Radares de Velocidade: são estes os equipamentos usados em Portugal
A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum. O objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores. Saiba quais os radares aprovados para funcionar em Portugal.
A ANSR é responsável pela avaliação das características técnicas e operacionais dos equipamentos usados para controlo e fiscalização do trânsito pelas entidades fiscalizadoras. Esta entidade tem também autonomia para aprovar ou não o uso de equipamento depois das avaliações realizadas.

Lista de Radares de Velocidade
No seu site, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados. Neste documento, é possível a marca e modelo dos seguintes equipamentos aprovados:
- Alcoolímetros
- Balanças e instrumentos de pesagem
- Bloqueadores
- Câmara de Captura de matrícula
- Cinemómetros / radares
- Equipamento de vídeo para controlo de velocidade
- Parquímetros / Parcómetros
- Sonómetros
- Testes de Rastreio da Saliva
- Via Verde
Em Portugal são usados dois tipos de radares, os fixos e móveis. No caso dos radares móveis, destaque para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Este sistema teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares de velocidade. Apesar de todos os alertas e até indicação dos locais onde foram instalados, os condutores continuam a “ser apanhados” em excesso de velocidade.





















Faço votos para que este grupo de cidadão de boa fé consigam acabar com esta pouca vergonha. https ://www.razaoautomovel.com/noticias/radares-lisboa-viabilidade-escritorio-advogados-providencia-cautelar/
Ena, então há advogados com muitas para pagar ?
Não sei se vale a pena citar para cabeças ocas como a tua, no entanto vou arriscar.
“Não vale tudo. Defendo a segurança rodoviária e reconheço que os radares são um importante instrumento para a redução da sinistralidade. No entanto, nos locais em que a CML os colocou, para além da evidente intenção de gerar receita, não há dados concretos sobre a variação dos índices de sinistralidade antes e depois da sua instalação”.
“CARLOS M. BARROSO, ADVOGADO”
Cada um diz o que quer, certo ? ou seja, desculpas…
Ninguém está imune até que perceba a manha que está montada por detrás do esquema.
Novamente vem-me à ideia a Santos & Castro
https://pplware.sapo.pt/motores/gnr-atencao-a-estrada-numero-de-vitimas-mortais-dispara/comment-page-1/#comment-3587919
É essencial pôr fim a essa fraude.
é começar a fazer como fazem na inglaterra…
na vci do porto só causam congestionamento
Realmente este tipo de radares colocados onde estao, não serve para mais nada a não ser atrapalhar a vida dos automobilistas e facturar sobre os que se distraem ou querem produzir.
O que vale é que PT anda a duas velocidades “devagar e devagarinho”. Apesar disso somos o 6⁰ pior da europa apenas superados por alguns de leste, exactamentea pq os radares estão onde não resolvem porra nenhuma.
Isso só revela desconhecimento. Antes dos radares na VCI, havia quase todos os dias acidentes de alguma gravidade. A localização dos radares foi bem pensada, em zonas onde o excesso de velocidade era comum.
Continuam a acontecer acidentes, mas de muito menor gravidade e, ao contrário do que afirma, regra geral o trânsito é mais fluido.
Vê-se bem que quantos mais radares menos acidentes. Então não vê?
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTQwYmZiYjQtZGU4MS00ZDg2LWJmMzQtNjIzOWQ2YTQ5YzRlIiwidCI6IjlhYmI0MDI3LTRiODItNDA2Yy05MDVjLTgxZWVhOGVlY2M3NyIsImMiOjl9
E quem é que falou na VCI.
A Santos & Castro é uma “avenida” em Lisboa com perfil de AE que atravessa todas as traseiras do aeroporto desde as imediações da Alta de Lisboa até ao Campo Grande numa extensão de 3.4 kms.
Ainda há duvidas sobre isso ? basta ver os acumulados e por anos.
Então é ver com olhos de ver.
Estou.
Não tenho problemas com os radares e muitos fazem falta e devem de ser colocados nos sitios onde há sinistralidade e/ou abusos grandes.
Agora colocarem radares em sitios apenas para gerar receita é vergonhoso, como os 50km/h na Avenida Lusiada, que tem 6 vias no total e separador central. Andar ali a 50km/h é completamente contranatura e o radar só existe para fazer receita. Mas como este há muitos outros.
É bem!
Se fosse só para fazer receita, aumentavam o valor da receita…
Concerteza não conheces o ditado:
“Grão a Grão enche a galinha o papo.”
Nesse caso aumentavam de um para 2 grãos, a galinha enchia mais rapidamente o papo.
Não pode. Nunca ouviu dizer q tem q gerir a caça e a pesca ? A caça e a pesca estão sujeitas a certas cotas sob pena de provocar a extinção das espécies. No caso dos condutores convém dar espaço para q renovem os rendimentos.
Vai ter ao mesmo, já criticam na mesma, portanto mais vale aumentar para 2 grãos.
Quem aprova os modelos de equipamentos de medição não é a ANSR mas sim o IPQ, uma vez que estes equipamentos são sujeitos à metrologia legal.
A dita indicação de radar móvel, em muitos casos não se verifica, para além de os radares serem colocados normalmente em locais com fator surpresa, se é que me faço entender.
Também as ditas pistolas de captação de matrícula por vezes são usadas de uma forma pouco ortodoxa.