentir mais à vontade por lá:
            – há muito menos carros elétricos a circular;
            – há uma rede Tesla, aberta a todas as marcas, que só por si permite percorrer praticamente todo o país;
            – em muitas auto estradas não existe o conceito de uma área de serviço isolada em cada sentido e independentemente de irmos na auto estrada, numa nacional ao lado e independentemente do sentido em que vamos, podemos aceder aos carregadores dessa área de serviço;
            – ao contrário do que sucede por cá, é muito encontrarmos nas próprias autoestradas ou com acesso às mesmas, hubs de carregamento com 8 ou mais carregadores Tesla, Zunder, Ionity ….

            Estas diferenças podem realmente pesar na ansiedade, é verdade.

          • Vítor M. says:

            Vê só a rede Tesla 😉

          • Rui Costa says:

            Relativamente à rede Tesla, sim, tenho essa percepção, até porque é o carro que tenho.
            Como disse no comentário anterior, existem aqueles 3 fatores que fazem muita diferença.
            A enorme rede Tesla, o facto de em muitos sítios as áreas de serviço não serem exclusivas para cada sentido nem para a própria AE, podendo ser acedidas a partir de qualquer um dos sentidos e o facto de terem hub’s muitas vezes com 8 ou mais carregadores, faz uma grande diferença em viagens grandes.
            E o facto de a rede Tesla estar aberta a outras marcas.

          • Vítor M. says:

            Só isso faz uma enorme diferença.

  5. Carlos says:

    A ansiedade de chegar ao Algarve.

  6. JL says:

    Pelo que tenho visto por aqui, isso é um receio dos não utilizadores.

    • Yamahia says:

      O testador de carros, ora promovido a testador de carros + testador de postos de carregamento+testador de tarifas PT e ES, foi dar uma volta a Sevilha e no regresso demorou 11 horas e achou que foi rápido.
      Portanto tudo dito, o “Range Anxiety” não se manifesta desde que não haja mais nada para fazer.

      • JL says:

        Então e depois, não pode demorar o tempo que quiser ? curioso porque até andou a ver postos de carga que ainda nem abriram.

        Ele mostrou ter ansiedade onde ?

        Portanto quando você vai de viagem é igual, é porque não tem nada para fazer.

      • JL says:

        Já agora gostava de o ver a fazer uma média de velocidade como ele conseguiu, e mais uma vez se prova que estes carros em auto-estrada a 130 kmh de média fazem bem menos de 20 kwh.

        • Yamahia says:

          Quais 130 kms/h?
          Na minha terra 670 kms a dividir 11 horas dá média de 60.9 kms/h

          Isso num térmico era coisa para 4 horas e trinta minutos. Podia levantar-me mais tarde e ainda vinha almoçar a casa.

          • JL says:

            129 kmh para ser exato.

            Não foram 11 horas, nem perto disso, que eu saiba a velocidade média é a velocidade obtida entre 1 percurso.

            Vá admita e não negue.

            Então é fazer um vídeo com 670 KMS feitos em 4.5 horas e colocar aqui, assim se faz um homem.

          • Yamahia says:

            Qual é a dificuldade?
            Se quiser podemos marcar isso. Quem perder paga as despesa.

            Tb podemos subir a fasquia para 3 horas e meia, mas neste caso, quem perder além da despesa, paga tb as multas e o advogado.

            Qt ao tempo que o nosso amigo levou, sim foram 11 horas. Ele sai às 7:50 de ES (6:50 em PT) e chega às 20:00H.
            Patético 😛

          • JL says:

            Portanto não o faz, não foi isso que disse ?

            Mas ele não fez a viagem de seguida, por isso esse tempo não conta.

          • Yamahia says:

            Não faz de seguida pq os elektros não têm capacidade para fazer. Tem que parar para 2 carregamentos e se andar muito depressa 4 carregamentos não chegam.
            E ainda por cima tem q fazer a rota em função do posicionamento dos carregadores de que precisa, de contrário atalhava por Badajoz e poupava 100 kms. É este só mais um exemplo da parvoíce que é a ME.

          • JL says:

            Nem você fazia de seguida.

            Não viu quantas vezes parou para mostrar carregadores ainda não ativados ?

            Chegam, tanto que andou depressa.

            Tem ? então nas outras rotas não tinha carregadores ? ou ele fez aquela rota para mostrar aqueles carregadores ?

            Mas Badajoz tem carregadores, e perto de lá até tem ionity.

          • Yamahia says:

            Mas não haveria de fazer de seguida pq? Diga lá?

          • JL says:

            Simples, porque são muitas horas a conduzir.

          • Yamahia says:

            Ohhhh sim, o q seria dos motoristas TIR se não pudessem cumprir 4:30 horas num veículo deveras mais exigente e desgastante. É lá possível fazer o mesmo num automóvel, nem pensar. 😛
            Vc sai-se com cd uma lolloool

          • JL says:

            E cumprem, que outra solução têm, mas como eles também devem fazer 600kms em 4:30 não vejo grande problema.

            Você para porque é forçado a parar, nem que seja pelos outros que vão no carro.

  7. ze says:

    Digam o que disserem eu não troco o meu por um elétrico no stress de ficar pelo caminho, e não me venham com o ecológico, pois existem outras coisas que são menos ecológicas, Aviões, Barcos, Guerras, Telemóveis, Garrafas de plástico etc

  8. Mário says:

    Até agora não tenho stressado com o meu elétrico. Aqui na zona de Lisboa há carregadores com fartura. Podem não ser baratos, mas há

  9. SF says:

    Tenho eléctrico e não ando stressado posso carregar de borla no trabalho e às vezes também carrego em casa.

  10. semerodk says:

    O que poupam nas pequenas deslocações de elétrico gastam no psicólogo e em velinhas em Fátima.

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